Quer saber mais sobre franquia de sapato e o mercado? Dados publicados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que o Brasil, com 851 milhões de pares consumidos em 2022, é o quinto país que mais consome calçados no mundo, chegando a uma taxa de crescimento de quase 4% no ano passado.
Ao mesmo tempo, é esperada uma desaceleração neste ano de 2023, principalmente por causa de problemas logísticos causados pela pandemia, o arrefecimento das economias dos Estados Unidos e da zona do Euro, além da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O segmento de franquia de sapato espelha esses resultados positivos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de moda, onde são encontradas franquias que comercializam esse tipo de produto, registrou um faturamento de R$ 4,9 bilhões no segundo trimestre de 2022, 15,8% mais do que no mesmo período de 2021. No semestre, a variação foi de 14,7% e o faturamento do segmento chegou a R$ 9,7 bilhões.
No entanto, embora pareça uma área promissora, o empreendedor que quiser investir no nicho de franquia de sapato deve ser criterioso ao escolher uma opção disponível no mercado, levando em consideração fatores de grande relevância como a estrutura oferecida pela franqueadora para prover suporte, quantidade e qualidade dos canais de comunicação entre a franqueadora e o franqueado, alinhamento de expectativas em relação aos retornos e ganhos, oferecimento de treinamento em todas as etapas do negócio, satisfação de outros franqueados, entre outros pormenores que o investidor deve estar a par antes de fechar o negócio e se tornar mais um proprietário de unidade de franquia.
Por isso, neste post fizemos uma seleção de franquia de sapato testadas e aprovadas pelo mercado para que você consiga avaliar as alternativas e escolher o que melhor se encaixa no seu objetivo.
Venha conosco e boa leitura!
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Primeiro de tudo, o que é franquia?
Se você quer investir em um novo negócio em franquia de sapato mas tem dúvidas quanto a esse modelo de negócio, não se preocupe, pois a seguir explicaremos tudo o que você precisa saber para não passar apuros!
O modelo de franquias, também conhecido como franchise ou franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio. Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.
Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.
Assim, com as franquias, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades em diferentes localidades.
O franchising é um modelo considerado diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos. O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.
A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.
Por isso, o investidor que quer se aventurar nas franquias deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
Os direitos e obrigações de um franqueado
Além disso, aquele que deseja empreender no sistema de franquias também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.
O investidor deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que as franquias oferecem.
Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:
Uso da tecnologia do franqueador
É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.
Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.
Comercialização de produtos e serviços
O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.
Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.
Exclusividade na área de atuação
É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.
Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.
Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.
Recebimento de segurança e suprimentos
O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.
Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.
Já quanto às obrigações do franqueado, podemos destacar as seguintes:
Pagamento de remunerações
No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.
Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.
Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.
A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.
Compromisso com o padrão de qualidade
Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.
A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.
Sigilo acerca de informações estratégicas
Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.
Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.
Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.
O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:
Treinamento dos franqueados e funcionários
É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.
Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.
Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.
Fornecimento de tecnologia
Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.
Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.
Criação de publicidade
Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.
Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.
Condução de pesquisas
O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.
Outras obrigações do franqueado
Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.
Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.
Taxas e royalties
O empreendedor que deseja investir em franquias deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.
Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.
A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.
A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.
A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.
Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a ações de marketing maiores e mais ousadas.
História do modelo de franquias
Agora que você entendeu o que é o modelo de franquias, está na hora de entender como se deu a sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
Os tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de gerir franquias, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Os segmentos de franquias atualmente existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são os seguintes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar;
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda (aqui estão as franquias de sapato);
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
Franquia de sapato: descubra as melhores opções
Franquia de sapato MILLI – Mil e Uma Sapatilhas
A história da franquia de sapato MILLI – Mil e Uma Sapatilhas é um grande exemplo de que quando a dificuldade se torna oportunidade, todos saem ganhando.
Tudo começou no ano de 2015, quando Renata Marcolino, então uma consumidora cansada de procurar sapatos que lhe agradassem e sempre parar nos preços altos, percebeu que poderiam existir mais mulheres como ela, que não têm ânimo para buscar novos calçados por causa dos valores proibitivos.
Renata viu uma oportunidade e começou a vender. Inicialmente em um quarto de apenas 2m², a marca se transformou em pouco tempo ao inaugurar a primeira loja, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. O sucesso foi tanto que apenas três dias depois da abertura da unidade, o estoque já havia acabado completamente.
Isso chamou a atenção de investidores e, posteriormente, a franquia de sapato Milli começou sua expansão, chegando ao número atual de 35 unidades espalhadas pelo Brasil, com qualidade, preços acessíveis e franqueados satisfeitos.
Os franqueados da franquia de sapato Milli se beneficiam de trabalhar com uma marca reconhecida em todo o Brasil, com um mix de produtos de alta aceitação e desejo, com um mercado forte entre consumidoras mulheres, diversos canais de vendas com loja virtual, vendas em atacado com sistema de revenda, cartão exclusivo Milli para compras em até 12 vezes fixas e 40 dias para pagar, um programa de fidelidade inédito e um suporte que não te deixa na mão.
Franquia de sapato Havaianas
Desde 1962, a Havaianas faz parte da vida dos brasileiros, com mais de 200 modelos que, se somados às cores e estilos, podem chegar a mais de 1200 produtos diferentes que são exportados para mais de 120 países. Uma das marcas mais democráticas, estando presente no pé do mais rico ao mais pobre, do homem e da mulher, da criança e do adulto.
O modelo da franquia de sapato Havaianas foi idealizado para trazer uma experiência diferenciada aos clientes da marca, bem como adotado para fazer com que pequenos empreendedores que se identifiquem com a empresa possam agregar seus conhecimentos e experiências para garantir o sucesso das unidades franqueadas.
- Valor de investimento: R$ 300 mil a R$ 875 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 12 a 36 meses
Franquia de sapato Topper
A marca Topper tem história quando o assunto é fornecimento de material esportivo, oferecendo camisas, calções, chuteiras, bolas, regatas e outros produtos de qualidade e excelência. Atualmente, pertence ao grupo Sforza, uma empresa de investimento privado que tem como objetivo gerar retornos significativos para investidores, construindo um relacionamento forte com seus sócios, em um ambiente de excelência profissional e com os mais elevados padrões éticos.
São três modelos de franquia de sapato Topper disponíveis para o franqueado, desde quiosques, passando por containers, lojas de rua e lojas de shopping.
- Valor de investimento: R$ 79 mil a R$ 185 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 12 a 18 meses
Franquia de sapato Kings Sneakers
A franquia de sapato Kings Sneakers é especializada em streetwear. Streetwear, segundo a marca, é o mercado que apresentou um dos maiores crescimentos nos últimos anos no Brasil. E a cultura sneaker se mantém presente no dia a dia dos consumidores jovens conectados.
O modelo de negócio da Kings Sneakers consiste, basicamente, na venda de vestuário e acessórios das mais conceituadas marcas do mercado. A loja foi selecionada pelas principais marcas do Streetwear, como Vans, NBA, New Era, Grizzly, Starter, Jordan, Lacoste e muitas outras, para vender seus lançamentos e produtos que irão ditar tendência.
O objetivo da franquia de sapato Kings Sneakers é ser referência para o jovem brasileiro, como varejo multimarca e como marca pioneira no conceito de lifestyle urbano, um universo que inclui música, arte, moda, design e entretenimento.
- Valor de investimento: R$ 300 mil a R$ 700 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 36 meses
Franquia de sapato Soulier
Há mais de 40 anos no mercado, a franquia de sapato Soulier iniciou sua trajetória como uma fábrica de produtos de couro, como sapatos, bolsas e acessórios, buscando fornecer itens para o mercado atacadista. Os produtos fizeram sucesso, levando a empresa a expandir seu negócio.
Em 2003, a empresa fez sua estreia no varejo, abrindo uma unidade no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, cidade onde a franquia de sapato Soulier nasceu e deu seus primeiros passos. Posteriormente, a Soulier ficou conhecida pela qualidade de seus produtos, com opções que atendem todas as ocasiões do dia a dia, além de diferenciais importantes como a linha exclusiva Comfort.
Em 2018, começou a expansão por meio do franchising, se tornando uma franquia de sapato de sucesso, mantendo sempre o selo de qualidade com produtos feitos à mão com bordados, recortes, cores e aplicações especiais.
Atualmente, a franquia de sapato Soulier conta com 19 lojas espalhadas pelo Brasil, com operação online e estratégia omnichannel ativa.
- Valor de investimento: R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 18 a 36 meses
Franquia de sapato World Tennis
Em 1991, a World Tennis foi criada como primeira loja do Brasil especializada em tênis. Hoje em dia, essa franquia de sapato possui o maior sistema de distribuição de calçados esportivos de alta performance.
Segundo a marca, as principais vantagens de se tornar franqueado da World Tennis são o baixo custo de royalties, assessoria especializada na escolha do ponto comercial (com participação do franqueado), análise de viabilidade e de custos operacionais do franqueado, redução de gastos com branding, construção de reputação, marketing e operações, muito menos riscos que montar uma empresa do zero, decisões guiadas por análises e pesquisas especializadas de mercado, treinamento intensivo e suporte contínuo
- Valor de investimento: R$ 430 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: não informado
Franquia de sapato Mr. Cat
A Mr. Cat é uma das maiores referências do país no segmento de calçados e acessórios masculinos e femininos. Com 40 anos de história, essa franquia de sapato carioca tem presença forte em todo o Brasil, hoje com mais de 180 lojas espalhadas por todo o país, destacada presença digital e mais de um milhão de calçados produzidos por ano.
Suas coleções viraram símbolo de estilo, autoestima e conforto, associada a um olhar para o futuro, que faz a franquia de sapato Mr. Cat eternamente jovem, em movimento e com um mantra que nos leva para frente: “Qual será seu próximo passo?”
As coleções são produzidas a partir de pesquisas de tendências, que direcionam os próximos passos da equipe de criação para trazer novas tecnologias, materiais e uma identidade contemporânea. Na linha masculina, a franquia de sapato aposta em sapatos sociais mais leves e modernos, tênis em knit, espécie de tricot, que garante ainda mais conforto. Os acessórios e sapatos femininos recebem um toque de modernidade, design diferenciado e muito estilo, sem renunciar à qualidade.
A Mr. Cat inaugurou sua primeira franquia em 1987 e mantém seu projeto de expansão em constante crescimento. Atualmente, a marca conta com mais de 170 unidades franqueadas e, além disso, é o que se pode chamar de uma empresa omnichannel, atuando em todos os canais de venda física e digital, acompanhando as tendências econômicas e atendendo a todos os perfis de clientes e suas preferências de compra com agilidade e excelência no atendimento.
- Valor de investimento: R$ 370 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 24 a 40 meses
Franquia de sapato Di Santinni
A franquia de sapato Di Santinni surgiu como uma pequena fábrica de calçados em 1980. Posteriormente, motivados em trazer para o mercado uma marca com modelos exclusivos e preços justos, a marca buscou novos horizontes e partiu de vez para o varejo com a primeira loja no Rio de Janeiro, aberta no Norte Shopping pouco tempo depois, em 1986.
A Di Santinni para entregar a melhor experiência e acredita que preços acessíveis com facilidade de pagamento abrem mais portas.
Entre os diferenciais competitivos da franquia de sapato DI Santinni, é possível citar os 40 anos de know how no segmento, mais de 2.500 colaboradores diretos, 8 milhões de clientes na base de CRM, 110 unidades abertas em 10 estados do Brasil, mais de 11 milhões de pares vendidos por ano, tecnologia proprietária, três centros próprios de distribuição, uma marca própria com fábrica exclusiva, as principais marcas do mercado com melhor margem e sem volume mínimo, um mix completo de calçados e acessórios para a família e, por fim, suporte total ao franqueado em todos os pilares do negócio.
- Valor de investimento: a partir de R$ 475 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 370 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Franquia de sapato Aramis
A Aramis atua no mercado de moda masculina há mais de 25 anos, com excelência em qualidade, alinhada ao que há de novo em menswear pelo mundo. Constantemente inovando, a marca se manteve conectada às tendências e demandas da moda masculina contemporânea. Foi criada em 1995 pelo empresário francês Henri Stad, que acumulava 45 anos de experiência no setor têxtil.
Em 2014, Richard Stad, filho de Henri, assumiu o comando da marca e iniciou um ousado processo de expansão por meio de franquias em todo o território nacional. Com a abertura de novas lojas, o objetivo da franquia de sapato Aramis era oferecer ao cliente uma experiência de compra única. Para isso, foi implementado um novo projeto de lojas, que segmenta a coleção em linhas para cada ocasião e valoriza ainda mais o produto.
Além do investimento no ponto de venda, a franquia de sapato Aramis também iniciou um plano de marketing agressivo que atua com diferentes pontos de contato com o nosso consumidor.
- Valor de investimento: a partir de R$ 750 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: 18 a 48 meses
Franquia de sapato Piccadilly
Em 1955, na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, o empresário Almiro Grings deu o primeiro passo na direção de um grande negócio. A partir dali, nasceu a Piccadilly, como uma modesta fábrica de calçados que produzia apenas doze pares por dia. Três anos depois, a marca foi registrada, inspirada no circo britânico que virou ponto turístico.
Em 1994, foi a primeira empresa do ramo de calçados a se posicionar como marca de conforto e começou a utilizar, exclusivamente, material alternativo ao couro animal em seus produtos.
Os números da franquia de sapato Piccadilly são notáveis. A marca possui mais de 3 mil colaboradores, 2 unidades fabris, produz 35 mil pares por dia e 8 milhões por ano, exporta 35% da sua produção, está presente em 103 países nos 5 continentes, conta com mais de 21 lojas exclusivas no mundo, tem mais de 21 mil pontos de venda no Brasil e no resto do mundo, além de ser uma das cinco maiores marcas de calçados femininos do país.
- Valor de investimento: a partir de R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: não informado
Franquia de sapato Bibi
A Bibi é pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil. Desde 1949 nesse mercado, a marca já exportou seus produtos e design para mais de 60 países ao redor do mundo.
Em 2007, após diversos estudos, a Bibi se tornou uma franquia de sapato, expandindo seus negócios e se tornando a primeira franquia exclusiva de calçados infantis em território brasileiro. Atualmente, mais de 25 estados possuem unidades franqueadas da Bibi.
Ambientada no universo infantil, cada loja harmoniza espaços e produtos com luzes, aromas e sons, transformando o momento da compra em uma experiência sensorial. A franquia de sapato Bibi possui um mix de calçados e acessórios que atende crianças de 0 a 9 anos com produtos exclusivos, coleções inovadoras e um calendário de vitrines e ações, criando a sensação de uma nova loja a cada visita.
- Valor de investimento: a partir de R$ 430 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil a R$ 160 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
Franquia de sapato Raphaella Booz
A Raphaella Booz é uma rede de franquias de sapato que tem mais de 50 anos de tradição no mercado — há dez deles no franchising. A marca de calçados autorais conta com 24 unidades franqueadas em todo o Brasil, produzindo mais de 1 milhão de pares de calçados por ano e se fazendo presente em mais de 1,5 mil pontos de venda.
- Valor de investimento: R$ 189 mil a R$ 370 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Retorno do investimento: 1 a 18 meses
Franquia de sapato Club Débora Bertti
A Club Débora Bertti foi fundada em Brasília, no ano 2000, como uma loja de calçados femininos. Com mais de 20 anos no mercado, se tornou uma franquia de sapato com quase 10 unidades franqueadas. O objetivo da marca é sempre oferecer produtos de alta qualidade, com preço justo e atendimento satisfatório para todos os tipos de mulheres.
- Valor de investimento: R$ 139 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil a R$ 120 mil
- Retorno do investimento: 1 a 6 meses
Franquia de sapato Sapatilha na Sacola
A franquia de sapato Sapatilha na Sacola, como o nome já sugere, prioriza as sapatilhas. E não é pouco, não: o portfólio da marca conta com mais de 580 modelos diferentes, que são vendidos através do sistema de venda direta. O modelo de negócio utilizado pela franqueadora é o home based, que possibilita um baixíssimo valor de investimento, além de permitir que os franqueados operem o negócio em casa, sendo apenas responsáveis pela entrega dos produtos nos domicílios dos consumidores.
- Valor de investimento: R$ 10 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Retorno do investimento: 3 a 6 meses
Franquia de sapato Quinta Valentina
A franquia de sapato Quinta Valentina volta suas atenções ao público feminino. No mix de produtos da marca, há diversos tipos de calçados, com modelos, cores e estilos diferentes, todos produzidos de forma manual.
Os franqueados podem atuar com o modelo home based, que acaba com a necessidade de instalação de loja física, diminuindo drasticamente o valor de investimento, tendo apenas a responsabilidade de entregar os produtos na casa das clientes.
- Valor de investimento: R$ 36 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 12,5 mil
- Retorno do investimento: 3 a 6 meses
Franquia de sapato City Shoes
A City Shoes é uma franquia de sapato fundada em 1996, no Rio de Janeiro, e se fortaleceu no mercado oferecendo opções de calçados, bolsas e acessórios femininos. Já conta com 40 unidades franqueadas no Brasil inteiro. O mix de produtos da marca é constantemente atualizado, sempre buscando se encaixar no contexto de estações do ano e coleções novas.
- Valor de investimento: R$ 250 mil a R$ 360 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Retorno do investimento: 36 a 44 meses
Franquia de sapato Dumond
A Dumond é mais uma franquia de sapato focada no público feminino, mas não para por aí. Além disso, a marca também oferece em seu mix de produtos uma grande variedade de modelos de bolsas e acessórios. Há quase 30 anos na ativa, essa marca já se faz presente em mais de 50 países, seja com lojas próprias ou dentro de lojas multimarcas. O modelo de franquia da Dumond é pensado para ser implantado em capitais ou cidades com mais de 100 mil habitantes.
- Valor de investimento: R$ 330 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
- Retorno de investimento: 20 a 30 meses
Franquia de sapato Via Mia
A Via Mia é uma franquia de sapato que traz em seu mix de produtos não só calçados, mas também bolsas, cintos, necessaires, bijuterias, carteiras, organizadores e diversos itens focados no público feminino. O modelo de negócio oferecido pela rede de franquias é completo, com loja física e permissão para que os produtos da marca sejam vendidos por lojas multimarcas.
- Valor de investimento: R$ 265 mil a R$ 585 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
- Retorno de investimento: 18 a 30 meses
Franquia de sapato Santa Lolla
A franquia de sapato Santa Lolla está presente no mercado há mais de 20 anos, tendo se expandido por meio de franquias em 2004. No mix de produtos da marca, a prioridade são os calçados femininos, com diversas opções de sapatos, botas, sandálias, sapatilhas, tênis, além de outros produtos com este público alvo. Além de mais de 120 unidades franqueadas Santa Lolla no Brasil, existe uma unidade aberta no Paraguai.
- Valor de investimento: R$ 285 mil a R$ 355 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
- Retorno do investimento: 30 a 36 meses
Franquia de sapato Clube Melissa
Sabia que a lendária marca Melissa também se expandiu através do franchising? A iniciativa Clube Melissa foi fundada em 2008 e já conta com 130 franqueados e 345 lojas no país inteiro. No modelo de negócio oferecido pela rede, o franqueado recebe um sistema de gestão e administração, além de contar com treinamentos e poder ter suporte da marca, tanto ao franqueado quanto a seus funcionários.
- Valor de investimento: R$ 295 mil a R$ 500 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Franquia de sapato Capodarte
A Capodarte é mais uma franquia de sapato especializada em produtos para as mulheres, como calçados e bolsas. Foi fundada em 1945, sendo considerada uma das marcas mais tradicionais do seu segmento e atualmente fazendo parte do grupo Paquetá The Shoe Company. Para os empreendedores que querem se tornar franqueados, a empresa oferece apoio na seleção do ponto comercial, elaboração do projeto arquitetônico, treinamento dos funcionários e muito mais.
- Valor de investimento: R$ 390 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 175 mil
- Retorno do investimento: 30 a 36 meses
Franquia de sapato Carmen Steffens
A franquia de sapato Carmen Steffens oferece um mix de produtos bem variado, com muitas opções no que se refere a calçados, acessórios e bolsas. A marca oferece aos seus clientes um design sofisticado e itens confeccionados seguindo as últimas tendências da moda no Brasil e no mundo.
- Valor de investimento: R$ 370 mil a R$ 720 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
- Retorno do investimento: 30 a 36 meses
Franquia de sapato Usaflex
A Usaflex é conhecida no país inteiro por seus calçados de fabricação própria, feitos com qualidade e sofisticação. Fundada em 1998, se expandiu em franquias no ano de 2015, ganhando notoriedade nacional. Hoje em dia, essa franquia de sapato já conta com mais de 120 unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil.
- Valor do investimento: R$ 250 mil a R$ 430 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Franquia de sapato Anacapri
A Anacapri é uma rede de franquias de sapato que não se prende a apenas este tipo de produto, oferecendo um mix de produtos bem variado: além de calçados com e sem salto, botas, tênis, bolsas, sapatilhas, também conta com opções de mochilas, meias, pingentes, entre muitos outros.
- Valor do investimento: R$ 450 mil a R$ 550 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Retorno do investimento: 36 a 48 meses
Franquia de sapato Arezzo
A Arezzo é uma rede de franquias de sapato que há bastante tempo figura entre as marcas mais consumidas do Brasil. Fundada em 1972, é uma franquia de sucesso, o que se reflete pela sua presença em todos os 27 estados brasileiros.
- Valor do investimento: R$ 450 mil a R$ 1 mi
- Faturamento médio mensal: R$ 180 mil a R$ 220 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
Franquia de sapato Artwalk
A Artwalk é uma franquia de sapato focada em acessórios e calçados casuais, como sneakers, camisetas, bonés, gorros, bermudas e calças de marcas conceituadas mundialmente como Adidas, Asics, Converse, Fila, Jordan, New Era, Nike, Puma, Under Armour e Vans. É uma empresa do grupo Afeet, que também conta com outras marcas deste ramo.
Essa franquia de sapato está presente em 15 cidades, com 36 lojas físicas, além do e-commerce. A Artwalk tem lojas nos principais shoppings de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco e Bahia.
- Valor do investimento: R$ 300 mil a R$ 533,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
- Retorno do investimento: 28 a 36 meses
Franquia de sapato Authentic Feet
A Authentic Feet é uma das três maiores redes de calçados esportivos do Brasil. No mercado há mais de 20 anos e no franchising desde 2004, essa rede de franquias de sapato também faz parte do grupo Afeet, contando com mais de 90 unidades franqueadas, marcando presença nos melhores shoppings do país.
- Valor do investimento: R$ 400 mil a R$ 643,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
- Retorno do investimento: 30 a 48 meses
Franquia de sapato Magic Feet
Outra marca pertencente ao grupo Afeet, a Magic Feet, ao contrário da Artwalk e Authentic Feet, foca em calçados infantis, sendo uma das maiores redes desse ramo no Brasil. É reconhecida de forma positiva pelos consumidores, pelo ambiente que propicia uma experiência imersiva e interessante para as crianças, pelo atendimento de excelência e pela variedade de produtos disponíveis.
- Valor do investimento: R$ 280 mil a R$ 476,8 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
- Retorno do investimento: 28 a 36 meses
Franquia de sapato Constance
A Constance tem 20 anos de experiência no mercado de calçados, bolsas e carteiras. Essa franquia de sapato resolveu expandir para o atual modelo de negócio no ano de 2015 e atualmente conta com mais de 100 unidades em 15 estados.
Para os investidores, a empresa oferece suporte completo e toda a estrutura que for necessária antes e depois da implantação da unidade. O conceito utilizado pela marca é o de “self store”, onde o cliente é livre para escolher todos os itens que desejar.
- Valor do investimento: R$ 350 mil a R$ 670 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 230 mil
- Retorno do investimento: 30 a 48 meses
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Nesse post, você observou que há franquias de sapato para todos os gostos. Existem opções de calçados femininos, opções masculinas, alternativas mais refinadas, outras mais urbanas, esportivas e até infantis! Com tanta empresa assim em busca de investimento, fica até difícil se manter de pé, não é?
Até porque é bom lembrar que quem empreende não pode vacilar, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas em relação ao funcionamento do mercado de franquias. Só assim se evita o fracasso e o investimento errado!
Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa e conversa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
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