O mercado tem mudado bastante nas últimas décadas. Novas tecnologias e métodos de produção surgem a todo instante. Por isso, para acompanhar essas transformações, é cada vez mais comum falar sobre análise de mercado.
Essa análise é todo esforço feito para identificar as oportunidades e ameaças, que podem afetar a empresa. Desse modo, é melhor se planejar.
A grande questão é: a análise de mercado pode determinar o futuro de uma empresa? Pensando nisso, fizemos esse artigo para você. Entenda mais sobre ela, seus benefícios e como ela influencia no sucesso. Boa leitura!
O que é análise de mercado?
É possível, hoje, falar na Quarta Revolução Industrial e em seus efeitos. Pelo fácil acesso às informações, por exemplo, emergiu um novo consumidor: mais exigente, consciente e informado.
Uma prova disso é que, em 2015, 86% dos clientes compraram da concorrência apenas por conta de atendimento ruim. Agora não há espaço para erros!
Assim, a análise de mercado surge como uma oportunidade de antecipar as mudanças e estar um passo dos outros. Com ela, é possível se planejar e desenvolver novas habilidades e se diferenciar no mercado.
Dessa forma, a análise de mercado é um dos componentes do plano de marketing. O intuito é entender as mudanças do mercado, os clientes, os concorrentes e outros que se relacionam com a empresa, e que fogem do seu controle.
A ferramenta que funciona como base para essa análise é a Matriz SWOT, criada pelo professor Albert Humphrey nas décadas de 60 e 70. Na realidade, o nome é um acrônimo em inglês de forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
Dessa forma, o método analisa o mercado em buscar de oportunidades ou ameaças que possam ser aproveitadas e relacionadas com os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, é possível agir de forma inteligente e ter melhores resultados.
Quais os benefícios da análise de mercado?
Como visto, analisar o mercado é uma forma de prever situações complexas para usar em favor da empresa. Confira outros benefícios:
Conhecer melhor o público-alvo da empresa
Todo mercado é composto por clientes, físicos ou jurídicos. Analisar o mercado é, também, uma forma de conhecer melhor os clientes, suas principais necessidades e desejos.
Afinal, os consumidores hoje são exigentes. Eles podem comparar preços e comprar em qualquer lugar do mundo, tornando a competitividade global e não mais local.
Ao conhecer os clientes, é possível criar ações para atração e retenção a longo prazo. Além disso, é mais fácil desenvolver bens e serviços de forma bem-sucedida e que caiam no “gosto” do público.
Melhora o desenvolvimento da estratégia competitiva
Segundo Michael Porter, guru da administração, “A essência da formulação da estratégia competitiva é relacionar uma empresa a seu ambiente”. Isso quer dizer que todo gestor deve construir sua estratégia considerando o ambiente externo.
A verdade é que a análise de mercado permite que se tenha mais “material” para trabalhar, ao avaliar o que pode ou não ser bom para a empresa.
Em seguida, é possível definir um plano de ação que torne a empresa mais competitiva, capaz de encarar a concorrência e vencer. Para tanto, como afirma Porter, é preciso relacionar seu ambiente interno ao ambiente externo.
Otimiza a tomada de decisões
Todos os dias um gestor toma centenas de decisões, algumas de forma quase que inconsciente. Todavia, para que essas decisões sejam boas, é importante ter uma base: a análise de mercado.
Ao conhecer o mercado é possível desenvolver a chamada inteligência contextual, isto é, a capacidade de agir considerando o contexto em que está. Logo, é possível que as escolhas sejam úteis.
Diminui desperdícios financeiros
Cada ação ruim custa recursos financeiros para a empresa, o que diminui a margem de lucro. Além disso, muitas vezes, isso é um problema na reputação no mercado, pois torna a empresa malvista por clientes.
Imagine que um novo produto é lançado sem uma prévia análise do ambiente externo. É muito provável haver falhas. O mesmo acontece quando a empresa desenvolve uma ação de marketing sem considerar o perfil do seu público.
Ainda é possível perceber o desperdício por outro lado, a falta de ação. Sem analisar o mercado, é possível perder oportunidades. Assim, a empresa nunca ganha o que poderia ganhar.
Como a análise de mercado pode determinar o sucesso da empresa?
Em 1975, o engenheiro Steven Sasson criou a primeira câmera digital da história. Assim, ele apresentou sua criação para os diretores da indústria onde trabalhava, mas foi rejeitado. Ninguém acreditou que a novidade daria certo. Afinal, quem se interessaria?
Essa é a história da Kodak, que possuiu 80% do mercado fotográfico norte-americano. No entanto, em 2012, por não conseguir acompanhar as inovações da era digital, entrou com pedido de proteção à falência.
Sem dúvida, a boa análise de mercado pode determinar seu sucesso ou fracasso. A falta de análise, como visto, pode fazer com que uma companhia deixe de investir no que é certo.
Existem muitas outras histórias que se assemelham a da Kodak. Afinal, não por acaso, cerca de 6 em cada 10 empresas fecham antes de 5 anos.
Uma boa análise, por outro lado, pode influenciar na troca de estratégia, colocar novos produtos no mercado ou mesmo mudar o business core da empresa. Assim, pode gerar sucesso e fazer uma empresa crescer.
A análise de mercado ajuda a conhecer melhor os clientes, otimiza o desenvolvimento de estratégias, a tomada de decisões e diminui desperdícios financeiros. Dessa forma, é um benefício para a empresa.
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