Quando falamos em aumentar a força da marca, um conceito importante é o branding. Podemos descrevê-lo como um processo de gestão da marca: todos os esforços são para que ela possa ser mais conhecida e melhor aceita pelos consumidores.
As ações para tornar isso possível são várias e envolvem propósitos e valores da empresa, bem como as formas de marketing usadas para divulgá-los. Há ainda outros fatores — contudo, antes disso é preciso explicar o conceito de marca.
Uma explicação simples é a que diz que a marca é tudo que remete à sua empresa, ou seja, um conjunto de coisas que dizem respeito ao seu posicionamento de mercado, como site, produtos, redes sociais, campanhas e afins.
Veremos algumas dicas para aumentar a força da sua marca. Interessado? Então, continue lendo!
1. Ter uma identidade visual sólida
Basta parar um pouco e logo você verá que as grandes marcas têm identidades visuais marcantes. Apple, Coca-Cola, entre outras, retratam bem isso.
A marca não é só um logotipo, mas ter uma identidade visual sólida é essencial para criar uma marca forte. E as explicações para isso são muitas: mais identificada, reforço da autenticidade, uma conexão maior com os interesses do público etc.
Aliás, sobre este último aspecto, é preciso citar a importância de modernizar a identidade visual. Não é à toa que muitas grandes marcas refazem, de tempos em tempos, todo o seu design para torná-lo mais alinhado às tendências atuais.
2. Criar uma estratégia online para a força da marca
Ter uma estratégia online vai muito além de um site ou estar presente nas redes sociais. É necessário tirar o máximo proveito dessas estratégias.
A primeira dica para isso é definir bem quais os objetivos e qual é o perfil do seu público-alvo. Isso ajuda a entender onde encontrá-los e a melhor forma de se comunicar com eles.
Quando falamos em redes sociais, o ideal é escolher uma ou duas para ter uma estratégia mais focada. Além disso, uma presença online forte também passa por escolher as formas de como produzir conteúdo. Blogs, vídeos? Essa definição é ideal para o sucesso da sua estratégia e criar a autoridade necessária para aumentar a força da marca.
Na internet, o público também muda seu gosto rápido, o que exige estar ligado às novas tendências e usar na sua estratégia.
3. Treinar a equipe de atendimento
A qualidade do atendimento é o principal cartão de visita de uma empresa. É por meio dele que surgem muitas experiências boas à força da marca. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro. E fracassar nesse ponto pode ser crucial para causar grandes prejuízos.
Essa realidade demanda uma necessidade constante de treinar a sua equipe de atendimento e relacionamento. O investimento ajuda a torná-la cada vez mais preparada para atender os interesses do mercado, e ainda contribui para que você ganhe pontos com eles.
Há diversas empresas que acham que investir em capacitação é um gasto. Isso pode ser verdade — se a escolha não for bem-feita. Portanto, é preciso pesquisar bastante e encontrar parceiros que realmente apresentem treinamentos capazes de agregar e que possam se encaixar no contexto da sua marca.
4. Investir em responsabilidade social contribui com a força da marca
Para quem acha que investir em responsabilidade social é bobagem, um estudo recente do Reputation Institute revela que esse item equivale a 41% do peso total na avaliação da marca feita pelos consumidores.
Assim, investir nesse tipo de solução traz uma boa vantagem competitiva, já que nem todos os concorrentes a valorizam, e também por que o impacto positivo junto ao público é muito forte.
Nesse sentido, é preciso explicar que a responsabilidade social corporativa não se restringe apenas a investir em projetos sociais ou ações desse porte. Então, uma empresa que investe nisso de verdade deve gerar valor em vários campos: social, econômico e mercadológico.
Os múltiplos valores gerados vão ao encontro do conceito de que as empresas devem ser agente transformadores. E, mais do que um mero recurso para se adequar ao “politicamente correto”, a responsabilidade social faz parte de uma visão estratégica aguçada e fortalece a marca em todos os sentidos, inclusive na obtenção de melhores resultados.
5. Expandir a rede
A expansão de uma rede pode ser feita por meio da abertura de filiais ou aderindo ao modelo de franquias. Isso porque, ao expandir o campo de atuação, fica mais fácil atingir novos consumidores e mercados até então inexplorados.
Assim, quanto maior for a rede, maior é a força da marca. Então, com diversas unidades da rede gerando bons resultados, temos uma somatória interessante e que pode formar uma cadeia produtiva excelente, replicando o modelo de sucesso em mais lojas.
Também é importante fazer um estudo sobre o mercado a ser explorado, já que uma expansão mal feita pode gerar o efeito contrário que é trazer prejuízos e, assim, enfraquecer a marca.
Para mostrar como isso funciona bem, é só pesquisar diversas grandes redes e ver que elas começaram com uma unidade e foram se expandindo aos poucos, sempre respeitando os interesses do mercado e aproveitando as brechas apresentadas.
6. Criar um bom ambiente de trabalho
Um bom ambiente de trabalho favorece a produtividade. A produtividade favorece a geração de bons resultados. E bons resultados elevam a força da marca. Ou seja, investir no primeiro gera uma cadeia de acontecimentos positivos.
Mas qual é o segredo para criar um bom ambiente de trabalho? Algumas dicas são fortalecer o trabalho em equipe, ouvir as sugestões e feedbacks dos colaboradores, investir em recursos tecnológicos que otimizem processos e valorizar/recompensar todos pelos bons resultados obtidos.
Todos esses fatores levam a algo essencial dentro de qualquer empresa de sucesso: um bom relacionamento interno.
Ao se ter isso, se consegue mais transparência e clareza nas ações, além de uma tomada de decisões mais acertada. E, com o tempo, cria-se uma cultura organizacional forte, o que é fundamental para construir uma marca de sucesso.
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