Franquia de produtos de limpeza: conheça as melhores para investir

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Se você está procurando as melhores franquias para investir, e ainda não sabe em qual segmento investir, considere investir nas franquia de produtos de limpeza. Elas fazem parte do setor de limpeza e conservação, e são um dos grupos mais seguros e promissores do Brasil.

Limpeza é uma das necessidades básicas e o Brasil é um dos países que mais consome produtos de limpeza do mundo, sabia? É claro que o brasileiro toma vários banhos ao dia, faz faxinas pesadas em casa e quer deixar tudo sempre limpinho. E isso faz com que o ramo de limpeza e conservação aqui seja muito constante e, portanto, seguro. Mesmo com crises econômicas, oscilações sociais e comportamentais, as pessoas continuam considerando os produtos de limpeza como algo fundamental.

Além disso, as franquia de produtos de limpeza são famosas por ter um custo baixo para o investidor, que terá, por outro lado, um lucro significativo e constância nos seus rendimentos. Outro fator que entra na conta é que o setor de limpeza e conservação tem crescido nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022, houve um crescimento de 16,2% no setor.

Então, se você quer se dar bem investindo no franchising, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as franquia de produtos de limpeza. Fique até o final do texto, e saiba tudo sobre elas!

Franquia de produtos de limpeza

O que é uma franquia de produtos de limpeza?

Para começar a falar de franquia de produtos de limpeza, precisamos entender bem do que se trata esse tipo de negócio. Para começo de conversa, uma franquia é um empreendimento em que o direito de uso da marca e da patente é colocado à venda, permitindo que outros empreendedores consigam se tornar donos de unidades da marca.

Assim, cria-se uma rede de empreendedores e negócios trabalhando juntos para uma mesma marca, e buscando o crescimento dela. As estratégias de marketing, de crescimento, e o modo de operar são os mesmos para todas as unidades. Por exemplo, convivemos com franquias o tempo todo, quando vemos muitas lojas de uma mesma marca em várias partes do mundo.

Assim, uma franquia de produtos de limpeza é uma rede de lojas de produtos de limpeza, com uma matriz – a franqueadora – e com filiais – as franqueadas. Essas franquias são conhecidas por comercializar produtos de limpeza por um preço mais amigável, o que atrai sempre novos clientes e fideliza os atuais. Cabe ressaltar que não estamos falando de franquias que prestam serviços de limpeza, mas de franquias que vendem produtos especificamente.

As franquia de produtos de limpeza podem ser de vários tipos de produtos diferentes, e podem ter propostas específicas também. Por exemplo, uma franquia pode vender produtos totalmente ecológicos, biodegradáveis, e animal free. Outra, pode estar focando em produtos de limpeza pesada para lugares comerciais e industriais. Outras podem se dirigir especificamente à limpeza de roupas, de automóveis, a perfumes, etc.

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Vale a pena investir no setor?

Uma preocupação que pode surgir na hora de decidir por investir em uma franquia de produtos de limpeza é se esse tipo de negócio vale a pena financeiramente.

Primeiramente, o franchising vale a pena por si só. Um negócio convencional tem até 85% de chances de falir nos primeiros 5 anos de existência. Já uma franquia, com o apoio da rede de empreendedores, com o conhecimento e estratégia já montada pela franqueadora, tem apenas 15% de chances de falir. Portanto, abrir uma loja ou empresa especializada em venda de produtos de limpeza é bem menos seguro e vantajoso que abrir uma franquia de produtos de limpeza.

Em um negócio convencional, o dono tem que aprender como atrair e fidelizar clientes, tem que lidar com toda a criação de uma estratégia de crescimento, de marketing, e construir o negócio do zero sem ajuda. Em uma franquia, há a formação para os franqueados antes de começar a franquear, além de um suporte da franqueadora durante todo o processo. E isso tudo sem contar que os clientes já são garantidos, porque a marca é conhecida e reconhecida no mercado.

Mas as franquia de produtos de limpeza, especificamente, tem certas vantagens, como ser de um grupo de produtos que fazem parte do consumo básico da população. Além disso, as franquias costumam ser mais baratas que de outros segmentos, por exemplo, o de alimentação, garantindo um retorno financeiro mais rápido. E além disso, o setor de limpeza e conservação está em ascensão no mercado de franchising.

Mercado de franquias de limpeza e conservação

As pessoas estão cada vez mais tendo menos tempo para limpar suas casas e fazer todas as tarefas do dia a dia. Assim, acaba se tornando necessário pagar por serviços de limpeza e conservação, e também por produtos que resolvam mais facilmente o problema da sujeira.

As franquias que oferecem produtos e serviços para a limpeza e conservação dos itens e espaços fazem parte desse setor. Elas são comumente franquias baratas, e também ótimos negócios para investir, porque são básicos e fundamentais para a maioria da população.

A pandemia de coronavírus fez o mercado de limpeza e conservação se aquecer muito no Brasil, por causa do aumento da demanda por limpar e higienizar os locais. Assim, o setor de limpeza e conservação está em ascensão desde 2019 no Brasil.

Sem contar que, de acordo com o último relatório da ABF franchising, esse mercado continua crescendo, mesmo no final de 2022. E o Brasil, por ser um país muito ligado aos hábitos de limpeza, é um dos países que mais consomem esses produtos no mundo. Aqui no país, os gastos dos brasileiros com produtos de limpeza representam cerca de 25% da sua renda mensal. Então, vale a pena se tornar um franqueado de uma franquia de produtos de limpeza.

Público-alvo das franquia de produtos de limpeza

Uma coisa a se pensar antes de abrir qualquer franquia é a que público-alvo ela se dirige, ou seja, quais são seus potenciais clientes. Em uma franquia de produtos de limpeza, os potenciais clientes podem ser qualquer pessoa, certo? Nem sempre.

Tudo vai depender da franquia. Se você está entrando em uma franquia que vende para empresas e indústrias, então, você deverá voltar toda a sua venda e marketing para esse público. Porém, se são produtos que a população em comum consome, então, o público-alvo pode ser qualquer pessoa. Contudo, nem todas as pessoas podem consumir produtos de limpeza, e, por exemplo, você terá que traçar um perfil de classe social, gênero, localização dos seus potenciais clientes principais.

Uma das maiores vantagens das franquia de produtos de limpeza é que são de fácil consumo. Geralmente, não são itens caros, são necessários para todo mundo e não têm muita preferência ou variação. Por isso, você está com a vantagem de ter o maior público-alvo possível em uma franquia como essa, ao contrário, por exemplo, de uma franquia de roupa de grife.

O que é preciso para abrir uma franquia de produtos de limpeza?

Apesar de o franchising ser um sistema seguro e de as franquia de produtos de limpeza serem um ótimo negócio para investir, ainda é necessário ter todo o cuidado e responsabilidade possíveis na hora de abrir uma franquia. E, para quem está entrando neste ramo agora, pode parecer nebuloso saber o que fazer. Acompanhe alguns passos que você precisa tomar para abrir uma franquia de produtos de limpeza.

Saiba mais sobre franquias

Franchising é uma forma especial de empreendedorismo porque é um modelo que funciona em rede. O franchising tem regras específicas e formas muito características dele. Portanto, antes de se comprometer com uma das melhores franquia de produtos de limpeza, faça sua pesquisa sobre a franquia.

Converse com franqueados, conheça as franquias, pesquise sobre elas, faça cursos online, conheça uma franquia específica e aprenda sobre conceitos gerais. Se você tiver a chance, visite uma exposição de franquias, como a feira da ABF franchising.

Todo esse conhecimento te dá mais autonomia para tomar melhores decisões e ter sucesso em sua futura carreira.

Pesquise várias marcas

Pesquise as várias franquias antes de decidir em qual investir. Conhecendo e comparando diferentes marcas, é importante saber os prós e contras de cada uma. Depois de identificar um setor com o qual você se identifica, pesquise as diferentes franquias dentro dele. Isso porque pode haver franquias mais lucrativas com taxas iniciais mais baixas ou períodos de retorno mais longos. Saiba qual é a franquia mais lucrativa antes de tomar uma decisão.

Leia o COF com atenção

A Circular de Oferta de Franquia é um documento obrigatório que toda rede de franquias deve ter e apresentar a todos os candidatos a franqueado. É preciso saber muito sobre as características, história, planejamento futuro e posicionamento de mercado da marca. No COF, você também encontra informações de contato de franqueados e ex-franqueados. Ligue para eles e pergunte sobre suas impressões sobre a franquia.

Certifique-se de que a franquia é adequada para você

Antes de fechar negócio com um franqueado, alguns aspectos devem ser observados. Por exemplo, você é o tipo de empreendedor que gosta de fazer tudo sozinho ou prefere administrar o negócio sozinho enquanto outros funcionários trabalham para você? Existe uma franquia para cada situação.

Se você quer trabalhar na sua pequena cidade sem precisar se mudar ou se mudar, vai ter que escolher uma marca que se encaixe na sua cidade, ou escolher uma franquia online onde você pode trabalhar de casa. Além disso, é muito importante que o franqueado se identifique com quem você é – não faça trabalhos que não entende ou não gosta, apenas vise o lucro. Por exemplo, se você é um cara que nunca usou maquiagem e não se interessa pelo assunto, não abra uma loja de maquiagem só porque é um sucesso!

As condições de trabalho oferecidas por uma franquia devem ser compatíveis com seus planos de vida, horário e local de trabalho, dinâmica, ramo, planos financeiros, etc. Em outros casos, você tem dinheiro para investir em uma franquia, mas precisa de um retorno rápido e não está entregando. O melhor é não investir nestas situações e procurar uma marca semelhante!

franquia de produtos de limpeza

Acompanhado por profissionais treinados

De um modo geral, o franchising é uma forma mais fácil e segura de investir. Nele, você tem a vantagem de não estar sozinho e ter a ajuda de uma franqueadora ao seu alcance. No entanto, isso não o impede de correr riscos. Portanto, você precisa tomar todas as suas decisões com base em conhecimento e experiência, o que pode ser difícil de fazer no começo. Por isso, é sempre aconselhável buscar profissionais capacitados, principalmente nas fases iniciais de investimento.

O Grupo Goakira é um conglomerado de empresas que fornece todos os serviços necessários na área de franchising e varejo. Com muitos anos de experiência profissional e prêmios acumulados, criamos muitos cases de sucesso! Obtivemos a certificação de qualidade ISO 9001 6 vezes. Atuamos em diversas frentes de varejo e franchising, incluindo formatação de franquia, pesquisa de geomarketing, planejamento arquitetônico, design, comércio em tempo real e outros serviços. Entre em contato e teremos o prazer de fazer uma proposta.

Franquia de produtos de limpeza: conheça as melhores para investir

1. Aroma ideal

A franquia de produtos de limpeza Aroma ideal é uma marca especializada em fornecer produtos para aromatizar ambientes e proporcionar a aromaterapia. A empresa surgiu em 2009 em Monte Alto, SP, mas só se tornou franquia dez anos depois, em 2019. 

A franquia trabalha com produtos como óleos essenciais, itens para aromaterapia, aromatizadores, refis e kits prontos, lembrancinhas perfumadas, fragrâncias personalizadas, aparelhos de aromatização de ambientes, frascos e vidros, acessórios de decoração, válvulas e tampas e óleos vegetais. Tudo isso para inserir na sua rotina e na da sua casa a aromatização perfeita.

Para o franqueado, há treinamento antes de iniciar os serviços na nova franquia. Acompanhe os valores da marca:

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil a R$ 145 mil
  • Retorno: 18-24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil

2. Bioclean

A Bioclean é uma franquia de produtos de limpeza que tem fabricação própria de produtos tecnológicos, eficazes e em conta, com comercialização direta para o consumidor final. São mais de 2 mil produtos diferentes no catálogo da Bioclean, voltados para os mais diversos ambientes, como residências, indústrias, escritórios, etc. Essa diversidade faz com que as vendas sejam constantes o ano todo. A marca foi criada há mais de 10 anos, e já acumula unidades em diversas partes do Brasil.

Para o franqueado da Bioclean, a marca aponta diversas vantagens: produtos de alto giro, rentabilidade o ano todo, operação simples, grande público-alvo, suporte técnico constante, entre outros benefícios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

3. Fox

A Fox produtos de limpeza é uma franquia barata com foco em oferecer os melhores produtos por preço baixo aos seus clientes. Seu principal objetivo é reduzir os custos na fabricação e distribuição de produtos de limpeza. A marca tem linhas específicas para automóveis e limpeza residencial, e vende tanto para indústrias quanto para limpeza doméstica.

A Fox produtos de limpeza foi reconhecida como referência no combate ao coronavírus em 2021. Com propósito social, a Fox é uma franquia de produtos de limpeza que dá a oportunidade de franquear com risco baixo, investimento baixo e um ambiente seguro. Além disso, a Fox trabalha com revendedores, o que facilita que famílias possam empreender e alcançar a independência financeira.

Para o franqueado, a empresa não cobra taxa de franquia, não cobra royalties, ajuda na implementação da nova unidade e faz treinamento com os produtos. Ou seja, uma das melhores franquias para investir. Acompanhe os valores:

  • Investimento: R$ 2.9 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 7 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de Retorno: de 18 a 24 meses

4. iGUi Tratabem

Com 190 unidades no Brasil, você certamente tem uma franquia da  iGui Tratabem perto de casa. Ela é uma franquia especializada em manutenção e tratamento de piscinas, oferecendo produtos especializados e treinamento de profissionais. Ela é a marca queridinha do Brasil quando o assunto é piscina, afinal, foi a primeira a ser criada no ramo no país. Desde sua criação, em 2021, a marca acumula três selos de excelência da ABF Franchising. 

Além de ser uma franquia de sucesso, a iGUi também é uma franquia barata, que exige pouco investimento inicial. Quando ao franqueado, é necessário que ele seja proativo e ousado para buscar parcerias na sua região, além de ter possibilidade de se dedicar completamente à franquia. A iGUi oferece suporte completo ao franqueado, incluindo treinamento na Universidade da Piscina. Para investir em uma unidade, você precisa de:

  • Investimento: de R$ 68 mil até R$ 78 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de Retorno: de 12 até 18 meses

5. Lírio Produtos de Limpeza

A Lírio Produtos de Limpeza é uma franquia especializada na fabricação de fórmulas exclusivas de produtos de limpeza a um preço justo, e revenda a partir das microfranquias. Criada em 1995 na baixada Santista, a franquia possui diversos produtos, como as linhas de álcool limpadores, casa e cozinha, roupas e banheiro, desinfetantes, etc. A Lírio vende para varejistas, empresas e também para limpeza doméstica. É uma franquia home-based, e pode vender no e-commerce ou de porta em porta.

6. Rededlimpa

A Rededlimpa é a primeira franquia de produtos de limpeza do Brasil, inovando ao criar marcas brasileiras e mais baratas de itens de limpeza. Ela vende produtos para limpeza residencial e profissional, e consegue entregar produtos a preço justo diretamente para o cliente, oferecendo também praticidade na hora de realizar a limpeza.

7. RK Distribuidora

Com sede em Blumenau, em SC, a RK Distribuidora é uma franquia de produtos de limpeza que possui lojas físicas e virtuais. A marca busca levar soluções para seus clientes em forma de fórmulas inovadoras, e por meio de um atendimento diferenciado. São mais de 50 produtos à disposição do mercado de limpeza brasileiro.

  • Investimento: R$ 60 mil

8. Supply Clean

A Supply Clean é uma franquia de produtos de limpeza inovadora, que trabalha com lenços umedecidos para as mais diferentes finalidades. Existem lenços umedecidos para limpeza pesada, para limpar móveis, para limpeza de pele, de álcool para higienização rápida das mãos, para pet’s e muito mais!

Criada em 2017, a Supply Clean tem o propósito de ser a maior empresa de lenços umedecidos da América Latina. A marca pertence ao expert em limpeza pessoal João Martinez. 

Além de ser uma franquia de sucesso, a supply também é uma franquia barata e uma franquia online. Os franqueados trabalham com vendas em casa, no modelo home-based. Além disso, eles recebem suporte completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: R$ 25.900
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

9. Zapluz car

A Zapluz car é uma franquia de produtos de limpeza especializada em estética automotiva, ou seja, são fabricados e comercializados produtos para limpar e cuidar de automóveis. O público da marca são tanto consumidores finais, que querem cuidar de seus carros, quanto outras franquias, comércios e lava-jatos. O franqueado recebe suporte completo da franqueadora para abrir sua unidade da marca.

  • Investimento inicial: R$ 202 mil
  • Faturamento Médio Mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Conclusão

As franquias de produtos de limpeza fazem parte de um setor específico e de sucesso do franchising, perfeito para quem gosta de negócios mais conservadores, e querem uma franquia barata e lucrativa.

Assim, se você está disposto a investir em uma franquia, pense na possibilidade de investir em uma franquia de produtos de limpeza.

Além de fazer parte da segurança do franchising, essas empresas conseguem um bom faturamento com o crescimento do setor de limpeza e conservação no Brasil. A necessidade por limpeza tem se tornado cada vez maior, e as pessoas valorizam os produtos de limpeza como alguns dos principais de suas compras.

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