Franquia Natura: guia completo sobre a rede

18 minutos para ler

Que a Natura tem produtos conhecidos em todo o Brasil, todo mundo sabe. Que essa marca é uma das mais conceituadas no país quando o assunto é estética e beleza, todos também sabem. Mas, além disso tudo, a franquia Natura também é um modelo interessante para quem deseja empreender e ter seu próprio negócio.

Nesse post, contaremos mais sobre as vantagens de investir na franquia Natura, além de contar mais sobre esta empresa 100% brasileira e apresentar informações sobre o setor de saúde, beleza e bem estar.

Preparada ou preparado? Então acompanhe a seguir!

franquia Natura
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Produtos de beleza e cosméticos fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que você nem perceba. E isso é perceptível quando observamos os dados do setor de saúde, beleza e bem estar. Segundo dados fornecidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), este segmento obteve o segundo maior faturamento entre franquias em 2020. Nesse mesmo ano, o faturamento deste setor ultrapassou a marca de 35,2 bilhões de reais, sendo superado apenas pelo setor de alimentação. Em relação ao ano de 2019, a alta foi de 3,1%.

Além disso, outros fatores contam a favor: no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil ocupa a quarta posição. Esses dados foram coletados em uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, que ainda apontou que o faturamento do país nesse setor passa de 30 bilhões de dólares.

Entre as marcas que fazem parte do imaginário popular no setor de cosméticos, uma das que mais se destaca é a franquia Natura. Essa empresa originalmente brasileira tem um enfoque claro na causa ambiental, sendo possível observar isso tanto em sua linha de produtos quanto no levantamento da empresa de pesquisas Corporate Knights, que mostra a marca figurando no top 15 das empresas mais sustentáveis do mundo.

Nos últimos tempos, a empresa vem buscando diversificar sua expansão comercial. Um dos caminhos que a franquia Natura optou para se expandir é o formato de franquias, onde vem atuando desde 2017 com o projeto “Aqui Tem Natura”. É uma alternativa interessante para quem deseja abrir seu próprio negócio e obter maior independência financeira, mas correndo menos riscos e com segurança e suporte.


franquia natura

A história da franquia Natura

Fundada em 1969, em São Paulo, a franquia Natura surgiu apenas com uma pequena loja e uma fábrica, oferecendo produtos cosméticos e perfumaria. Alguns anos depois, em 1974, no entanto, a empresa mudou sua abordagem e deixou de vender em uma única loja, partindo para o modelo de vendas diretas.

Isso fez com que a marca fosse conhecida por ter representantes, conhecidas como revendedoras, que trabalham com o público de forma mais direta, batendo de porta em porta para oferecer os produtos da franquia Natura, apresentando revistas e amostras gratuitas e realizando as vendas.

Assim, a empresa cresceu, obtendo lucros com as vendas sem se preocupar com aluguéis ou compras de pontos comerciais fixos. O modelo de representante ou revendedor da franquia Natura, consequentemente, se tornou uma opção interessante para complemento de renda, principalmente no público feminino.

Atualmente, a franquia Natura já ultrapassa os 2 milhões de revendedores, ultrapassando as divisas do Brasil, tendo representação em países como Argentina, Estados Unidos, França, Colômbia, Chile, entre outros.

Além disso tudo, a marca também é bastante conhecida por seu apoio à causa da sustentabilidade. A franquia Natura se empenha para que todas as fases do processo de fabricação dos seus produtos sejam ecologicamente corretas, inclusive na venda e no descarte. Ademais, a empresa faz pesquisas de mercado para desenvolver seus produtos de forma a diminuir cada vez mais o impacto ambiental, seguindo protocolos de segurança e evitando realizar testes em animais.

Como o sistema da franquia Natura funciona?

Em 2017, a franquia Natura decidiu diversificar seus modelos de negócio, depois de muitos anos apostando de forma prioritária na venda direta, aderindo ao formato de franquias com o projeto “Aqui Tem Natura”.

O objetivo da franquia Natura é apresentar às suas consultoras uma alternativa no caminho do empreendedorismo, mantendo as revendas dos seus produtos já existentes. Assim, a empresa trouxe para as representantes da marca que contavam com um bom histórico a oportunidade de ter um ponto comercial fixo.

Ou seja, a franquia Natura divide as suas consultoras em estágios, considerando o desempenho das vendas para classificar o nível de sucesso delas dentro da marca. Dessa forma, se as revendedoras conseguirem alcançar estágios mais altos, chegam mais perto de conseguir abrir uma unidade franqueada física, tendo a oportunidade de administrar seu próprio negócio.

Quais são os suportes oferecidos pela franquia Natura?

Como qualquer outra franquia, a franquia Natura também oferece suporte a seus franqueados, auxiliando no bom funcionamento e no desenvolvimento das unidades.

Quem adquire uma unidade da franquia Natura conta com um curso específico cujo objetivo é preparar o empreendedor para a administração da unidade a ser inaugurada no final do processo. A mentoria é organizada com diversos profissionais conceituados e oferecida ao investidor para ajudá-lo a compreender todos os aspectos que fazem com que a Natura seja uma marca de sucesso.

O apoio da franquia Natura também é oferecido em outros momentos do negócio, como elaboração de estratégias de vendas, ações de marketing para divulgação da unidade franqueada e recrutamento de novos funcionários.

Este processo é de suma importância, pois só assim a franquia Natura será bem gerida e seu franqueado terá assimilado todos seus métodos de trabalho e operação. Afinal de contas, a premissa do modelo de franquia é que, embora seja um negócio próprio do empreendedor, ainda há um comprometimento com a integração à marca principal. E, para isso, é necessário seguir as diretrizes da marca para que este padrão de qualidade se mantenha na unidade nova, assim como nas outras lojas.

Por isso, este período de preparação da franquia Natura é feito com muito cuidado de modo que o franqueado siga à risca as ideias da marca.

Quais são os valores mínimos de investimento da franquia Natura?

Um dos dados mais comuns divulgados por franqueadoras no processo de busca de franqueados é o valor de investimento inicial, além do faturamento médio (normalmente definido por mês), bem como o prazo de retorno do investimento. Dessa forma, os valores estão embutidos em diversas taxas obrigatórias por lei, como a taxa de franquia e a taxa de royalties, por exemplo.

A franquia Natura, no entanto, não divulga esses dados, ao contrário de diversas empresas que se expandem por meio de franquias. O motivo já foi citado anteriormente neste post: como o modelo é prioritário para pessoas que já são revendedoras da marca, a franqueadora avalia que não faz sentido divulgar os números para quem não faz parte do universo da Natura.

O que a franquia Natura avalia no momento de abrir uma unidade física?

Assim como em diversos modelos de franquias, um detalhe importantíssimo que influencia consideravelmente nos valores de investimento da franquia Natura é o ponto comercial escolhido para a operação do negócio.

Um ponto físico bem escolhido que pode funcionar muito bem para a marca não é selecionado de forma simples. Pesquisas e estudos devem ser feitos para avaliar a localização e os custos de compra ou aluguel do ponto em si.

Ou seja, os valores de uma unidade física da franquia Natura podem variar bastante, principalmente se depender do tamanho e da região escolhida dentro de uma cidade. Da mesma maneira, o local pode influenciar na necessidade de serem feitas reformas para o alcance de um formato que faça sentido para o franqueador e o franqueado, seguindo sempre o padrão que a marca deseja.

Como ter uma franquia Natura? O que fazer para se tornar franqueado?

Como já foi dito aqui, o projeto “Aqui Tem Natura” oferece uma oportunidade para que seus próprios revendedores tenham seu próprio negócio, com o amparo da marca. Dessa forma, o consultor que quiser se tornar franqueado deve acessar o site da empresa e procurar o espaço exclusivo do consultor.

Posteriormente, o empreendedor entrará em contato com a equipe da franquia Natura, com o objetivo de analisar diversos detalhes e compreender se o negócio pode seguir em frente.

Aqui, o investidor é questionado em relação aos seus objetivos, bem como ideias de pontos comerciais para a implantação da unidade franqueada. É comum que seja feita uma pesquisa extensa sobre a localização do ponto, além de entrevistas com o candidato que têm o objetivo de traçar seu perfil e conhecer suas habilidades para a gestão de um negócio.

Se, depois, todos os pontos avaliados pelos responsáveis da franquia Natura forem aceitos e o projeto for aprovado, é iniciado o processo de reforma do ponto comercial escolhido. Enquanto isso, o futuro franqueado passará por uma série de workshops e treinamentos que deem a ele uma base razoável para uma administração competente e sem sustos.

Franquias de estética, saúde, beleza e bem estar

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, que engloba negócios como a franquia Natura, obteve o segundo maior faturamento entre franquias em 2020.

Nesse mesmo ano, o segmento de franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar faturou mais de 35,2 bilhões de reais, sendo superado apenas pelo setor de alimentação. Em relação ao ano de 2019, a alta foi de 3,1%.

Conheça a seguir outras opções de investimento no setor de estética, saúde, beleza e bem estar.

Franquia de estética: Sense Spa Express

Se você tem interesse em conhecer franquias de estética, faz sentido buscar mais sobre a rede de franquia de beleza Sense Spa Express. Ela é a primeira franquia brasileira de spa especializada em terapias manuais com base na medicina tradicional chinesa. Fundada em 2013, aderiu ao franchising em 2017.

A rede também traz da China as melhores poltronas de massagem do mundo, criando um conceito e metodologia que combina o tradicional com o moderno, a filosofia e a tecnologia orientais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses

Franquia de estética: Buddha Spa

A rede de franquias de estética Buddha Spa trabalha com um forte ideal de bem-estar, relaxamento e estética, oferecendo serviços de spa de excelência. Através de um ambiente dinâmico e aconchegante, pensado nos mínimos detalhes para despertar os sentidos dos clientes, desde o primeiro contato com o Spa, o cliente já entra em uma experiência de relaxamento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 90 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 36 meses

Franquia de estética: Bioflora

A Bioflora foi fundada a partir da experiência de mais de 20 anos de indústria farmacêutica e de suplementos alimentares, em 2013. Essa rede de franquias de estética possui conceito de cuidar de saúde por meio de suplementação balanceada, prezando sempre o bem estar de todos os clientes.

Com a perspectiva de um mundo altamente conectado, a Bioflora surgiu também com um novo modelo de negócios para franquias digitais (home based). Ela trabalha com investimento baixo e total aparato para o franqueado, agregando muito valor ao negócio com a expertise em administração, estratégia e contabilidade dos sócios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Retorno do investimento: de 2 a 4 meses

Franquia de estética: Bellaza

A Bellaza é a maior franquia online de maquiagens e cosméticos do Brasil. Foi criada em 2018, em Curitiba (PR). Seu propósito é ajudar pessoas a terem seu próprio negócio de forma simples e com baixo custo. Para isso, essa rede de franquias de estética fornece para cada franqueado um site exclusivo com produtos de mais de 50 marcas – nacionais e importadas – já cadastrados.

Ou seja, o franqueado não precisa ter local físico nem estoque de produtos para ter uma franquia. Sua única responsabilidade é divulgar o site e pode vender para todo o Brasil. Toda vez que um franqueado realiza uma venda é a central da Bellaza quem fica responsável pela separação e entrega do pedido ao cliente final. Ao final de todo mês, o franqueado recebe o lucro total das vendas.

A Bellaza fornece três opções de franquia, do mais básico ao mais completo. Todos os modelos funcionam no estilo home office, ou seja, o acesso a um computador com internet é tudo que um franqueado precisa para trabalhar.

Dessa forma, não é preciso investir em aluguel de ponto comercial, contratação de funcionários, contabilidade, estoque de produtos, etc. O franqueado Bellaza cria seus próprios horários e trabalha de onde quiser. É possível conciliar o negócio com outro trabalho ou atividade, pois quem tem uma franquia Bellaza trabalha, em média, duas horas por dia. A Bellaza conta com mais de 100 franqueados em diversos estados do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses

Franquia de estética: Mazze Semi Jóias

A Mazze iniciou seu negócio na cidade de Curitiba, capital do Paraná, no ano de 2013. Em 2019 foi criada a franquia de estética Mazze. São franquias online e de fácil gestão. O modelo de negócio possibilita faturar, em média, R$ 5 mil a 10 mil por mês.

Em poucos anos, aplicando um modelo de negócio inovador, essa franquia de estética cresceu acima da média do mercado e tornou-se referência no sul do Brasil na venda de jóias banhadas. A rede trabalha com peças de alta qualidade, design exclusivo e valor acessível.

A Mazze criou um modelo de negócio no qual cada franqueado recebe um site exclusivo já com todos os produtos da Mazze cadastrados. A principal função de cada franqueado é: divulgar sua franquia e realizar vendas. Quando uma venda é realizada, a central da Mazze faz a entrega dos produtos até a casa do consumidor final. Dessa forma, os franqueados têm seu próprio negócio sem precisar comprar produtos para o estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Retorno do investimento: de 8 a 16 meses

Franquia de estética: Emagrecentro

A Emagrecentro foi fundada há 36 anos pelo médico Edson Ramuth, que hoje é referência na área de emagrecimento e estética. No entanto, foram muitos anos para que a empresa se tornasse uma franquia de estética de sucesso.

Inicialmente, eram oferecidas consultas nas áreas de clínica geral e ginecologia, mas logo o fundador da empresa viu que a demanda por procedimentos estéticos e auxílio ao emagrecimento estava crescendo. Assim, logo após completar sua especialização em cirurgia plástica, começou a oferecer estes serviços na clínica.

Quase dez anos depois, a Emagrecentro iniciou sua expansão por meio de franquias com a sua filiação à ABF (Associação Brasileira de Franchising). Desde então, a empresa vem se tornando uma franquia de sucesso, colecionando premiações como os 10 selos de Excelência em Franchising entre 2008 e 2020, entregues pela própria ABF, quanto o reconhecimento da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que considerou a empresa por 8 vezes uma “Franquia 5 estrelas”.

Hoje em dia, a Emagrecentro é a maior rede de clínicas de emagrecimento e estética das Américas, já atendendo mais de 3 milhões de clientes e contando com mais de 230 unidades no Brasil, além de 3 unidades no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Retorno do investimento: de 6 a 12 meses

Franquia de estética: Spa Express

Desde 2011 atuando no mercado de João Pessoa, a rede de franquia de estética SPA Express nasceu com o propósito de levar bem-estar aos seus clientes.

A rede de franquias Spa Express leva não só os serviços de manicure como também procedimentos estéticos corporais, faciais, serviços exclusivos de Dia de Noiva, SPA Day, entre outros, para a casa/hotel/trabalho dos clientes.

Hoje, é considerada a maior franquia de estética em domicílio do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 37 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 14 meses

Franquia de estética: Fator 5

A Fator 5 é uma rede de franquias de estética fundada no ano de 1995. A marca é focada em perfumes e cosméticos, buscando inspiração em tendências olfativas. Depois de 14 anos, começou, em 2019, um processo de expansão por meio de franquias e licenciamento, trabalhando com o modelo de quiosques.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses

Franquia de estética: Clinanci

Primeira franquia vegana de cosméticos do Brasil, a Clinanci tem foco em produtos profissionais e de home care para homens, em especial para a barba, cabelo e pele. Há seis anos atuando no mercado, recentemente começou a investir em expansão por meio de franquias.

Essa franquia de estética tem três modelos de negócio à disposição do empreendedor, com possibilidade de operação home based, que permite que a franquia funcione direto de casa, sem a necessidade de instalação de um ponto comercial independente.

  • Investimento inicial: R$ 9,9 mil a R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Retorno do investimento: 1 a 6 meses

Franquia de estética: Água de Cheiro

Pioneira no segmento de franquias de estética no Brasil, a Água de Cheiro é conhecida pelos seus perfumes e cosméticos com mais de 40 anos de tradição. São dois modelos de negócio à disposição do investidor que quiser se tornar franqueado, tanto em quiosque quanto em loja tradicional.

  • Investimento inicial: R$ 70 mil a R$ 175 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 60 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 36 meses

Franquia de estética: V Beauty

Com mais de 40 unidades franqueadas no Brasil, a V Beauty traz produtos inovadores no ramo capilar, bons modelos de negócios e interessantes estratégias de comunicação. Essa rede de franquias de estética produz secadores de cabelo, pranchas, escovas alisadoras e produtos para a limpeza e cuidado dos fios.

Para o potencial franqueado, a V Beauty oferece dois modelos de negócio: o quiosque e a loja física mais tradicional.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Retorno do investimento: 1 a 24 meses

Franquia de estética: Depile-se

A Depile-se tem como proposta um tratamento específico para a pele da mulher, com ceras naturais para cada tipo de pele. Como franquia de estética, oferece um suporte 360° em que o franqueado nunca está só, sendo auxiliado diariamente em todo o processo pré e pós-inauguração da unidade, com análises contínuas e acompanhamentos de resultados.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno do investimento: 10 a 24 meses

Franquia de estética: Mahogany

A Mahogany é uma franquia de estética conceituada, que tem um mix de produtos variado, com mais de 50 fragrâncias femininas e masculinas, sabonetes em barra e líquidos, além de hidratantes, produtos para os cabelos e o corpo, maquiagens e outros produtos dedicados ao público masculino. Em relação às franquias, a Mahogany oferece modelos de quiosque e loja física, podendo operar em cidades pequenas.

  • Investimento inicial: R$ 100 mil a R$ 226 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 24 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 48 meses
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