Criada em 2012, a franquia Quem Disse Berenice? cativou o mercado com sua identidade moderna e despojada. Aposta do conceituadíssimo Grupo Boticário para atrair o público mais jovem, essa rede de franquias continua em franca expansão, sendo considerada uma das marcas de maior sucesso no segmento de cosméticos e uma das melhores franquias, que é um dos que mais cresce no Brasil, mesmo em cenários adversos economicamente.
O segmento de saúde, beleza e bem estar, de acordo com dados fornecidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), obteve o segundo maior faturamento entre franquias em 2020. Nesse mesmo ano, o faturamento deste setor ultrapassou a marca de 35,2 bilhões de reais, sendo superado apenas pelo setor de alimentação. Em relação ao ano de 2019, a alta foi de 3,1%.
Além disso, outros fatores contam a favor: no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil ocupa a quarta posição. Esses dados foram coletados em uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, que ainda apontou que o faturamento do país nesse setor passa de 30 bilhões de dólares.
Se os números do mercado mostram que o setor de cosméticos e perfumaria está indo bem, a franquia Quem Disse, Berenice, então, nada de braçada no segmento. De acordo com dados divulgados pela própria rede, a venda de produtos como bases, corretivos, sombras, delineadores e outros produtos de cuidados pessoais acarretou um crescimento de mais de 16% para a empresa nos últimos anos.
É um sucesso que se reflete nas redes sociais. Por exemplo, no Instagram, a franquia Quem Disse, Berenice já conta com mais de 3 milhões de seguidores, enquanto mais de 5 milhões seguem a marca no Facebook e quase 600 mil são inscritos em seu canal no YouTube.
Nesse post, contaremos mais sobre a franquia Quem Disse, Berenice, apresentaremos dados importantes da marca, o passo a passo para se tornar franqueado e, principalmente, se vale a pena o investimento.
Se prepare e venha conosco! Boa leitura!
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Como abrir uma franquia Quem Disse, Berenice?
Quando a franquia Quem Disse, Berenice surgiu, apenas quem já era franqueado d’O Boticário poderia adquirir unidades franqueadas da então nova rede de produtos cosméticos do grupo. Com o tempo, a estratégia da marca mudou e, atualmente, já são mais de 130 unidades abertas em diversos estados do Brasil.
O empreendedor que se interessar em abrir uma unidade da franquia Quem Disse, Berenice deve entrar em contato com a marca pelo site. Posteriormente, a empresa iniciará um processo de avaliação do potencial franqueado, dando início, então, ao processo de abertura da franquia, com estudos sobre a região e o ponto comercial onde a nova unidade será estabelecida.
Modelos da franquia Quem Disse, Berenice
A franquia Quem Disse, Berenice tem um modelo à disposição do empreendedor que quiser se tornar franqueado: o modelo de loja que, segundo a ABF, requer um valor mínimo de investimento de 109 mil reais. Nesse valor, já estão inclusos os custos com a montagem do ponto comercial e o capital de giro necessário para a operação da unidade.
Os pontos da franquia Quem Disse, Berenice contam com displays que permitem que as clientes testem os produtos na hora, contando também com a ajuda de atendentes especializados. Nas lojas, são vendidos batons, esmaltes, sombras, bases líquidas e em pó, delineadores, perfumes, entre outros produtos.
Dados da empresa sugerem que o estilo de loja da franquia Quem Disse, Berenice necessita de, em média, cinco funcionários, de modo a prover rapidez e qualidade de atendimento na unidade. A área do ponto comercial deve ter cerca de 40 m2 e o local deve passar pelo crivo da franqueadora, estando dentro dos padrões estipulados pela marca para atender o público alvo desejado na região em que a unidade for estabelecida.
O perfil ideal para adquirir uma franquia Quem Disse, Berenice
Se o investidor quiser se tornar franqueado da Quem Disse, Berenice, ter o capital inicial de investimento não é o bastante. É necessário ter experiência no setor de beleza, além de afinidade com o segmento, espírito empreendedor, inovação e bastante motivação.
Como a franquia Quem Disse Berenice faz parte do grupo Boticário, as diretrizes para adquirir uma unidade são as mesmas da grande rede de cosméticos. Ou seja, é necessário ter experiência prévia no ramo dos negócios, com no mínimo 12 meses de conhecimento comprovado no setor varejista ou serviços em áreas comerciais, administrativas ou financeiras. Além disso, outra exigência da empresa é dedicação integral e exclusiva à operação da franquia.
Evidentemente, é necessário ter bastante disponibilidade de tempo, visto que um franqueado do setor de saúde, beleza e bem estar tem rotinas dentro dos horários de serviço de locais como shopping centers, galerias e aeroportos.
Quais regiões comportam unidades da franquia Quem Disse, Berenice?
Como a franquia Quem Disse Berenice é bastante conhecida, existe um maior rigor em relação à franqueadora quando o assunto é decidir quais regiões serão liberadas para abertura de novas unidades.
Inicialmente, a empresa avalia a área para descobrir se o local está de acordo com o público alvo da marca. São avaliados aspectos como acessibilidade, visibilidade e obstáculos que possam impedir o fluxo de pessoas, assim como os hábitos do local. Se a região passar nestes fatores, as chances são maiores da unidade da franquia Quem Disse Berenice finalmente sair do papel e se tornar realidade.
Como é o processo de seleção da franquia Quem Disse, Berenice?
O empreendedor que quiser se tornar parte da franquia Quem Disse Berenice deve passar por um processo de seleção que se inicia com o formulário de interesse. Ele está disponível no site da empresa e exige que o franqueado tenha uma empresa com CNPJ ativo e questões fiscais regularizadas, de modo que seja possível emitir notas fiscais.
Com o pedido aceito, um representante da franquia Quem Disse Berenice entra em contato com o investidor para seguir os procedimentos padrão para, enfim, partir para a assinatura do contrato de franquia.
Quais são as vantagens da franquia Quem Disse, Berenice?
O investidor que faz parte da franquia Quem Disse Berenice conta com um modelo de negócio já testado no mercado e com a confiança trazida pelo Grupo Boticário, que tem uma história de sucesso com suas marcas e seus produtos. Além disso, a empresa faz grandes investimentos em marketing e comunicação, além de prover suporte ao franqueado em todos os estágios necessários.
O suporte da franquia Quem Disse Berenice vai desde o treinamento dos funcionários, passando pela ajuda na escolha do ponto comercial, bem como na implantação do design aplicado na loja e no auxílio durante a operação do negócio.
Vale a pena investir na franquia Quem Disse, Berenice?
Um passo fundamental para o investidor que quer se aventurar no mercado de franquias é, antes de tudo, observar o segmento da franqueadora em que há interesse.
Por exemplo, a franquia Quem Disse Berenice se encontra num dos setores mais bem estabelecidos do mercado de franquias brasileiro, que é o de cosméticos e perfumaria, que fazem parte do segmento de saúde, beleza e bem estar. Como já citamos anteriormente, este é um dos ramos que mais fatura no Brasil inteiro, sendo parte essencial das vidas de milhões de pessoas em todos os cantos do país.
Dessa forma, a franquia Quem Disse Berenice é uma boa opção de investimento para quem tiver interesse em ingressar no setor de estética e cosméticos.
Agora se você já tem uma marca de cosméticos que está indo bem e pode se tornar a “nova Quem Disse Berenice”, fale com um especialista e descubra como expandir o seu negócio através de franquias:
Conheça outras franquias de estética e cosméticos
Além da franquia Quem Disse Berenice há diversas opções de investimentos em franquias do setor de saúde, beleza e bem estar. Acompanhe alguns dados a seguir!
Franquia de estética: Instituto Embelleze
Fundado em 1998, na Baixada Fluminense, essa rede de franquia de estética é a maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área da beleza da América Latina. Com centenas de franqueados espalhados pelo Brasil, a empresa oferece 19 opções de cursos profissionalizantes, como:
- Curso de depilação profissional;
- Curso de cabeleireiro profissional;
- Curso de manicure e pedicure profissional;
- Curso de maquiagem profissional;
- Curso de barbeiro profissional;
- Curso de designer de sobrancelhas.
Além disso, essa rede de estética e educação conta com mais de 260 unidades franqueadas, inclusive no exterior do Brasil. O Instituto Embelleze conta com um ambiente online completo para que seus alunos acessem todo o conhecimento disponibilizado pela rede. Dessa forma, os alunos podem acessar aulas online através do aplicativo MEU INSTITUTO. Além disso, a rede conta com 12 selos de excelência em franchising.
- Investimento inicial: a partir de R$ 90,1 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Franquia de estética: Bioflora
A Bioflora foi fundada a partir da experiência de mais de 20 anos de indústria farmacêutica e de suplementos alimentares, em 2013. Essa rede de franquias de estética possui conceito de cuidar de saúde por meio de suplementação balanceada, prezando sempre o bem estar de todos os clientes.
Com a perspectiva de um mundo altamente conectado, a Bioflora surgiu também com um novo modelo de negócios para franquias digitais (home based). Ela trabalha com investimento baixo e total aparato para o franqueado, agregando muito valor ao negócio com a expertise em administração, estratégia e contabilidade dos sócios.
- Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
- Retorno do investimento: de 2 a 4 meses
Franquia de estética: Bellaza
A Bellaza é a maior franquia online de maquiagens e cosméticos do Brasil. Foi criada em 2018, em Curitiba (PR). Seu propósito é ajudar pessoas a terem seu próprio negócio de forma simples e com baixo custo. Para isso, essa rede de franquias de estética fornece para cada franqueado um site exclusivo com produtos de mais de 50 marcas – nacionais e importadas – já cadastrados.
Ou seja, o franqueado não precisa ter local físico nem estoque de produtos para ter uma franquia. Sua única responsabilidade é divulgar o site e pode vender para todo o Brasil. Toda vez que um franqueado realiza uma venda é a central da Bellaza quem fica responsável pela separação e entrega do pedido ao cliente final. Ao final de todo mês, o franqueado recebe o lucro total das vendas.
A Bellaza fornece três opções de franquia, do mais básico ao mais completo. Todos os modelos funcionam no estilo home office, ou seja, o acesso a um computador com internet é tudo que um franqueado precisa para trabalhar.
Dessa forma, não é preciso investir em aluguel de ponto comercial, contratação de funcionários, contabilidade, estoque de produtos, etc. O franqueado Bellaza cria seus próprios horários e trabalha de onde quiser. É possível conciliar o negócio com outro trabalho ou atividade, pois quem tem uma franquia Bellaza trabalha, em média, duas horas por dia. A Bellaza conta com mais de 100 franqueados em diversos estados do Brasil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
- Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
Franquia de estética: Emagrecentro
A Emagrecentro foi fundada há 36 anos pelo médico Edson Ramuth, que hoje é referência na área de emagrecimento e estética. No entanto, foram muitos anos para que a empresa se tornasse uma franquia de estética de sucesso.
Inicialmente, eram oferecidas consultas nas áreas de clínica geral e ginecologia, mas logo o fundador da empresa viu que a demanda por procedimentos estéticos e auxílio ao emagrecimento estava crescendo. Assim, logo após completar sua especialização em cirurgia plástica, começou a oferecer estes serviços na clínica.
Quase dez anos depois, a Emagrecentro iniciou sua expansão por meio de franquias com a sua filiação à ABF (Associação Brasileira de Franchising). Desde então, a empresa vem se tornando uma franquia de sucesso, colecionando premiações como os 10 selos de Excelência em Franchising entre 2008 e 2020, entregues pela própria ABF, quanto o reconhecimento da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que considerou a empresa por 8 vezes uma “Franquia 5 estrelas”.
Hoje em dia, a Emagrecentro é a maior rede de clínicas de emagrecimento e estética das Américas, já atendendo mais de 3 milhões de clientes e contando com mais de 230 unidades no Brasil, além de 3 unidades no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Retorno do investimento: de 6 a 12 meses
Franquia de estética: Fator 5
A Fator 5 é uma rede de franquias de estética fundada no ano de 1995. A marca é focada em perfumes e cosméticos, buscando inspiração em tendências olfativas. Depois de 14 anos, começou, em 2019, um processo de expansão por meio de franquias e licenciamento, trabalhando com o modelo de quiosques.
Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
Franquia de estética: Wiñk
A Wiñk (assim mesmo, com til!) tem mais de uma década de atuação no segmento de franquias de estética, operando no Brasil desde 2015. A marca veio de Portugal com o intuito de trazer cuidados especiais para os cílios e sobrancelhas.
Para quem quiser se tornar franqueado, existem dois modelos de franquia à disposição: quiosque e loja tradicional.
- Investimento inicial: R$ 155 mil a R$ 310 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil a R$ 100 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
Franquia de estética: UP! Escola de Beleza
A UP! Escola de Beleza é uma franquia de estética que tem um enfoque educativo, oferecendo mais de trinta cursos profissionalizantes em sete áreas diferentes. Entre elas, destacam-se cursos de capacitação para esteticistas, cabeleireiros, barbeiros, manicures, micropigmentação e embelezamento do olhar. É a única marca no Brasil especializada em cursos intensivos no ramo de estética.
Quanto ao modelo de negócio, o franqueado pode atuar com um formato dois em um: a escola profissionalizante funciona em conjunto com os serviços de estética e salão de beleza.
- Investimento inicial: R$ 140 mil a R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Franquia de estética: Maria Pimenta Esmalteria
A Maria Pimenta Esmalteria é uma conhecida rede de franquias de estética. Os clientes encontram serviços de manicure, pedicure, banho de gel para unhas, podologia, design de sobrancelhas, micropigmentação, maquiagem, depilação e massagem.
A franqueadora destaca, como diferencial para o empreendedor que quer se tornar franqueado, o potencial de alcançar o ponto de equilíbrio nos primeiros 60 dias de operação.
- Investimento inicial: R$ 55 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 28 mil
- Retorno do investimento: 8 a 12 meses
Franquia de estética: Clinanci
Primeira franquia vegana de cosméticos do Brasil, a Clinanci tem foco em produtos profissionais e de home care para homens, em especial para a barba, cabelo e pele. Há seis anos atuando no mercado, recentemente começou a investir em expansão por meio de franquias.
Essa franquia de estética tem três modelos de negócio à disposição do empreendedor, com possibilidade de operação home based, que permite que a franquia funcione direto de casa, sem a necessidade de instalação de um ponto comercial independente.
- Investimento inicial: R$ 9,9 mil a R$ 20 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
- Retorno do investimento: 1 a 6 meses
Franquia de estética: Jamile – Clínica dos Cachos
A Jamile – Clínica dos Cachos é uma rede de franquias de estética focada em terapia capilar fundada em 2015. Além disso, oferece outros tratamentos exclusivos, especializados em pessoas que estão em processo de transição capilar. O modelo de negócio oferecido é o home based, onde o empresário não precisa alugar um ponto comercial, atendendo, assim, no domicílio de seus clientes.
- Investimento inicial: R$ 29,9 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
- Retorno do investimento: 7 a 12 meses
Franquia de estética: Damme Esmalteria Express
A Damme é uma rede de franquias de estética que oferece serviços de beleza e estética com agilidade sem a necessidade de marcar horários. A marca trabalha com manicure, pedicure, depilação com cera, design de sobrancelhas e serviços para cabelos.
- Investimento inicial: R$ 80 mil a R$ 105
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Franquia de estética: Água de Cheiro
Pioneira no segmento de franquias de estética no Brasil, a Água de Cheiro é conhecida pelos seus perfumes e cosméticos com mais de 40 anos de tradição. São dois modelos de negócio à disposição do investidor que quiser se tornar franqueado, tanto em quiosque quanto em loja tradicional.
- Investimento inicial: R$ 70 mil a R$ 175 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 60 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Franquia de estética: V Beauty
Com mais de 40 unidades franqueadas no Brasil, a V Beauty traz produtos inovadores no ramo capilar, bons modelos de negócios e interessantes estratégias de comunicação. Essa rede de franquias de estética produz secadores de cabelo, pranchas, escovas alisadoras e produtos para a limpeza e cuidado dos fios.
Para o potencial franqueado, a V Beauty oferece dois modelos de negócio: o quiosque e a loja física mais tradicional.
- Investimento inicial: R$ 95 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
- Retorno do investimento: 1 a 24 meses
Franquia de estética: Mahogany
A Mahogany é uma franquia de estética conceituada, que tem um mix de produtos variado, com mais de 50 fragrâncias femininas e masculinas, sabonetes em barra e líquidos, além de hidratantes, produtos para os cabelos e o corpo, maquiagens e outros produtos dedicados ao público masculino. Em relação às franquias, a Mahogany oferece modelos de quiosque e loja física, podendo operar em cidades pequenas.
- Investimento inicial: R$ 100 mil até R$ 226 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 24 mil
- Retorno do investimento: 24 até 48 meses
Franquia de estética: D’Pil
O foco da franquia de estética D’Pil é a depilação. Há treze anos nesse mercado, conta com centenas de unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil. Para seus franqueados, a D’Pil promete mais de 200 horas de treinamento completo, avançado sistema de gestão, materiais promocionais e de marketing e assistência técnica para os equipamentos.
- Investimento inicial: R$ 116,5 mil até R$ 180 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
- Retorno do investimento: 9 a 24 meses
Franquia de estética: Estética Hollywood by Dr. Rey
A Estética Hollywood by Dr. Rey oferece mais de 50 tipos de tratamentos estéticos, corporais e faciais. Em parceria com o conhecido Dr. Rey, a rede de franquia de estética consegue oferecer protocolos e produtos exclusivos, se destacando nesse mercado. São três modelos de franquia disponíveis, com alto potencial de rentabilidade e baixo valor de investimento inicial.
- Investimento inicial: R$ 80 mil até R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
- Retorno do investimento: 12 meses
Franquia de estética: Suav
A Suav é uma franquia de estética bastante presente no mercado, com seu diferencial sendo a oferta de serviços no formato express, ou seja, sem a necessidade de agendamento de horários. Assim, é mais fácil oferecer serviços como esmalteria, design de sobrancelhas, depilação, escovaria, entre outros.
As unidades da franquia de estética Suav são bem localizadas, aconchegantes, têm tecnologia de ponta e atendimento acolhedor.
- Investimento inicial: R$ 94,9 mil a R$ 144 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 16 até 19 meses
Franquia de estética: Majô Beauty Club
A Majô Beauty Club é uma franquia de estética cujo diferencial é o atendimento de excelência sem hora marcada. Se autoproclama “clube de beleza”, pois conta com um clube de vantagens que facilita a fidelização de clientes e oferece serviços extras.
As unidades franqueadas da Majô Beauty Club oferecem serviços como depilação, podologia, tratamentos faciais, design de sobrancelha, alongamento de cílios, day spa e estética avançada corporal e facial.
- Investimento inicial: R$ 473 mil até R$ 2,4 mi
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Retorno do investimento: 20 até 36 meses
Franquia de estética: Botoclinic
A Botoclinic é uma rede de franquias de estética um pouco diferente das outras. O motivo é a sua exclusividade na prestação de serviços de aplicação da toxina botulínica (o popular botox) e preenchimentos com ácido hialurônico. A ideia da rede Botoclinic é oferecer esse tipo de tratamento a preços mais competitivos. As unidades franqueadas podem ser abertas tanto dentro de pontos de um shopping quanto na rua.
- Investimento inicial: R$ 185 mil até R$ 285 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Retorno do investimento: 4 até 12 meses
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Franquia Quem Disse, Berenice?: quem disse que dá pra perder essa chance?
Neste post, você conheceu mais sobre a franquia Quem Disse Berenice e como, em pouco mais de dez anos no mercado, esta marca já conquistou o público que se interessa pelo segmento de cosméticos e continua de vento em popa no setor, contando com todo o aparato e estrutura do conceituado Grupo Boticário.
Fique atento: é sempre bom lembrar que quem empreende não pode vacilar, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas em relação ao funcionamento do mercado de franquias. Só assim se evita o fracasso e o investimento errado!
Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa e conversa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco! Gostou deste post e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube