A franquia Casa de Bolos é pioneira no Brasil no ramo de bolos caseiros, e também a maior do país nesse setor. A marca acumula 423 lojas distribuídas em 183 cidades, com uma loja sempre pertinho de cada consumidor. São 110 sabores de bolos caseiros, de que são vendidos 55 mil unidades por dia, todos fresquinhos, saindo do forno. Não é pouca coisa, e isso mostra o tamanho dessa marca que fica cada dia mais gigante no Brasil.
Com bastante reconhecimento no mercado nacional, a franquia Casa de Bolos foi a primeira a começar um modelo de negócios baseado em fazer bolos caseiros e proporcionar às pessoas momentos de felicidade em família. A partir do sucesso da marca, outras franquias semelhantes surgiram. Porém, a Casa de Bolos continua se destacando. Ela possui o Selo de Excelência da ABF franchising desde 2018, e está entre as 50 maiores franquias do país.
Tem um negócio na área da alimentação e quer ajuda para transformá-lo em um império como a rede Casa de Bolos? Fale com um dos nossos especialistas!
Um dos principais objetivos da marca é atingir a máxima expansão possível, e eles inauguram uma nova unidade quase todos os dias. Para isso, a franquia Casa de Bolos oferece modelos de franquia mais baratos e acessíveis também para cidades pequenas, a partir de 20 mil habitantes. Para o franqueado, são várias as vantagens da franquia, que oferece treinamento e assessoria constante na sede da empresa. Gostou? Saiba mais sobre essa franquia de sucesso no artigo que preparamos logo abaixo.
História da franquia Casa de Bolos
Tudo começou em 2010 em Ribeirão Preto, SP. Um dos filhos da Vó Sônia, na época, estava desempregado, e estava buscando algo para fazer para conseguir pagar as contas. Foi então que tiveram a ideia de abrir um dos seus costumes mais gostosos para o mundo. Comer um bolo quentinho à mesa com a família trazia uma sensação de retornar àquilo que era mais fundamental e importante, ainda que em um clima de humildade.
A primeira loja, assim, foi aberta, e fez um sucesso enorme imediatamente. No mesmo ano, os irmãos decidiram aumentar o negócio, e ao final de 2010 já eram cinco lojas. No ano seguinte, decidiram ampliar a marca por meio do franchising, e alcançaram um sucesso interminável.
As receitas são todas inspiradas na maneira de fazer bolos que a Vó Sônia ensinou aos filhos. Acolhendo os corações com um bolo quentinho e com um momento em família, a franquia Casa de Bolos mantém uma das tradições mais gostosas que existem.
Em 2018, pela primeira vez, a franquia Casa de Bolos conquistou o selo de excelência da ABF franchising, e entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil. Desde então, a marca tem um crescimento ordenado e focado em abrir a maior quantidade de unidades possível, e vem fazendo muito sucesso.
A diversidade dos bolos caseiros da marca
A Franquia Casa de Bolos tem o orgulho de oferecer bolos caseiros, artesanais, feitos com alimentos saudáveis e sem ultraprocessamento. Não são utilizadas essências, massa pronta, ovo em pó, conservantes, nem nada semelhante, mantendo, realmente, o modelo de bolo feito em casa.
São mais de 100 sabores para escolher, entre bolos simples, com e sem cobertura, tortas, e saudáveis, feitos para serem aproveitados por todo mundo, atendendo a todos os gostos e necessidades. Entre as variedades de produtos oferecidos pela franquia Casa de Bolos estão:
Bolos de Aniversário
Com opções mais baratas de bolo de aniversário, a franquia oferece os sabores de bolo de churros, abacaxi, morango, leitinho, chocolate e nozes para sua festa.
Bolo Baby
Uma opção um pouco menor e mais barata dos bolos da franquia Casa de Bolos, “perfeito para um café a dois”, como diz a própria marca.
Bolo Caseiro no Pote
Nos últimos anos, a febre do bolo do pote chegou transformando nossas formas de comer bolo: com muito mais cobertura e recheio. A franquia Casa de Bolos acompanhou a ideia, e lançou sua linha de bolos caseiros no pote: tem no tamanho individual e no tamanho família.
Cucas
A Cuca é uma adaptação da culinária alemã, com bolos com uma massa um pouco diferente, mais baixa, e açucarada por cima. Na franquia Casa de Bolos, você encontra cuca de goiabada, de banana, de chocolate, de maçã e nozes, e de coco.
Bolo Diet
São bolos diet integral, sem açúcar e com todos os ingredientes integrais, como a farinha e o leite. Existem os sabores: laranja, limão, maracujá e maçã.
Bolo Funcional;
São bolos com propriedades saudáveis, antioxidantes e nutritivas. A franquia casa de bolos oferece bolo funcional de cenoura e chocolate.
Bolo Mini
O bolo mini, como o próprio nome diz, é uma miniatura dos sabores de bolos convencionais que a franquia Casa de Bolos possui.
Sobremesas geladas
Alguns bolos especiais são sobremesas geladas, como o pudim, bolo tapioca gelado, bolo brigadeirão e panna cotta.
Tortas
Existem também as opções de tortas na franquia casa de bolos, as opções são de banana, abacaxi ou mista.
Características da Franquia Casa de Bolos
Cada empresa tem sua essência: seu jeitinho inconfundível que faz com que ela se diferencie no mercado e que conquista o coração dos clientes. Com a franquia Casa de Bolos não é diferente. É muito importante para a marca transmitir a sensação de vida caseira e de simplicidade para os clientes.
Essas características fundamentais precisam ser mantidas em todas as unidades de uma franquia, para que os clientes se sintam no mesmo local em qualquer loja em que entrar. Isso faz toda a diferença na hora de escolher consumir em uma marca ou na concorrência: a identificação com a missão, valores e visão da empresa.
Confira, abaixo, quais são esses três tópicos para a Franquia Casa de Bolos, de acordo com as palavras da mesma:
Missão
Oferecer às pessoas produtos de qualidade que garantam sua satisfação, agregando sabor e valor às suas vidas, trazendo à lembrança coisas que são realmente importantes.
Visão
Ser referência em bolos caseiros. Ser exemplo em conduta e processos. Ser inspiração para o resgate de valores, construindo pontes entre as pessoas.
Valores
Simplicidade: optar pelo simples é escolher um caminho para a felicidade; Família: a razão do nosso sucesso; Humildade: crescer sem perder a essência.
Vantagens de abrir uma franquia Casa de Bolos
Como já falamos, abrir uma unidade da franquia casa de bolos pode ser uma ótima escolha, porque a marca está consolidada no país. Ela é muito forte, promete bons lucros, assistência ao franqueado, grande clientela e tem uma prospecção de crescimento bem forte.
Mais que isso, o ramo de franquias de alimentação no Brasil é o que mais se destaca. Ele é o que mais possui marcas franqueadas no país, e também é o que mais fatura, gerando empregos e movimentando a economia. É importante considerar que o brasileiro tem o hábito de consumir alimentos de fora. Além disso, de acordo com o Euromonitor, o Brasil é o 7º mercado do mundo quando o assunto é consumo de bolos industrializados.
Então, se você está pensando em abrir uma franquia casa de bolos, as vantagens são muitas. Acompanhe algumas delas:
Assistência da franqueadora
De acordo com a Franquia Casa de Bolos, o franqueado recebe assistência total em todas as etapas do seu negócio. Com um Centro de Treinamento, assessoria completa e o Centro de Distribuição da marca, não há com o que se preocupar, e o novo empreendedor não estará sozinho.
Franquia premiada e reconhecida
A Franquia Casa de Bolos é a mais respeitada do seu ramo, que só cresce e se solidifica no país. O reconhecimento de uma franquia mostra que ela tem feito um trabalho responsável e de qualidade tanto para a sociedade quanto para seus franqueados. Assim, os prêmios de uma franquia indicam muito se é ou não um bom negócio investir nela.
Franqueados satisfeitos
A maior parte dos franqueados da Franquia Casa de Bolos, mais de 70%, tem mais de uma unidade, ou seja, são multifranqueados. Isso só revela que quem é dono de uma unidade está feliz com a marca, e que a franqueadora cumpre com o que promete.
Pioneira no ramo no Brasil
A primeira marca de um tipo de produto ou serviço é aquela que passou mais tempo no ramo, e que aprendeu o que dá certo – tanto que inspirou todas as outras. Por isso, geralmente a pioneira tem mais credibilidade que todas as outras, porque é dela a ideia original.
Matérias-primas naturais e processos com garantia de cuidado
Uma das maiores preocupações de uma pessoa ao abrir uma empresa, principalmente do ramo alimentício, é com a qualidade dos produtos que irá distribuir. É importante que eles sejam de primeiríssima qualidade, para atender às demandas dos clientes, mas também se preocupando com a saúde e bem estar de todos eles.
Royalties e taxa de propaganda fixos
Uma das características de uma franquia que mais são capazes de te fazer lucrar é a taxa de royalties e propaganda fixa. Isso porque, conforme você cresce e fatura mais, esse valor representa uma fatia cada vez menor do valor total, e você tem mais margem para lucro. A taxa é de 1,5 salários mínimos no caso dos royalties, e a propaganda está incluso nesse valor, ou não é cobrada. Essa é uma das maiores vantagens de abrir uma franquia casa de bolos: uma lucratividade alta.
Grande margem de lucro
A margem bruta de lucro da Franquia Casa de Bolos é de 60%. Já a margem líquida é de 15% das lojas standart, e de 20% para lojas fit. Em um faturamento médio entre R$ 20 mil e R$ 60 mil, o maior lucro seria de R$ 12 mil, e o menor de R$ 3 mil.
Perfil do franqueado Casa de Bolos
Para ser um franqueado da franquia Casa de Bolos, que só cresce, é preciso cumprir com alguns requisitos básicos. A marca está constantemente em busca de expansão, e para isso, define o franqueado ideal de que precisa. Em geral, é preciso estar disponível e interessado em trabalhar pela marca, e ter a capacidade de fazer isso. Alguns pontos que a franquia casa de bolos busca em seus franqueados são:
Ser empenhado
Claro, o mais importante, e também básico, não só para ser franqueado, mas para empreender em qualquer negócio, é se esforçar para dar certo. Ao executar uma empresa, é preciso se empenhar em tarefas como conquistar clientes, construir uma boa relação com os funcionários, com a franqueadora, e também é preciso persistir nos momentos de crise e dificuldade. Portanto, ser empenhado é a regra básica para ser um franqueado Casa de Bolos.
Porém, a marca já esclarece nesse ponto em seu site: não é necessário ter experiência com cozinha para ter uma unidade da franquia Casa de Bolos. Todas as receitas são passadas, ensinadas, e até mesmo os ingredientes são padronizados. Então, não desanime se você quer ter uma franquia de alimentação mas não é muito experiente com cozinha: você vai aprender tudo do zero, sem nenhum problema.
Ter facilidade em seguir regras
Um ponto muito importante para qualquer franqueado é seguir regras. Geralmente, um dos pontos de maior dificuldade para se ter uma franquia é a baixa possibilidade de inovar. Uma franquia precisa seguir o mesmo padrão em todas as suas unidades, com um atendimento semelhante, e produtos idênticos. É preciso que você consiga comprar um sanduíche do Burger King em São Paulo e outro em Fortaleza e os dois serem exatamente iguais.
Por isso, a franquia casa de bolos pede que os franqueados, com um autoconhecimento em dia, saibam que são capazes de seguir regras. E nisso entra toda a estrutura da franquia: a identidade visual será a mesma, a forma de gerenciamento, o padrão das taxas, a forma de produzir os bolos e até a maneira de atendimento precisam seguir regras pré-estabelecidas.
Então, se seu objetivo é inovar, tem um perfil mais criativo, e tem dificuldade para seguir regras e fazer tudo sempre do mesmo jeito, talvez o ideal seja abrir seu próprio negócio, e não uma franquia. Para prevenir casos de não sucesso, a franquia casa de bolos já procura franqueados que entendam o modelo do franchising, e se considerem aptos para seguir regras.
Ser determinado, sem necessidade de experiência com empreendedorismo
A determinação é uma característica muito importante para ter sucesso em qualquer negócio ou empreendimento. É preciso superar momentos difíceis, baixas em vendas, crises econômicas locais ou no país, e resistir até mesmo nos momentos de baixa motivação ou de dificuldade na vida pessoal.
Todos os negócios possuem períodos de maior venda e menor venda. Por exemplo, em cidades muito comerciais, nos meses de férias escolares é comum que as famílias viagem e as vendas sejam menores. Também é comum que janeiro seja um mês de baixa nas vendas, depois dos altos gastos que as pessoas tiveram com o natal e ano novo. Além disso, momentos como a pandemia de covid-19 geram uma recessão generalizada, o que é capaz de desmotivar muita gente. Porém, usando o mesmo exemplo, é comum que o mercado se rearranje e retome suas atividades. Por isso, é preciso ter determinação para passar por esses momentos difíceis, e aguardar os próximos, sem desistir.
A determinação é uma característica muito comum dos empreendedores, mas não é exclusiva deles. Não é preciso, portanto, já ter experiência com empreendedorismo para ingressar na franquia Casa de Bolos. O modelo de microfranquia, por exemplo, estimula que novas pessoas comecem na marca, sem nunca ter empreendido.
Ter disposição para operar o negócio no dia a dia
A disponibilidade para empreender é um requisito para a franquia Casa de Bolos. Existem algumas marcas, e alguns empreendedores, que não ficam por conta do negócio, mas deixam com funcionários o trabalho diário. Assim, eles conseguem manejar somente as maiores questões, e não precisam estar na loja no dia a dia. Isso pode acontecer muito com franquias maiores, ou também com aqueles empreendedores que têm vários negócios.
Nesse caso, porém, é preciso que o franqueado opere a franquia casa de bolos todos os dias, e esteja lá para gerenciar, para eventualmente atender os clientes, e também para manter contato com a franqueadora.
Disponibilidade financeira compatível com o necessário para o ingresso na Franquia
Algumas franquias conseguem fazer condições para o investimento inicial do franqueado, como parcelar a quantia total. No entanto, é importante que o candidato a franqueado tenha condições e viabilidade financeira para abrir o negócio, e fazer ele dar certo. Geralmente, as franquias têm uma taxa inicial que é mais alta, contendo todas as despesas para abertura da loja, como taxa de franquia, mobiliário, construção, papelada, etc. Depois, leva um tempo até que esse dinheiro retorne, para que o franqueado comece a ter lucro. Para esperar até lá, também é necessário ter um capital de giro.
Então, a franquia Casa de Bolos exige que o franqueado tenha disponibilidade financeira para ingressar na marca, já que é importante conseguir arcar com todas as necessidades de uma nova unidade. Não é possível começar com aperto financeiro, ou com dúvidas se o dinheiro vai dar: é preciso realmente ter essa disponibilidade financeira tranquilamente.
Modelos de negócio
Para a franquia Casa de Bolos, assim como para a maior parte das franquias, não existe só um modelo de negócio. Já reparou que existem lojas maiores e menores da mesma marca? Elas provavelmente têm um custo diferente para o franqueado, e exigências diferentes também. Por exemplo, existem as lojas de rua, lojas de shopping, que costumam ser menores, lojas com drive-thru, quiosques (que são bancadas que ficam no meio dos corredores de shopping), e as minifranquias, que operam somente online.
A franquia Casa de Bolos abriu, em 2021, seu modelo de microfranquia. Microfranquia é uma franquia como qualquer outra, mas que tem um investimento inicial de até 3 vezes o PIB atual do país. Atualmente, isso representa 105 mil reais, aproximadamente. Essa iniciativa de implementar a microfranquia é uma forma de democratizar o acesso ao franchising, e de ampliar ainda mais a expansão da marca.
Standart
O modelo standard é o padrão da franquia Casa de Bolos. Com a loja completa, ele é indicado para cidades com mais de 80 mil habitantes. A área mínima da loja é de 100 m², e precisa ter mais de 4 funcionários, além do franqueado presencialmente. O investimento é de R$ 70 mil para implantação, R$ 18 mil de estoque inicial, além da taxa fixa de R$ 61 mil, e mais o royalty de 1,5 salário mínimo. No total, o investimento chega na casa dos R$ 250 mil.
Fit
A franquia fit é uma possibilidade um pouco menor e mais barata para a franquia Casa de Bolos. Ela possui um investimento menor, é possível de ser implementada em cidades menos populosas, e exige menos funcionários. Ela pode ser instalada em cidades de até 80 mil habitantes, tem uma área mínima de 60 m², e exige dois funcionários além do franqueado. Nesse modelo, o franqueado gasta R$ 55 mil para implantação da franquia, R$ 8 mil para comprar o estoque inicial, mais a taxa fixa e royalties.
Mini
A franquia Casa de Bolos mini é uma forma ainda mais barata de investir na marca. Ela tem um aluguel reduzido, pois só precisa de 30 m² para operar, e necessita de apenas mais um funcionário além do franqueado. O cardápio também não é totalmente mantido, sendo que a franquia mini só comercializa os bolos mais vendidos da marca. O investimento total fica por volta de R$ 105 mil.
Suporte ao franqueado
Um dos diferenciais da franquia Casa de Bolos é o grande suporte que ela consegue oferecer aos franqueados. Um acompanhamento completo, em todas as etapas da franquia é oferecido. Começando pela abertura do negócio, a Casa de Bolos auxilia os novos franqueados a escolher o ponto comercial, a abrir a loja, e a inaugurá-la. Além disso, por meio do Centro de Treinamento da marca, localizado em Ribeirão Preto, os franqueados aprendem todos os procedimentos padrão, e se familiarizam com a franquia, saindo de lá completamente apto para dar seguimento à sua própria unidade.
A partir da nova unidade instalada, o franqueado recebe apoio por meio de uma assessoria contínua. São mais de 40 funcionários à disposição sempre que os franqueados precisam, na Sede Administrativa.
Por fim, os franqueados recebem auxílio da franqueadora na hora de manter a qualidade e padrão dos produtos, por meio do Centro de Distribuição Dedicado da Franquia Casa de Bolos. Assim, todos os ingredientes são os mesmos, e a qualidade dos bolos se mantém.
Valores de investimento
Agora, se depois de ler tudo isso você está decidido a investir em uma Franquia Casa de Bolos, saiba quais são os valores de investimento que você precisará desembolsar. Lembrando que todos os valores apresentados se referem a um investimento inicial, que abarca a taxa de franquia e todos os custos para começar, como instalação de uma loja, arquitetura, compra de materiais, móveis, matéria-prima etc.
Além disso, é importante ressaltar que o investimento não precisará ser refeito em nenhum momento. Depois de entregar o valor inicial, a única preocupação do franqueado é em pagar as taxas mensais para a franqueadora. Assim, ele possuirá retorno financeiro dentro de algum tempo, de acordo com a quantidade de faturamento e com as taxas obrigatórias. O tempo para para retorno é o tempo necessário para que o franqueado comece a lucrar e já tenha de volta todo o valor gasto para investir.
A taxa de franquia fixa da Casa de Bolos é de R$ 61 mil. Esse é o valor pago pelo franqueado pelo direito de uso da marca e patente, que é justamente o ato de franquear. Os números aproximados para investir na Franquia Casa de Bolos são os seguintes:
- Investimento total: a partir de R$ 75 mil até R$ 250 mil
- Taxa de franquia: R$ 61 mil
- Royalties: 1,5 salário mínimo
- Faturamento médio: entre R$ 20 mil e R$ 60 mil
- Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
Franquias de bolo caseiro
1. Bolos da Fazenda
A franquia Bolos da Fazenda tem seu foco em bolos caseiros, com uma cara que remete à comida feita pelas avós. Dão sensação de cuidado e carinho que se espera de algo inspirado na fazenda. O cardápio, no entanto, não se limita aos bolos convencionais, mas tem opções sem açúcar e integrais, e ainda opções de salgados e tortas doces. Somam-se mais de 40 modelos de produtos comercializados por essa marca. A restrição para instalação de uma nova unidade, é apenas que a cidade tenha uma quantidade de habitantes superior a 80 mil.
- Investimento: R$ 98.000 até R$ 110.000
- Faturamento: R$ 40.000
- Prazo de Retorno: 1 até 36 meses
2. Bolos do Cerrado
Criada em 2012 e com 46 unidades, a franquia Bolos do Cerrado atua com bolos, tortas, mousses, pães etc. São muitas as opções de sabores, entre integrais, tradicionais, veganos, entre outros. A marca foi criada em Goiânia, GO, e tem sua sede na capital goiana. A franquia de bolos vende um modelo seguro de franquia, que possibilita que as pessoas que sempre quiseram abram seu próprio negócio.
- Investimento: R$ 190.000 até R$ 200.000
- Faturamento: R$ 55.000
- Prazo de Retorno: 1 até 36 meses
3. Delícia de Bolos Caseiros
Uma franquia barata e lucrativa, a franquia Delícia de Bolos Caseiros oferece uma das taxas mais baratas do mercado, e uma margem de lucro de até 40% do faturamento da franquia. A marca foi criada em 2016, e tem o objetivo de tornar possível que pessoas que gostam do ramo consigam entrar no mercado de trabalho formal. A microfranquia é um negócio simples, fácil de operar e familiar.
- Investimento: R$ 80.000
- Faturamento: Não informado
- Prazo de Retorno: 12 até 18 meses
4. Fábrica de Bolo Vó Alzira
Concorrente da franquia Casa de Bolos, a Fábrica de Bolos Vó Alzira tem 300 unidades por mais de 70 cidades do Brasil. São 600 mil bolos comercializados por mês, e 1200 empregos gerados pela marca. Ela tem como carro chefe o bolo caseiro, mas também oferece bolos de festa, bolos recheados, bolos de pote, cupcakes, salgados, sorvetes, minicake, cafés e bebidas. Um diferencial da marca é que ela não cobra royalties.
- Investimento: R$ 75.000 até R$ 220.000
- Faturamento: R$ 35.000 a R$ 80.000
- Prazo de Retorno: 20 até 36 meses
Conclusão
A franquia Casa de Bolos é referência nacional e pioneira no ramo de venda de bolos caseiros e artesanais. A marca foi a criação de uma família simples em um momento de dificuldade, e sua principal filosofia é proporcionar momentos familiares com aquilo que mais importa para seus clientes, que é a sensação de acolhimento e simplicidade. A franquia de bolos está em ampla busca de crescer e de alcançar o maior número de unidades possível. Já são mais de 400 espalhadas pelo Brasil.
A marca é premiada, e oferece diversas condições favoráveis aos franqueados, como modelos mais baratos, suporte completo, e a maioria dos franqueados possuem mais de uma unidade, o que mostra seu contentamento com a franquia Casa de Bolos. A empresa também é dona de 4 selos de excelência da ABF franchising, além de estar entre as maiores 500 franquias do Brasil.
Se você quer abrir uma unidade da marca, é importante ter certeza de que o ramo é compatível com seus objetivos, e, claro, estudar muito sobre. Apesar de o franchising ser um modelo muito seguro, é importante ter certeza de todas as decisões, para proporcionar sempre os melhores resultados. Para isso, é sempre indicado recorrer a profissionais experientes no ramo, para acompanhar todo o processo de abertura da franquia.
Agora se você tem uma loja de bolos e ficou inspirado para transformar a sua marca em uma rede de franquias de sucesso, conheça o serviço de formatação de franquias:
O Grupo Goakira é um conglomerado de empresas que oferece todos os serviços necessários dentro do franchising e do varejo. Atuamos com anos de experiência e prêmios acumulados, criando muitos cases de sucesso! Já conquistamos 6 vezes o Selo ISO 9001 de qualidade. Atuamos com as diversas frentes do varejo e franchising, incluindo formatação de franquia, estudos de geomarketing, planejamento arquitetônico, design, live commerce, entre outros serviços. Entre em contato e teremos o prazer de fazer uma proposta.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin