Franquia Espetto Carioca, a franquia de espetinho agora com uma cara gourmet

10 minutos para ler

A franquia Espetto Carioca é dona da brilhante ideia de comercializar petiscos, refeições e sobremesas no famoso espetinho, sem abrir mão do ótimo atendimento, ambiente aconchegante e da qualidade.

Talvez um dos mais tradicionais alimentos da culinária de rua brasileira seja o espetinho. Carne no espeto, queijo, pão de alho, morango com chocolate, frutas, tudo isso faz parte da nossa cultura rica em alegria e descontração.

franquia Espetto Carioca

Foi pensando nisso que o ex office-boy e dono da franquia, Leandro Souza, decidiu criar uma franquia de alimentação com esse produto tão característico, só que com uma nova cara: em vez das barraquinhas na rua, um bar e restaurante acolhedor, agradável, pronto para entregar uma ótima experiência a todos. Assim, nasceu a franquia Espetto Carioca.

O Espetto Carioca é uma marca reconhecida no Brasil, consolidada, e que vem crescendo desde sua inauguração. Já são quase 40 unidades franqueadas em diversos estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo.

Quer conhecer mais sobre essa marca inspiradora? Aqui te contamos tudo sobre ela, vem com a gente!

Franquia Espetto Carioca

Conheça a franquia Espetto Carioca

A franquia Espetto Carioca é uma rede de bares, restaurantes e quiosques presente em shoppings, lojas de rua e barzinhos em diversas cidades do Brasil.

Nascida no Rio de Janeiro em 2011, a marca tem 12 anos de história de muito sucesso desde sua abertura. Em 2012, apenas um ano após a criação da marca, ela já se tornou uma franquia, iniciando seu processo de expansão por diversos estados brasileiros.

A franquia de espetinho Espetto Carioca é especializada em vender comida no espeto, assim como estamos acostumados no Brasil.

São mais de 30 sabores que vão muito além do tradicional: cortes de carne, frango, queijo, corte premium, carnes exóticas, vegetarianos, veganos e sobremesas. Dá pra experimentar muito, e fugir da rotina sim na franquia Espetto Carioca.


Se você tem um negócio de alimentação e quer transformá-lo em uma rede de sucesso como a Espetto Carioca, fale com um dos nossos especialistas!

Transforme o seu negócio em uma franquia; franquia Espetto Carioca

A marca possui destaque no Brasil, e é uma das maiores do seu ramo no país. Já foram alguns prêmios acumulados: melhores franquias do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios em 2018 e o selo de excelência da ABF franchising nos anos 2018, 2019, 2020 e 2022. 

Posts mais lidos do Blog Goakira:

O que é franchising

Quando se decide empreender, o franchising muitas vezes surge como uma opção. Originário do francês, esse termo se refere ao modelo de negócios de franquias, que é comumente encontrado em diversos lugares.

Essas franquias estão presentes em farmácias, shoppings, escolas, lojas de roupas, multinacionais e marcas que usamos diariamente. Entretanto, compreender o sistema de franquias pode não ser fácil à primeira vista, já que ele não segue o modelo tradicional de empreendimento.

É importante entender o franchising, seja se você deseja empreender ou simplesmente deseja compreender melhor o mundo ao seu redor.

Basicamente, uma franquia é uma forma de um empresário expandir sua empresa para uma nova unidade. O proprietário vende os direitos de marca e patente para um ou mais novos empreendedores, que se tornam franqueados.

O franqueado não é um funcionário da franqueadora e paga uma taxa mensal para manter a marca em funcionamento.

As franquias são conhecidas por terem identidades idênticas em todas as suas unidades, independentemente da localização. As unidades podem estar na internet, na mesma cidade ou em estados e países diferentes.

No entanto, todas as unidades devem utilizar as mesmas cores, insumos, produtos e processos produtivos. Tudo é padronizado para proporcionar uma experiência uniforme aos clientes e manter a unidade da marca.

Além disso, o franchising é capaz de gerar ótimos lucros sem exigir um grande investimento pessoal. Ele cria uma rede colaborativa entre investidores que compartilham uma marca de sucesso. Tanto o franqueador quanto o franqueado têm mais chances de sucesso.

Na verdade, o franchising lidera outros modelos de negócios em termos de sucesso. De acordo com o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas quebram nos primeiros cinco anos de fundação, enquanto no mercado de franquias a taxa cai para 15%.

Empreendimento como alternativa

A franquia Espetto Carioca tem uma história de superação e sucesso por trás da grande marca. Boa parte dessa história acompanha a trajetória de seu dono, Leandro Souza.

O dono da marca é filho de uma empregada doméstica e um porteiro, e teve uma vida difícil, tendo que trabalhar desde cedo como entregador de jornal e office-boy. Um dia, Leandro conseguiu um emprego em uma empresa de Marketing, e entrou na faculdade de Comunicação Social. No entanto, seu maior sonho era ser piloto de avião.

Durante a faculdade, seu amigo (e hoje sócio) Bruno Gorodicht o incentivou a ir para os Estados Unidos tentar a sorte, e fazer algum dinheiro em dólar, visando uma melhora financeira.

Os dois amigos foram, e lá Leandro trabalhou de tudo: entregador de pizza, manobrista e segurança. Até que um dia ele conseguiu se dedicar ao seu grande sonho, e começou a fazer aulas de aviação.

Quando se formou como piloto executivo, Leandro começou a trabalhar como táxi aéreo, até que, em 2008, com a crise econômica, foi demitido do seu emprego.

Até que, em 2010, Leandro voltou ao Brasil com o objetivo de conseguir um emprego como piloto no país, em decorrência da Copa do Mundo. Porém, não foi tão fácil quanto Leandro pensava, e ele não conseguia o tão sonhado trabalho como piloto.

Diante dessa dificuldade, Leandro teve a ideia de abrir o próprio negócio, produzindo um dos maiores queridinhos do povo brasileiro, o espetinho.

O sucesso foi quase imediato, e aos poucos meses do empreendimento, algumas pessoas manifestaram interesse em abrir uma unidade da marca. Com isso, decidiram expandir a franquia Espetto Carioca por meio do franchising, mirando o sucesso atual.

Franquia Espetto Carioca

Etapas para se tornar um franqueado da Franquia Espetto Carioca:

Para se tornar um franqueado da franquia Espetto Carioca, é preciso entrar em contato com a marca, e daí começam algumas etapas até a finalização do processo.

Esse é um caminho comum entre a maioria das franquias, passando por uma análise de compatibilidade do franqueado, além de reuniões de suporte até a abertura da loja. As etapas específicas da franquia Espetto Carioca são as seguintes:

  1. Início do atendimento
  2. Análise de perfil
  3. Reunião de boas vindas
  4. Apresentação DRE projetado
  5. Reunião de kick-off
  6. Double check inauguração

Vantagens:

Existem diversas vantagens de investir em uma marca como a franquia Espetto Carioca, e algumas delas dizem respeito à robustez da franquia, que está consolidada no Brasil.

Faturamento acima da média

De acordo com pesquisas da marca, o faturamento oferecido é acima da média de outras franquias do segmento de alimentação, representando vantagem financeira para o franqueado.

Retorno comprovado

Um detalhe interessante sobre o investimento na franquia Espetto Carioca é que o tempo de retorno médio do investimento foi comprovado por pesquisas da própria marca com seus franqueados, que afirmam, em 100%, que o retorno veio no tempo esperado.

Investimento inicial abaixo do padrão

Outro ponto é que o investimento na franquia Espetto Carioca pode ser considerado abaixo da média de franquias de alimentação, ainda mais entre aquelas que possuem o nível de consolidação que ela.

Alto uso da tecnologia

Na franquia Espetto Carioca, a tecnologia fica ao seu favor, e você poderá utilizá-la para agilizar e organizar melhor os processos da empresa.

Suporte ao franqueado

Outra vantagem é que o suporte oferecido ao franqueado é completo e atua em 360° em relação às necessidades ao longo do caminho. É possível falar com o suporte e contar com a ajuda necessária de um time expert.

Perfil ideal do franqueado

Algumas características são sempre apontadas como requisitos observados entre os avaliadores nos candidatos a franqueados de uma marca. Na franquia Espetto Carioca, são priorizadas as seguintes:

  • Que o franqueado esteja à frente do negócio
  • Que haja identificação com os valores da marca
  • Capacidade de investimento
  • Boa capacidade de gerenciamento

Modelos de negócio da Espetto Carioca

Se você quer investir na franquia Espetto Carioca, e até agora se identificou com a marca, seu estilo de empreendimento, etc, saiba que existe flexibilidade na hora de escolher se tornar um franqueado.

De acordo com cada necessidade, diferentes modelos de franquia são adequados, e a franquia Espetto Carioca consegue oferecer opções de diferentes valores e funcionalidades. Acompanhe:

Bar & Restaurante

Nessa opção, a franquia oferta do cardápio completo com espetos, bebidas, drinks, sobremesas e almoço. Exige do franqueado um espaço físico de até 300 m², e assim oferecer atendimento para uma grande quantidade de clientes.

É uma excelente oportunidade para ampliar o faturamento, já que a quantidade de clientes é bem maior. Todos gozam de um excelente espaço de convivência, trocas e ótimas experiências gastronômicas.

Fast Shopping

Exige do franqueado um espaço físico de até 60 m², para oferecer o consumo de refeições rápidas. Normalmente este modelo atua nas praças de alimentação dos shoppings.

Nessa possibilidade, também podem ser ofertadas todas as opções do cardápio de espetos, bebidas, drinks, sobremesas e almoço.

Quiosque Bar

É um modelo descolado, atrativo, que transmite exatamente a essência da franquia Espetto Carioca em seu DNA. São oferecidos uma variedade de espetos saborosos, sobremesas, porções, sucos, refrigerantes e chop.

Todos produtos de alta qualidade, com um atendimento ágil e, claro, num ambiente agradável de um bar descontraído e sofisticado.

Espetto Carioca: valores da marca

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil no menor modelo
  • Tempo de retorno: entre 24 e 36 meses
  • Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
  • Publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
  • Lucro: 20% do faturamento
Conclusão

A franquia Espetto Carioca é uma ótima opção para quem quer investir em uma franquia de alimentação em expansão e rápido sucesso. A marca possui uma história de superação, além de prêmios que a fazem se destacar no mercado.

Outro ponto de relevância é o produto oferecido, que se diferencia por representar uma oportunidade de sucesso, unindo uma paixão brasileira com uma experiência gourmet. 

Para os franqueados, há a oportunidade de investir sem desembolsar quantias exorbitantes, e com ótimas possibilidades de vantagens financeiras. Isso sem contar o suporte oferecido, e as diferentes opções de restaurantes para casos diferentes.

Quer se tornar um novo franqueado? Talvez seja uma boa ideia recorrer a quem entende do assunto!

Nós, do Grupo Goakira, temos anos de experiência e expertise em apoiar o franchising no Brasil, criando cases de sucesso e franqueados satisfeitos. Oferecemos todos os serviços necessários, como Arquitetura Empresarial, Geomarketing, Formatação de Franquias, Consultoria Jurídica, entre vários outros. Entre em contato, e teremos o prazer de enviar uma proposta.

E aí, gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos posts. Instagram Facebook YouTube Linkedin


Texto escrito por Milena Félix de Souza. Jornalista e redatora formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Passou por assessorias, fez trainee no jornal O Estado de São Paulo, e hoje é jornalista freelancer. Nas horas vagas, gosta de escrever literatura para se conectar. Tem na escrita sua forma preferida de ser e estar no mundo.

Posts relacionados

Deixe um comentário