Ter uma franquia de bolos é uma opção promissora para quem deseja obter uma boa renda e entrar no mercado de trabalho. A vantagem desse tipo de franquia é que, em geral, possui uma taxa baixa para começar com o negócio. Contudo, proporciona uma boa lucratividade que pode superar os 40% no faturamento bruto.
Além disso, alimentação é um dos setores de franquia que mais fatura no mercado brasileiro. Dessa forma, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2020 a área faturou mais de 167 bilhões de reais.
Além disso, outra prova do sucesso desse empreendimento está nos dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). De acordo com ela, o Brasil possui o sétimo maior mercado de bolos industrializados do planeta. Dessa forma, em 2017, foram comercializados 111,5 mil toneladas de bolos no país, com isso foram movimentados mais de 1 milhão de dólares em vendas.
Além disso, outro fator favorável é que com franquia de bolos há o trabalho só com um tipo produto. Entretanto, para quem prefere, é possível oferecer outros serviços como café e salgados, o que pode ajudar a fidelizar clientes, diversificar o cardápio e oferecer uma experiência positiva. Ademais, também é possível gerar emprego para outras pessoas.
Quer saber em quais franquias de bolos vale a pena investir? Então, acompanhe!
Franquias de bolos
1. Franquia de bolos: Vó Alzira
Uma das franquias de bolos caseiros de maior sucesso no Brasil, a Vó Alzira tem como principal atrativo o baixo valor de investimento inicial – cerca de R$ 150 mil. Além disso, com 300 lojas espalhadas pelo Brasil e atuando no mercado de franquias desde 2013, a empresa não cobra royalties dos franqueados.
2. Franquia de bolos: Sodiê Doces
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Sodiê é uma marca consolidada e presente em todo o país.
Assim, o cardápio tem opções que variam entre bolos artesanais, caseiros e sem açúcar, além de incluir outros doces e salgados para festas. Ademais, o franqueado pode escolher entre dois modelos: loja ou PDV (ponto de venda).
3. Bolo Lá Dcasa
Com a proposta de comercializar bolos caseiros, feitos manualmente, sem conservantes ou aromatizantes, a Bolo Lá Dcasa conta com bolos em sabores tradicionais, especiais, opções saudáveis, mini bolos e bolos recheados. Dessa forma, as franquias são no formato de loja e podem ser instaladas em cidades a partir de 25 mil habitantes.
4. Doce Convívio
A Doce Convívio é marca especialista em sobremesas, como bolos caseiros simples ou recheados, tortas, doces para festas e mousses. Assim, a franqueadora garante suporte completo, desde a escolha e negociação do ponto comercial, estruturação da unidade, negociação com fornecedores, até todo o processo de inauguração e dia a dia de operação da franquia. Então, o investimento é de R$ 77.200 até R$ 142.900 Faturamento: R$ 24.300 a R$ 76.100 Prazo de Retorno: 15 até 18 meses
5. Bolos da Fazenda
A Bolos da Fazenda trabalha especialmente com bolos caseiros. Além disso, o cardápio também traz opções de bolos sem açúcar, integrais, salgados e tortas doces – ao todo, são mais de 40 opções de sabores de bolos no menu da marca. Dessa forma, as franquias podem ser instaladas em cidades a partir de 80 mil habitantes.
6. Bolos do Cerrado
Com mais de 60 opções de sabores de bolos, a Bolos do Cerrado traz opções de bolos tradicionais, integrais, festivos, veganos, salgados, vulcão, sem açúcar. Nesse sentido, a marca oferece ainda tortas doces e salgadas, mousses, pão de batata, entre outros. Assim, as lojas podem ser implantadas em pontos a partir de 80 metros quadrados.
7. Bella Gula
A Bella Gula é uma rede de franquias de doces especializada em tortas com 31 unidades em operação. A marca conta com oito certificações de excelência pela ABF e também foi destacada com cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil 2019. Assim, os franqueados encontram modelos de negócio de loja ou quiosque.
8. Bolo da Madre
O Bolo da Madre é uma rede de franquias de bolo caseiros que tem a proposta de resgatar as “receitas de vó” e memórias de infância. A marca nasceu em 2013, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo; assim, ela busca por novos franqueados nos estados em que a marca já está presente, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiânia e Minas Gerais.
9. Dona Bolo
Fundada em 2014, a Dona Bolo tem um cardápio especializado em bolos caseiros. Assim, a proposta é oferecer aos franqueados suporte de excelência, máximo desempenho comercial e operacional. Dessa forma, aos consumidores, a Dona Bolo busca entregar produtos abrangentes e com alto padrão de qualidade.
10. Confeitaria da Luana
A empresária Luana Davidsohn teve a chance de fazer um curso de panificação e confeitaria no Estados Unidos e se apaixonou pela arte de fazer cupcakes e bolos criativos. Dessa forma, em 2007, começou a vender cupcakes e, após 3 anos, a primeira loja, junto com a cozinha, era inaugurada no bairro de Pinheiros, região oeste da cidade de São Paulo, chegando a atender mais de 10 mil encomendas.
Assim, a Confeitaria da Luana atende também em loja instalada no Shopping Villa Olímpia. Um dos diferenciais é que os clientes podem acompanhar todas as etapas da produção de cupcakes, brownies, chessecakes, bolos caseiros, bolos decorados, biscoitos amanteigados, produtos sazonais, entre outros.
11. Armazém do Bolo
Os sabores dos bolos caseiros criados pela Armazém do Bolo tem a intenção de remeter o consumidor aos momentos bons da vida. Sabores como cenoura com chocolate, laranja, maçã com canela e fubá, entre outros, despertam lembranças de infância e trazem alegria à todas as idades. Fundada em 2013, funciona em três endereços, na Rua do Oratório e na Rua da Mooca, no bairro da Mooca, em São Paulo e em Ribeirão Preto. Em todas, o bom atendimento e a qualidade dos produtos têm alcançado uma ótima aceitação do público.
12. Signorina Bolos da Vovó
O ano é 2012. Três irmãs decidem usar receitas de família e criar a loja de bolos caseiros da vovó. A ideia de recriar as lembranças de infância foram além dos produtos e todo o layout foi feito tendo como base a casa da vovó, desde os móveis e a decoração, com quadros que realmente lembram a casa da “Signorina”.
Os produtos, entre bolos e pães, homenageiam as donas das receitas, isto é, mãe, tias e avós. Dessa forma, o cliente que quiser um bolo de chocolate sem leite, deve pedir pelo Vovó Rosa. Já a Tia Sueli dá o nome ao bolo de fubá com cobertura de goiabada. Muitas receitas são feitas sem leite. Além dos bolos simples, existem a linha gourmet, como a deliciosa torta de limão, a linha festa, com um lindo bolo branco com frutas e os pães, que trazem entre as opções, broinhas de fubá, como as que suas mães faziam.
13. Sr. Bolo
A necessidade de uma vida melhor aliada ao talento e vontade de vencer de uma menina do nordeste criaram a marca Sr. Bolo. A primeira loja surgiu em 2013, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo e foi ganhando espaço no mercado com suas receitas deliciosas. Em 2014, em Campinas, a primeira franquia seria inaugurada, como uma promessa de uma nova rede de franchising. São 50 opções de bolo feitos com massa branca e massa de chocolate a base de pão de ló, com recheio de fruta, chocolate, mousse, aerado, leite condensado, entre outros deliciosos e as coberturas de raspas de chocolate, suspiro, granulado e morangos dão o toque final que agrada aos olhos e ao paladar. A empresa também trabalha com a confecção de bolos encomendados para eventos como casamentos, confraternizações, eventos empresariais, etc.
14. Tradicional Bolos e Tortas
Os produtos da Tradicional Bolos e Tortas são elaborados com matérias-primas naturais, sem o uso de conservantes ou saborizadores. O conceito começou em 2011, quando 4 amigos formados em advocacia e odontologia decidiram investir em receitas de família e produzir bolos feitos de forma artesanal. Em um ano, a loja teve um faturamento de R$ 250.000 e iniciaram o sistema de franquias, o que resultou em 6 lojas e um faturamento de R$ 2,5 milhões. No ano seguinte, já alcançavam o saldo de R$ 13,5 milhões, com 16 lojas abertas. Hoje, já são mais de 45 lojas em 6 Estados brasileiros. Para se manter em alta dentro de uma economia em crise, os empresários sempre buscam inovar com produtos diferenciados. Além dos bolos caseiros artesanais, são feitos bolos para festas, tortas, pudins, bolos funcionais, ripas, pool cakes, tortas salgadas e a linha zero açúcar.
15. Bolo da Madre
Resgatar as sensações da infância. Esse era o objetivo das sócias Daniela Pelilas e Fernanda Castanheda ao iniciarem o negócio de venda de bolos. No início, faziam parte de uma franquia, mas ao perceberem que tinham uma proposta diferenciada de mercado, decidiram abrir uma loja com as receitas que suas avós, mães e tias faziam. De franqueada de outras marcas para franqueadora do próprio jeito de fazer bolos, hoje tem 3 lojas e mais 41 franquias em 4 Estados brasileiros. A rede oferece uma variedade de bolos caseiros simples, bolos recheados, com cobertura, bolos salgados, no pote e, se o cliente quiser, existe a opção de comprar somente a cobertura. Todos com preço bem acessíveis. As lojas ainda permitem ao cliente consumir os bolos em fatias acompanhados de uma boa xícara de café.
16. Casa de Bolos
A marca entrou no mercado de franquias de bolos em 2011 e, desde então, está em expansão, chegando a mais de 400 lojas abertas e buscando levar a marca ainda mais longe. Oferece produtos que vão desde os bolos tradicionais até tortas, cucas e de pote. Há dois modelos de franquia disponíveis: o standard (com 100 metros quadrados de área mínima) e o fit (menor, para quem busca menos custos de operação).
17. Amor aos Pedaços
A maior rede de doçarias da América Latina completa 40 anos de funcionamento em 2022 é baseada em São Paulo, mas conta com lojas em outros seis estados, produzindo bolos, tortas, mousses e outros doces e salgados com aquele toque caseiro. A empresa auxilia o franqueado com consultoria, capacitação e suporte, com o investimento inicial avaliado em torno de R$ 170 mil.
18. Bolos da Cecília
Com especialidade em bolos caseiros, como fubá, milho e aipim, é uma boa opção de franquia barata de bolos, devido ao baixo valor de investimento – R$ 74 mil. O cardápio também inclui, entre outros, salgados, cookies e sorvetes.
19. O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
A empresa começou em Portugal e se estabeleceu no Brasil há um pouco mais de três anos, com lojas físicas em São Paulo. Assim, possui tradição de 20 anos no mercado. Um dos requisitos ao franqueado é residir na cidade em que a loja for estabelecida.
Com 31 de unidades franqueadas, o investimento inicial é a partir de R$ 175 mil, com 5% de taxa de royalties e o prazo médio de retorno estimado em 32 meses.
Custos de instalação de uma franquia de bolos
Em média, o investimento para montar uma loja física da franquia O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo gira em torno de R$ 35 mil a R$ 42 mil no custo de (equipamentos, utensílios, mobiliário, vitrines e balcões). Então, no total, há um investimento que começa em R$ 65 mil e pode atingir R$ 72 mil.
Além disso, a rede ainda presta outras ajudas como a seleção estratégica do ponto comercial mais vantajoso, também oferece vários treinamentos, com fornecimento de ferramenta de gestão e a assessoria de marketing para atrair mais clientes. E informam como padronizar as receitas para que haja unidade em todas as lojas da franquia de bolos.
Antes de abrir uma franquia de bolos, pesquise para ter boas informações
São inúmeras as vantagens de obter uma franquia de bolos. Desde a possibilidade de conseguir um bom faturamento, até a chance de conseguir abrir vagas de emprego. E esse setor de alimentação sempre terá demanda, já que comida é um fator primordial para qualquer um.
Caso esteja começando no mercado de franquia ou deseje ter mais informações, não deixe de acessar nosso blog Goakira, que sempre é atualizado e atento às novidades. Em um mercado competitivo e que não para de crescer a cada dia, Informação é imprescindível e te fará ter inúmeras vantagens sobre os concorrentes e proporcionará um melhor jeito de lidar com o seu negócio.
Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:
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