Depois da crise sanitária da COVID-19, que assolou o Brasil e o mundo nos últimos dois anos, ficou clara a importância do mercado farmacêutico. Desde então, muitas pessoas buscam investir no segmento de saúde e possibilidades como franquia de farmácia passaram a ser mais populares.
No ano de 2021, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) realizou uma pesquisa que mostrou um aumento considerável no número de farmácias e drogarias no país: foram aproximadamente 900 unidades farmacêuticas abertas, o melhor número do setor desde 2018.
Por isso, é possível constatar que empreendedores estão prestando mais atenção a este segmento com o intuito de diversificar seus investimentos e mudar rumos profissionais.
Unir a necessidade da população de cuidar da própria saúde e bem estar com o investimento em franquia de farmácia, menos burocrático e consideravelmente menos arriscado que iniciar um negócio do zero, parece uma ótima saída no contexto atual, não é verdade?
Por isso, trazemos neste post algumas informações essenciais para quem quiser investir em franquia de farmácia, trazendo dados e listando opções de investimento bastante interessantes para ficar atento a este setor que só cresce.
Acompanhe conosco!
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O que são franquias?
Caso você queira investir e abrir uma franquia de farmácia ou de outro segmento, mas ainda não esteja familiarizado, podemos explicar o que é franquia e como elas funcionam!
O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.
No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.
Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.
Então, diferentemente do licenciamento, o franchising conta com um sistema de legislação especial, a partir da Lei de franquias, e precisa seguir uma padronização. Além disso, na formatação da franquia é criada a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, documentos que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.
A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.
Por isso, quando procurar por uma franquia barata e lucrativa, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
Os direitos e obrigações de um franqueado
Além disso, aquele que deseja empreender investindo em franquia de farmácia — ou qualquer outro setor — também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.
Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.
Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:
Uso da tecnologia do franqueador
É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.
Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.
Comercialização de produtos e serviços
O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.
Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.
Exclusividade na área de atuação
É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.
Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.
Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.
Recebimento de segurança e suprimentos
O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.
Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.
Já quanto às obrigações do franqueador, podemos destacar as seguintes:
Pagamento de remunerações
No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.
Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.
Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.
A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.
Compromisso com o padrão de qualidade
Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.
A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.
Sigilo acerca de informações estratégicas
Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.
Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.
Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.
O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:
Treinamento dos franqueados e funcionários
É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.
Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.
Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.
Fornecimento de tecnologia
Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.
Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.
Criação de publicidade
Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.
Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.
Condução de pesquisas
O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.
Outras obrigações do franqueador
Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.
Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.
Taxas e royalties
O empreendedor que deseja investir em franquias baratas e lucrativas deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.
Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.
A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.
A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.
A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.
Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.
História do modelo
Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma de fazer negócio jovem, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!
O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.
Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.
Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2022 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.
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Tipos de franquias
Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.
Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquia de farmácia, entre muitas outras.
De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.
Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.
Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:
- Alimentação;
- Saúde, beleza e bem estar (aqui se encaixam franquia de farmácia);
- Casa e construção;
- Entretenimento e lazer;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Limpeza e conservação;
- Segmento de serviços automotivos;
- Serviços educacionais;
- Serviços e outros negócios.
O Mercado de farmácias no Brasil e no mundo
O setor de farmácias no Brasil se destaca como um dos segmentos de varejo mais dinâmicos e resilientes, registrando crescimento contínuo nos últimos anos. De acordo com dados do IQVIA, até o final de 2023, o Brasil contava com 92.282 farmácias, gerando um faturamento anual de R$ 199,01 bilhões. Esses números mostram uma expansão significativa em relação a 2019, quando o país possuía 79.410 estabelecimentos. Desde então, o setor vem se expandindo de maneira consistente.
Entre 2019 e 2023, o número de farmácias aumentou 16,21%, com 12.872 novos pontos de venda inaugurados. Em média, foram abertas cerca de 2.574 farmácias por ano. Esse crescimento acompanha o aumento populacional registrado no Censo Demográfico do IBGE de 2022, que apontou uma população de 203,1 milhões de habitantes no Brasil. Dessa forma, hoje há uma farmácia para cada 2.200 pessoas no país.
Crescimento do faturamento
Além do aumento no número de farmácias, o faturamento do setor também apresentou um crescimento expressivo. Em 2019, o varejo farmacêutico no Brasil faturou R$ 126,12 bilhões, e esse número continuou a crescer nos anos subsequentes, atingindo R$ 142,55 bilhões em 2020, R$ 157,76 bilhões em 2021, e R$ 184 bilhões em 2022. Em 2023, o setor alcançou um faturamento de R$ 199,01 bilhões, representando um crescimento total de 58% em cinco anos, ou uma média anual de 11,85%.
Esse crescimento robusto é impulsionado principalmente pelas grandes redes de farmácias, que dominam o mercado. As redes associadas à ABRAFARMA, por exemplo, faturaram aproximadamente R$ 90,84 bilhões em 2023, representando 45,6% do total de vendas no varejo farmacêutico. Em termos de presença física, essas redes possuem 15.388 lojas, correspondendo a 11,2% do total de farmácias no Brasil.
O papel das associações e franquias
Um aspecto relevante no mercado de farmácias no Brasil é o papel desempenhado pelas associações e franquias. Das farmácias em operação no país, cerca de 25.119 estão vinculadas a redes associativistas ou funcionam sob o modelo de franquias, gerando um faturamento de R$ 46,72 bilhões em 2023. Isso significa que 27,2% do mercado de varejo farmacêutico é composto por esses modelos de negócios.
A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (FEBRAFAR) tem um papel significativo nesse cenário. Com 15.208 lojas, a FEBRAFAR representa 16,5% do mercado e gerou um faturamento de R$ 30,45 bilhões em 2023, o que equivale a 15,3% do faturamento total do setor. A atuação da FEBRAFAR se estende a mais de 60% dos municípios brasileiros, mostrando sua relevância no mercado.
Expansão do e-commerce no setor farmacêutico
A transformação digital também está moldando o futuro do mercado de farmácias, especialmente com o crescimento acelerado do e-commerce. Entre 2022 e 2023, as vendas online no varejo farmacêutico cresceram 36,8%, saltando de R$ 9,3 bilhões para R$ 12,8 bilhões. Observando um intervalo mais curto, entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022, o faturamento online praticamente dobrou, passando de R$ 1,9 bilhão para R$ 2,8 bilhões, o que representa um crescimento de 95,1%.
Essa mudança reflete a adaptação do consumidor às facilidades do comércio eletrônico, aliada ao aumento na oferta de produtos farmacêuticos online. Além disso, o crescimento das vendas online reforça a importância de as farmácias investirem em canais digitais para alcançar um público cada vez mais conectado.
Esse cenário positivo faz com que investir em uma franquia de farmácias seja uma opção interessante para empreendedores. As grandes redes e associações, aliadas ao crescimento digital, oferecem uma estrutura consolidada para aqueles que desejam entrar nesse mercado com segurança e potencial de crescimento.
Qual o custo de uma franquia de farmácia?
Ao buscar uma franquia de farmácia para investir e se tornar franqueado, o empreendedor deve ter atenção especial aos valores de investimento. Isso ocorre por diversos fatores, principalmente a necessidade de planejar todos os gastos e investimentos necessários para que a futura unidade franqueada opere em pleno funcionamento, sem problemas indesejados.
Porém, como diferentes fatores influenciam nos custos de investimento de uma franquia, não se torna possível estipular valores exatos a serem usados de base para todo tipo de empreendimento. Valores intrínsecos às franquias fazem parte desse processo, como taxa de franquia, capital de giro, estoque inicial, taxa para instalação, entre diversos outros.
Outro fator importante é o modelo de franquia com o qual o franqueado terá que trabalhar. Dessa forma, se o negócio em questão necessitar de lojas maiores, maior também será o gasto com o ponto de venda. Além disso, devem ser incluídas taxas de propaganda e royalties, se a marca franqueadora fizer tais cobranças.
Ou seja, embora seja possível encontrar franquia de farmácia com valor de investimento inicial transitando entre os R$ 100 mil e R$ 500 mil, é possível que apareçam alguns locais onde valores mais em conta sejam praticados.
Quais são as vantagens e desvantagens de investir em franquia de farmácia?
Quando se pensa em fazer novos investimentos, o fator mais relevante para que o empreendedor decida se quer seguir em frente ou desistir é a estabilidade que o negócio pode trazer financeiramente. Nesse caso, franquia de farmácia, por fazer parte de um segmento em que crises ou quedas de faturamento são muito raras, são boas opções para se investir.
Mesmo em períodos de crise econômica, é provado que franquia de farmácia é uma alternativa segura para se investir nesse modelo de negócio, principalmente porque saúde é necessidade básica do ser humano e, junto com alimentação, sempre será prioridade. Ou seja, demanda não falta, é só saber administrar corretamente.
Além disso, existem outras vantagens em se investir em franquia de farmácia. Acompanhe:
- Faturamento mensal satisfatório;
- Retorno financeiro com estabilidade;
- Um segmento que está em constante expansão;
- Negócio bem estruturado e com ampla diversidade de produtos.
No entanto, nem tudo são flores. As vantagens em se investir em franquia de farmácia são tentadoras, porém existem alguns pontos que devem ser analisados e podem ter poder decisório para que o empreendedor desista do investimento.
A seguir, algumas das desvantagens mais claras no investimento em franquia de farmácia:
- Concorrência alta;
- Alto valor de investimento inicial;
- Retorno financeiro demorado, com prazo igual ou superior a 24 meses;
- Necessidade de um farmacêutico para ser responsável pela medicação vendida.
Marketing digital: indispensável para franquias
Seja nas franquia de farmácia ou em qualquer outro tipo de negócio que se encaixe neste modelo, é imprescindível ter atenção a uma das ferramentas mais importantes nesse processo: a comunicação, tanto online quanto offline. Sem estratégias bem definidas de divulgação e consolidação, é muito difícil uma marca se tornar conhecida por consumidores e investidores. Dessa forma, fica claro que o marketing digital é um dos grandes aliados das franquias.
No mundo de hoje, cada vez mais informatizado e dependente da tecnologia, se torna mais viável a manutenção de uma rede de franquias, que deve ter todas suas unidades em pleno funcionamento e perfeitamente padronizadas. Isso só é possível graças a esse avanço tecnológico, protagonizado principalmente pela internet, com as redes sociais e todas as ferramentas de comunicação disponíveis, que permitem que uma empresa alcance novos públicos e se expanda por todos os cantos.
Por isso, é fundamental que redes de franquias invistam em marketing digital, estando sempre cientes dos objetivos que têm em mente e buscando o conhecimento sobre as ferramentas que estão mais em voga no momento, para lucrar mais e obter melhores resultados sempre.
Vantagens do marketing digital para franquias
Mais interatividade
Um dos pontos a se levar em consideração ao elaborar estratégias de marketing digital para franquias é pensar sempre na experiência do consumidor. Por isso, devem ser criadas maneiras de engajar o cliente, fazendo uso de estratégias de interatividade, trazendo a participação do público. Quando o consumidor interage e influencia na trajetória da marca, é criado um vínculo, que pode levar à fidelização.
Melhor análise e acompanhamento dos resultados
As ferramentas de marketing digital permitem que seja possível identificar se as estratégias utilizadas pela empresa estão funcionando de forma satisfatória ou não. É uma vantagem considerável em relação aos meios mais tradicionais de publicidade, visto que há menos desperdício de tempo e recursos em ações e campanhas ineficientes. Assim, é possível apontar erros e buscar soluções para que seja possível recalcular a rota.
Direcionamento de forma inteligente
Outra vantagem considerável que as franquias podem ter ao investir de forma mais clara em marketing digital é poder direcionar as ações e campanhas de suas marcas de uma maneira mais inteligente.
Por exemplo, investir no geomarketing é importante para que apenas pessoas em determinada localidade geográfica recebam determinados conteúdos publicitários. A mesma coisa ocorre em relação a outros critérios, como gênero, classe social, faixa etária… isso ajuda a diversificar o público de um negócio e atingir novos potenciais consumidores.
Uma marca pronta para novas possibilidades
Quando a empresa tem presença no mundo digital, compreende bem os dados que tem em mãos e utiliza as ferramentas da maneira correta, isso quer dizer que ela está cada vez mais perto de trilhar novos caminhos no negócio. E isso também acontece no mercado de franquias.
No caso das franquias, estratégias de marketing digital bem alinhadas podem contribuir, além de novos clientes e novos parceiros comerciais, para a consolidação de um processo de expansão da rede. Ou seja, essas estratégias e ações podem atrair investidores e gerar a abertura de novas unidades franqueadas.
A seguir, conheça algumas das ferramentas mais usadas para uma boa implementação do marketing digital em franquias.
Ferramentas mais utilizadas no marketing digital
É considerado o centro do marketing digital, pois são os seus algoritmos que definem a relevância de um negócio para todos aqueles que utilizam a busca. Ou seja, estar atento a como seu negócio aparece no Google é fundamental e isso deve ser sempre o foco na produção de ações de marketing, já que o objetivo é sempre levar as informações da empresa a usuários que podem se interessar pelos seus serviços, bem como atrair potenciais investidores e fornecedores.
Outra ferramenta essencial para o marketing digital oferecida pelo Google é o Adwords. De forma resumida, é um sistema de anúncios que funciona de forma paga, mostrando no topo dos resultados de busca as propagandas selecionadas de acordo com as palavras-chave utilizadas pelo buscador.
Essa funcionalidade é interessante para franquias, pois traz eficiência ao direcionar anúncios para públicos específicos, desde que os critérios sejam bem definidos. Se isso não acontecer, o anúncio pode acabar perdido em detrimento de concorrentes mais eficientes.
Redes sociais
Redes sociais têm cadeira cativa na comunicação de qualquer empresa. Afinal, já é fato consumado que elas são os melhores veículos para geração de engajamento e criação de vínculos e fidelização com os consumidores.
Seja no Instagram, Twitter, TikTok ou até no Facebook, a interação entre marca e consumidor deve ser parte integrante das estratégias de marketing das empresas. Dependendo do posicionamento que a marca tem no mercado, é fundamental que ela se faça presente nesses meios de forma condizente.
Existem empresas que utilizam personas nas redes, como, por exemplo, a Netflix, que se declarou “menina” no Facebook, ou o perfil da Turma da Mônica no Twitter, que rechaçou personificar uma identidade de personagem da turminha, deixando claro que são pessoas adultas administrando a página. Embora diferentes, são maneiras de humanizar as marcas e trazê-las para perto do consumidor.
O Facebook Ads é uma ferramenta de marketing digital bastante utilizada para atrair mais visibilidade por meio de compra de espaço de anúncios no feed de notícias dos usuários. Outra opção na rede de Mark Zuckerberg é o impulsionamento de postagens, que declaradamente atingem mais pessoas do que simples posts orgânicos.
Assim como o Google Adwords, essa ferramenta permite que os anúncios e postagens impulsionadas sejam direcionados aos públicos de interesse. Por exemplo, uma postagem de propaganda eleitoral de um candidato de São Paulo só irá aparecer para os paulistas.
Outra rede social importante para empresas é o Instagram. Inicialmente focada apenas em compartilhamento de fotos pessoais, foi lentamente sendo repaginada após ser comprada por Mark Zuckerberg em 2012. Com o tempo, se tornou uma grande vitrine para as marcas, que veem na rede social de fotos uma maneira de atrair novos consumidores demonstrando seus produtos e serviços de forma mais espontânea e menos engessada.
Uma figura surgiu para auxiliar as empresas nessa tarefa: os influenciadores digitais. Eles são pessoas com muitos seguidores que compartilham suas rotinas na rede, obtendo engajamento por meio de curtidas e comentários em suas publicações.
As marcas perceberam isso e começaram a utilizar o poder dos influencers ao seu favor, enviando produtos para que eles pudessem demonstrar e utilizar de maneira espontânea nas suas redes sociais. E todo tipo de produto serve: de roupas, comidas e bebidas até serviços bancários.
E-mail marketing
Na internet, não são só o Google e redes sociais que podem servir como ferramentas de marketing digital. O bom e velho e-mail, se bem utilizado, também pode funcionar de maneira satisfatória para as empresas.
É possível utilizar o e-mail marketing como funcionalidade que aproxima a marca dos seus consumidores, divulgando produtos, novas campanhas, além de promoções e vantagens exclusivas para quem tem o e-mail cadastrado. É importante lembrar que essas interações só devem ser feitas com a anuência do cliente, que pode cancelá-las quando desejar.
Essa é uma ferramenta de marketing digital mais complexa que as outras citadas, pois demanda bastante criatividade e organização da equipe. Sem um público-alvo ativo, mensagens diretas, simples e agradáveis visualmente, aproximação e fidelização, pode se tornar apenas mais um spam indesejável para o cliente. Por isso, deve-se ter atenção redobrada nesses itens.
Conheça as melhores opções de franquia de farmácia!
1. Franquias de farmácia: Farma & Farma
A Farma & Farma é uma franquia de farmácia com 25 anos de história. Já se faz presente em 16 estados, com mais de 160 unidades de farmácia operando o negócio. A modalidade de conversão é a opção mais em conta fornecida pela franqueadora.
- Valor de investimento: a partir de R$ 50 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
2. Franquias de farmácia: Farmácia Artesanal
A Farmácia Artesanal é uma rede de franquia de farmácia há mais de 40 anos no mercado, oferecendo serviços de manipulação, além de um mix de produtos bem amplo, que vai de shakes e chás até produtos focados em beleza e bem estar. São 67 lojas em seis estados, estando também presentes no Distrito Federal.
Se o franqueado já tiver outra loja e desejar fazer a conversão para a franquia Farmácia Artesanal, o valor que ele terá de investir cai pela metade.
- Valor de investimento: a partir de R$ 249 mil para conversão e R$ 540 mil para nova loja
- Retorno do investimento: de 18 a 32 meses
3. Franquias de farmácia: Farmatotal
Fundada em 2007 na cidade de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba, a Farmatotal é uma das redes de franquia de farmácia mais baratas no mercado. Atualmente, conta com 99 unidades franqueadas nos estados brasileiros.
- Valor de investimento: a partir de R$ 205 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
4. Franquias de farmácia: FarMelhor
A FarMelhor é uma rede de franquia de farmácia que existe desde 2011, sediada na cidade de São Paulo. São 170 unidades franqueadas e seu mix de produtos é amplo, incluindo não só medicamentos, como cosméticos, itens de higiene e serviços. O franqueado também deve investir menos se tiver interesse na conversão.
- Valor de investimento: a partir de R$ 150 mil para conversão e R$ 350 mil para nova loja
- Retorno do investimento: 18 a 30 meses
5. Franquias de farmácia: Drogarias Max
A rede de franquias de farmácia Drogarias Max tem um foco em farmácia popular, privilegiando os medicamentos genéricos a preços mais baratos. É uma franquia que já está há 37 anos no mercado e conta com mais de 125 unidades franqueadas em operação, todas no estado do Rio de Janeiro.
- Valor de investimento: variável (necessário consultar a empresa)
- Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
6. Franquias de farmácia: Farmácias Brasil Poupa Lar
A rede de franquia de farmácia Brasil Poupa Lar também é especializada na venda de medicamentos genéricos e de baixo custo. Essa rede de drogarias conta com 160 unidades franqueadas em vários estados e incentiva pequenos investidores a se tornarem franqueados pelo sistema de conversão, o que diminui consideravelmente o valor do investimento.
- Valor de investimento: R$ 250 mil
- Retorno do investimento: de 12 a 36 meses
7. Franquias de farmácia: Farmácias São Rafael
A Farmácias São Rafael é uma rede de franquia de farmácia sediada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, que já conta com mais de 11 unidades franqueadas. Seu mix de produtos traz medicamentos, dermocosméticos, produtos de beleza, itens de higiene, perfumes e produtos fit. Além disso, também conta com linhas infantis, de gestantes e itens voltados à fisioterapia e ortopedia.
- Valor de investimento: a partir de R$ 169 mil para conversão / R$ 307 mil para nova loja
- Retorno do investimento: de 24 a 38 meses
8. Franquias de farmácia: Farmácia Roval
A Farmácia Roval é uma rede especializada em farmácias de manipulação localizada na região Nordeste. Há mais de 30 anos no mercado, conta com mais de 50 lojas franqueadas.
As unidades dessa franquia de farmácia atendem todas as especialidades médicas, fazendo uso da tecnologia e inovação para o desenvolvimento das fórmulas.
- Valor de investimento: R$ 400 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
- Retorno do investimento: de 24 a 30 meses
9. Franquias de farmácia: Vet Fórmula
O diferencial da franquia de farmácia Vet Fórmula é ser a primeira farmácia de manipulação voltada para o meio veterinário. Já estão há mais de dez anos no mercado e, atualmente, contam com dez unidades franqueadas.
- Valor de investimento: a partir de R$ 150 mil para conversão / R$ 350 mil para nova loja
- Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
- Retorno do investimento: de 24 a 32 meses
10. de farmácia: Pharmapele
A Pharmapele é uma rede de franquia de farmácia de manipulação presente em quase todo o Brasil, com 130 lojas franqueadas em 26 estados. É a única do setor a receber o selo de excelência em franchising da ABF por 15 anos de forma consecutiva. Além de ter 20 anos de experiência como franquia, a empresa produz seus próprios produtos dermocosméticos.
- Valor de investimento: a partir de R$ 150 mil para conversão / R$ 350 mil para nova loja
- Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 32 meses
11. Franquias de farmácia: Farmagnus
A Farmagnus é uma rede de franquias de farmácia sediada no estado de Santa Catarina que conta com mais de 200 unidades franqueadas, estando presente em 120 municípios. O investidor que quiser se tornar franqueado tem direito a um financiamento do Banco do Brasil.
- Valor de investimento: a partir de R$ 220 mil
- Faturamento médio e retorno do investimento: não informados
12. Franquias de farmácia: Farma Conde
A Farma Conde tem quase 30 anos de experiência no mercado, embora só tenha começado a operar como franqueadora recentemente. Essa rede de franquias de farmácia conta com mais de 300 lojas no estado de São Paulo, trabalhando tanto como drogaria quanto como farmácia de manipulação.
- Investimento: a partir de R$ 420 mil.
- Faturamento médio e retorno do investimento: não informados
13. Franquias de farmácia: Compre Certo
A Compre Certo é uma rede de franquia de farmácia que possui 91 unidades franqueadas em pleno funcionamento, espalhadas por 13 estados brasileiros. Um dos seus diferenciais é o processo simplificado e desburocratizado para a seleção de franqueados.
- Valor de investimento: a partir de R$ 210 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
14. Franquias de farmácia: Santa Marta
A rede de franquia de farmácia Santa Marta tem tradição no estado de Goiás, onde é sediada e funciona há mais de 50 anos. No mercado de franquias desde 2017, conta com aproximadamente 100 unidades franqueadas, sendo referência do segmento nas localidades onde está presente.
- Valor de investimento: a partir de R$ 490 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
- Retorno do investimento: 24 meses
15. Franquias de farmácia: Vico Farmácia de Manipulação
A Vico é uma rede de franquia de farmácia especializada na manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas, além de contar com serviços de farmácia veterinária. Com 36 anos de mercado, atuando há 27 como franqueadora, a Vico possui 8 unidades em 4 estados do país.
- Valor de investimento: a partir de R$ 255 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 200 a R$ 500 mil
- Retorno do investimento: 18 a 24 meses
16. Franquias de farmácia: Phitofarma
A Phitofarma é uma rede de franquia de farmácia com 50 anos de tradição em seu setor, com foco em farmácia de manipulação. No mercado de franquias desde 2012, está presente em todas as regiões do país, contando com 28 unidades franqueadas.
- Valor de investimento: a partir de R$ 270 mil
- Faturamento médio e retorno do investimento: não informados
17. Franquias de farmácia: Farmais
A Farmais é a maior e mais antiga franquia de farmácia do Brasil. Presente em 210 municípios, conta com 420 unidades franqueadas. Embora tenha interrompido a expansão em 2019 por conta de um processo de aquisição, já retornou ao mercado de franquias.
- Valor de investimento: a partir de R$ 80 mil para conversão / R$ 490 mil para nova loja
- Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
18. Franquias de farmácia: A Fórmula
A Fórmula é reconhecida como uma das melhores franquias de farmácia do país. Sediada no estado da Bahia, é especializada nos serviços de manipulação, revenda de cosméticos e produtos relacionados à beleza. Com mais de 30 anos de experiência, conta com 88 unidades franqueadas no país inteiro.
- Valor de investimento: a partir de R$ 400 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
19. Franquias de farmácia: Drogashop
A Drogashop é uma rede de franquia de farmácia localizada no estado de Goiás que atua há dez anos no mercado de franquias, contando com 100 unidades franqueadas em três estados brasileiros, além do Distrito Federal. Seu objetivo é expandir a ponto de se tornar uma das maiores franquias do Brasil.
- Valor de investimento: a partir de R$ 205 mil
- Retorno do investimento: 24 a 36 meses
- Faturamento médio: não informado
20. Franquias de farmácia: Ultrafarma Popular
A Ultrafarma é uma rede de franquias de farmácia conhecida no país inteiro. Fundada por Sidney Oliveira no ano 2000, é a pioneira no e-commerce de medicamentos no Brasil, além de ser conhecida e reverenciada pelos preços baixos.
Buscando expandir seu negócio, a marca lançou o projeto Ultrafarma Popular, entrando de vez no mercado de franquias, buscando estar presente nos quatro cantos do Brasil.
Com foco na expansão do comércio farmacêutico, a franquia de farmácia Ultrafarma Popular oferece treinamentos, conta mais de 15 mil produtos em catálogo e promete a investidores o benefício de comprar e vender mais barato.
Os investidores que quiserem se tornar franqueados da Ultrafarma Popular devem ficar atentos: a metragem mínima aceita para nova loja e conversão é de 100 metros quadrados.
- Valor de investimento: aproximadamente R$ 7 mil por metro quadrado para nova loja / aproximadamente R$ 4 mil por metro quadrado para conversão
- Faturamento médio mensal: R$ 500 mil
- Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
21. Franquias de farmácia: Amo Vacinas
A Amo Vacinas é uma rede de franquia de farmácia focada em prover serviços de vacinação humanizada. É um mercado promissor e lucrativo: o faturamento chega a 1 trilhão de dólares no mundo inteiro e, no Brasil, dados de antes da vacinação em massa na pandemia apontam que esse mercado faturou 9,6 milhões de reais no ano de 2020, sendo mais da metade do setor privado. Ou seja, investir nesse setor, que, embora tenha um bom futuro pela frente, ainda necessita bastante de clínicas de qualidade, é uma ótima opção.
- Valor de investimento: a partir de R$ 60 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
22. Franquias de farmácia: Farmafórmula
A Farmafórmula é uma rede de franquia de farmácia tradicional, com um mix de produtos que vai de medicamentos, produtos de manipulação, suplementos alimentares, bem como produtos para cuidados com o rosto, corpo e cabelos. Aqui, o franqueado recebe apoio da franqueadora em todos os momentos, inclusive no encontro de um ponto comercial ou, se for o caso, na conversão.
- Valor de investimento: a partir de R$ 180 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Retorno do investimento: 18 a 24 meses
23. Franquias de farmácia: Animalia Farma
A Animalia Farma é uma franquia de farmácia com o diferencial de trabalhar com manipulação veterinária. Ou seja, a empresa comercializa medicamentos especializados para cães, gatos, animais silvestres e equinos. Suas unidades trabalham com diferentes formas farmacêuticas e sabores, além de fórmulas exclusivas.
- Valor de investimento: R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil a R$ 90 mil
- Retorno do investimento: 24 meses
24. Franquias de farmácia: Farmácias FTB
As Farmácias FTB ocupam o nicho de farmácias populares, priorizando, no seu mix de produtos, medicamentos genéricos e buscando ter como diferencial os preços mais acessíveis que o resto do mercado. Até o momento, essa rede de franquia de farmácia conta com mais de mil unidades próprias e 31 unidades que funcionam sob o modelo de franquias.
- Valor de investimento: R$ 195 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Retorno do investimento: 22 até 28 meses
25. Franquias de farmácia: Farma Container
O carro chefe da Farma Container, como o nome já sugere, é ser uma rede de franquias de farmácia que tem suas unidades funcionando dentro de contêineres. Dessa forma, o intuito da marca é oferecer praticidade e mobilidade aos seus consumidores.
- Valor de investimento: R$ 398 mil até R$ 550 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Retorno do investimento: 24 até 36 meses
26. Franquias de farmácia: DrogaVET
A DrogaVET é mais uma franquia de farmácia especializada na manipulação veterinária. Os medicamentos são sempre personalizados de acordo com as preferências e necessidades da espécie envolvida. Entre as formas com que a marca trabalha, estão cápsulas, biscoitos e xaropes, com diversas opções de sabores. São dois modelos de negócio à escolha do franqueado, dependendo da estrutura que ele necessitar.
- Valor de investimento: R$ 250 mil até R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Retorno do investimento: 30 até 36 meses
27. Franquias de farmácia: Companhia da Fórmula
A Companhia da Fórmula é outra rede de franquia de farmácia de manipulação. Seu foco é em medicamentos, produtos de beleza e bem estar. Atende um amplo público, que inclui tanto crianças, adultos e idosos quanto pets, pois também atua com manipulação veterinária.
Atenção: para investir nessa franquia de farmácia, é necessário que pelo menos um dos sócios seja formado profissionalmente em farmácia.
- Valor de investimento: R$ 190 mil até R$ 260 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Retorno do investimento: 18 até 24 meses
28. Franquias de farmácia: Drogarias Ótima Farma
A Ótima Farma é uma rede de franquias de farmácia com dois modelos de negócio à disposição do investidor que deseja se tornar franqueado. O modelo Drugstore traz produtos além dos medicamentos tradicionais, ou seja, itens de beleza, saúde e higiene pessoal. O modelo Popular foca nos medicamentos genéricos a preços acessíveis.
- Valor de investimento: R$ 161 mil até R$ 480 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Retorno do investimento: 24 até 36 meses
29. Franquias de farmácia: The Vitamin Point
A Vitamin Point é uma rede de franquia de farmácia diferente. Seu formato de franquia segue o modelo de quiosques, com um mix de produtos baseado, principalmente, em vitaminas, minerais, suplementos alimentares e produtos fit importados.
- Valor de investimento: R$ 85 mil até R$ 98 mil
- Retorno do investimento: 24 meses
30. Franquias de farmácia: Rede Central Farmácia e Manipulação
A Rede Central é uma rede de franquias de farmácia que opera num modelo híbrido. Isso quer dizer que o consumidor pode tanto adquirir medicamentos industrializados como solicitar medicamentos de manipulação.
A marca está no mercado há quase 30 anos, mas apostou apenas recentemente na expansão por meio de franquias. Desde 2020 nesse modelo de negócios, já conta com pelo menos 15 unidades franqueadas funcionando a todo vapor.
- Valor de investimento: a partir de R$ 268 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: não informado
31. Franquias de farmácia: Drogasil e Droga Raia
As franquias Drogasil e Droga Raia são parte do portfólio de investimentos da RD Farmácias, uma empresa focada em saúde e bem-estar, também detentora da marca Onofre. Com um total de 2.160 unidades pelo Brasil, a franquia Drogasil lidera o grupo.
No terceiro trimestre de 2022, a RD Farmácias registrou um faturamento de R$8 bilhões, demonstrando um crescimento de aproximadamente 22% em relação ao período anterior. Embora os custos de investimento não sejam divulgados publicamente, o sucesso e o crescimento da empresa sugerem que estas franquias podem oferecer retornos lucrativos aos investidores e franqueados.
32. Franquias de farmácia: Farma Conde
Com mais de 350 drogarias e 10 farmácias de manipulação espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a franquia Farma Conde se destaca como um empreendimento bem-sucedido. Embora o investimento inicial seja de cerca de R$ 320 mil, informações sobre faturamento médio e lucro não são publicamente divulgadas, sendo necessário contatar a empresa para obter detalhes adicionais.
33. Franquias de farmácia: Santa Marta
Com quase 50 anos de história, a Drogaria Santa Marta expandiu seus negócios para o modelo de franquia, alcançando quase 100 lojas abertas. O investimento mínimo para se tornar franqueado é de R$500 mil, incluindo taxa de franquia e treinamento especializado. O espaço necessário para operar é de 100m².
- Valor de investimento: a partir de R$ 500 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: não informado
34. Franquia de Farmácia de Manipulação Ultrafarma
A Ultrafarma oferece a oportunidade de conversão de uma loja já existente para os padrões da marca, com investimento a partir de R$ 400 mil. Para novas instalações, o investimento mínimo é de R$600 mil, podendo variar de acordo com as necessidades específicas das instalações.
- Valor de investimento: de R$ 600 mil a R$ 700 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Retorno do investimento: não informado
35. Franquia de farmácia: Pague Menos
Atuando há mais de 40 anos no mercado farmacêutico nacional, a Rede Pague Menos é pioneira em serviços como pagamento de contas em suas unidades, venda de medicamentos manipulados e comércio online. Valores de investimento, faturamento médio e prazo de retorno também não foram divulgados de maneira pública.
36. Franquia de farmácia: Farmais
Como a franquia de farmácia mais antiga do Brasil, a Farmais expandiu-se para mais de 420 lojas em 210 municípios. O investimento inicial varia de R$ 490 mil para novas lojas a partir de R$ 80 mil para conversão de lojas existentes.
- Valor de investimento: de R$ 80 mil a R$ 490 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
- Retorno do investimento: 36 meses
37. Franquia de farmácia: Farma & Farma Popular
Com unidades presentes em 16 estados, a Farma & Farma Popular é uma das franquias de farmácia de crescimento mais rápido no Brasil. Com um investimento a partir de R$ 295 mil, é possível inaugurar uma loja da marca.
- Valor de investimento: a partir de R$ 295 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
- Retorno do investimento: 18 a 42 mil
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Nesse post, foi possível compreender o porquê de franquia de farmácia estar crescendo tanto no Brasil e serem uma ótima opção para quem quer empreender nesse modelo de negócio. No entanto, é importante ficar atento a todos os fatores que rondam o mercado de franquias, para não se perder e fazer investimentos errados!
Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!
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