Melhores franquias: conheça 49 exemplos de marcas para investir em 2022

54 minutos para ler

O franchising é um ramo que cada dia cresce mais no Brasil, provando que o empreendedorismo em rede pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro e de fazer empresas crescerem. Diante disso, muita gente quer começar a investir no ramo no Brasil, mas não sabe por onde. A pergunta de milhões de reais é onde investir, para ter bons lucros e quais as melhores franquias

Basicamente, esse questionamento se resume em uma só frase: “quais são as melhores franquias para investir no Brasil?”. A resposta para essa pergunta é multifatorial, e pode ser respondida de diversas formas, por inúmeras empresas e instituições responsáveis pelo franchising no país. É claro que cada marca irá dizer que sua franquia está entre as melhores, pois reconhece e acredita nos seus diferenciais e valores. 

Mas e pra você, qual é a melhor franquia para investir no seu caso? É necessário pensar na realidade de cada empreendedor para dizer qual será o melhor negócio para seu perfil. Afinal, as melhores franquias estão espalhadas por todos os setores, e tem para todos os gostos! Quer conhecer mais sobre cada uma das marcas mais promissoras que estão atuando no Brasil atualmente? Acompanhe o post, e descubra quais são elas. 

melhores franquias

Por que as pessoas têm aderido ao franchising e querem saber quais as melhores franquias?

O franchising é um modelo de negócios em que o dono de uma empresa resolve disponibilizar a outros empresários o direito de abrir uma unidade do seu negócio. Assim, ele vende o direito ao uso da marca e da patente a outras pessoas, os chamados franqueados. O dono, então, passa a ser o franqueador, e a possuir uma rede de unidades de sua marca. Nessa lógica, o franqueado deve pagar uma taxa mensalmente para o franqueador, que será também responsável pelo gerenciamento da rede como um todo, por áreas como o marketing, e pelo planejamento estratégico do crescimento da marca.

Sabemos que ter uma franquia é um ótimo negócio, porque ela não tem que começar do zero. Ao adquirir uma unidade de franqueada, você também herda o conhecimento, bagagem e know-how dos anos de experiência da franqueadora. Além disso, não trabalhar sozinho é um ponto forte, porque você não precisa, por exemplo, fazer sua empresa avançar sozinha, nem se preocupar com um marketing próprio. Tudo é feito com muito mais pessoas, e com o apoio da franqueadora. Cabe lembrar também que geralmente, a franqueadora oferece suporte ao franqueado em várias áreas e pontos da empresa, variando de franquia para franquia. 

De acordo com dados do Sebrae, os negócios convencionais têm 80% de chance de falir nos primeiros cinco anos. Já as franquias, têm apenas 15% de chance. Além disso, no último ano (2021), o franchising faturou mais de 50 bilhões de reais no quarto trimestre, superando os dois anos anteriores. Em relação ao ano inteiro, o setor arrecadou 185 bilhões de reais, gerando 250 empregos por dia, e contribuindo para a movimentação da economia. Sendo assim, fica claro que franquear, no Brasil, é uma ótima aposta.

No entanto, a adesão ao franchising no Brasil hoje não é pelo sucesso do setor. A crise econômica do país também contribui para que as pessoas, cada vez mais, abram seus próprios negócios. O desemprego atualmente atinge 13,8 milhões de brasileiros, fazendo com que as taxas de empreendedorismo tenham saído de 57% para 59% da população. Com muita gente enfrentando dificuldades financeiras, o franchising oferece uma alternativa independente e mais segura que os negócios começados do zero. Além disso, com a ascensão das minifranquias e microfranquias, o investimento inicial se tornou também cada vez mais acessível, contribuindo para a existência de franquias baratas. 

Melhores franquias: vantagens do sistema

São várias as vantagens de se investir no franchising, tanto para o franqueado, quando para o dono de empresa que quer se tornar franqueador. Vale a pena investir nesse sistema que reúne e conecta empresas com um só objetivo. Conheça, abaixo, quais são os principais pontos positivos de adentrar o mundo das franquias de sucesso

Fazer parte de uma marca respeitada

Imagine começar um negócio do zero na sua cidade, ter que conquistar seus primeiros clientes, se estabelecer no bairro ou rua da cidade, e só então começar a mirar o crescimento e atração de novos consumidores. Isso demanda muito trabalho, certo? Às vezes, para se tornar um negócio respeitado, você pode demorar anos e até décadas.

Quando se trata do franchising, não existe nada disso. Você adquire uma unidade de uma marca respeitável, admirável que muitas pessoas gostam. Por exemplo, se você levar uma unidade do McDonald’s para uma cidade pequena, muitas pessoas se deslocarão de locais distantes para poder consumir o produto. Isso porque todo mundo já conhece a marca, e deseja, pelo menos, conhecer como ela é.

Com isso, você economiza tempo, poupa esforços e muito dinheiro com pesquisas e propagandas. Você poderá, agora, usufruir dos seus inúmeros clientes, mirando em crescer ainda mais, mas já partindo de um ponto lucrativo. Essa é uma das razões pelas quais as franquias são os melhores negócios para investir. 

Leis bem estabelecidas no Brasil

Você sabia que o Brasil é um dos poucos países a ter uma legislação só para o franchising? A Lei de Franquias estabelece regras claras sobre as responsabilidades dos franqueados e franqueadores. Sem contar que todos os detalhes estão definidos no contrato, principalmente em relação ao percentual de royalties e à gestão da rede de franquias. A Lei de Franquias nasceu em 1994, e reformulada recentemente em 2019. 

Assim, são poucos os problemas de não conformidade com as normas e modelos de gestão da empresa e estratégias de marketing. Com isso, suas dores de cabeça com processos judiciais serão reduzidas, pois você tem todo o suporte jurídico e contratual.

Suporte do franqueador

Além disso, outra grande vantagem de um franqueado ingressar em uma franquia é o apoio da matriz. Cada franqueador possui acordos específicos sobre quais áreas o franqueador irá atender, mas em geral todos os franqueadores possuem algum tipo de suporte.

Isso porque o franqueador precisa cuidar da marca e, por isso, quer que sua unidade seja bem-sucedida. Assim, são oferecidos cursos e treinamentos aos novos franqueados. Além disso, as unidades franqueadas já contam com fornecedores e sistemas logísticos, como já construídos e testados, que facilitam seu trabalho e evitam possíveis transtornos.

Marketing coletivo

Uma das taxas cobradas pelas franquias é o fundo de propaganda. Este é o valor que todas as unidades franqueadas pagam mensalmente à sua matriz para investimento em marketing coletivo. Assim, o franqueador será responsável por utilizar esses recursos acumulados para investir no marketing da marca. O valor pago por uma unidade de franquia, porém, não significa investir o mesmo valor em publicidade, mas em todo o negócio.

Dessa forma, é importante saber que nem todos os franqueadores cobrarão tais taxas, apenas aqueles que procuram trabalhar nesse valor. Assim, a legislação também não estabelece valor inferior ou máximo para orientar os fundos publicitários, as franquias têm recursos para investir em campanhas de marketing de grande escala, como comerciais de TV em horário nobre, outdoors, anúncios em bons sites etc., o que pode não ser possível para pequenos comerciantes.

Com o valor do fundo de propaganda, o franchising faz com que as marcas se consolidem mais facilmente no mercado, porque conta com a força e conhecimento coletivos. A empresa, por exemplo, poderá contratar profissionais especializados em comunicação corporativa, o que talvez não fosse possível em uma pequena empresa. E isso, sem falar que um marketing forte é muito mais caro para um único negócio. Assim, com várias unidades articuladas, o pagamento do valor dos anúncios fica mais econômico.

Desvantagens de ser franqueado

Pouca liberdade

Como as marcas precisam funcionar como um todo, o franchising oferece pouco espaço para criação e inovação independentes. Dessa forma, o franchising pode não ser um bom negócio se você estiver ansioso para inovar e criar uma identidade do zero. Afinal, todas as unidades precisam ter a mesma identidade visual, com os mesmos sistemas de produção, insumos e produtos.

Além disso, não há muita flexibilidade em termos de gestão de negócios. Isso porque o franqueador decidirá a publicidade a ser produzida, o plano estratégico e os rumos da expansão. É claro que todos esses pontos podem ser decididos em diálogo, porém, toda ideia deve ser considerada o todo, não apenas as partes. Assim, é importante ter em mente que o franqueador visitará regularmente as unidades franqueadas, para garantir que o padrão está sendo cumprido. 

Local de abertura pré-estabelecido

O Geomarketing é um estudo realizado antes da abertura de uma nova unidade com o objetivo de selecionar a melhor localização estratégica para o seu estabelecimento. A partir de dados levantados, e com o apoio de profissionais de diversas áreas, é analisado qual é o melhor local para que um negócio faça sucesso e tenha o maior número de clientes desejado. Essa pode até ser uma prática muito positiva para a franquia como um todo e para a unidade, mas pode ser inconveniente caso o dono queira abrir a empresa em outro local. Assim, mais uma vez, esta seleção de locais tira a liberdade do franqueado. 

Mesmo que o novo franqueado possua um imóvel em local que considere adequado, ou mesmo um ponto comercial, a unidade franqueada pode não considerá-lo um bom local para estabelecer uma unidade. Isso, por sua vez, força o franqueado a se adaptar às condições geográficas impostas às franquias com loja física. Sendo assim, pode haver casos em que o franqueado precisa se mudar de cidade, e fazer alterações em sua vida pessoal para abrir o novo negócio. 

ponto comercial

Se a franquia falir, você fale junto

Afinal, mesmo com a menor chance de dar errado, é possível, em casos raros, que algumas franquias acabem dando errado e tendo que fechar as portas. Assim, é muito negativo para as unidades franqueadas que, mesmo se possuírem um quadro positivo, podem sair prejudicadas pela queda da matriz.

Isso ocorre porque existe uma ligação entre as diversas empresas que formam uma franquia, e essa sociedade impacta a todos. Portanto, por mais que seja vantajoso, é necessário assumir alguns riscos ao decidir abrir uma unidade franqueada. Afinal, se haver falhas de outras pessoas, você também poderá ser prejudicado.

Além disso, existe sempre a possibilidade de você entrar em um sistema falho. E se, por exemplo, as decisões tomadas pelo franqueador forem negativas para o desenvolvimento da empresa? É claro que isso pode acontecer com qualquer negócio, mas costuma ser mais difícil aceitar consequências por erros que não são próprios, e essa pode ser considerada uma desvantagem do franchising.

Como escolher a franquia certa para mim?

Como dissemos o franchising é uma ótima oportunidade de mudar a situação financeira e começar um negócio de muito sucesso. Mas existem muitas franquias no Brasil, que pretendem abrir unidades franqueadas. Então, você já pensou em qual franquia abrir? Antes de mais nada, é necessário saber que nem só o dinheiro conta na hora de tomar essa decisão, mas questões pessoais, de afinidade e personalidade também entram em jogo.

A primeira coisa que deve ser levada em conta é qual é a sua área de pretensão. Dessa forma, é importante perceber que algumas áreas são totalmente avessas a algumas pessoas, e outras nem tanto. Assim, também existem as suas áreas de interesse, e talvez até uma área de que goste mais. Primeiramente, o mais importante é rejeitar a todos os negócios que te causam aversão. Então, se você odeia cozinhar, é melhor não abrir uma franquia de alimentação. Além disso, se você não gosta de trabalho braçal, nem pense em abrir uma franquia de casa e construção ou de limpeza. Pense no que se encaixa no seu perfil particular.

Depois disso, é importante pensar na questão financeira. Você possui um grande capital para investir? Qual é a quantidade de dinheiro de que você dispõe para começar? Então, lembre-se que muitas franqueadoras não aceitam começar o negócio sem ter o pagamento do investimento inicial à vista. Além disso, não seria interessante para você começar um negócio com dívidas, certo? Assim, ter uma noção muito clara do valor que você possui poderá te ajudar a discernir o tipo de franquia que cabe no seu bolso: uma grande franquia, uma microfranquia ou uma minifranquia? Afinal, você conhece esses termos? 

O último passo para escolher uma franquia é conhecer a empresa que você está interessando. Não basta apenas gostar da área em que ela atua, você precisa ter certeza de irá se adaptar ao sistema de trabalho daquela franquia. É importante pensar que você passará a maior parte do seu tempo lidando com o seu negócio e se dedicando ao crescimento dele, por isso, é necessário que você se sinta confortável. 

Para isso, antes de fechar negócio com uma franqueadora, analise criteriosamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é um documento obrigatório que toda franquia deve apresentar aos seus possíveis franqueados. Nela, você encontra todos os dados financeiros, de marketing, de gestão e da história da franquia. Além disso, na COF você pode localizar os contatos dos outros franqueados e dos ex-franqueados. Aproveite esse dado e entre em contato com essas pessoas, tirando suas dúvidas e perguntando sobre as experiências pessoais deles com a franquia. 

O que torna uma franquia uma das melhores?

Para ser considerada uma das melhores franquias para se investir, é necessário que uma empresa se destaque e revele qualidade em muitos pontos. Existem diversos fatores que podem fazer com que uma franquia seja considerada uma das melhores. Uma franquia pode ser a melhor para você, sua realidade e perfil, e não ser nem mesmo boa para uma outra pessoa. Por outro lado, podem existir franquias que possuem um padrão de qualidade tanto no atendimento ao cliente, quanto na satisfação dos novos franqueados. 

Uma das formas de eleger as melhores franquias é pela sua consolidação no mercado. Sendo assim, marcas famosas, multinacionais e que estão no mercado há muito tempo terão sucesso em ser consideradas ótimas empresas dentro do franchising. Marcas como McDonald’s, Burger King, Subway, Cacau Show, Habib’s, Havaianas, Chilli Beans, O Boticário, Bob’s, Pizza Hut, Starbucks, etc serão, certamente, as primeiras da lista.

No entanto, esse não é o único critério para eleger as melhores franquias para investir. É importante considerar que o franchising é um universo dinâmico, com novas empresas sendo criadas a todo o tempo, e se estabelecendo no mercado. Sendo assim, pode-se fazer uma avaliação mais criteriosa, levando em conta fatores como lucratividade, geração de empregos, satisfação dos clientes, crescimento em um ano, e outras métricas importantes.

Um órgão responsável por fazer essas métricas no Brasil é a Associação Brasileira de Franchising, ou ABF Franchising. Ela é uma associação sem fins lucrativos, responsável por monitorar e apoiar as franquias brasileiras. Dentro da ABF, existe o Selo de Excelência, que é conferido para aquelas franquias bem avaliadas pela instituição. Existe o selo pleno, para empresas com no mínimo 3 anos de operação ou mais de 10 franqueados, o sênior, para empresas com no mínimo 5 anos de atividade ou mais de 30 franqueados, e o master, para empresas com mais de 10 anos de atividades ou mais de 60 franqueados. As empresas que se enquadram nessas categorias podem concorrer ao selo. É importante dizer que as franquias que recebem o Selo de Excelência ABF possuem muita credibilidade no mercado. 

invista em franquias; melhores franquias

Prêmio de Melhores Franquias 2021

Em outubro de 2021 a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou o resultado do Prêmio Melhores Franquias do Brasil de 2021. O prêmio foi resultado de uma pesquisa exclusiva conduzida pelo Serasa Experian, e foi patrocinado pela Mercedes Benz.  Foram 410 redes de franquias avaliadas, considerando três critérios:

  1. Qualidade: o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação;
  2. Desempenho: questões financeiras;
  3. Satisfação do franqueado: como os donos de unidades da rede avaliavam os serviços da franqueadora.

A premiação ocorreu em outubro de 2021, de forma híbrida, por consequência da pandemia de covid-19. Vale lembrar que o desempenho avaliado foi referente ao período de pandemia, em que o comércio no Brasil, incluindo o foi bastante abalado com as iniciativas de lock-down. 

As franquias premiadas foram Re/Max Brasil e Sorridents, como melhores franquias do ano. Além disso, a Maria Brasileira foi contemplada com o prêmio de melhor microfranquia. A maior nota em relação ao desempenho financeiro da rede foi da Chilli Beans, enquanto em relação à satisfação do franqueado foi a Terça da Serra, e em relação à qualidade da rede, a melhor foi a Limpidus. Além destes principais prêmios, a edição também contou com uma lista das 81 franquias 5 estrelas do Brasil em 2021 e 2022. 

Quais setores estão em alta?

Segundo dados da ABF Franchising, as franquias são classificadas em 11 categorias: alimentação, casa e construção, comunicação, informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, hotelaria e turismo, limpeza e conservação, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos, serviços e outros negócios e serviços educacionais. Entre os setores que estão em alta, cabe avaliar seus resultados durante a pandemia, já que estamos em um momento de recuperação dela. 

O setor de Casa e Construção teve um crescimento de 8,3% durante a pandemia, nos anos de 2021/2022, de acordo com levantamento anual feito pela ABF franchising. Esse crescimento veio em decorrência do movimento observado em que as pessoas resolveram melhorar as suas casas para acolher o home-office, já que tiveram que ficar mais tempo no lar.

Já o setor de Comunicação, informática e eletrônica cresceu, de acordo com mesmo levantamento, 4,1% no seu faturamento durante a pandemia, o que pode significar um ótimo setor para investir. O setor cresceu muito com a modernização das empresas, e com o aumento do trabalho home-office. Franquias que apoiam outras empresas a se modernizarem tem ganhado muita força nos últimos tempos, e podem ser conduzidas por pessoas trabalhando de casa.

O setor de saúde, beleza e bem-estar tem sido uma área muito estável dentro do franchising e do mercado como um todo, porque os cuidados com a beleza e estética é uma prática constante entre as pessoas. Por isso, vale sempre a pena investir em salões de beleza, clínicas estéticas, depilação, manicure e sobrancelhas, e continua sendo um ótimo negócio.

Lista de 49 melhores franquias para investir no Brasil

Diante de tudo o que dissemos e das métricas para eleger as melhores franquias, vamos listar e explicar quais são as melhores franquias para investir no Brasil em 2022. Nessa lista, você confere as franquias mais conhecidas e famosas, e também as que estão contidas na lista de 81 franquias 5 estrelas. Além disso, estão presentes algumas das franquias com selo de excelência da ABF franchising. Fique atento nessa lista para escolher seu próximo investimento em 2022!

1 – Adonai RH

Adonai RH é uma consultoria de recursos humanos que atende outras empresas e negócios. Ela apoia empresas em recrutamento e seleção, gestão de estágios, marketing promocional, terceirização profissional e fornece orientação de treinamento. A empresa está sediada em Campinas, SP e atua em todo o território nacional. A Franquia auxilia seus franqueados na supervisão da empresa e treina consultores. O investimento inicial é de 40 mil reais e o payback é de cerca de 14 meses.

  • Investimento inicial: 40 mil reais
  • Retorno: 14 meses.

2 – Amávia

A Amávia é uma franquia de saúde, beleza e bem-estar, focada em cosméticos e perfumaria. A marca possui sede na Bahia, e já tem 79 unidades franqueadas, desde sua fundação, em 2011, pelos fundadores Carlos Nunes e Emerson Batista. Os principais produtos comercializados pela empresa são os cosméticos para cabelos, fabricados 100% pela Amávia. Existem duas formas de franquias, as lojas e os quiosques, presentes em shoppings, por exemplo. A marca tem um foco em produzir cosméticos personalizados, de acordo com a necessidade do cliente, de maneira cruelty free. 

Em 2019, a Amávia conquistou o Troféu Atualidade Cosmética/Cramer – Beleza e Higiene Capilar, mostrando que é uma franquia de sucesso. Desde 2018 a empresa é também associada à ABF franchising, um ano após seu ingresso no franchising, em 2017. Para investir na marca, o valor inicial é de R$ 216 mil. O franqueado possui suporte da franqueadora, e tem as opções de abrir uma loja física ou um quiosque, trabalhando com a venda dos produtos capilares.

  • Investimento inicial: R$ 216 mil

3 – Bayard

Bayard é uma franquia de vestuário, calçados e equipamentos esportivos, todos voltados para o mundo dos esportes. A empresa foi fundada há 65 anos no principal shopping de São Paulo. Ela vende peças originais da marca, proporcionando qualidade e conforto para quem busca praticar qualquer tipo de atividade física.

Segundo a empresa, a prática de exercícios está em seu DNA, e seu objetivo é levar uma vida mais saudável e equilibrada aos seus clientes. Sendo assim, a franquia pode oferecer treinamento contínuo à equipe de vendas. Se você gosta de esportes e atividade física, esta franquia é para você. Invista 50.000 reais para se tornar um franqueado.

  • Investimento inicial: R$ 400 mil.

4 – Di Santinni

Franquia de roupas, calçados, bolsas, confecções e acessórios que surgiram no Brasil há mais de 30 anos? Estamos falando de Di Santinni. A marca foi criada em 1986 no Norte Shopping, no Rio de Janeiro. Ela se esforça para fornecer uma variedade de produtos de alta qualidade a preços acessíveis, além de boas condições de pagamento.

A marca já tem 110 unidades, para ter a sua é preciso investir pelo menos R$ 400 mil e abrir uma loja física. Vale lembrar que o faturamento médio é de R$ 430 mil, ou seja, mais do que o valor do investimento inicial, com retornos ocorrendo entre 18 e 32 meses de operação.

  • Investimento inicial: R$ 400 mil
  • Retorno: 18 e 32 meses
  • Faturamento médio: R$ 430 mil

5 – Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma lanchonete especializada em cachorro-quente. Eles buscam oferecer um produto com preço baixo, rapidez e qualidade. A sede é em São Paulo, mas a marca já conta com unidades no Rio de Janeiro e Paraná também.

Além do modelo delivery que se enquadra na categoria de microfranquia, a rede também oferece a possibilidade de abertura de loja de rua.

  • Investimento inicial: R$ 130 mil
  • Retorno: 12 a 18 meses
  • Faturamento médio: R$ 62 mil

6 – Doutores da Estética

A Doutores da Estética é uma franquia de saúde, beleza e bem-estar, com sede em São Paulo, na Vila Mariana. São três unidades especialistas em procedimentos faciais, capilares, botox, tratamento de pele, harmonização corporal, tratamento de estrias e elasticidade, além de cirurgias plásticas, como a rinoplastia. São três unidades da franquia, sendo uma em Portugal. A marca busca ter um atendimento acolhedor e minimalista, pensando sempre no conforto do cliente. O investimento inicial no Brasil é de R$ 180 mil a R$ 230 mil, e é necessário possuir todo o montante à vista.

  • Investimento inicial: R$ 180 mil a R$ 230 mil

7 – Grow Power

Grow Power é uma franquia de produtos naturais que fornece todo o suporte necessário para a criação de jardins em áreas fechadas, o chamado cultivo indoor. A empresa está no mercado há oito anos e está sediada em Curitiba, PR. Hoje está em 5 lojas físicas e e-commerce, também no estado de São Paulo.

As taxas de franquia para investir no Grow Power variam de 35.000 reais a 50.000 reais, com rendimento médio variando de 68.000 reais a 222.000 reais.

  • Investimento inicial: R$ 35.000 reais a R$ 50.000 reais
  • Faturamento: R$ 68.000 reais a R$ 222.000 reais.

8 – It Pet

A It Pet é uma rede de pet shops que atende demandas diversas de animais de pequeno porte. As unidades são localizadas em São Paulo, e questões de estética e saúde, como banhos, clínica veterinária, playground para pets e pet store. A marca surgiu em 2013, e conta com profissionais de diversas áreas, mas que são apaixonados pelos animais. A ideia da marca é promover um equilíbrio físico e emocional para os bichinhos de estimação. 

9 – Yogini

Fundada em 2005, com mais de 15 anos no mercado, a Yogini é uma franquia de moda inspirada nas práticas de yoga. Ela faz parte do grupo Bayard Esportes, e já possui 7 lojas nos principais shoppings centers de São Paulo. A palavra Yogini, em Sânscrito, se refere àquela pessoa que pratica o yoga em busca do autoconhecimento, leveza de ser e sabedoria. A pronúncia é Yoguíni. O investimento inicial na marca, que possui somente o modelo de loja física, é de R$ 380 mil até R$ 710 mil. O prazo para retorno financeiro é entre 2 e 4 anos.

  • Investimento inicial: R$ 380 mil até R$ 710 mil
  • Retorno: 2 e 4 anos
  • Royalties: 1% sobre as compras
  • Taxa de propaganda: 5%

10 – Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma franquia de alimentação que vem sendo chancelada pelo Selo de Excelência da ABf franchising desde 2006, até este ano, 2022. Fundada pelo americano John Mauter após uma viagem para a Alemanha, a empresa nasceu em Orlando, nos Estados Unidos, e é especializada na venda de nozes caramelizadas. São mais 800 pontos comerciais ao longo de todo o mundo, e você certamente pode encontrar uma unidade da franquia em um shopping perto de você. Existem dois modelos de estabelecimentos da franquia, o quiosque, e o quiosque de parede.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Retorno: 1 ano a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 32 mil
11 – Maria Bonita

A Maria Bonita é uma rede de lojas de semijoias e bijuterias criada em 2008 no centro comercial da Feira de Santana, na Bahia. A empresa foi criada por Valéria Bastos, que vendia bijuterias desde a infância, na escola. Hoje em dia, a marca conta com 6 lojas, mais de 40 funcionários e mais de 3 mil consultoras. A marca foi eleita, pelo Prêmio Melhores Franquias do Brasil, como a melhor microfranquia de 2021. O investimento pode começar com apenas R$ 350 reais, que a consultora aplica em bijuterias para compor seu estoque inicial e poder iniciar as vendas.

12 – Prospecta Obras

A Prospecta Obras é uma franquia de casa e construção, sendo uma empresa inovadora que oferece serviços diferenciados em sua região. A marca surgiu da necessidade do proprietário Wanderson Leira de entender as obras que estão acontecendo em sua área. Assim, o administrador da empresa criou um software online para mapear todo o trabalho feito no Brasil. Os clientes pagam para acessar a plataforma, que faz parcerias com empreendedores e pesquisas de geomarketing. Então são os franqueados que vão até a fábrica para mapeá-los. Hoje, a marca, que surgiu em 2008, conta com mais de 70 unidades franqueadas. Para investir nessa franquia é necessário um valor de 50.000 reais.  O prazo para retorno financeiro é de aproximadamente 7 meses, com uma cobrança de 10% sobre o faturamento de royalties. O faturamento médio mensal é por volta de R$ 32 mil, a lucratividade é de até 75%. 

13 – O Boticário

A franquia de beleza O Boticário é, de longe, a maior desse segmento no Brasil. A marca foi criada em 1977 pelo bioquímico recém-formado Miguel Krigsner como uma farmácia de manipulação em Curitiba, PR. Mais tarde, a marca ficou conhecida por sua primeira fragrância, Acqua Fresca, que conquistou as fragrâncias em todo o país.

O empresário Silvio Santos também teve um pequeno papel na história da marca, vendendo milhares de frascos de perfume para fundadores que não tinham dinheiro para pagar na época. O frasco de perfume foi o resultado da tentativa fracassada do bilionário de abrir uma empresa de perfumes.

Os perfumes do O Boticário são famosos internacionalmente. Hoje, a marca possui mais de 4.000 pontos de venda em quase 2.000 cidades ao redor do mundo e 170 lojas no exterior. Investimento da marca avaliado em R$ 90.000 com prazo de retorno financeiro de 18 a 36 meses.

14 – McDonald’s

O McDonald’s nasceu em 1930, quando os irmãos Dic e Mac Donalds decidiram abrir uma lanchonete na Rota 66, com um cardápio reduzido e a capacidade de servir sanduíches de forma rápida. Na época, era comum os clientes esperarem por muito tempo até conseguir comer em uma lanchonete convencional. 

A loja começou com a venda de cachorros-quentes, mas depois acrescentou hambúrgueres ao cardápio, com grande sucesso. Desde então, a marca cresceu rapidamente e hoje está presente em quase todos os países do mundo. A primeira unidade aberta do McDonald’s fora dos Estados Unidos foi no Canadá, em 1967. Já no Brasil, a marca chegou primeiramente no Rio de Janeiro, em 1979. Hoje, são mais de 37 mil lojas em 119 países de todos os continentes. Em uma pesquisa da BBC, a marca apareceu como a segunda maior empregadora do mundo, atrás apenas do Walmart. Essa certamente é uma das melhores franquias para investir. 

Você pode investir em uma unidade da marca, e certamente não te faltarão clientes. O valor do investimento inicial fica entre 1,6 milhão de reais e 2,5 milhões de reais. Os royalties são de aproximadamente R$ 250.000. Porém, apesar do alto investimento, é uma das franquias mais rentáveis, gerando lucros de até 10%. As faturas costumam ficar em torno de R$ 560 mil por mês. Para se ter uma ideia do enorme sucesso da rede McDonald’s, a marca faturou R$ 1,54 bilhão no primeiro semestre de 2021.

franquia McDonald's
15 – CCAA

A franquia de educação CCAA é uma escola de idiomas de renome mundial que se estabeleceu no mundo dos negócios como uma das melhores escolas para aprender inglês e espanhol. Foi fundada em 1961 e entrou no ramo de franquias oito anos depois, em 1969. 20 anos depois, está associada à franquia ABF desde 1989. Possui o selo de excelência da associação há mais de 14 anos.

O que diferencia o CCAA é a qualidade do ensino oferecido, bem como o forte marketing da marca. Possui metodologia e materiais didáticos próprios, sendo responsável pela maior taxa de aprovação nos exames de proficiência em língua estrangeira. O investimento da marca é de 90 mil reais. A matriz está localizada no Rio de Janeiro, e são 718 unidades da marca ao redor do mundo. Os franqueados gostam de treinamento, para que a formação dos estagiários seja unificada.

16 – Domino’s Pizza

A maior cadeia de pizzas do mundo é a franquia de alimentação Domino’s Pizza. Foi reconhecida com o Selo de Franquia ABF por oito anos consecutivos de 2011 a 2018. A marca não é brasileira, mas foi fundada em Michigan, EUA, em 1960. Atualmente, opera em mais de 90 países e possui mais de 17.000 restaurantes. Em outras palavras, é uma franquia de sucesso.

São 240 lojas no Brasil, abertas desde 1993. A Domino’s Pizza opera principalmente por meio de serviços de entrega.

Para adquirir sua unidade de franquia Domino’s Pizza, o investimento inicial é de 190 mil reais, o que equivale a cerca de 1 milhão de reais. As devoluções levam de 29 a 36 meses para chegar, com faturamento médio de 170 mil reais. A sede da marca no Brasil está localizada no Rio de Janeiro.

17 – Chilli Beans

A Chilli Beans é a maior marca de óculos da América Latina, fundada em 1990 pelo empresário Caito Maia. Hoje, a empresa possui mais de 800 unidades franqueadas no Brasil e no mundo. A marca está presente na maioria dos shoppings e cidades do país e inova com conceitos de modernidade, versatilidade e criatividade. Em 2021, ela foi eleita como a melhor franquia brasileira no quesito desenvolvimento financeiro. Além disso, em 2018 a Chilli Beans ganhou o troféu de bronze da ABF franchising por alcançar o marco de dez chancelas no selo de excelência da organização.

Na loja Chilli Beans, você pode criar seus próprios óculos em modo “self-service” em uma máquina personalizada. Além disso, a marca está constantemente apresentando novos modelos, acompanhando as tendências e lançando novas campanhas. 

A marca oferece alguns modelos de franquia como loja de rua com investimento mínimo de R$ 170 mil, modelo de loja de shopping com investimento de R$ 200 mil e quiosque com valor inferior a R$ 120 mil Yar. O período de retorno é de 18 a 36 meses e a taxa de franquia é de R$ 15.000. Receba taxas de publicidade, 3% da receita e royalties, 15% da receita.

18 – Bellaza 

A Bellaza é uma franquia barata de beleza e a maior franquia online de maquiagem e maquiagem do Brasil. Possui uma minifranquia com um modelo de baixo custo, simples de operar, mas muito promissor. A marca tem mais de 100 franqueados em todo o país e trabalha com um site que vende várias marcas de cosméticos.

A franquia Bellaza se diferencia por oferecer um modelo de trabalho que entrega bons resultados, mas que pode ser utilizado por muitos. Os franqueados são os únicos responsáveis ​​por promover o site e fazer vendas. A partir do momento em que um pedido é feito, os produtos são separados e despachados pela matriz, ou seja, os franqueados nem precisam de depósito. Como todos os modelos trabalham em casa, para se tornar um franqueado Bellaza você só precisa de um computador com acesso à internet.

O investimento mínimo na empresa é de R$ 9.000 com prazo de retorno de 9 a 12 meses e faturamento em torno de R$ 5.000.

19 – Havaianas

A franquia Havaianas é uma marca brasileira que se expandiu pelo mundo e hoje é uma empresa que alcançou o patamar multinacional. A empresa tem 55 anos e seu principal produto são os mundialmente famosos chinelos, ou sandálias, como muita gente chama. De fato, várias empresas tentaram replicar a borracha produzida em Havana sem sucesso. É a maior referência no mercado de chinelos, respondendo por 80% das transações neste ramo. A marca tinha um patrimônio líquido de US$ 3,9 bilhões em 2018, tornando-se uma empresa multibilionária.

Um diferencial da Havaianas é ter espalhado pelo mundo uma cultura tão brasileira como a de usar chinelos. Esse hábito não costumava existir em países europeus, por conta do frio, e nem em outras localidades. Já no Brasil, é um costume muito forte usar chinelos na praia, em casa, e até mesmo na rua, em alguns passeios. 

As taxas de franquia da Havaianas variam de R$ 300.000 a R$ 845.000. O que torna esta franquia diferente é que não há royalties. É possível abrir quiosques, lojas de rua e lojas de shopping. Mas não duvide, a conta mensal também é alta, entre 50.000 reais e 80.000 reais. Então essa é uma das melhores franquias que existem atualmente no Brasil. 

20 – Cacau Show

A maior rede de chocolates finos do Brasil, a franquia de alimentação Cacau Show dispensa apresentações. A Cacau Show surgiu em 1988 em São Paulo, na forma de uma cesta de trufas, feita com dinheiro emprestado. Com o sucesso dos chocolates feitos, a marca foi crescendo e se tornando uma empresa, até que abriu sua primeira loja física em Piracicaba, SP. 

Hoje, com mais de 25 anos de história, a empresa acumula quase 3.000 lojas em diversas localidades do Brasil. Sempre haverá uma unidade da marca perto de você. Esta é a opção perfeita para quem quer investir em uma franquia de sucesso a um preço acessível. O investimento inicial mínimo para adquirir uma unidade da Cacau Show é de R$ 42 mil, com retorno financeiro em um período de 12 meses a 2 anos. A Cacau Show foi contemplada com o selo de excelência da ABF sete anos, sendo o último 2017. 

21 – Subway

A franquia Subway é uma das franquias de fast food mais famosas do mundo. Em quase todos os shoppings e cidades do planeta você encontrará uma unidade da marca. Ao contrário do que muitos pensam, a franquia não está nos metrôs americanos. Seu nome significa “metrô” em inglês e é uma adaptação da marca “Submarines”. O nome remete ao formato da baguete, que se parece um submarino. No entanto, após a abertura da quinta unidade, a franquia percebeu a necessidade de uma mudança de nome e acrescentou a palavra “Way” ao sufixo “Sub-“, criando seu nome atual.

A marca tem mais de 44.000 unidades em 111 países ao redor do mundo. Surgiu em 1965, quando os cientistas Fred deLuca e Dr. Peter Buck se uniram para criar sanduíches em baguetes. A seleção dos produtos é muito cuidadosa, e a montagem do produto final também é muito cuidadosa.

As principais características do Subway são o serviço rápido, sanduíches montados pelos clientes e sanduíches mais saudáveis ​​do que os vendidos por outras redes de fast food. Para adquirir uma subsidiária de uma franquia do Subway, você precisará de R$ 368.000, o que equivale a aproximadamente R$ 25.000 em royalties. A renda média é de 80 mil reais.

22 – Burger King

Concorrente direta do McDonald’s, a franquia de fast-food Burger King é conhecida no mundo inteiro. Fundada em 1954, a empresa é a segunda maior rede de hambúrgueres que existe, contando com mais de 15 mil unidades, presente em mais de 100 países. Aproxima-se que o Burger King atenda mais de 11 milhões de clientes todos os dias. Fica claro, então, que essa é uma das melhores franquias que existem. 

A franquia surgiu na Flórida, em Miami, e possuía a ideia de servir sanduíches de maneira instantânea. Logo depois da criação da primeira loja, os empresários James McLamore e David Edgerton compraram a marca. Na época, o hambúrguer custava RS$ 0,18. Dois anos depois, o Burger King lançava seu sanduíche mais famoso, o Whopper. 

No Brasil, a franquia chegou em 2004 em São Paulo. Aqui, existe a Máster franquia do Burger King, o BK Brasil. São quase mil restaurantes no país. Em 2018, o faturamento da franquia foi de R$ 2,3 bilhões. São muitos modelos de franquias, a Free Standing, que é a loja de rua com drive-thru; o formato In Line de rua, In Line de Shopping, e o formato Food Court, em praças de alimentação. 

Para investir na marca aqui no Brasil, o valor inicial é entre R$ 1,7 milhão e R$ 5 milhões. A marca é associada à ABF franchising desde 2018. 

23 – Habib’s

A maior franquia de fast-food brasileira e a maior rede de fast-food árabe do mundo, o Habib’s é uma franquia de alimentação rápida, criada no Brasil em 1988. A filosofia da marca é entregar a comida de forma rápida, por um preço acessível e produtos de qualidade. Quem nunca comprou as esfirras de 1 real do Habib’s?

São 430 lojas da marca espalhadas por todo o Brasil, o Habib’s ganhou o selo de excelência da ABF franchising por dez anos consecutivos, sendo o último em 2015. Além disso, já foi premiada como a franquia mais admirada pela Franchising University. A sede da marca é em São Paulo, e ela oferece suporte para o franqueado em vários aspectos. Existe até mesmo a universidade Habib’s, que forma os novos empreendedores da marca.

Para se tornar um franqueado Habib’s, o investimento inicial é de R$ 745 mil, aproximadamente. 

24 – Bob’s

Quem nunca quis experimentar um dos famosos milk shakes do Bob’s? Criada em Copacabana, a rede de fast-food brasileira foi fundada em 1952, a franquia de alimentação faz muito sucesso entre os brasileiros. A marca desenvolveu suas receitas próprias ao longo de muitos anos, focando no paladar específico dos clientes brasileiros. 

Em 1984 a marca ingressou no franchising, abrindo duas unidades em Vitória, no Espírito Santo. Desde então, a marca acumulou mais de mil pontos de vendas, que hoje estão instalados em todas as capitais do Brasil. Desde 1997, o Bob’s é chancelado com o selo de excelência da ABF franchising, sendo o último em 2022. O total foi de 23 prêmios até então.

Para se tornar um franqueado do Bob’s, o investimento mínimo é de R$ 502 mil, com um faturamento médio mensal de aproximadamente R$ 180 mil. O retorno financeiro vem entre 18 e 48 meses. 

25 – Pizza Hut

Sabe como começou a cultura de comer pizzas no mundo? Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados comiam o alimento no campo de batalha, por ser fácil e rápido. Depois que voltaram para casa, os sobreviventes continuaram com o hábito, popularizando as pizzas na Europa. Lembrando que a guerra acabou em 1945, então esse hábito se popularizou no início da década de 50. O alimento fez tanto sucesso, que o Brasil é, hoje, o segundo maior consumidor de pizza do mundo.

Nesse contexto, em 1958, os irmãos Caney resolveram abandonar a faculdade que cursavam e abrir uma pizzaria. A primeira unidade da franquia de alimentação Pizza Hut foi aberta, então, no Kansas, Estados Unidos. A loja começou na casa dos rapazes, que se parecia com uma cabana (Hut, em Inglês), daí o nome Pizza Hut.

Hoje em dia, a franquia é a maior rede de pizzarias do mundo, com 40 mil unidades em mais de 130 países, empregando mais de 250 mil funcionários. No Brasil, a marca tem 90 restaurantes, e pertence ao grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial está entre R$ 950 mil a R$ 1.1 milhão. O retorno financeiro vem imediatamente, com um faturamento médio de R$ 200 mil. As taxas são 6% de royalties, e 5% para fundo de propaganda. 

26 – Re/Max Brasil

A maior rede de imobiliárias do mundo, a Remax foi eleita a melhor franquia do Brasil em 2021. A marca foi criada em Denver, no estado do Colorado, Estados Unidos, e atua no Brasil desde 2009. São mais de 8 mil unidades que existem, e 142 mil corretores presentes em 110 países. No Brasil, são 550 franquias da marca, que carregam o slogan “Ninguém vende mais imóveis no mundo que a Remax”. 

A marca busca ser realmente a melhor do mundo, tentando atuar em três eixos: o melhor serviço de atendimento para o cliente, a máxima comissão para o franqueado e a máxima lucratividade para o franqueador. Sendo assim, todo mundo acaba satisfeito, criando combustível para que a marca seja muito bem reconhecida.

O investimento inicial é de o equivalente a 20 mil dólares, o que está por volta de 120 mil reais. O retorno financeiro está prometido para 18 meses a 2 anos, com um faturamento médio mensal igual ao investimento inicial, de 120 mil reais. 

27 – Sorridents

Uma das mais bem conceituadas redes de clínicas odontológicas do mundo, a Sorridents é a mais bem premiada franquia da área do Brasil, com 4,5 milhões de pacientes atendidos. A franquia de saúde, fundada em 1995, ganhou o prêmio de melhor franquia do Brasil nove vezes, inclusive no último prêmio de 2021. 

O investimento inicial é a partir de R$ 400 mil, com prazo para retorno entre 2 e 3 anos, com base em um faturamento médio mensal de 150 mil, com 435 unidades no país. A marca foi chancelada com o Selo de Excelência ABF franchising 11 vezes, sendo a última vez em 2022. 

28 – Terça da Serra

O Terça da Serra é uma franquia de cuidados de idosos, fundada em 2014 pela médica Joyce Duarte. A médica, depois de anos trabalhando em casas de repouso, percebeu que havia a necessidade de um tratamento mais humanizado e acolhedor para os pacientes. Foi quando o avô de Joyce precisou de cuidados que ela resolveu criar uma nova forma de cuidar dos idosos. A primeira unidade do Terça da Serra foi criada em Jaguariúna-SP.

No ano seguinte, com o sucesso da marca, foi aberta a segunda unidade da Terça da Serra, em Campinas, SP. Hoje, já são 56 unidades de casas de cuidado de idosos, que fazem um cuidado que se mostrou um destaque no Brasil, nos campos de inovação, responsabilidade e trabalho humanitário. 

Para investir na Terça da Serra hoje e se tornar um franqueado, o valor inicial é de 611 mil reais, em uma casa de 24 leitos. Para casas maiores, o investimento é de 800 mil reais. O retorno financeiro é estimado em 24 a 36 meses depois do início da franquia. O faturamento médio mensal é de aproximadamente 100 mil reais. A marca foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising duas vezes, em 2020 e 2022. 

29 – Limpidus

Eleita a melhor franquia do Brasil em 2021, e a melhor franquia de serviços de limpeza em 2019, a Limpidus é especializada em limpeza comercial. A marca tem mais de 40 anos de atividade, e está presente em mais de 13 países, com mais de 200 empresas. A franquia de limpeza foi criada em 1991, e foi a pioneira em serviços de limpeza no Brasil. A marca foi chancelada com o selo de excelência da abf franchising quatro vezes, sendo a última em 2002.

Se você quer atuar com uma das melhores franquias para investir, a limpidus é uma possibilidade. O valor inicial de investimento na franquia é de R$ 50 mil, e pode ir até R$ 60 mil, nos mais de 12 modelos de franquias. O retorno financeiro é entre 1 e 2 anos, com um faturamento médio mensal de R$ 150 mil.

30 – Acquazero

A AcquaZero é uma franquia de estética automotiva e de limpeza de interiores. Mesmo durante a pandemia, cresceu 153% em 2020 e é uma das melhores franquias para investir, segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Além de trabalhar com carros, os franqueados também poderão limpar, desinfetar e impermeabilizar os estofados residenciais. O investimento inicial é de R$ 25 mil, com um faturamento médio mensal de aproximadamente R$ 70 mil, e um retorno financeiro entre 3 meses e 2 anos. Hoje em dia, são quase 500 unidades franqueadas no Brasil inteiro. A empresa foi chancelada pela ABF em 2019. Vaale lembrar que um dos principais valores da franquia é a sustentabilidade, com uma proposta de limpeza ecológica. 

31 – Ceofood

Ceofood é um aplicativo de delivery e empresa de guia de alimentação. O Brasil tem cerca de 350 unidades instaladas em mais de 20 estados do país. Com sede no estado de São Paulo, a Ceofood foi fundada em 2017 para conectar restaurantes, padarias, supermercados e bares com seus clientes de forma rápida e eficiente. O franchising vem em dois sabores: home based, em que o franqueado trabalha e entrega de casa, sem lojas físicas; e master franqueados, em que o franqueador trabalha para franquear novos empreendedores. Invista no primeiro modelo, a partir de R$ 11.500, retorno financeiro em 6 meses e lucro líquido de R$ 2.000 a R$ 3.000. No segundo modelo, o investimento começa em 100 mil reais, o retorno financeiro pode ser de 6 meses até 1 ano e o lucro líquido é de cerca de 20 mil reais.

32 – China in Box

A franquia de alimentação China in Box é a maior rede de entrega de comida chinesa da América Latina. A marca foi criada em 1986, quando o brasileiro Robinson Shiba viajou para os Estados Unidos e percebeu a alta demanda por comida chinesa. Percebendo a oportunidade, ele voltou para o Brasil e criou a empresa China in Box no bairro Moema, em São Paulo. Hoje, são 150 unidades espalhadas pelo Brasil, e já foi chancelada com selo de excelência 22 vezes, de 2000 até 2022. 

O investimento inicial na marca é a partir de R$ 720 mil, com retorno entre 3 e 4 anos, baseado em um faturamento médio mensal de aproximadamente R$ 220 mil. 

33 – Chiquinho sorvetes

A franquia de sorvete Chiquinho é especializada em sorvetes que pode ser encontrada na maioria dos shoppings e cidades do Brasil. A Chiquinho Sorvete é originária do Brasil e foi criada por Francisco de Oliveira, na cidade de Frutal, uma pequena cidade no interior do estado de Minas Gerais, em 1980. Logo depois, abriu uma outra unidade em Guaíra, SP. Depois, em 2010, a Chiquinho se tornou uma franquia. Hoje, são 500 unidades no Brasil, em 25 estados.

A Chiquinho Sorvetes é especializada em sorvetes soft, e possui sabores e receitas próprias e exclusivas. São sundaes, milk-shakes, casquinhas, petit gateau, e outros 80 produtos. Para investir nessa marca, você pode começar entre os valores de R$ 290 mil e R$ 380 mil.São vários modelos de franquias, como os quiosques, loja básica, loja de shopping e loja de franquia. Para todos os franqueados, são cobradas as taxas de 2% do faturamento para fundo de propaganda e 5% como royalties. O faturamento médio mensal do franqueado da Chiquinho é de R$ 45 mil. 

34 – CNA

Com mais de 45 anos de experiência no mercado brasileiro de franquias, a Cultural Norte Americano (CNA) é uma franquia de sucesso com mais de 600 unidades escolares no Brasil. Em décadas de existência, acumulou 30 selos de excelência da ABF, sendo o 30º em 2021. A marca é a única escola de idiomas da América Latina a ter materiais didáticos em parceria com a Disney, comprovando a qualidade da marca. Ensino CNA.

Criada em 1985 pelo fundador e presidente Luiz Nogueira da Gama Neto, a franquia de idiomas é uma das melhores franquias para investir porque a marca tem feito tanto sucesso. 90% dos franqueados recomendariam uma loja franqueada para outras pessoas e 80% abririam uma loja novamente. Para fazer parte desse time de sucesso, o investimento inicial mínimo é de R$ 95.000, e o rendimento médio é igual ou superior ao investimento. O período de retorno é de 2 a 4 anos.

35 – Doutor Sofá

A franquia Doutor Sofá é uma marca dedicada a prestar os melhores serviços de limpeza de sofás e estofados. A franquia de serviços nasceu no estado de Santa Catarina no RS em 2013, e hoje conta com mais de 600 unidades franqueadas em 22 estados brasileiros. O que diferencia a marca é a qualidade do atendimento, que pode explicar a rápida expansão observada da criação até o momento. Você pode se tornar um franqueado da Doutor Sofá com um investimento inicial de apenas R$ 31.000 e prazo de retorno financeiro de 6 meses a 1 ano.

36 – Hering Store

A franquia de vestuário brasileira Hering Store é uma marca de roupas básicas, que está presente em todos os estados brasileiros. A empresa foi fundada em 1880 – isso mesmo, no século XIX – em Blumenau, Santa Catarina. A criação da marca não foi glamourosa, e surgiu num contexto de precariedade e dificuldade financeira vivida pelos criadores, dois irmãos alemães. A empresa se tornou uma franquia em 1993, quando lançou a Hering Store. 

A marca é dona de uma linha de roupas própria, voltada tanto para o público feminino quanto masculino, e até infantil, na Hering Kids. As roupas são conhecidas mundialmente pelo estilo básico, na linha “basics” da Hering. Hoje, são mais de 600 unidades da marca em todos os estados brasileiros, e em países da América Latina. 

Para ser dono de uma franquia Hering, o investimento inicial é de R$ 380 mil, e o retorno financeiro é entre 2 a 4 anos. O faturamento médio mensal é de R$ 185 mil, e os royalties cobrados são de 3% das compras.

37 – Influx English School

Uma franquia de muito sucesso, a Influx English School é uma escola de idiomas com apenas 15 anos de existência, mas que nesse pouco tempo já conquistou 150 unidades franqueadas em 18 estados brasileiros. De acordo com pesquisa desenvolvida pela empresa, 100% dos franqueados abririam uma unidade da Influx novamente, 98% estão satisfeitos com a franqueadora, e 100% indicariam a influx para um familiar ou amigo. Ou seja, essa é uma das melhores franquias!

A Influx foi eleita pela Pequenas Empresas & Grandes NEgócios, em 2018, a melhor franquia de ensino de idiomas do Brasil, ficando à frente de grandes nomes antigos no país. A empresa também recebeu nove selos de excelência da ABF franchising, além de ter sido eleita pela instituição a melhor franqueadora em 2017.

Sendo assim, a Influx English School se dedica a oferecer os melhores serviços em ensino de inglês do Brasil, investindo em tecnologia e técnias modernas de aprendizagem. As duas mais usadas são a Abordagem Comunicativa e a Abordagem Lexica, que trabalha um combo do que é importante para o aluno, partindo de conversas cotidianas e de situações corriqueiras.

Diante disso, se você quiser se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 258 mil, com um faturamento médio mensal de quase 100 mil reais, e um prazo para retorno financeiro entre 18 meses e 3 anos. 

38 – Instituto Mix

O Instituto Mix de Profissões é uma franquia de educação especializada em cursos profissionalizantes, em áreas de administração, idiomas, e muitos outros. A empresa é 5 estrelas no Brasil, de acordo com pesquisa do Serasa, e possui alto nível de satisfação dos franqueados. O investimento inicial na marca deve ser entre R$ 60 mil e R$ 250 mil, prometendo um faturamento médio mensal por volta de R$ 86 mil, 27% de rentabilidade, retorno entre 18 meses a 2 anos, e 6 meses para um ponto de equilíbrio. 

39 – Jin Jin

Jin Jin é uma franquia de comida oriental que oferece comida oriental na maioria dos shoppings do Brasil. Os pratos são dominados pelo sushi frio, mas também há yakisoba, pãezinhos, pãezinhos e bentos. O diferencial da marca também é uma rede de fast food que serve pratos de forma ágil e padronizada. A franquia Jin Jin é uma opção para cidades pequenas porque oferece um modelo kisque e costuma ser bem mais barata que as unidades físicas. O valor do investimento é de R$ 465.000. A marca está no mercado há mais de 20 anos, com mais de 70 unidades em todos os 12 estados brasileiros.

40 – KNN Idiomas

Uma das cinco maiores escolas de idiomas do Brasil, a KNN é uma rede de escolas de idiomas que trabalha com o ensino do Inglês, do Espanhol e do Alemão. A franquia de educação atua no ensino rápido de línguas, também conhecido como modalidade speed, que proporciona o aprendizado em menos anos para os estudantes, o que pode ser uma boa oportunidade para quem não pode pagar um cursinho por muito tempo, ou não tem tantos anos disponíveis. Para investir na marca, o valor inicial é a partir de R$ 80 mil, com tempo de retorno financeiro estimado entre apenas 1 e 2 anos.

41 – Kumon

Kumon é uma franquia educacional que se tornou muito popular no Brasil no final da década passada. A empresa possui um método de ensino próprio, originário do Japão, utilizando a repetição como forma de absorção do conhecimento. Essas escolas conquistaram mais de 155 mil alunos no país com grandes melhorias em suas notas escolares e nas disciplinas que oferecem, sendo uma empresa de excelência. 

Há aulas de inglês, japonês, português e matemática. Vale lembrar que os métodos de ensino utilizados são originais da marca. Se você gosta de educação, pode investir em uma franquia Kumon. Para isso, o investimento inicial é de R$ 40.700, o retorno financeiro pode chegar de 18 a 24 meses e o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil.

42 – Microlins

Lançada em 1991, a Microlins é uma franquia de educação, especializada em cursos de capacitação profissional nas áreas de informática, tecnologia, design, web, administração e vendas, saúde, indústria e inglês. A marca ingressou para o franchising em 1993, e se associou à ABF em 1994. São mais de 50 opções de cursos profissionalizantes, 400 unidades no Brasil, e 500 mil alunos ativos. 

O investimento inicial na marca é entre R$ 59 mil a R$ 300 mil, com um prazo para retorno financeiro em 18 meses a 2 anos. O faturamento médio mensal é de R$ 65 mil. A sede da empresa é na cidade de São Paulo. 

43 – Mini Kalzone

Você saber o que é um calzone? Calzone é um alimento italiano, no formato de pizza dobrada, bem recheada no meio. A Mini Kalzone é uma franquia de alimentação rápida – fast-food – fundada em 1993, que se dedica a vender calzones.

A marca foi criada pelo empreendedor João Batista Cardoso em Florianópolis, SC, na conhecida rua Anita Garibaldi, loja que ainda existe até hoje. Com o sucesso da marca, a empresa cresceu e se tornou um grande sucesso. São mais de 120 lojas ativas em todo o Brasil, instaladas em 54 cidades. A Mini Kalzone foi a primeira rede de calzones no modelo fast-food do mundo, o que a tornou um destaque.

Para ter a sua unidade da franquia, basta aplicar um investimento inicial a partir de R$ 380 mil, com um prazo de retorno entre 30 e 42 meses. Cabe ressaltar que a empresa foi chancelada com o selo de excelência abf franchising em 2008, 2009 e 2022.

44 – Cultura Inglesa

Fundada no Rio de Janeiro em 1934, a Cultura Inglesa é uma franquia de escolas de idiomas e franquia educacional. São 93 unidades e mais de 63 mil alunos nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Espírito Santo.

A Cultura Inglesa é uma marca abrangente para os estados em que atua e é conhecida pela qualidade de seu ensino, profissionais altamente capacitados, tecnologia educacional moderna e índice de satisfação de alunos e ex-alunos de 93%. A marca iniciou o franchising em 2012 e ingressou na ABF dois anos depois. Para se tornar um franqueado da Cultura Inglesa, o investimento inicial é de R$ 340 mil.

45 – Óticas Diniz

Carregando o sobrenome de sua criadora, Arione Diniz, a empresa foi criada em São Luís do Maranhão em 1992. A marca é especializada em óptica, e na criação de óculos e lentes de diversos tipos, com produtos das melhores marcas e mais variadas.

Hoje em dia, a demanda por usar óculos tem aumentado cada vez mais diante do uso de telas constantemente. Além disso, o mercado de franquias de saúde, bem-estar e beleza faturou R$ 35 bilhões só no ano passado. Então, o momento certo para abrir essa franquia é esse!

Para comprar a sua unidade, o valor inicial é a partir de R$ 180 mil, até R$ 250 mil. 

46 – Portobello Shop

A Portobello Shop é uma franquia de casa e construção que começou em 1988 no Brasil. Hoje, são mais de 120 unidades no Brasil, especializadas em revestimentos de cerâmica para construções. Além de um serviço de qualidade, a marca oferece produtos de alta qualidade, e um atendimento personalizado para o cliente. Em 2005 e 2013, foram oito vezes em que a empresa foi chancelada com o selo de excelência ABF franchising. O investimento inicial pode variar entre R$ 380.000 e R$ 1.800.000. Se você é uma pessoa apaixonada por construção, produtos de qualidade, ou até mesmo já possui uma loja de materiais de construção, pode transformá-la em uma unidade da Portobello Shop, contribuindo para a criação de boas construções. 

47 – Spoleto

Uma das franquias de maior sucesso na praça de alimentação do shopping é a franquia de comida italiana Spoleto. A logomarca da empresa é claramente visível em um círculo preto e amarelo. A marca é brasileira e surgiu no Rio de Janeiro na região do Leblon em 1999.

A marca Spoleto se diferencia por oferecer pratos específicos do cliente típicos da culinária ítala com massas, risotos, nhoques, lasanhas e outros pratos. Além disso, as refeições são preparadas rapidamente, e os clientes nem precisam se sentar à mesa e esperar. Assim que você fizer um pedido seu prato estará pronto. Possui 335 unidades franqueadas, prazos de retorno entre 36 e 40 meses, e o investimento inicial é de 525 mil reais.

48 – Tratabem

A iGui Tratabem é uma franquia especializada em manutenção e tratamento de piscinas. É a marca queridinha do Brasil quando o assunto é piscinas, com três Selos de Excelência da Franquia ABF. A marca foi desenvolvida em 2012 para proporcionar ao Brasil capacitação profissional em manutenção de piscinas. Em seus 10 anos de existência, a marca conseguiu se tornar a maior em seu segmento no país, mostrando o quanto é uma franquia de sucesso. Para investir em uma unidade, você precisa de um investimento inicial de R$ 68.000 com prazo de retorno financeiro entre 5 e 8 meses. A fatura média mensal é de 8000 reais.

49 – Sucão

A Sucão é uma rede de lojas especializadas em alimentação saudável do interior de São Paulo. Com mais de 40 anos de tradição, a marca conta com mais de 30 unidades franqueadas. A empresa oferece processos de produção modernos e envia produtos prontos aos franqueados por meio de uma cozinha central.

A franquia recebeu o selo de excelência da ABF Franchising em 2019, 2020 e 2022, e é a franquia de alimentação saudável mais premiada do Brasil. Também foi eleito sete vezes o melhor suco da cidade pela Revista Veja.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 190 mil. Os retornos são de 18 a 36 meses de atuação no mercado, com faturamento médio mensal de R$ 83 mil.

Conclusão

As melhores franquias para investir são aquelas que se encaixam com nossa vida, nosso bolso, e também com nossos gostos pessoais. São muitas as franquias que possuem um trabalho de excelência no Brasil, e que possuem uma formatação de franquia muito satisfatória.

As franquias que acumulam anos de história, selos de excelência, e ainda prêmios de melhores franquias, certamente, são confiáveis e as melhores franquias para investir então, pode apostar!

Vale lembrar, claro, que começar uma franquia nova nunca é um trabalho fácil, para que é necessário muita dedicação, tempo, preparação e também conhecimento. Muitas vezes, mesmo em uma marca de sucesso, existem pessoas que não conseguem se consolidar, por falta de conhecimento que é necessário. 

Para isso, a Goakira Consultoria ajuda você! Temos uma equipe profissional em franquias, com todo o trabalho necessário para fazer sua franquia ter sucesso. Oferecemos atendimentos jurídicos, arquitetônicos, administrativos e de marketing. Além disso, realizamos o geomarketing, a COF e a formatação de franquia da empresa solicitante – essas são nossas especialidades! Quer uma proposta? Entre em contato!

E aí, gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos, além de ficar ligadinho no mundo do franchising! Instagram, Facebook, Linkedin

Posts relacionados

Um comentário em “Melhores franquias: conheça 49 exemplos de marcas para investir em 2022

Deixe um comentário