Empreender e cuidar do próprio negócio não é uma tarefa fácil, afinal, são muitos fatores a se preocupar para que a empresa alcance o nível de sucesso que todos empresários desejam. Contudo, existem formas de crescer e fazer a expansão do seu negócio de forma estruturada e mais fácil. Assim, a MILLI – Mil e Uma Sapatilhas, uma das maiores empresas de calçados do país, é a prova de que isso é possível.
Afinal, mesmo depois de após alcançar um bom nível de sucesso, é necessário iniciar a busca pela melhora de resultados. Ou seja, é um esforço que não para nunca! Dessa forma, o melhor modo é fazer a expansão do negócio e a formatação de franquias de forma planejada e estratégica.
A MILLI – Mil e Uma Sapatilhas é um bom exemplo de inovação na estrutura e otimização de processos que possibilita o aumento das vendas e resultados da empresa. Então, se você quer saber como a MILLI conseguiu aumentar 25% das vendas em 1 mês, continue lendo!
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História da MILLI
Foi em 2015 os primeiros passos dessa empresa que hoje conta com mais de 100 unidades franqueadas. Renata Marcolino, encantada por moda e sapatos, começou a revender sapatilhas. Assim começou o case de franquia de sucesso da MILLI.
Então, aos poucos, com o esforço de Renata e a ajuda de família e amigos, as vendas foram aumentando de forma rápida. Dessa forma, em novembro do mesmo ano, a empresária decidiu inaugurar a primeira loja Mil e Uma Sapatilhas.
Já em 2016, as vendas da MILLI não paravam, e em dezembro o negócio aderiu ao sistema de franquias. Assim, Renata realizou a formatação de franquia e, a partir daí, a marca não parou mais.
O sucesso absoluto da rede é indiscutível: em três anos, com a expansão do negócio realizada de forma estratégica, chegou a mais de 150 unidades de franquia, inclusive no exterior. Então, Medelín, cidade da Colômbia, recebeu a primeira unidade internacional da MILLI.
Assim, hoje, a marca tem fábrica própria e vende todos tipos de sapatos femininos, além das sapatilhas.
Os números da MILLI
- Mais de 1 milhão de pares vendidos
- Presente em 24 estados
- Mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil
- 40.000 consultoras cadastradas
Qual o segredo do sucesso da MILLI?
O segredo, na verdade, é algo que pode até ser uma ação óbvia para quem entende de expansão de franquia: a MILLI buscou ajuda de especialistas do mercado.
Dessa forma, o grande sucesso foi resultado de uma parceria da marca com consultores da Goakira. Com o auxílio de profissionais com inteligência de mercado do sistema de franquia, a MILLI conseguiu expandir sua marca fazendo as escolhas certas e evitando erros a partir de estudos e pesquisas especializadas.
Confira, nas palavras da empresária Renata, como funcionou a parceria:
Nesse sentido, o primeiro serviço que a MILLI fez com a Goakira foi a de formatação de franquias. Além disso, aproveitou o serviço de expansão, geomarketing, arquitetura e Visual Merchandising que a empresa oferece.
Quer saber mais? Então, confira detalhes dos processos e os resultados:
Formatação de franquias
Antes de entrar no mercado de franchising, é preciso que tudo esteja bem planejado. Afinal, é um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências. Por isso, é feita a formatação de franquias, que é a estruturação detalhada de todas as etapas do processo.
Assim, a empresa entra no mercado de franquia da forma mais estruturada possível, tornando seu crescimento muito mais natural e rápido. Além disso, auxilia ao prever e evitar problemas.
Portanto, são realizados diversos estudos com técnicas de inteligência de mercado. Entre eles, está:
- Análise de Franqueabilidade;
- Análise Financeira e modelo de negócios;
- Planejamento Operacional;
- Planejamento Jurídico;
- Documentos exigidos pela lei do franchising;
- Planejamento de marketing;
- Planejamento comercial.
Nesse sentido, com o serviço de consultoria na formatação de franquia, o empresário evita erros e possíveis problemas. Afinal, é preciso lidar com mercado de grande escala, parte jurídica com a Circular Oferta Franquia (COF), a Lei das Franquias (nº 13.966) , etc.
Então, com a franquia formatada e estruturada do início ao fim com a ajuda de especialistas, o crescimento na rede foi sustentável e natural!
Por que franquia?
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) , o setor de franquias faturou mais de R$ 47,3 bilhões no final de 2021, registrando um crescimento de 15,1% em relação ao trimestre anterior.
Além disso, o faturamento ultrapassou o de 2019, ano anterior a pandemia. Nesse sentido, isso significa que, mesmo em momentos de crise, o franchising continua crescendo e esta é apenas uma das muitas vantagens deste modelo de negócio.
2021 do franchising em números:
- Faturamento: +9%
- Unidades: +5%
- Emprego: +5%
Expansão da MILLI
O processo de expansão de franquias é um modelo de expansão que replica unidades de uma rede concedendo o direito de uso dessa marca aos investidores.
Assim, os investidores em questão se tornam franqueados da franquia em que investem. Dessa forma, contam com o poder de uso da marca, o know-how, treinamentos, suporte e todos os outros recursos disponibilizados pela rede.
Dessa forma, no processo de expansão de franquias, o franqueador e franqueado mantém uma relação de parceria. O franqueador, nesse caso, tem obrigações para acompanhar o franqueado e vice-versa.
Tipos de expansão:
- Expansão in company:
- Expansão terceirizada:
Geomarketing da MILLI
O geomarketing é uma estratégia que busca atingir o público-alvo da melhor forma possível se baseando em dados de localização. Essa metodologia usa inteligência geográfica de mercado e análise de dados digitais.
Com o avanço da internet e da tecnologia dos smartphones, é possível cada vez mais coletar dados relevantes para esse estudo de mercado. Isso porque os nossos celulares muitas vezes coletam automaticamente a localização dos usuários o tempo todo.
Então, além de entender onde a pessoa está, é possível também acompanhar a mobilidade dos consumidores. Isso possibilita entender melhor o comportamento deles.
Qual a importância da estratégia de geomarketing
De forma geral, a lógica é bem simples. Se você entende detalhes aprofundados sobre a localização dos clientes e seu comportamento em cada lugar, você pode otimizar suas estratégias de marketing. Assim, obterá melhores resultados para seu negócio. Afinal, informação é poder, não acha?
Isso acontece, primeiramente, porque o geomarketing possibilita que você seja capaz de segmentar suas campanhas, anúncios e ações de acordo com dados geográficos específicos. Então, em consequência irá mirar nos consumidores certos, no local certo e na hora certa.
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Projeto arquitetônico da MILLI
Ao expandir seu negócio, é muito importante considerar estratégias e tecnologia inovadoras. Isso inclui, claro, a estrutura e formato do seu ponto comercial.
A GDesign, empresa de arquitetura do Ecossistema Goakira, elaborou um projeto arquitetônico para a MILLI, utilizando a estratégia de Visual Merchandising. Assim, com ela, o ponto comercial utilizou comunicação visual interna e externa que agregou valor aos produtos vendidos na loja – os sapatos.
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Além disso, otimizou o layout e fluxo de clientes. Então, a MILLI contou que, em 1 mês após a inauguração da unidade, as vendas ali aumentaram 25%!
Confira nas palavras do responsável da MILLI pela contratação do serviço de projeto arquitetônico:
Conclusão
Para alcançar o sucesso do seu negócio, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado.
Além disso, se você deseja expandir de forma sustentável e estruturada, o modelo de franquias pode ser a opção perfeita para o seu negócio.
Por isso, para a formatação de franquia da sua marca, conte com o auxílio dos melhores consultores do mercado. A Goakira, atualmente, é reconhecida com o selo de qualidade ISO 9001 (International Organization for Standardization) e também conta com o certificado Great Place To Work.
Serviços que a Goakira oferece:
- Formatação de franquia;
- Geomarketing;
- Projetos Arquitetônicos;
- Expansão;
- Cursos e Treinamentos;
- Desenvolvimento de conceito;
- Valuation.
Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:
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