5 lições para os empresários em 2016

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O ano de 2015 foi difícil mas de muitas lições e aprendizados; afinal, tivemos de fazer muito mais para conseguir manter o mesmo resultado do ano anterior.

O cenário econômico para empresários não foi favorável, a renda disponível tende a cair, as projeções colocam a inflação próxima dos 10% e a taxa de juros continua no nível de dois dígitos.

Dessa forma, observando as projeções no mercado, vemos que a mais otimista espera um cenário “menos pior”, contando com grandes reformas políticas que, pelo histórico brasileiro, são difíceis de se concretizar.

O que nós, empresários, podemos, afinal, fazer por nossos negócios em 2016? Aqui vão cinco conselhos que cabem em qualquer situação, especialmente as difíceis:

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Planejamento estratégico

Como todo final de ano, devemos nos planejar para o próximo. Esta é a época para se reunir com os sócios e traçar o planejamento estratégico para o ano seguinte. Definir metas, quais produtos focar, melhorias na estrutura e mudanças fazer para cumprir as metas estipuladas.

É preciso fazer o planejamento financeiro do próximo ano com os objetivos certos no planejamento. Não se esqueça de levar em conta o cenário econômico do próximo ano. Foque no que pode ser feito para diminuir o impacto da crise no seu negócio.

Negociação com fornecedores

O cenário econômico instável afeta a grande maioria dos setores, desde indústrias até a padaria da esquina. Utilize isso como uma chance de firmar a relação com seus fornecedores e obter melhores negociações.

Fornecedores de serviços ou produtos estão passando por dificuldades também. Negocie com eles condições especiais. Cada vez mais os clientes estão exigindo melhores preços com mais qualidade. Cuidado com a margem de lucro para manter a saúde financeira.

No ano de 2015, os vendedores conseguiram, por exemplo, boas negociações no aluguel.

Melhoria de processos

Em anos difíceis, devemos olhar para dentro de casa e focar na melhoria de performance. Se sua empresa já tem metas de empenho e realiza os devidos acompanhamentos, você está meio caminho andado. As incertezas externas à empresa são muito mais difíceis de serem checadas; então priorize seus esforços no que está ao seu alcance.

O slogan de 2015 foi “fazer mais com menos”. A redução de custos esteve presente em todos os portais.

As empresas brasileiras não têm o hábito de dedicar um bom tempo, às vezes, tempo nenhum, ao seguimento e à implantação de novos processos. Elas também não têm um bom histórico em novidade de processos, pois a taxa de juros alta encarece o investimento.

Para se destacar no mercado, muitos negócios buscaram rever seus processos e traçar planos de ação com mudanças que melhorem a produtividade, o engajamento com os clientes e funcionários; reduzissem custos e despesas e riscos operacionais. No próximo ano, será preciso continuar focado em “arrumar a casa” e trabalhar na motivação da equipe. Nenhuma mudança é fácil de ser absorvida, mas deixe claro que todas têm o objetivo de melhorar o que está sendo feito no momento.

Inovação para empresários e relacionamento com os clientes

Os clientes estão se tornando a cada vez mais exigentes quanto à qualidade do produto e dos serviços, assim como prazo de entrega, ações sustentáveis da empresa e diversas outras. Então, os empresários têm muito para se preocupar, ainda mais quando a renda disponível está menor.

A alta inflação corrói o poder de compra dos clientes, tornando-os mais tensos ao comprar algo. Uma ideia totalmente compreensível. As empresas devem agregar maior valor ao seu produto/serviço de forma que se torne boa sua aquisição.

Na teoria é simples, mas quando colocamos diversos concorrentes nessa conta, fica mais difícil. Está cada dia pior fidelizar o cliente e ainda mais difícil conquistar novos, mas há dois fatores que não mudam nessa conquista: inovação e relacionamento. Os clientes querem novidades. Inove nos produtos, entenda o mercado, seus clientes e se destaque.

Inovar, mas não mostrar a inovação para seus clientes restringe e minimiza o sucesso. Nesse momento, entra o relacionamento. O marketing, ou como você chega até seu cliente e se comunica, é muito importante para a conquista e fidelização. Em um mercado onde todos estão buscando pelo cliente, o relacionamento em redes e mídias será um diferencial que será pesado pelo consumidor.

Empresários, sobrevivam

Assim, quanto mais momentos difíceis a empresa superar, mais fácil será transpor os que virão. Os economistas projetam retorno do crescimento econômico a partir de 2017, ótima dica para empresários. Quem estiver mais preparado retomará com mais força.

Desse modo, quanto melhor trabalhar os pontos mencionados acima, melhor estruturado estará.

Tenha uma visão de médio prazo; não pense nas dificuldades de curto prazo, mas na facilidade que terá no longo prazo.

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