Implantação de ERP

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O mapeamento de processos e a tecnologia ideal para implantação de ERP: vamos fazer corretamente?

Uma das soluções que as empresas têm adotado para avançar a confiança nos dados e a melhora nos negócios é a implantação de um ERP (Enterprise Resource Planning) – sistema de informação que integra todos os dados e os processos de um grupo em um único ambiente tecnológico.

Assim, os sistemas de ERP foram criados para automatizar e otimizar meios de administração de rotina, visando ganhar rapidez nas etapas de produção e nas decisões; evitando, assim, erros ou falhas em sua execução.

Implantação de ERP

Sobretudo, a ideia da solução é atrativa. No entanto, uma tecnologia por si só não é suficiente para atingir esses objetivos.

Para que a implantação de ERP seja concluída, é válido que, antes de qualquer coisa, as empresas criem suas regras de negócios, chequem seus meios para eliminar atividades que não tragam valor ao negócio e ao cliente. Assim, o desenho dos processos deve refletir as produções para atender as urgências e os desejos dos clientes.

Motivos de fracasso

Um dos motivos de fracasso de muitas implantações do sistema ERP é o mapeamento de processos realizado de maneira errada, sem a integração das ações entre as áreas funcionais e a falta de documentos certos. A definição errada costuma resultar no fim da solução e, por fim, em prejuízo para a empresa.

Porém, resulta na compreensão por parte dos atores dos processos sobre a razão de existência da empresa, de maneira certa; o que ela produz de valor; as entradas e saídas da cadeia produtiva; os fatores críticos de sucesso e os responsáveis por cada atividade.

Escolha da Tecnologia

O mais caro ou conhecido do mercado, nem sempre é a solução. Porém, é fundamental definir alguns critérios:

  • ofereça alto grau de aderência aos processos desenhados;
  • disponha de um ambiente de desenvolvimento flexível e de fácil integração entre as áreas da empresa, os parceiros e os clientes;
  • apresente simplicidade de operação e treinamento aos usuários;
  • ofereça suporte rápido e eficaz;
  • que esteja atenta em fornecer melhorias e inovações.

Assim, com a checagem correta dos processos, a tecnologia bem definida e a equipe treinada, não há como errar: a implantação de ERP só tem a trazer bons resultados para o avanço dos negócios!

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