Uma das melhores formas de empreender é escolher uma franquia de nicho específico. Franquia de comida saudável é um exemplo! Assim, seu estabelecimento adquire um público que, apesar de não ser abrangente, é fiel. Nesse sentido, no setor de restaurantes, um segmento que pode ser boa escolha é o de franquias de alimentação saudável.
Afinal, ter uma alimentação balanceada traz inúmeros benefícios. Por exemplo, saúde física, já que fornece muitos nutrientes. Assim, auxilia na saúde mental, por causa das vitaminas e minerais. Além disso, mais especificamente, alimentação saudável é bom para
- Prevenção de doenças;
- Saúde cardiovascular;
- Energia e crescimento.
Por isso, muitas pessoas optam por um cardápio saudável no dia a dia. Ademais, além de ser uma opção com bom público, seu fator positivo é que o empreendedor sabe que faz diferença na vida dos clientes.
Dessa forma, o investimento em franquia de comida saudável ou franquias de alimentação saudável baratas pode ser uma ótima opção para empreendedores.
Posts para ler no Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
- Como abrir uma franquia de sorvete
No mundo todo, a preocupação da sociedade com os rumos da alimentação vem crescendo. As pessoas vêm cada vez mais se questionando sobre como criar hábitos saudáveis e fugir de alimentos e rotinas que não fazem bem à saúde. Seguindo essa tendência, as franquias de comida saudável surgem como uma opção de investimento para quem não quer ficar para trás.
No ramo de comidas saudáveis, há um amplo leque de variedades, com enfoques diferentes, mas algumas características em comum: alimentos saudáveis, rápidos, baratos para o consumidor e lucrativos para quem empreende.
Neste post, explicaremos a ascensão do mercado de franquias de alimentação e apresentaremos alternativas de investimento para o empreendedor se inspirar e entrar em um novo negócio.
O que é franquia?
Antes de partirmos para exemplos de franquia de comida saudável, é fundamental saber o que são as franquias, como esse modelo de negócio funciona e como ele é operado.
Caso você ainda não esteja familiarizado, o franchising é um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia, até franquia de comida saudável, é um modelo de negócio de sucesso replicável.
No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.
Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar o formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido.
Assim, o franqueador de franquia de comida saudável assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.
Então, diferentemente do licenciamento, o franchising conta com sistema de legislação, a partir da Lei de franquia, e precisa seguir uma padronização. Além disso, no processo de formatação da franquia são criados documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.
Lei de franquias
A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia de comida saudável possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.
Por isso, quando procurar por uma franquia de comida saudável, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:
- Histórico resumido da franquia de comida saudável;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
Taxas e royalties
O empreendedor que deseja investir em franquia de comida saudável (ou de qualquer outro tipo) deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.
Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.
A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquia de comida saudável para todos os bolsos.
A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.
A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – franquia de comida saudável, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.
Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.
História do modelo
Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma de fazer negócio jovem, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising, como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquia de comida saudável está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia da covid-19. As expectativas para o ano de 2022 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica.
Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata no setor de alimentação é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira em um setor que só cresce ainda é bastante alta.
Tipos de franquias
As franquia de comida saudável, hoje em dia, são muitas, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia de alimentação, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.
Existe franquia de comida saudável, franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, franquia de comida saudável, evidentemente, se encaixam no setor de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
Houve um tempo em que as franquias de alimentação eram resumidas, basicamente, em multinacionais de fast food e suas variantes mundo afora. McDonald’s, Burger King, KFC e Bob’s, só para citar alguns exemplos, sempre eram lembradas como as únicas alternativas para quem quisesse fazer lanches rápidos pela manhã, durante o dia, após o expediente ou até levar a família num final de semana.
Mas este panorama está mudando. As franquias de alimentação saudável vêm conquistando cada vez mais pessoas por aí e se provando como opções viáveis tanto para os consumidores, que não torcem mais o nariz para alimentos mais orgânicos e naturais, quando para os investidores, que acompanham o crescimento deste mercado ao longo dos anos.
Especialistas já vêm apontando que o segmento de franquia de comida saudável está em expansão, com números bastante animadores — um crescimento de 95% de 2013 a 2018. Esse crescimento se dá porque os consumidores estão mudando a percepção do que é considerado saudável. Segundo um estudo realizado pelo portal Minha Vida, refrigerantes e alimentos industrializados foram considerados os produtos menos saudáveis, enquanto produtos orgânicos e ricos em fibras foram escolhidos como os que oferecem maior saudabilidade ao consumidor.
Um dos trunfos de franquia de comida saudável é a possibilidade de atingir públicos diferentes de maneira mais ampla. Por exemplo, a mesma loja pode atender uma pessoa que tem intolerância à lactose ou ao glúten, que prefere tomar sucos integrais, sem conservantes e açúcares, que querem produtos como sucos detox, marmitas fit, linhas especiais (como pastas de amendoim com chocolate ou shakes com iogurte grego), pessoas mais velhas que querem mais qualidade de vida na terceira idade, adolescentes que viram o último vídeo do TikTok e decidiram se alimentar melhor… É uma verdadeira infinidade de consumidores, não é?
Por isso, em geral, franquia de comida saudável traz muitas variações em seus cardápios. Entre os produtos fornecidos para os clientes, podemos citar os clássicos sucos, saladas e produtos naturais, bem como pratos como wraps, tapiocas, omeletes, smoothies, vitaminas, sobremesas, marmitas fit, grelhados e até açaí. E toda essa linha de produtos é pensada para que o cliente consuma de forma prática e rápida, sem deixar a saúde de lado.
Além disso, franquia de comida saudável também abre espaço a cardápios mais focados em dietas restritivas, sucos detox e alimentos funcionais. Existem marcas que permitem até que o consumidor faça seu próprio prato, customizando as refeições de acordo com os ingredientes que ele preferir.
Em geral, o ramo de comidas saudáveis ainda tem bastante a crescer. Mas é possível considerar que o desafio mais importante que esse nicho tem pela frente é manter o bom padrão de qualidade dos alimentos. Afinal, é sempre mais difícil trabalhar com ingredientes 100% frescos e orgânicos.
Dessa forma, os profissionais que se envolverem com franquia de comida saudável devem ter atenção especial ao funcionamento dos estoques e armazenamento de produtos, além de observar a homologação dos fornecedores e a preparação dos pratos, de modo que esteja tudo em pleno funcionamento.
O que é uma franquia de alimentação?
A franquia, ou franchising, é considerada um modelo ne negócios em que os donos de uma empresa cedem os direitos de utilização da marca para um empresário. Assim, existe uma relação de franqueado-franqueador.
Abrir uma unidade de franquia é considerado vantajoso pois o franqueador já apresenta gestão eficiente e bem sucedida no mercado. Então, ele passa ao franqueado todo o know-how, além de treinamentos e suporte.
Nesse sentido, uma franquia de comida saudável costuma ser uma das opções de negócios mais lucrativas. Afinal, além de ser o setor mais tradicional do franchising, é um dos que mais tem potencial de crescer. Por exemplo, para se ter uma ideia, durante a crise causada pela pandemia, o setor faturou R$ 40,8 bilhões, liderando os ganhos no ano de 2020.
Como investir em franquia de comida saudável?
Antes de efetuar o investimento em franquia de comida saudável, é importante levar em consideração que o leque de opções é bastante diverso.
Por exemplo, existem franquia de comida saudável focadas apenas em um tipo de prato, como as franquias de sucos, de saladas ou de marmitas fit. Por sua vez, também há negócios que oferecem um cardápio mais vasto, indo desde a primeira refeição do dia até o jantar.
Os formatos do negócio também são bem diferentes entre si. Afinal de contas, há modelos de franquia de comida saudável que oferecem o serviço tradicional de restaurantes, existem os quiosques, pontos de fast food, empórios e, principalmente nos últimos tempos, os serviços que funcionam apenas por entrega, sendo produzidos nas “dark kitchens” (galpões com cozinhas que preparam produtos para delivery).
Por isso, antes de investir em franquias baratas de alimentação saudável, o empreendedor deve entender quais são as estratégias daquele negócio e quais motivos levam um consumidor a optar por uma marca em detrimento da outra.
Outros pontos a se analisar também são o plano de negócios e o suporte que a franqueadora oferece a quem quer ser franqueado da franquia de comida saudável.
Se o investidor se identificar com o ramo de comidas saudáveis e com a franquia de comida saudável a qual ele quer representar, melhor ainda. Segundo os especialistas, os consumidores são mais atraídos por locais onde o empreendedor tenha afinidade com o produto oferecido, além dos conceitos visuais e métodos de trabalho da marca.
Por isso, também, o interessado em investir em franquia de comida saudável, além do aporte financeiro necessário, deve dedicar bastante tempo ao negócio, principalmente nos estágios iniciais, fundamentais para a consolidação daquela unidade da marca. Isso quer dizer trabalho em horários além do período comercial mais tradicional, onde o fluxo de pessoas costuma ser ainda maior nas ruas, pontos de venda, shoppings, entre outros locais.
Franquias de alimentação: investir em aplicativos
Com as inovações tecnológicas, as demandas do mercado, dos consumidores e, também a pandemia da covid-19, os aplicativos de delivery de comidas adentraram a casa dos brasileiros e, com as franquias de alimentação, não poderia ser diferente. Estima-se que apps como o iFood e o Rappi já respondem por pelo menos 30% dos pedidos dos clientes no Brasil.
Isso faz com que se torne mais provável que as marcas busquem fazer um maior uso da internet para comercializar os seus produtos. Uma alternativa interessante para as empresas é, além da utilização de aplicativos de terceiros, investir em suas próprias aplicações, eliminando um ser da cadeia. É comum franquias de alimentação que vendem e entregam seus pedidos por conta própria através de aplicativos apresentarem melhores resultados do que seus concorrentes.
Afinal, como esse meio de entrega de alimentos está em um bom momento, o investidor deve levar esse fator em consideração antes de colocar seu dinheiro em alguma franquia barata de alimentação. É importante pesquisar bastante, de forma a não cometer erros no presente ou se enganar no futuro.
Franquia de comida saudável: as melhores opções de investimento
Os consumidores têm prestado cada vez mais atenção no que consomem. Isso é alavancado principalmente pela busca de marcas que tenha valores próximos aos seus hábitos e ideais.
Ficou interessado em investir em franquias de alimentação e em mostrar aos consumidores como criar hábitos saudáveis? Apresentamos para você algumas opções de franquia de comida saudável que estão fazendo grande sucesso no paladar brasileiro:
1. Sucão
A franquia Sucão é especializada em sucos naturais, saladas, refeições completas, sobremesas e lanches saudáveis. Essa franquia de comida saudável criada em 1975, tem como missão a busca de franqueados que queiram ter seu próprio negócio. Dessa forma, em 2021, a marca entrou no ranking de melhores franquias do ano, ganhando cinco estrelas pelo feito.
Além disso, o investidor pode escolher entre quatro modelos de negócio: loja de shopping, loja de rua, quiosque ou container.
- Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
- Retorno do investimento: de 14 a 34 meses
2. Bioflora
A marca Bioflora deseja cuidar da saúde, mantendo o bem estar das pessoas, através de uma suplementação natural e balanceada. Utiliza para isso a experiência de mais de 20 anos de seus fundadores na indústria de suplementos alimentares. Além dessa importante motivação, pela sociedade criada, foi ainda agregada ao negócio a expertise em administração, contabilidade e estratégia.
Um vantajoso diferencial para a marca é a possibilidade de um serviço do tipo “home based”, que leva o custo de uma loja como essa a um valor muito próximo ao zero. O responsável por uma unidade, tem a possibilidade de atuar em locais que fazem a revenda dos produtos, posterior a um acordo firmado para fornecimento dos produtos, com academias, nutricionistas ou lojas de suplementos. Os custos de implantação correspondem com a disponibilidade do franqueado. Há diferentes opções, desde o menor valor, até valores um pouco mais altos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 11,99 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
- Prazo de retorno: de 4 a 6 meses
3. Mr. Fit
O restaurante foi criado em 2013, com a proposta de oferecer alimentação saudável com preço acessível. Dessa forma, hoje, as franquias de alimentação da rede contam com mais de 450 unidades espalhadas pelo Brasil e até em Portugal.
O franqueado tem um cardápio padrão formado por refeições completas, sanduíches e também açaís. Com esse mix de produtos, é possível chegar a consumidores em diferentes momentos do dia e em diversos pontos, pois a franquia Mr Fit possui seis modelos de negócio. Nesse sentido, conta com lojas de rua tradicionais, lojas de rua gourmet, loja de shopping, cafeteria saudável, delivery tradicional e home based.
- Investimento: a partir de R$6.200
- Faturamento médio mensal: R$90.000
- Retorno do investimento: de 10 a 36 meses
3. Megamatte
A franquia Megamatte propõe qualidade de produtos e bem-estar dos clientes. Por isso, o carro-chefe da marca é o mate 100% natural, além de oferecer uma gama de bebidas quentes e geladas.
Além disso, a franquia de comida saudável Megamatte ganhou o selo de Excelência em Franchising por 11 anos pela Associação Brasileira em Franchising e hoje tem mais de 120 unidades.
- Investimento: a partir de R$199.000
- Faturamento médio mensal: R$45.000 a R$75.000
- Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
4. Fruit Truck
A franquia Fruit Truck foi criada em 2015 e é uma rede de franquia de comida saudável que comercializa açaí, cupuaçu e salada de frutas. Dessa forma, comparada a outras sobremesas geladas, o açaí é uma opção mais saudável graças aos inúmeros benefícios do fruto. Além disso, é possível fazer combinações deliciosas.
Ademais, o modelo de negócio dessa rede de franquias de alimentação é um food-truck. Assim, é possível se locomover pela cidade em pontos estratégicos, explorando potenciais públicos-alvo.
- Investimento inicial: R$30 mil
- Faturamento médio mensal: R$10 a 15 mil
- Retorno do investimento: de 8 a 12 meses
5. Nação Verde
Fundada em 2010, se tornou a primeira franquia de produtos naturais do Brasil em 2012. Então, a franquia Nação Verde oferece uma linha de alimentação bastante abrangente, com opções de jantar, almoço e até de café da manhã, priorizando, claramente, a qualidade natural. Além disso, possui um leque diverso de produtos, como cosméticos e suplementos naturais.
Assim, hoje, conta com mais de 60 unidades pelo país.
- Investimento: a partir de R$26.000
- Faturamento médio mensal: R$62.000
- Retorno do investimento: de 12 a 48 meses
6. Rei do Mate
Com mais de 40 anos de tradição, a franquia Rei do Mate é uma das mais conhecidas no segmento de chás. Por isso, são pelo menos 300 unidades espalhadas pelo país. Assim, a marca oferece 100 combinações de mate, além de um cardápio de cafés, sucos, açaí, pão de queijo, salgados, sanduíches e doces.
- Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
- Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 32 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
7. Boali
Com o propósito de fazer o bem através da alimentação, a franquia Boali é uma franquia totalmente voltada para refeições saudáveis. Nesse sentido, seu cardápio conta com wraps, saladas, crepes, bowls, burritos, sucos, bebidas saudáveis e sobremesas.
Além disso, jovem e ousada, a marca tem conquistado o público tanto pela missão de mudar os hábitos alimentares quanto pela iniciativa de dar liberdade ao cliente na montagem das saladas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
- Retorno do investimento: de 10 a 36 meses
8. Balanceado
Açaí, pratos quentes, salgados e saladas. Esses são alguns dos produtos saudáveis que a franquia Balanceado oferece em seu cardápio. Dessa forma, com foco no bem-estar e na saúde dos consumidores, a franquia atende também o modelo de negócio delivery, proporcionando suporte e estrutura para os investidores que querem seguir essa tendência.
- Investimento inicial: de R$ 380.000,00
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 110.000,00
- Retorno do investimento: de 20 meses
9. Go Juice
Criada em 2007, a franquia Go Juice é especialista em sucos naturais. Os consumidores podem escolher entre 250 opções de sucos, além de combinações com frutas, hortaliças e verduras. Além disso, inovando cada vez mais, a marca também oferece sucos detox, sucos verdes, para ressaca e até mesmo sucos “anti-tpm”.
O modelo de negócio é principalmente o de quiosques.
- Investimento inicial: entre R$ 80.000,00 a R$ 149.999,00
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 48.000,00
- Retorno do investimento: 18 a 22 meses
10. Firme e Forte Fitness Food
A franquia Firme e Forte Fitness Food foi fundada em 2017 com a missão de ser uma opção de alimentação e suplementação saudável. Diferente de muitas empresas, a marca começou atuando no modelo de negócio delivery. Então, após um ano nessa modalidade, foi aberta a primeira loja franqueada. Hoje, está em diversos estados do país, sendo um empório de produtos saudáveis, refeições, sucos, sopas, açaí, graneis e suplementos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 190.000,00
- Faturamento médio mensal: de R$ 50.000,00
- Retorno do investimento: entre 14 meses
11. Franquias de comida saudável: Rap Chef
Já pensou em trabalhar no segmento alimentício diretamente de casa? Essa é a proposta da franquia Rap Chef, uma franquia de alimentação criada em 2019 com foco em comercializar refeições congeladas.
Entre 40 pratos nutritivos e saudáveis, todas as refeições são preparadas pela própria franqueadora, passando por um processo de ultracongelamento para manterem a qualidade, por isso, é muito importante ter um freezer que comporte. No cardápio refeições como carnes, massas, opções vegetarianas, marmitas fit e açaí são algumas das opções.
O franqueado é responsável pela divulgação e pela venda das marmitas. Podem ser feitas, por exemplo, através de aplicativos de delivery famosos, como iFood e Rappi, e também através da venda direta. Sem dúvidas, é uma boa opção de franquia de comida saudável.
- Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses
12. Franquias de comida saudável: Graviola
A rede sobre 4 rodas da franquia Graviola é uma franquia de comida saudável que, inicialmente, foi fundada em forma de foodtruck por Abner, formado em gastronomia, e a Manu, formada em design.
Entre eventos e nadando contra a maré das comidas gordurosas, o Gravis foi crescendo e mostrando que comida de rua não precisa necessariamente ser pesada.
Assim, o casal, depois de viajar e provar novos sabores pelo mundo, adaptou diversas receitas para a empresa. Quer uma franquia de alimentação barata que trabalha com receitas da Jamaica, Turquia, Bali? Então, a franquia Graviola é perfeita para você.
- Investimento: a partir de R$ 85 mil
- Faturamento: R$ 54 mil
- Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
13. Franquias de comida saudável: Açaí Concept
A franquia Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada do segmento de franquias de alimentação fundada em 2014, com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno.
A empresa foi criada depois de sentir no mercado a carência de produtos de fast food e comida saudável para o consumidor exigente. Dessa forma, produz e distribui o melhor açaí existente no mercado e em lojas únicas, confortáveis, com layout moderno e apelativo num formato prático e higiênico. Atualmente, a rede conta com 120 unidades já inauguradas, espalhadas por todo o Brasil.
Em 2016, a empresa iniciou o processo de internacionalização abrindo unidades em Portugal e Estados Unidos. Assim, o trabalho tem como missão ser reconhecido como líderes e exemplo no segmento e proporcionar uma incrível experiência de sabor aos clientes.
- Investimento: a partir de R$ 90 mil
- Faturamento: R$ 50 mil a R$ 70 mil
- Prazo de retorno: de 14 a 18 meses
14. Franquias de comida saudável: Mr Fit
O Mr. Fit foi fundado em 2013, com o objetivo principal de oferecer uma alimentação saudável por preços que não fossem proibitivos. No ano seguinte, a empresa partiu para a expansão por meio de franquias e já conta com mais de 100 unidades pelo Brasil.
As unidades dessa franquia de comida saudável oferecem diversas opções de açaí, grelhados, sucos, sanduíches, omeletes, tapiocas e sobremesas.
- Investimento: R$ 6 mil até R$ 121 mil
- Faturamento: R$ 2 mil a R$ 130 mil
- Prazo de retorno: 4 até 36 meses
15. Franquias de comida saudável: Nação Verde
A Nação Verde é uma franquia de alimentação que se dedica a melhorar a vida das pessoas por meio de pequenos hábitos diários, substituindo produtos convencionais por opções mais naturais. O mix de produtos da marca é bem amplo, variando entre alimentos, passando por suplementos e chegando até a linhas especiais de cosmetologia sem agentes industrializados e parabenos. A franqueadora tem três marcas exclusivas e atendimento personalizado.
Entre os modelos de franquia da Nação Verde disponíveis para investimento, estão a Super Loja, Loja Completa, Compacta com lanchonete e Compacta sem lanchonete. A empresa utiliza matéria-prima da Amazônia em seus produtos e não faz uso de materiais descartáveis.
- Investimento: R$ 19 mil até R$ 349 mil
- Faturamento: R$ 5 mil a R$ 120 mil
- Prazo de retorno: 12 até 36 meses
16. Franquias de comida saudável: Mr. Detox
A franquia Mr. Detox é uma rede de franquias de comida saudável na qual os franqueados podem trabalhar em home office, com custos mais baixos de operação e alta lucratividade. É uma franquia barata de alimentação que tem como foco a alimentação funcional e, por poder ser operada em casa, permite um prazo de retorno mais curto.
- Investimento: R$ 6 mil até R$ 9 mil
- Faturamento: R$ 5 mil
- Prazo de Retorno: 3 até 6 meses
17. Franquias de comida saudável: Dr Healthy
A franquia Dr. Healthy é uma franquia de alimentação que oferece mais de 180 opções de comidas saudáveis aos seus clientes. Entre os alimentos disponíveis, estão caldos, marmitas fit, snacks, sucos, doces com baixo teor de carboidratos (low carb), sobremesas fit e marmitas para crianças
A Dr. Healthy é uma franquia de alimentação saudável que conta com uma linha de produtos com mais de 180 opções diferentes. O mix de refeições inclui caldos, doces low carb, marmita vegana, marmita gourmet, snacks, sucos, sobremesas fitness e marmitas especiais para crianças.
- Investimento: R$ 7,9 mil até R$ 200 mil
- Faturamento: R$ 30 mil
- Prazo de retorno: 2 meses
18. Franquias de comida saudável: Bioflora
A franquia Bioflora é uma rede de franquias de produtos naturais que foi fundada em 2013, por profissionais com mais de 20 anos de expertise em suplementos alimentares e indústria farmacêutica.
Em seu mix de produtos, estão vitaminas, suplementos, óleos, bebidas funcionais, kits emagrecedores, entre outros. Como o modelo de negócios da Bioflora é home office, o franqueado tem autonomia para trabalhar em casa ou onde desejar.
- Investimento: R$ 9,9 mil até R$ 19,9 mil
- Faturamento: R$ 8 mil
- Prazo de Retorno: 4 até 6 meses
19. Franquias de comida saudável: Sucos da Moenda
A franquia Sucos da Moenda de produtos naturais focada em sucos, a Sucos da Moenda não oferece apenas isso. Seu mix de produtos conta com mais de 100 itens, preparados sempre com frutas frescas e meticulosamente selecionadas. Entre os modelos de franquia disponíveis ao investidor, existem a loja de rua e a loja express — modelo próprio para cidades pequenas.
- Investimento: R$ 86 mil
- Faturamento: R$ 48 mil
- Prazo de Retorno: 12 até 16 meses
20. Franquias de comida saudável: Flow Fresh To Go
A franquia Flow Fresh to Go é uma franquia de comida saudável que oferece opções práticas e acessíveis para quem quer criar hábitos saudáveis. Seu cardápio conta com sucos, sanduíches, tapiocas, milk shakes, wraps, açaí e vários outros produtos. Aqui, também, há dois modelos para o futuro franqueado escolher, loja ou quiosque.
- Investimento: R$ 107 mil até R$ 258 mil
- Faturamento: R$ 30 mil a R$ 60 mil
- Prazo de Retorno: 16 até 33 meses
21. Franquias de comida saudável: Boali
A franquia Boali é uma franquia de comida saudável que se destaca pelo amplo mix de produtos. Em seu cardápio, podemos encontrar saladas, wraps, crepes, chás, snacks, açaí, sucos e sobremesas. Entre os modelos disponíveis estão quiosque, loja de rua e loja de shopping.
- Investimento: R$ 85 mil até R$ 655 mil
- Faturamento: R$ 90 mil a R$ 110 mil
- Prazo de Retorno: 10 até 36 meses
22. Franquias de comida saudável: Armazém Fit Store
A franquia Armazém Fit Store é uma franquia de produtos naturais que conta com mais de 1,2 mil itens em seu mix de produtos, com shakes, temperos, doces sem carboidrato (low carb) e produtos a granel. Este empório de comidas saudáveis tem modelos de loja de rua, loja de shopping e quiosque.
- Investimento: R$ 158.970 até R$ 365.224
- Faturamento: R$ 65.000
- Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
23. Franquias de comida saudável: Mundo Verde
A maior rede de franquias de comida saudável do Brasil. A franquia Mundo Verde conta com mais de 370 unidades de franquia no Brasil inteiro, sempre focada em comidas saudáveis e produtos naturais. Seu mix de produtos traz mais de 3 mil itens, com destaque para alimentos orgânicos, suplementos e alimentos funcionais.
- Investimento: R$ 250 mil até R$ 350 mil
- Faturamento: não informado
- Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
24. Franquias de comida saudável: Sumo Salad
Rede de franquias de comida saudável australiana, a franquia Sumo Salad está presente em vários outros países, como Nova Zelândia, Estados Unidos e o Brasil. Focada em saladas, a marca traz ingredientes selecionados e fresquinhos, com diversas opções no cardápio e customização dos pratos.
- Investimento: R$ 150 mil até R$ 440 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de Retorno: 18 até 36 meses
25. Franquias de comida saudável: Veg+
A franquia Veg+ é uma franquia de comida saudável que trabalha com produtos selecionados e divididos em linhas: alimentos veganos, vegetarianos, orgânicos, sem açúcar, sem glúten, sem lactose e para atletas. Além disso, a empresa também oferece produtos de sua marca própria.
- Investimento: R$ 180 mil até R$ 280 mil
- Faturamento: R$ 80 mil
- Prazo de retorno: 24 até 36 meses
26. Franquias de comida saudável: Sucão
Como o nome já sugere, a Sucão é especializada em sucos. A franquia de comida saudável oferece opções naturais tradicionais, combinados, funcionais e clássicos. Além disso, o cardápio ainda contém vitaminas, smoothies, sobremesas, pratos, saladas, sanduíches naturais frios e quentes. Entre os modelos de franquia disponíveis, estão a loja de shopping, loja de rua, quiosques e containers.
- Investimento: R$ 185 mil até R$ 335 mil
- Faturamento: R$ 83,7 mil
- Prazo de retorno: 18 até 48 meses
27. Franquias de comida saudável: Suco Bagaço
Adivinha? A franquia Suco Bagaço também é uma franquia de comida saudável especializada em sucos! Além dos sabores tradicionais, a marca oferece sucos especiais, sucos verdes, vitaminas, smoothies, frapês, iogurtes, saladas, sanduíches, entre muitos outros produtos, além de contar com receitas exclusivas, espalhadas em suas mais de 70 unidades pelo Brasil.
- Investimento: R$ 185 mil até R$ 295 mil
- Faturamento: Não informado
- Prazo de retorno: 18 até 24 meses
28. Franquias de comida saudável: DNA Natural
A franquia DNA Natural é uma franquia de comida saudável que permite que o cliente customize seus pedidos. É possível montar seu próprio wrap, sua própria salada ou seu próprio prato executivo com os ingredientes que quiser. Além disso, há variedades de sucos, sobremesas e açaí em quatro modelos de negócio: quiosque, express, bistrô e natural food.
- Investimento: R$ 249,9 mil até R$ 289,9 mil
- Faturamento: R$ 90 mil
- Prazo de retorno: 24 até 36 meses
29. Franquias de comida saudável: Balanceado
O carro chefe do cardápio da franquia Balanceado é a salada personalizada: o cliente pode montar sua salada com até oito itens, escolhendo a partir de cerca de 30 opções de folhas, proteínas, grãos, legumes, verduras e carboidratos. O mix de produtos inclui também opções de saladas prontas, wraps, sanduíches, carnes grelhadas e cremes.
- Investimento: R$ 380 mil até R$ 800 mil
- Faturamento: R$ 110 mil
- Prazo de retorno: 20 até 30 meses
30. Franquias de comida saudável: Bio Mundo
A franquia Bio Mundo é uma franquia de alimentação especializada em nutrição esportiva e produtos naturais. Em seu portfólio, constam diversas opções de alimentos sem glúten, sem lactose, integrais, orgânicos, light, diet e a granel. Além disso, também conta com suplementos esportivos, chás e temperos especiais.
- Investimento: R$ 350 mil
- Faturamento: R$ 200 mil
- Prazo de retorno: 18 até 36 meses
31. Franquias de comida saudável: Empório Döll
Franquia de produtos naturais, a franquia Empório Döll tem em seu mix de produtos opções diversas de grãos, cereais, temperos, chás, suplementos, fitoterápicos, frutas secas e desidratadas, biscoitos, itens para café da manhã, além de uma exclusiva linha gourmet.
- Investimento: R$ 240 mil até R$ 260 mil
- Faturamento: Não informado
- Prazo de retorno: 24 até 36 meses
32. Franquias de comida saudável: Terra Madre
A franquia Terra Madre é uma franquia pioneira no segmento de alimentos orgânicos. Essa franquia de comida saudável oferece diversas opções de produtos naturais: mais de 6 mil itens sem glúten, sem lactose, integrais, sem açúcar, entre muitos outros. Além disso, a Terra Madre também oferece dois modelos de negócio: franquias de loja e quiosque.
- Investimento: R$ 98 mil até R$ 350 mil
- Faturamento: R$ 45 mil a R$ 180 mil
- Prazo de retorno: 24 até 36 meses
33. Franquias de comida saudável: Snack Saudável
A franquia Snack Saudável é uma rede de franquias de comida saudável que tem como proposta principal entregar kits e lanches com opções saudáveis e nutritivas. As unidades atendem crianças e adolescentes, fazendo entregas nas escolas, e adultos, com entregas em empresas. Os franqueados atuam em modelo de microfranquia, modelo que permite um baixo investimento e um retorno não tão demorado.
- Investimento: R$ 129 mil
- Faturamento: Não informado
- Prazo de retorno: 24 até 36 meses
34. Franquias de comida saudável: Fast Açaí
A rede de franquias de comida saudável franquia Fast Açaí chegou para revolucionar esse mercado delicioso. Com centenas de unidades espalhadas pelo Brasil e até pelo exterior do país, a empresa foi fundada por uma equipe com mais de 19 anos de experiência na produção e comercialização no ramo de alimentação saudável.
Originada em Goiânia, a marca Fast Açaí oferece um grande e gostoso mix de açaí e cupuaçu, com diversos sabores de wraps e sanduíches naturais, que são excelentes repositores energéticos, além de nutritivos e saborosos.
Desde sua fundação em 2012, a empresa experimenta um crescimento sustentável da marca. Em 2013, alcançou o patamar de franquia. Com o sucesso excelente, hoje é considerada a maior rede de franquias de açaí do Brasil, contando com indústria própria e profissionais capacitados, mais de 140 unidades em 12 estados do Brasil, e também no Distrito Federal. Além disso, a franquia de comida saudável Fast Açaí também se faz presente nos Estados Unidos, com uma unidade ativa em Orlando, Flórida.
- Investimento: a partir de R$ 71 mil
- Faturamento: R$ 30.000 a R$ 35.000
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
35. Franquias de comida saudável: Internutri
Presente no mercado desde 2005, a franquia Intenutri é uma franquia de produtos naturais com foco em comidas saudáveis. A marca oferece quatro tipos de produtos diferentes, que podem estar juntos em uma mesma franquia: mercado de produtos naturais, cafeteria saudável, o icenutri, sorvete com 0% de gordura, além da lanchonete saudável.
- Investimento: de R$ 71 mil a R$ 450 mil
- Faturamento: Não informado
- Prazo de retorno: 35 meses
36. Franquias de comida saudável: Megamatte
A rede de franquias de comida saudável Megamatte tem como carro-chefe o mate 100% natural. Além disso, oferece uma série de bebidas geladas e quentes, feitas com mate, guaraná, água de coco, leite e frutas.
A marca já tem 150 unidades abertas em seis estados do Brasil. Em relação aos modelos de negócio, são quatro disponíveis ao investidor: microfranquia, quiosque, Megamatte compacta e Megamatte master.
- Investimento: de R$ 80 mil a R$ 295 mil
- Faturamento: R$ 75 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
37. Franquias de comida saudável: Ponto Natural
A franquia Ponto Natural é uma franquia de produtos naturais e comidas saudáveis que vende produtos para pessoas que querem manter uma alimentação saudável ou que precisam ter uma dieta alternativa, como vegetarianos, diabéticos, intolerantes à lactose e ao glúten.
Alguns produtos são produzidos pela própria marca e incluem ácidos como o ômega 3, fitoquímicos e fibras. A rede está no mercado há 30 anos, sendo que nos três últimos entrou para o ramo de franquias. A franquia de comida saudável tem mais de 37 unidades em funcionamento atualmente.
- Investimento: a partir de R$ 185 mil
- Faturamento: R$ 70 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
38. Franquias de comida saudável: Porto do Sabor
A franquia Porto do Sabor é uma franquia de comida saudável que existe desde 1997 e começou a expansão por meio de franquias em 2014. Com seis unidades abertas e expectativa de abrir 10 lojas neste ano, a especialidade da marca é o açaí, mas no cardápio também há opções como sucos, sanduíches naturais e tapioca.
- Investimento: a partir de R$ 190 mil
- Faturamento: R$ 50 mil a R$ 70 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
39. Franquias de comida saudável: Salad Creations
A franquia Salad Creations é uma franquia de comida saudável que se autoproclama “fast good food” (comida rápida e boa). O negócio iniciou em 2007 e, atualmente, conta com 27 unidades abertas em dez estados brasileiros. No seu cardápio há itens diferenciados, como hambúrguer de berinjela e lentilha e arroz seis grãos, além de várias opções de saladas para todos.
- Investimento: de R$ 350 mil a R$ 450 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Prazo de retorno: de 30 a 40 meses
40. Franquias de comida saudável: Seletti
A franquia Seletti é uma franquia de comida saudável que também se vende como um “fast food do bem”. Iniciaram suas operações em 2007 e expandiram para franquias no ano de 2010. A empresa já conta com mais de 34 unidades em oito estados do Brasil, oferecendo grelhados, wraps, massas especiais e sobremesas.
- Investimento: a partir de R$ 460 mil
- Faturamento: R$ 110 mil
- Prazo de retorno: de 36 a 40 meses
41. Franquias de comida saudável: Suco do Batuque
A especialidade do franquia Suco do Batuque são os sucos. Mas, além disso, a franquia de comida saudável também oferece comidas saudáveis como saladas, sanduíches, açaí, vitaminas e saladas de frutas, com várias opções entre cada item. Os modelos de franquia oferecidos pela Suco do Batuque estão disponíveis para shoppings, academias, quiosques para supermercados e lojas tradicionais de rua.
- Investimento: R$ 30 mil a R$ 150 mil
- Faturamento: R$ 10 mil a R$ 80 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 32 meses
42. Franquias de comida saudável: Brasil Nutri Shop
A franquia Brasil Nutri Shop é uma franquia barata de alimentação e comidas saudáveis que iniciou no mercado em 2016, com a venda de suplementos alimentares através de e-commerce. Em menos de um ano de operação, já se destacava em Curitiba entre as maiores empresas do setor, tendo em vista o modelo inovador adotado de marketing e vendas.
Em 2017, com vasta experiência no setor de franchising, o CEO Nylmar Diego Zacharias, iniciou o sistema de franqueamento da marca, o qual, novamente, se diferenciou do mercado e da concorrência.
Seu objetivo foi criar um modelo de franquias online, que possibilite aos interessados terem uma franquia de baixo custo, sem precisar investir em estoque e ter estrutura física, de forma a se dedicarem somente ao marketing e vendas para expansão da sua loja online. A partir disso, o modelo foi um sucesso.
Em menos de 1 ano, a rede já contava com mais de 200 franqueados, novos centros de distribuição para atender a rede e um escritório administrativo com mais de 50 colaboradores para atender os franqueados da rede. Atualmente, a empresa é a maior franqueadora de suplementos alimentares da América Latina e continua crescendo muito acima do mercado.
- Investimento: a partir de R$10,9 mil
- Faturamento: R$5 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
43. Franquias de comida saudável: Tribbu Fit Food
A franquia Tribbu Fit Food é uma franquia de comida saudável que nasceu em 2016, com o objetivo de fabricar e comercializar comidas saudáveis, nutritivos e saborosos, além de ter a visão de gerar oportunidades de sucesso a todos os envolvidos.
Em 1 ano de operação, a marca cresceu 250% e hoje já chegou a estados do Sul e Nordeste, como Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, com mais de 70 lojas em todo o sudeste e nordeste do Brasil, contando com mais de 300 colaboradores. São quase 4 mil copos de açaí vendidos por mês em média por loja.
A rede de franquias também conta com uma plataforma própria de treinamento. A Universidade Tribbu é uma ferramenta que a franquia de produtos naturais implantou com o intuito de capacitar e estimular o engajamento dos franqueados e colaboradores, tendo conhecimento da operação da marca em sua totalidade.
Por meio da plataforma, são transmitidos conteúdos e informações sobre a operação da Tribbu como gestão de pessoas, negócio, marketing, entre outros segmentos que permeiam o negócio.
A ferramenta permite o compartilhamento de conteúdos didáticos em multimídia, texto, imagem, vídeo e áudio. Além de emitir um certificado para os alunos que passarem pelas avaliações e quizzes, que contribuem de maneira positiva para o processo de aprendizado dos usuários ao mesmo tempo em que atesta suas participações.
A Tribbu tem como diferenciais principais a facilidade de adaptação que o franqueado terá, a exclusividade dos seus produtos, com receitas nunca vistas em outro lugar, elaboradas por profissionais qualificados, garantindo, assim, excelência e padrão no processo de produção, além da fidelização de clientes, total apoio e acompanhamento da equipe para orientar o franqueado em relação à gestão operacional, financeira e de marketing local, além de um consultor que fica sempre presente para auxiliar no dia a dia e minimizar os riscos da operação, um modelo flexível, enxuto e de fácil operação com rentabilidade alta e retorno rápido.
São quatro opções de negócio, sendo três franquias baratas. A Tribbu Express é um modelo mais compacto, voltado exclusivamente para a comercialização do creme de açaí e seus acompanhamentos. A Tribbu Delivery funciona no esquema “dark kitchen”, onde o franqueado pode trabalhar com todo o mix de produtos disponível, mas só está disponível para entregas. Também há o Tribbu Quiosque, que pode ser instalado em shopping centers e galerias, pois se adapta bem aos ambientes. É um dos modelos mais rentáveis.
- Investimento: a partir de R$65.000
- Faturamento: R$35.000
- Prazo de retorno: n/i
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
Qual é o perfil de um franqueado de franquia de comida saudável?
Como deu para ver, existem muitas opções de alimentação saudável disponíveis no mercado. Por isso, antes de tomar qualquer decisão é importante avaliar qual marca mais agrada o seu perfil. Não apenas em questão orçamentaria, mas principalmente no quesito da missão e cultura da empresa.
Listamos abaixo algumas das características que um franqueado no segmento de alimentação, mais especificamente de comidas saudáveis, precisa desenvolver para conseguir espaço em um mercado tão competitivo, afinal, o franchising de alimentação é o que mais emprega atualmente e o principal ramo nesse modelo de negócio. Confira:
- Habilidade de lidar com o público
- Facilidade de relacionamento interpessoal;
- Ter motivação e espírito de liderança;
- Ter visão empreendedora;
- Afinidade com o ramo escolhido;
- Proatividade;
- Criatividade;
- Entendimento básico de gerenciamento e administração.
Vantagens de investir em comidas saudáveis
A vida fitness está influenciando as pessoas positivamente. Por isso, além de ser uma tendência, o investimento no segmento de comidas saudáveis possui bastante flexibilidade, pois permite que se trabalhe com produtos frios ou quentes, bebidas ou acompanhamentos, doces ou salgados etc.
Assim, você pode escolher o produto e serviço que mais agrada a você! Confira algumas vantagens de investir em franquias com foco em alimentos saudáveis:
- Crescimento mesmo em períodos de crise;
- Marcas com público-alvo fiel e já projetado;
- Investimento menor comparada a outros segmentos de franquias;
- Maior setor gerador de empregos;
- Expansão crescente.
Qual a importância de uma consultoria de franquias?
Então, caso você esteja considerando investir nesse mercado promissor de comidas saudáveis, é bom pensar em obter ajuda de profissionais para te auxiliar.
Nesse sentido, eles podem oferecer suporte para avaliar e diagnosticar a situação da franquia, realizar um desenvolvimento sustentável, ajudar com planos de expansão, reduzir riscos e custos, entre outras práticas.
Para não se perder na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira. Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então não vá se perder!
Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:
Posts do Blog Goakira que você pode gostar:
- McDonald’s e Burger King – O que aprender com o duelo?
- Master Franquia: o que é e como funciona o modelo?
- Licenciamento de Marca ou Formatação de Franquia: Qual é melhor?
- Comprar um ponto comercial: Cuidados e Dicas
- Franquia ou filial: qual a diferença?
Conclusão
Nesse post, você pôde perceber que, embora o nicho de comidas saudáveis seja bem variado e concorrido, vale bastante a pena investir em qualquer tipo de franquia de alimentação saudável, principalmente porque a demanda para produtos naturais, artesanais e orgânicos que podem ser oferecidos de forma rápida e com preços convidativos só cresce.
Porém, é sempre bom lembrar que o ramo de franquias de comida saudável exige dedicação integral do empreendedor com o bom funcionamento do negócio e o armazenamento e conservação dos produtos. Antes de investir, deve-se ter isso em mente. Só assim, será possível construir uma história de sucesso.
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!