4 razões para contratar uma consultoria empresarial

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Muitos empresários bem sucedidos ficam reticentes com a ideia de contratar uma consultoria empresarial. Afinal, se  para construir uma história de sucesso nunca foi necessário um consultor, por que precisariam de um agora?

Contudo, há também empresários ou líderes que, quando se deparam com uma oportunidade ou problema, a única coisa que vêm à cabeça é: “só eu posso resolver isso. Terei que achar a solução sozinho e, de preferência, bem rápido! ”.

Entretanto, há situações em que contratar um consultor é a decisão mais sábia. Ele é o profissional com a capacidade necessária para identificar problemas e desenvolver soluções para que a empresa obtenha sucesso no mercado.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a consultoria empresarial e descobrir quais são os benefícios dessa atividade além de entender em que momentos ela deverá ser utilizada? Então, este texto é para você! Confira!

O que é uma consultoria empresarial?

Uma consultoria empresarial é um processo de transferência de conhecimento entre pessoas. Alguém experiente e preparado para tanto, chamado de consultor, fornece aos gestores da instituição informações ou soluções que estejam relacionados a algum problema ou necessidade da companhia.

O consultor é um especialista no assunto e com larga experiência em encontrar formas de adequar as ações dos sócios para obtenham sucesso na sua atuação e os lucros aumentem acompanhado da produtividade.

Entendendo, na prática, como o consultor empresarial desempenha seu papel, imagine que determinada companhia esteja necessitando resolver um problema ou busca algo novo devido a alguma eventualidade mercadológica.

Estão criadas as condições para o desempenho das atividades de um consultor. Desse modo, ele construirá, de acordo com uma análise cuidadosa do perfil da clientela, soluções e adequações que tornem a companhia mais eficiente. Com os serviços dele, as atividades serão operadas em menor prazo e com desempenho potencializado. Isso aumenta lucros, reduz custo e dá destaque à empresa.

Quais as razões fundamentais para se contratar esse serviço?

1. Aumento da produtividade

A produtividade de uma empresa significa a capacidade que os colaboradores encontram de gerar resultados em prol da companhia em um determinado intervalo de tempo. Quando essa capacidade fica aquém do esperado o impacto pode ser muito negativo e pode até levar a consequências drásticas, como a falência.

Sem dúvidas, os funcionários são diretamente responsáveis pela produção. O crescimento dela está, portanto, absolutamente relacionado à gestão dos recursos humanos, o que, em alguns casos, pode não ser uma tarefa fácil.

colaboradores são fundamentais

Nesse aspecto, o investimento em uma consultoria surge como uma alternativa viável para a gestão de pessoas. Entre as vantagens que esse profissional pode trazer à empresa nesse âmbito podemos destacar:

  • melhorias nos processos de seleção para contratação de colaboradores;
  • reavaliação de procedimentos operacionais;
  • melhora da gestão de aspectos internos relacionados a funcionários etc.

Um consultor, nesse caso, atuaria buscando humanizar a relação dos gestores com seus empregados sem deixar de lado a necessidade de aumentar os ganhos da instituição. Com sua experiência ele será capaz de transmitir aos líderes da instituição os ensinamentos para potencializar os resultados da empresa.

2. Reduzir custos

Outro ponto a ser destacado na aquisição de uma consultoria é a capacidade que o especialista tem de atuar na redução de custos na empresa. Muitas vezes, algumas atividades podem ser avaliadas como desnecessárias e só estão trazendo custos sem retorno algum. Elas precisam ser identificadas e cortadas.

O consultor será essencial para reconhecer essas demandas de desperdício e trabalhar com o empresário a melhor forma de adequá-las às reais finalidades que o negócio tem.

Desse modo, por meio de uma análise minuciosa da atividade da empresa nos meses anteriores, o profissional identificará demandas prósperas, as quais devem ser mantidas, e aquelas ruinosas que só causam desperdício de recursos.

Seja realizando cortes, seja ajustando atividades, o responsável pela consultoria empresarial vai pautar sua ação na diminuição de gastos. Assim, os lucros serão maiores e companhia se destacará no mercado.

3. Capacidade geral de analisar o negócio

A análise de um especialista que está alheio ao quadro de sócios e funcionários da pode ser muito benéfico. Ele poderá identificar problemas que podem ser visualizados melhor externamente e também apresentará soluções pertinentes a eles.

A consultoria é uma forma de solucionar e evitar problemas e custos operacionais. O consultor é dotado de vasta experiência nesse ramo, ele será capaz de fazer análises pormenorizadas e eficazes de todas as operações em que a empresa está envolvida.

Isso dá uma opinião diferente em todos os casos que suscitam debate e o gestor poderá identificar saídas mais inteligentes e eficazes em favor da sua atividade.

4. Evitar e aliviar o stress emocional

A terceira razão para contratar uma consultoria empresarial, entretanto, nem sempre é clara para quem contrata ou é contratado. Se você pensou que a única consultoria que poderia aliviar o stress emocional na empresa é a de RH com expertise em melhorar o clima da empresa, se enganou.

Muitas vezes, quando o profissional responsável pelo direcionamento é contratado para rever processos com o intuito de “organizar a empresa”, a contratante busca, na verdade, se livrar do stress causado pela falta de organização. Se estiver sofrendo com a perda de clientes, além do impacto na receita existe também um grande stress emocional gerado pela situação.

Um bom consultor deve identificar qual o real motivo (ou motivos) da solicitação de seu cliente; entretanto, quando o próprio cliente consegue identificar o porquê da contratação, tudo fica mais fácil.

O consultor tem mais liberdade para analisar a situação e buscar as raízes reais do problema. Fica muito mais claro também para a entidade contratante como ela deve cobrar os resultados dos consultores.

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Entendido de que se trata a atividade de um consultor dentro da sociedade e quais são as vantagens que esse profissional pode trazer no desempenho das atividades empresariais e na potencialização dos lucros, vejamos qual é o momento certo de buscar esses serviços.

São inúmeras as situações em que o gestor deve lançar mão desse recurso. É necessário estar atento para saber identificá-las e, acima de tudo tratar esse serviço como um investimento e jamais como um custo ou gasto.

Quando forem identificados casos em que há a necessidade de impulsionar o negócio, conseguir maior eficiência em processos produtivos ou solucionar problemas dentro da organização, o sócio-proprietário deverá buscar esse tipo de ajuda especializada.

Entre os fatores que dão causa a essas circunstâncias podemos citar, por exemplo, as mudanças de mercado, que levam os gestores a se sentirem pressionados a avaliar impactos sobre o negócio e readequarem seus atos às novas realidades.

A atuação do consultor empresarial será decisiva nesses aspectos apresentados. Elas garantirão uma análise serena e especializada, garantindo o máximo de eficiência das ações e visando potencializar lucros e produtividade.

Situações em que a ajuda de um consultor é válida

1. Quando você precisa de conhecimento específico e esse conhecimento não está disponível na sua equipe.

Muitas vezes, tentar aprender para resolver o problema sozinho leva muito tempo e o resultado pode não ser satisfatório. Portanto, aproveite o consultor, aprenda com ele e traga o conhecimento para o seu estabelecimento.

Mas lembre-se do empresário confiante em sua história de sucesso citado no início do artigo e tenha cuidado! A dinâmica de mercado é impetuosa, e as mudanças acontecem rapidamente. O que antes era uma vantagem de sua empresa pode ter se tornado uma característica comum nas demais empresas do segmento.

2. Quando você precisa realizar um projeto e a pessoa que tem o conhecimento está muito ocupada para fazer isso.

Algumas iniciativas são importantes demais para serem postergadas, ou a rapidez na implementação é crucial para seu sucesso. Por isso, nesses casos, um consultor pode ajudar. Inclusive, pode ser uma interessante alternativa se comparada à opção de contratar alguém. Esse profissional não tem expectativas de ficar na empresa, não demanda o gerenciamento que um funcionário necessita e, terminado o projeto, ele vai embora sem nenhum custo adicional.

3. Quando você precisa implantar uma nova iniciativa que tenha alto investimento/alto custo ou risco elevado.

Muitas vezes é melhor prevenir do que remediar. Por isso, contratar um consultor pode sair muito mais barato do que o famoso método “tentativa e erro”. Além disso, a despesa será muito menor do que implantar uma iniciativa malsucedida.

4. Quando você precisa implantar uma nova iniciativa

Um excelente profissional pode elevar o patamar da sua performance para um estágio que, talvez, você não conseguiria. Isso não acontece porque consultores são superinteligentes ou mais capacitados que sua equipe. Eles são treinados para resolver problemas. Além disso, ele já trabalhou para diversas outras empresas e pode trazer as do mercado para seu negócio.

Como contratar uma consultoria empresarial?

Os ganhos encontrados com a contratação de uma consultoria organizacional para o seu empreendimento são incontáveis. Mas, para que eles sejam verificados, é fundamental que a escolha do profissional seja bem feita e analisada.

Identifique profissionais e empresas com experiência e prestígio no mercado. É essencial buscar feedbacks de outros clientes sobre os serviços prestados à empresa deles. Devem ser buscadas referências em que conste:

  • como foi a atuação do consultor na instituição;
  • se os problemas foram solucionados;
  • se a produtividade aumentou;
  • de que modo os lucros foram potencializados;
  • como se deu a relação com os colaboradores, entre outras.

O sucesso da consultoria é diretamente proporcional ao sucesso do negócio. Por isso, a escolha dos profissionais que atuarão nesse segmento deverá ser realizada de maneira inteligente e cuidadosa. Dessa maneira, todos os ganhos serão verificados e a companhia elevará seu patamar dentro do mercado.

Portanto, verificamos que a consultoria empresarial é uma grande aliada. Ela ajuda as sociedades empresárias a desenvolver suas atividades de maneira mais eficaz e com menor sujeição a falhas. O consultor é um profissional com a expertise essencial para potencializar lucros e aumentar a produtividade de maneira consciente e direcionada.

É vital que essa atividade especializada seja encarada pelos gestores como um investimento. Portanto, essa escolha deve ser feita analisando o que a potencial contratada já produziu para outros clientes e seu prestígio no mercado. Desse modo, todas as vantagens prometidas serão alcançadas.

Gostou de conhecer os benefícios dos serviços de uma consultoria empresarial e saber em quais situações ela será útil? Então, não deixe acompanhar este outro artigo no nosso blog e receba dicas sobre como escolher a consultoria certa para o seu negócio!

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