Quando é a melhor hora de buscar a franquia para expandir os negócios?

5 minutos para ler

Uma pesquisa da Rizzo Franchise mostra que são abertas, por dia, 25 franquias de diferentes formatos. Assim, apesar toda essa pujança é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de optar pelo modelo de franquia ou manter a empresa do jeito que está.

O sócio da consultoria Goakira, especializada em análise de franquias, José Carlos Fugice, afirma que é preciso antes de mais nada entender o mercado de franquias e identificar se a empresa tem perfil para ser replicada nesse formato.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

“Primeiro, o empreendedor precisa ter conhecimento, tanto operacional quanto estratégico para passar ao futuro franqueado. Dessa forma, achar que vai franquear uma ideia sem testar é muito arriscado.

Além disso, é preciso entender como se dá a viabilidade atual do negócio. Pois, muitas vezes ele é viável em uma estrutura própria, mas quando se coloca o franqueado na jogada, acaba sendo inviável”, ensina o consultor.


Em 5 passos, você conhecerá as melhores oportunidades de negócios e franquias para investir do Brasil.

É só preencher o nosso formulário!

Uma das empresas que se decidiu pelo franchising após 60 anos atuando em multimarcas foi a Primícia, do segmento de malas de viagem, por exemplo. A primeira franquia foi aberta em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

“Resolvemos, antes, testar a venda direta aos consumidores, que pediam mais presença da marca em diversas localidades do país. Então, testamos nosso próprio canal de varejo, com as lojas próprias. Dessa forma, com a abertura de dez unidades no país, resolvemos abrir a primeira franquia”, diz Roberto Postel, diretor-superintendente da Primícia. Assim, a meta para este ano é abrir mais cinco lojas e outras 21 unidades franqueadas em 2014.

Franquia Domino’s quer mais pizzas de Norte a Sul

A rede de pizzarias Domino’s, segue em ritmo expansão para o Norte e Nordeste, além do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, interior de São Paulo e Distrito Federal. No Rio de Janeiro, a prioridade são os bairros da Zona Norte da cidade e a Baixada Fluminense. Porque o objetivo é consolidar a marca e chegar a novos mercados.

Quiosques, a opção da Ornatus para crescer

O Grupo Ornatus apresentou na feira da ABF, no Rio, o modelo de quiosques. Além de espaço em academias e hospitais, querem atingir postos de gasolina e empresas.

Toca do Biscoito tem novo formato de loja

A rede de franquias Toca do Biscoito lança um novo modelo de negócio para shoppings e galerias comerciais. As lojas de vão de 30 a 45 metros quadrados e o investimento de R$ 100 mil. Gerenciado pela holding grupo Albero, pretende ampliar o faturamento em 50% esse ano.

Oportunidades

As vending machines invadem o mercado de franquias. Fabricante desse tipo de máquina, a QAB Vending Machines foi apresentar as novidades da empresa, que tem agora a opção de um leitor de cartão de crédito, durante a Rio Franchising Business.

A microfranquia das máquinas, a partir de R$ 15 mil, permite a instalação em empresas, bares, boates, academias, escolas e hospitais. Além disso, dependendo do produto, o fabricante fornece a reposição dos itens.

  • A ABF e a Associação Franquia Sustentável (Afras) realizam, no dia 3 de outubro, a 5ª edição do Simpósio ABF Afras de Sustentabilidade. “O franchising pode colaborar e muito para uma nova consciência. Principalmente por ser necessária para o futuro dos mercados”, diz o presidente da Afras, Cláudio Tieghi. Inscrições abertas.
  • De 30 de outubro a 3 de novembro acontece a 13ª Convenção ABF do Franchising, na Bahia. O comportamento do varejo mundial, a expansão de redes e o cenário do franchising brasileiro serão discutidos por palestrantes.

Fonte: Brasil Econômico

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Posts relacionados

Deixe um comentário