Franquia Terça da Serra, uma franquia de excelência em cuidado com idosos

9 minutos para ler

A franquia Terça da Serra é a maior rede de cuidados com idosos do Brasil. São mais de 130 unidades distribuídas pela maioria dos estados brasileiros, atendendo a mais de mil hóspedes, e contando com mais de 1400 colaboradores.

A franquia de residencial senior tem a proposta de dar um tratamento premium aos idosos, cuidando de todas as necessidades de forma comprometida com o cuidado.

A marca Terça da Serra já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising três vezes, em 2020, 2022 e 2023. Além disso, também receberam o selo de cinco estrelas da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de ser primeira franquia de residenciais sênior a ser reconhecida como Great Place to Work. Tudo isso mostra a excelência com que a Terça da Serra é comprometida.

A marca faz parte do Grupo SMZTO, dono de marcas de destaque no mercado do franchising brasileiro. O método de trabalho da franquia Terça da Serra é pautado em humanização, personalização e alto padrão, oferecendo aos idosos toda a tranquilidade, cuidado e dignidade que o envelhecer demanda.

Se identifica com a marca? Conheça mais sobre ela nesse post que preparamos!

franquia Terça da Serra

História da franquia

A franquia Terça da Serra surgiu em 2014 em Jaguariúna (SP) como solução para uma necessidade social. A médica e fundadora do negócio, Joyce Duarte Caseiro, depois de anos trabalhando em casas de repouso para idosos, percebeu que o tratamento dado a eles não era bom.

Havia falta de um padrão de cuidados e de um atendimento atencioso com as necessidades dos idosos. Foi nessa época que o seu avô, Alberto Focosi, começou a manifestar sintomas de mal de Alzheimer, o que tornou o tema ainda mais latente na vida da jovem.

Joyce, então, percebeu a oportunidade (e necessidade) de criar uma instituição de cuidados com idosos que pudesse oferecer atendimento humanizado para os pacientes lá hospedados. Foi assim que, em 2014, a médica fundou a Terça da Serra. 

Foi o resultado da junção da experiência como médica emergencista e do gosto por protocolos, manuais e treinamentos com a oportunidade de investir em uma casa de repouso em Jaguariúna-SP.

A cidade foi escolhida porque não possuía nenhum serviço do ramo. Em pouco tempo a casa de Jaguariúna lotou e a empreendedora precisou abrir uma segunda unidade no ano seguinte, dessa vez em Campinas (SP).

A Terça da Serra foi pioneira neste tipo de negócio no Brasil. Em pouco tempo, a inovação deu resultados, e muitos colegas de trabalho de Joyce demonstraram interesse em abrir unidades da clínica de repouso. Surgia, então, a demanda pela criação de uma franquia.

Foi nesse momento que começaram as dificuldades. O marido de Joyce, o economista Pedro Moraes, se opôs ao franqueamento da marca, pois eles não tinham conhecimento em franchising, nem sabiam como abrir uma franquia. 

O casal, então, decidiu procurar empresas de consultoria de franquias de São Paulo na época, mas foram rejeitados por várias, porque ainda não existiam franquias de cuidados com idosos no Brasil.

Foi então que fizeram um estudo de viabilidade com a Goakira Consultoria, e tiveram boas perspectivas. O resultado do estudo foi muito positivo e eles decidiram abraçar o franchising.

A franquia deu muito certo, e em pouco tempo, já havia dezenas de unidades da Terça da Serra pelo Brasil, em diversos estados. No final das contas, não existir uma franquia concorrente no ramo foi uma ótima oportunidade para a marca.

Em 2021, a Terça da Serra foi associada ao maior grupo de investimentos em franquias do Brasil, o SMZTO, o que aumentou ainda mais a consolidação e expansão da marca.

Hoje, a Terça da Serra está em plena expansão e conta com franqueados extremamente satisfeitos em fazer parte dessa rede. A franquia Terça da Serra é a prova de que a receita para uma franquia lucrativa é oportunidade somada ao conhecimento orientado por uma consultoria!

Posts mais lidos do Blog Goakira:

O que é franquia

O franchising é um dos modelos de negócios mais importantes dentro do mundo do empreendedorismo. Não dá para fugir dele, ele está por toda parte: shoppings, lojas, restaurantes, farmácias, cafeterias, etc.

Porém, entender o sistema de franquias pode não ser tão simples para algumas pessoas, já que ele não segue o modelo tradicional que conhecemos.

Se você está pensando em se tornar um franqueado, ou simplesmente queira entender melhor o mundo dos negócios, é importante compreender a lógica de funcionamento do franchising.

Em termos gerais, o franchising é uma forma de expandir um negócio. Nesse sistema, o dono vende os direitos da marca e patente para novos empreendedores, que se tornam franqueados.

O franqueado não é um funcionário da franqueadora, mas o dono de uma unidade, e paga uma taxa mensal para manter a marca funcionando.

As franquias possuem muitas características em comum. Uma delas é que a identidade de todas as unidades de uma marca deve ser igual, tanto no atendimento quanto no visual.

As unidades podem estar em diferentes regiões, cidades, estados ou países, mas todas devem utilizar as mesmas cores, insumos, produtos e processos produtivos. Tudo é padronizado para proporcionar uma experiência em comum aos clientes e manter a unidade da marca.

O franchising é vantajoso por oferecer a possibilidade de gerar ótimos lucros sem exigir um grande investimento pessoal. Ele cria uma rede colaborativa entre investidores que compartilham uma mesma marca.

Tanto o franqueador quanto o franqueado têm mais chances de sucesso. Isso sem contar que esse modelo de negócios é mais seguro que o convencional.

De acordo com o SEBRAE, as chances de uma nova empresa falir nos primeiros 5 anos é de 80%, enquanto no mercado de franquias a taxa cai para 15%.

Vantagens de investir na franquia Terça da Serra

Se tornar um franqueado de uma marca como a Terça da Serra, que já está consolidada no Brasil e que é reconhecida pelo bom trabalho que desempenha, tem, com certeza, muitas vantagens.

Ao se tornar parte da marca, também se herda todo o conhecimento, estrutura e compromisso social da Terça da Serra. acompanhe algumas das principais vantagens:

Receita recorrente

A franquia de residencial senior conta com mensalidades, e não com vendas únicas, o que dá mais seguridade para os negócios.

Existe uma previsão do que será faturado a cada mês, e isso faz com que o negócio seja mais estável economicamente.

Aumento de demanda

Estima-se que, em 2050, o Brasil será o 6º país com mais idosos do mundo. Isso cria o que chamamos de “economia prateada”, em que a maior parte da população será idosa.

Por isso, é importante pensar em serviços e produtos para essa população, a que também nos juntaremos no futuro. Com esse aumento de demanda, se tornar um franqueado da Terça da Serra conta com uma projeção de um bom mercado.

Franquia consolidada

A franquia Terça da Serra não só tem um compromisso social reconhecido, como também é bem estruturada, tem anos no mercado de franquias de serviços, e é premiada, o que a torna consolidada.

Fazer parte de uma marca que já se estabeleceu faz toda a diferença na hora de alcançar bons resultados.

Tecnologia própria e exclusiva

Um dos principais diferenciais da Terça da Serra é a tecnologia exclusiva, que faz com que o cuidado com os idosos seja ainda mais completo e constante.

Com os sistemas de Relógio Inteligente e Gateway, é feito um monitoramento 24h dos pacientes da franquia de residencial senior.

Terça da Serra: números

Agora que já sabe tudo sobre a história e valores da franquia Terça da Serra, está na hora de estudar a viabilidade financeira de investir na marca e se tornar um franqueado.

É importante que todos os cálculos sejam feitos junto a profissionais experientes em franchising, e com folga, para que não tenha problemas futuros.

  • Investimento inicial: R$ 600 mil
  • Lucratividade: média de 20%
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
Conclusão

A Terça da Serra é a maior franquia de residencial senior do Brasil, e conta com uma proposta inovadora de cuidado com humanização e comprometimento.

Ser um franqueado da marca faz toda a diferença, quando estamos falando de resultados e de compromisso social. Além disso, a marca traz diversas vantagens, inclusive econômicas para seus franqueados.

E aí, pronto para investir? Se você está pensando em entrar para o mundo do franchising, é sempre bom contar com a consultoria de profissionais capacitados e experientes na área.

Nós, do Grupo Goakira, temos anos de experiência e expertise em apoiar o franchising no Brasil, criando cases de sucesso e franqueados satisfeitos. Oferecemos todos os serviços necessários, como Arquitetura Empresarial, Geomarketing, Formatação de Franquias, Consultoria Jurídica, entre vários outros. Entre em contato, e teremos o prazer de enviar uma proposta.

E aí, gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos posts. Instagram Facebook YouTube Linkedin

=====

Texto por Milena Félix de Souza

Jornalista e redatora formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Passou por assessorias, fez trainee no jornal O Estado de São Paulo, e hoje é jornalista freelancer. Nas horas vagas, gosta de escrever literatura para se conectar. Tem na escrita sua forma preferida de ser e estar no mundo.

Posts relacionados

Deixe um comentário