Franquia Palmipé: Franquia de Varejo Ortopédico há mais de 40 anos no mercado

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Você tem interesse em investir em um negócio na área da saúde e bem estar? Se sim, a franquia Palmipé é uma ótima opção.

É comum observar que, ao procurar independência financeira, flexibilização de rotinas e satisfação profissional, os profissionais do setor de saúde e bem estar vêm tendo cada vez mais interesse em abrir seus próprios negócios, tornando-se, assim, empreendedores individuais.

No entanto, alguns fatores podem ser decisivos para que eles deem um passo atrás nessa decisão, como as incertezas quanto ao cenário econômico do país, os riscos que permeiam a abertura de qualquer negócio e, inclusive, o impensável, como, por exemplo, foi a pandemia da COVID-19 em 2020, que, além das tragédias sanitárias, também tirou o sono e o ganha pão de muitos pequenos empreendedores pelo mundo.

Uma solução para esses problemas aparece quando se olha com mais atenção para o mercado de franquias. Esse modelo de negócio tem uma quantidade considerável de benefícios, como menor valor de investimento, menores riscos do negócio em si e mais segurança para empreender.

Um dos setores desse mercado que mais oferecem oportunidades é o das franquias de saúde, beleza e bem estar. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), esse setor obteve o segundo maior faturamento entre franquias em 2020.

Nesse período, o segmento de franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar faturou mais de 35,2 bilhões de reais, sendo superado apenas pelo setor de alimentação. 

O resultado representa uma alta de 3,1% em relação ao ano anterior. Ou seja, é um setor que se mantém em alta, mesmo com as seguidas crises econômicas que o país vem atravessando.

Segundo especialistas, este cenário fomenta a abertura de novos negócios, principalmente as franquias.

Como opção de investimento em franquias na área médica, uma das opções mais promissoras atualmente é a franquia Palmipé.

Nesse post, contaremos mais sobre franquias, falaremos sobre a história da marca e mostraremos se realmente vale a pena investir nesse tipo de negócio.

Se interessou? Continue lendo para saber mais!

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 franquia Palmipé

O que é franquia?

Se você quer investir em franquias da área médica, como a franquia Palmipé, ou qualquer outro tipo de franquia, mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe! A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!

O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio. Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.

Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.

Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades e em diferentes localidades.

O que é geomarketing?

De forma resumida, o geomarketing utiliza inteligência geográfica, também conhecida como inteligência sobre localização, para criar estratégias de marketing e otimizar campanhas.

Com o uso da estratégia de geomarketing, é possível entender dados importantes sobre o perfil, comportamento e interesses dos consumidores. Assim, é mais fácil alcançar os clientes certos, no local certo e na hora certa.

O dispositivo que é mais aliado do geomarketing é aquele que nós usamos o tempo todo e que é capaz de quase tudo hoje em dia: o celular. A todo momento, os smartphones disponibilizam informações do local em que você se encontra, e isso é de grande valia para as empresas que utilizam inteligência geográfica.

Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, em 2015, nos Estados Unidos, aproximadamente 90% das pessoas liberam que sua localização seja utilizada por aplicativos.

A partir do IP, check-ins em redes sociais ou GPS ativado do consumidor, é possível obter diversos dados relevantes, como os lugares visitados por eles recentemente.

Com essas informações, a empresa consegue melhorar suas campanhas. Dessa forma, ela entrega conteúdo relevante – como anúncios, mensagens, e-mails – para os consumidores que eles sabem que vão se interessar.

Por exemplo, se uma pessoa vai com frequência a uma sorveteria, fica claro que ela é um cliente em potencial para lojas de sorvete. Se outra pessoa costuma ir ao cinema, ela pode começar a receber mais anúncios de sessões de filmes, resenhas de novas produções, serviços de streaming, entre outros.

Com isso, é possível fazer campanhas mais assertivas e gerar melhores resultados.

ponto comercial

Qual a diferença entre franquia e licenciamento?

O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos. O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.

A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.

Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias na área médica, assim como a franquia Palmipé, deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário! 

O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.

Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

Os tipos de franquias

Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.

Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar. 

Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:

  • Alimentação;
  • Saúde, beleza e bem estar (como a franquia Palmipé);
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda;
  • Limpeza e conservação;
  • Segmento de serviços automotivos;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços e outros negócios.

A história da franquia Palmipé

Fundada há 40 anos, a rede da franquia Palmipé nasceu com um objetivo simples: proporcionar saúde, bem estar e conforto aos seus consumidores.

O motivo de sua criação é curioso: durante a década de 80, não existia nenhuma casa ortopédica no Brasil que seguisse de forma rigorosa as prescrições médicas para a confecção de palmilhas ortopédicas.

Por causa disso, em março de 1983, foi fundada a franquia Palmipé, justamente para ser a casa ortopédica que tem o dever de obedecer os padrões ortopédicos exigidos pela comunidade da saúde e, também, buscar a excelência operacional e o bom tratamento ao consumidor.

Diferenciais competitivos da franquia Palmipé

  • Tradição e acompanhamento pré e pós-venda: com quatro décadas de comprometimento e dedicação, a franquia Palmipé tem como objetivo atender seus clientes da melhor forma possível, buscando sempre garantir sua total satisfação através de suporte personalizado.
  • Qualidade em Produtos e Serviços: a franquia Palmipé oferece opções de produtos e serviços de podologia seguindo as mais recentes tendências tecnológicas mundiais para médicos e clientes. Por essa razão, a empresa é pioneira na comercialização de novas tecnologias e produtos no país.
  • Suporte técnico: com sua vasta experiência no setor, a franquia Palmipé conta com uma equipe formada por técnicos especializados na confecção de órteses, incluindo Palmilhas Sob Medida. A empresa possui oficina própria, materiais selecionados e técnicos experientes, e é reconhecida por sua excelência na confecção de órteses seguindo rigorosamente a recomendação e prescrição médica.

Quais são os valores de investimento na franquia Palmipé?

Atualmente, o interessado em investir no mercado de saúde, beleza e bem estar que quiser fazer parte da franquia Palmipé deve fazer um aporte mínimo de R$ 234 mil.

Além disso, o faturamento médio é de R$ 80 mil por mês, a lucratividade fica em torno de 11% a 15% e o prazo de retorno do investimento (conhecido também como payback) demora, em média, 25 a 36 meses.

 franquia Palmipé
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Vale a pena investir em uma franquia Palmipé?

Levando em consideração que o setor de saúde, beleza e bem estar sempre está em movimento e necessitando de altas demandas, faz sentido recomendar o investimento na franquia Palmipé, que é um negócio que já tem 40 anos de história e, com a ajuda da Goakira, tem tudo para expandir ainda mais. 

Portanto, para saber mais informações sobre o investimento na franquia Palmipé ou em outros negócios, entre em contato com a equipe de especialistas do grupo Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!

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