Como captar seu primeiro franqueado através da internet

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Atrair interessados para sua franquia na internet é uma excelente forma de desenvolver seu negócio. Principalmente se ele ainda está começando e você deseja seu primeiro franqueado. Para tanto, porém, você deve conhecer as principais ferramentas disponíveis para que faça seu negócio deslanchar.

Neste post, você verá como a internet pode ser sua aliada, além das principais ações que podem fazer seu negócio crescer. Pronto para colocar sua empresa para funcionar? Boa leitura!

tudo sobre rede de franquias

Internet: ferramenta para captar franqueados

Mais de 234 milhões de aparelhos estão conectados à internet. Isso significa que os brasileiros passam cada vez mais tempo conectados, haja vista que há mais dispositivos do que habitantes.

Dessa forma, a internet se tornou uma ótima maneira de fazer negócios. Como os usuários querem descobrir formas para melhorar a qualidade de vida que possuem, procuram modos de ter seu próprio negócio ou mesmo contratar uma franquia.

Sendo assim, as redes de franquia possuem um leque de opções muito grande para captar franqueados.

Como conquistar seu primeiro franqueado

Embora a internet proporcione boas oportunidades de negócios, você ainda precisa se organizar e tomar as atitudes necessárias para atrair as pessoas certas para sua franquia na internet. Veja como fazer isso!

Planejamento estratégico

Para que você capte as pessoas certas para sua franquia é necessário conhecer seu próprio negócio, sabendo seus pontos fortes e fracos, além de entender de perto seus concorrentes. Mais que isso, é importante estabelecer metas em médio e longo prazo.

Assim, você saberá exatamente onde deseja chegar. E ainda terá condições de descobrir se sua estratégia está dentro do esperado ou se deverá sofrer alguma modificação para atingir os objetivos traçados.

Links Patrocinados

Sistemas de links patrocinados, como Google AdWords e Facebook Ads, podem ajudá-lo a atingir seus primeiros resultados de forma mais rápida. Diferentemente das estratégias tradicionais, para utilizá-las você poderá usar o orlamento que desejar, sem a necessidade de fazer um compromisso fixo. Com as opções de segmentação, você poderá encontrar pessoas que tenham o perfil desejado e que estejam próximos da imediação do seu local.

Inbound Marketing

Uma forma efetiva de atrair franqueados é pensar em maneiras de atraí-los. Em vez de, apenas, exibir publicidades e anúncios sobre sua marca, você pode mostrar os motivos para que sua franquia seja a melhor escolha para ele.

O Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) serve, justamente, para você impressionar seu público com a produção de conteúdos que sejam interessantes, relevantes e úteis para o futuro franqueado. Assim, ele terá suas principais dúvidas, medos e ansiedades respondidas.

Duas formas de colocar esse plano em ação é usar as mídias sociais e marketing de conteúdo. Veja, em sequência, como colocar isso em prática!

Mídias Sociais

As mídias sociais revolucionaram a forma com que as pessoas interagem com parentes e vizinhos. A comunicação passou a ser mais rápida e interativa, mesmo distantes.

Esse fenômeno também modificou a forma com que os clientes lidam com as empresas. Em vez de precisarem ligar para uma marca ou mesmo irem até o ponto comercial, os internautas querem ter suas dúvidas ou problemas resolvidos rapidamente.

Sendo assim, seu negócio precisa prestar um atendimento de qualidade, ágil e de acordo com a linguagem do seu público. Além disso, cada usuário espera, também, ter seus comentários respondidos.

Marketing de Conteúdo

Ficou impressionado com a quantidade de possibilidades que você tem com o Inbound Marketing? Uma das melhores formas que você terá de conquistar seus clientes é com Marketing de Conteúdo.

Com ele, você entregará o melhor material que seu público necessita no momento exato em que ele quer. Ou seja, os conteúdos criados servem para retirar dúvidas, auxiliá-los na tomada de decisão ou mesmo ajudá-lo a chegar à conversão.

É possível definir essa estratégia como uma forma de engajar seu franqueado ideal com a sua marca, aumentando sua rede de contatos a partir de conteúdo relevante e de alto valor. Com isso, você melhorará a percepção que seus clientes têm da sua empresa e gerará mais negócios.

Planejamento

Antes de começar, é necessário criar um planejamento de conteúdo em sua empresa. Isso significa que você deve planejar como a estratégia será colocada em prática.

Para tanto, você precisa definir quais são as dores, dificuldades, medos e desejos do seu público. Ou seja, é necessário definir com clareza qual é seu público-alvo, bem como sua persona (perfil semifictício do seu cliente ideal).

Dessa forma, seus materiais serão mais objetivos e atingirão o que eles mais precisam. O que aumenta o valor do conteúdo e, possivelmente, criando vínculos com os leitores.

Além disso, verifique quais são os assuntos mais procurados pelos internautas e que tenham uma baixa concorrência, isto é, que tenham poucas empresas falando sobre isso.

Dessa maneira, você terá mais chances de estar nas primeiras posições do Google e evitar dizer o que outros franqueadores já têm dito. Também elimina gastos desnecessários com a confecção do material e otimiza o tempo de produção para conteúdos que serão, realmente, mais úteis para sua persona.

Uma forma de entender isso é com o Planejador de Palavras-chave do Google. Ele mostrará quantas pesquisas mensais sua busca possui e qual a concorrência existente para esse termo. Vale lembrar que quanto menor for a concorrência e maior a quantidade de buscas, melhor.

Execução

Para colocar todos seus dados em prática, defina um calendário de publicações em que você possa definir quando e quantos materiais serão oferecidos. Além disso, é preciso determinar em quais mídias cada um deles será publicado.

Você pode postá-los em:

  • redes sociais;
  • blogs;
  • e-mail marketing.

Mensuração

Na mensuração, é hora de você verificar se suas estratégias estão atraindo mais franqueados para seu negócio. Não adianta aumentar a quantidade de curtidas no Facebook, por exemplo, e você não ter mais contatos próximos de fechar o negócio.

Por isso, você deve ser bem objetivo! Escolha um indicador que mostre a saúde das suas ações. Por exemplo, você pode medir o número e o custo para adquirir cada lead. Ou a quantidade de franqueados e o retorno financeiro que você obteve com suas práticas.

O principal motivo para você mensurar suas estratégias é ter uma base sólida de informações para melhorar suas ações no futuro. Sendo assim, você terá um direcionamento para saber quais pontos devem ser modificados e aqueles que você deve insistir com mais força.

Site funcional

É muito importante ter um site claro, simples e que ofereça as funcionalidades que seu futuro franqueado precisa. Ainda que você leve os interessados à fase final de contratação, um site confuso poderá fazer com que o internauta desista do negócio ou postergue o contato.

Por isso, certifique-se que seu site:

  • esteja adaptado aos dispositivos móveis (responsivo);
  • tenha informações claras e relevantes;
  • exiba apenas o que é necessário ao franqueado;
  • tenha uma linguagem própria para instruir e convencê-lo.

Divulgar sua franquia na internet e conseguir seu primeiro franqueado requer conhecimento, trabalho e persistência. Isso significa que você deverá conhecer as principais estratégias utilizadas e saber como colocá-las em pleno funcionamento. Desse modo, você poderá alcançar seu primeiro franqueado e vender mais franquias.

Quer saber como fazer Marketing para redes de franquias? Acesse agora mesmo este post e saiba como começar a difundir sua marca na internet. Esperamos por você!

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