Com 40 anos de história, a Franquia Chiquinho Sorvetes já se consolidou no mercado de franquias, expandindo o seu negócio com muito cuidado e planejamento e se tornando um exemplo para diversos outros negócios no país.
Nesse post, você vai conhecer um pouco da história da franquia Chiquinho Sorvetes, como eles começaram, em que momento expandiram para franquias e como se capacitaram nesse modelo de negócio.
Preparado? Então, boa leitura!
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Franquias de energia solar: tudo o que você precisa saber
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e como fazer (passo a passo)
O que são franquias?
Antes de conhecer a história da franquia Chiquinho Sorvetes e sua trajetória no mercado, é fundamental entender de forma mais clara o que são as franquias e como se constitui esse modelo de negócio. Vamos lá?
De forma simplificada, podemos considerar as franquias como um tipo de estratégia empresarial, responsável por distribuir e comercializar produtos e serviços.
O modelo de franquias consiste em um contrato em que uma empresa (que tem a patente, também chamada de franqueadora) concede a outros (franqueados) o direito de utilizar sua marca, explorando comercialmente o que foi desenvolvido por ela.
Os produtos desenvolvidos por uma franquia podem ser inúmeros, desde uma marca, um produto, um serviço ou até mesmo uma experiência.
Para o franqueado reproduzir com fidelidade o modelo do negócio, ele recebe a orientação suficiente para a instalação da franquia e o começo da operação de sua unidade. Para tanto, é exigido que o padrão seja mantido — uma das características mais necessárias às franquias — ao passo que a franqueadora receberá uma remuneração pela concessão dos direitos e conhecimentos que forem passados.
História da franquia Chiquinho Sorvetes
O ponto inicial da história da franquia Chiquinho Sorvetes está no pequeno município de Frutal, no interior de Minas Gerais. Lá, no ano de 1980, o fundador da marca, Isaias Bernardes de Oliveira, abriu uma loja de sorvetes junto com seu pai, Francisco Olímpio de Oliveira, também conhecido como Chiquinho — daí veio o nome.
O negócio começou muito bem e, após cinco anos, Isaias pensou na possibilidade de dar um passo à frente. Assim, abriu uma filial na cidade de Guaíra, que, embora ficasse localizada no estado de São Paulo, tinha 114 km de distância para Frutal, onde estava localizada a matriz. Por um tempo, a Chiquinho Sorvetes se manteve concentrada nesta região, abrindo novas unidades em cidades próximas.
Outro momento interessante na história da Chiquinho Sorvetes ocorreu em 1998. Já contando com um número razoável de unidades em funcionamento, Isaias, o fundador, investiu no desenvolvimento de sua própria receita para a base do sorvete, com o uso de máquinas de sorvete soft. Esse investimento fez com que a rede aumentasse o seu crescimento e fortalecesse a sua marca e o formato de seu negócio.
Com o tempo, Isaias notou a necessidade de padronizar a linha de produtos da empresa, além de suas identidades visuais, processos e procedimentos de operações, de forma a fortalecer ainda mais o conceito da Chiquinho Sorvetes. Seguindo essa linha de pensamento, em 2010, a empresa entra para o segmento de franquias.
Você tem uma marca e quer transformá-la em uma rede de franquias de sucesso como a Chiquinho Sorvetes? Entre em contato conosco!
A franquia Chiquinho Sorvetes ficou conhecida pela excelência nos produtos e pelo plano de negócios promissor, chamando a atenção de investidores de todo o país e iniciando a expansão com 80 unidades já abertas. Posteriormente, foi criada a CHQ Companhia de Franchising, possibilitando um processo de expansão mais estruturado e melhor planejado, de modo a conseguir oferecer o suporte necessário aos novos franqueados.
Continuando o seu projeto de desenvolvimento e expansão, a franquia Chiquinho Sorvetes, no ano de 2017, através da CHQ Companhia de Franchising, inaugurou um centro de distribuição exclusivo para a organização da logística e abastecimento das unidades franqueadas da sorveteria, assim, ampliando sua infraestrutura e provendo cada vez mais para quem investe no negócio.
Com uma estrutura moderna e profissionais responsáveis pela transferência de tecnologia e know how aos franqueados, a franquia Chiquinho Sorvetes tem sua sede localizada na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Atualmente, a marca já conta com mais de 600 unidades franqueadas, não só no Brasil, mas também fora do país, investindo quase R$ 2 milhões para abrir quiosques no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
A estrutura da marca cresceu de tal forma que, atualmente, a Chiquinho Sorvetes detém uma distribuidora própria, uma empresa de tecnologia e uma agência de comunicação responsável por todas as ações e campanhas de marketing da empresa.
Quais são os modelos de negócio da franquia Chiquinho Sorvetes?
A franquia Chiquinho Sorvetes oferece bastante variedade entre os modelos de negócio para quem deseja se tornar um franqueado. Os valores dos modelos variam de acordo com o local de instalação.
Valor da Franquia Chiquinho Sorvetes
Descubra agora quanto custa abrir uma nova unidade da franquia Chiquinho Sorvetes!
Entre os quatro modelos de franquia Chiquinho Sorvetes disponíveis, o mais básico é o de quiosque. O valor de investimento inicial neste modelo, incluindo a taxa de franquia, chega a R$ 315 mil. O formato de quiosque é próprio para ambientes que têm um alto fluxo de pessoas, por exemplo, aeroportos, shoppings, galerias, hipermercados e atacarejos.
O segundo modelo disponível da franquia Chiquinho Sorvetes é o de lojas básicas. É um modelo de franquias para cidades pequenas, ou seja, com no máximo 50 mil habitantes, permitindo uma estrutura mais reduzida.
O terceiro modelo da Chiquinho Sorvetes é o de loja mais tradicional e voltado para centros comerciais em cidades com mais de 50 mil habitantes. Por fim, a franquia Chiquinho Sorvetes conta com um modelo de negócio exclusivo para shopping centers.
Nos formatos de, o franqueado deve pagar, para investir, a partir de R$ 350 mil variando até R$ 505 mil a depender do tamanho da operação.
Além da taxa de franquia, todos os modelos de negócio da franquia Chiquinho Sorvetes, assim como a grande maioria das franqueadoras em geral, cobram do franqueado de forma mensal as taxas de propaganda (que incidem em 2% sobre o faturamento) e a taxa de royalties (que, por sua vez, incide em 5%).
Está considerando investir e quer saber quais são as melhores opções do mercado? Confira nossos artigos sobre as franquias de sucesso mais famosas do Brasil:
- Franquia Burger King: saiba tudo sobre essa franquia lucrativa
- Franquia McDonald’s: conheça sua história de sucesso
- MILLI: conheça o case da marca de sucesso Mil e Uma Sapatilhas
- Sodiê Doces: conheça a franquia de bolos mais famosa do país
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história e como investir
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Di Santinni: conheça a franquia de sapatos que mais cresce
- Oggi Sorvetes: conheça essa franquia de sorvetes em expansão
- Omie: saiba tudo sobre a franquia de tecnologia
Como se tornar um franqueado da Chiquinho Sorvetes?
Para se tornar um parceiro da franquia Chiquinho Sorvetes, assim como em qualquer outra franquia, o investidor que tem interesse em se tornar franqueado deve passar por algumas etapas importantes.
Antes de tudo, ele deve acessar o site da franquia Chiquinho Sorvetes, fazer um cadastro e preencher os formulários necessários, de modo que a empresa consiga analisar os dados e informações do empreendedor de forma prévia.
Posteriormente, é marcada uma reunião de apresentação, que pode ser presencial ou à distância, para que o investidor conheça minuciosamente o funcionamento da franquia Chiquinho Sorvetes.
Depois disso, é o momento da prospecção e avaliação do ponto comercial. Aqui, a empresa e o empreendedor, interessado em se tornar franqueado, buscarão uma região propícia para a instalação da nova unidade franqueada da Chiquinho Sorvetes. Também, nesta fase, é possível compreender qual dos modelos de negócio faz mais sentido, pois a área necessária para instalar a unidade de franquia varia entre 9 m2 e 30 m2.
Está em busca de ponto comercial para a sua franquia? Faça um estudo de geomarketing!
Logo após, a empresa e o investidor fazem a troca de documentação, que inclui a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento fundamental nesse processo, pois traz as informações e dados que o franqueado precisa saber sobre a franqueadora. Na COF devem constar os seguintes dados:
- Histórico resumido da franquia;
- Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
- Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
- Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
- Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
- Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
- Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
Posteriormente, é assinado o contrato de franquia e a parceria, enfim, se inicia, após mais uma análise da franqueadora Chiquinho Sorvetes, permitindo que o franqueado possa operar a sua unidade.
Franquia Chiquinho Sorvetes: o investimento que faltava?
O sabor único e inconfundível da Chiquinho Sorvetes, além da grande variedade de produtos que a franquia oferece, com mais de 80 opções de casquinhas, cascão, milk shakes, sorvetes sem complementos e petit gateau, são fatores que fazem da franquia Chiquinho Sorvetes uma das mais requisitadas do mercado.
Além disso, o fato da franqueadora estar sempre disponível com suporte em todos os momentos, desde a escolha do ponto comercial até o dia a dia da operação da franquia Chiquinho Sorvetes, é importante para que o franqueado saiba que não ficará na mão quando precisar.
Por isso, a franquia Chiquinho Sorvetes é uma alternativa interessante para o empreendedor que quer diversificar os seus investimentos e dar um passo ousado rumo ao mercado de franquias.
Quer saber outras franquias de sorvete de sucesso? Clique aqui e confira nossa lista das 45 melhores opções!
Para não se perder na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas Goakira. Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então não vá se perder!
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!