A franquia Burger King é uma das principais redes especializadas no ramo alimentício de fast-food. São pelo menos 15 mil lojas presentes em 100 países, ou seja, é possível mensurar que quase metade da população mundial já comeu um Whopper, hambúrguer que é carro-chefe da empresa.
Conhecer a história da marca é muito interessante, até porque o seu sucesso não foi criado da noite para o dia. Por isso, nesse artigo especial, falaremos sobre a história da franquia Burger King, afinal, como uma pequena lanchonete familiar do subúrbio conseguiu se tornar o pesadelo da gigante Mc Donald’s?
Então, pegue suas batatinhas fritas e boa leitura!
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Qual é a origem da franquia Burger King?
Em 1953, com uma máquina de grelhar especial e a missão de alimentar os clientes rapidamente, foi aberta uma lanchonete chamada Insta-Burger King. Nesse sentido, seus donos, Keith Kramer e Matthew Burns, ambos da mesma família, foram inspirados por uma outra rede de lanchonetes localizada na Califórnia que estava fazendo um grande sucesso na época: o Mc Donald’s.
No entanto, como toda boa história de empreendimento, os problemas financeiros foram inevitáveis. Assim, os primeiros donos oficiais do que viria ser o Burger King venderam totalmente a empresa a dois amigos, James McLamore e David Edgerton, que eram aspirantes na ideia dos fast-foods e já possuíam experiência no ramo de restaurantes.
Então, em 1954, o Insta-Burger King vira apenas Burger King e tem toda a sua estratégia e estrutura remodela pelos novos fundadores. Posteriormente, alguns anos mais tarde, uma nova unidade é inaugurada em Miami.
Inovação de dar água na boca
Inicialmente, os produtos oferecidos eram hambúrgueres, milk-shakes e refrigerantes de dois tamanhos. Assim, para inovar o cardápio, em 1957, os proprietários criaram o Whopper, seu hambúrguer exclusivo, que se tornou um sucesso imediato entre os consumidores e é até hoje um dos líderes de vendas, entre os dois bilhões de lanches vendidos por ano pela empresa.
Como aconteceu a expansão da franquia Burger King
A marca expandiu de forma muito rápida. Filas fora da loja, comerciais televisivos, batalhas agressivas com concorrentes e inovação nos produtos. Dessa forma, tudo isso alavancou a intenção de unidades do Burger King fora dos Estados Unidos.
E foi isso que aconteceu.
Assim, em 1961 os direitos de franquia nacional e internacional começaram a operar. A lanchonete que era uma alternativa ao Mc Donald’s, consolidou-se como de fato uma rede de restaurantes e abriu a primeira unidade fora de território americano em Porto Rico.
Então, nos anos adiante, a empresa mudou de administração, até que em 1978, o Burger King contratou Donald N Smith, um dos principais executivos do Mc Donald’s, que ajudou a estabelecer e organizar o modelo de franquia Burger King como conhecemos hoje.
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Como a franquia Burger King chegou ao Brasil
O primeiro Burger King em território brasileiro foi aberto em 2004 na cidade de São Paulo. Nesse sentido, foram três unidades que chegaram para expandir o leque de fast-foods no Brasil, ainda muito pouco explorado pela falta de concorrência na época. Comparado ao Mc Donald’s, seu preço era bem mais acessível, assim, a marca conseguiu reconhecimento imediato e rapidamente se tornou querida pelos brasileiros.
Atualmente, existem aproximadamente 600 pontos de vendas no Brasil, somando mais de 11 mil colaboradores. Por isso, valeu a pena o investimento no país tropical, não é mesmo?
Burger King vs Mc Donald’s
Quando falamos de franquias destinadas ao ramo alimentício de fast-food, duas marcas rapidamente aparecem na nossa cabeça: o Mc Donald’s e o Burger King. Afinal, elas disputam o primeiro e segundo lugar há muito tempo. Assim, as protagonistas da “guerra do hambúrguer” travam essa batalha, oficialmente, desde a década de 80, quando começaram as primeiras provocações nos meios publicitários.
Mas, afinal, qual é a diferença entre as duas redes de fast-foods?
Podemos dizer (e evidenciar pelo ano de criação das duas marcas) que o Burger King é o irmão adolescente, enquanto o Mc Donald’s é o irmão já adulto.
Diferencial
Explicamos: o Burger King é ousado. Nesse sentido, desde 1957, quando seus criadores incrementaram no cardápio um hambúrguer de 100 gramas, considerado grande para a época, o apelidado “BK” tem buscado inovar em seus produtos: desde sanduíches de peixe até steaks de frango. Além disso, hoje, conta com hambúrgueres feitos de plantas em seu cardápio. Além disso, suas propagandas costumam ser sarcásticas e inusitadas, muitas delas cutucando o concorrente Mc Donald’s.
O Mc Donald’s chegou primeiro no mercado. Por isso, já é uma marca consolidada e busca estar longe de polêmicas, com ousadias publicitárias limitadas e cardápio de longa tradição.
Assim, as duas empresas sabem seus nichos de mercado e tem um grande número de clientes já fidelizados. Afinal, são décadas de experiência. Mas mesmo que cada um esteja em seu quadrado, o Burger King é conhecido pela estratégia midiática de rebelde sem causa, o que torna a “guerra do hambúrguer” longe de acabar. Se quiser saber de outras franquias populares dos Estados Unidos, ouça nosso podcast a seguir:
Você também pode conhecer um pouco mais sobre a franquia do Mc Donald’s, neste artigo aqui: Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s.
O que saber antes de abrir uma franquia Burger King?
Se depois de ler toda a história que deu origem ao Burger King, você está cogitando a ideia de ser um franqueado dessa rede ousada de hambúrgueres altamente lucrativa, é importante saber algumas informações, desde a lucratividade até o perfil desejado pela marca.
Primeiro: quando custa abrir uma franquia do Burger King?
Bem, o investimento inicial é a partir de 2 milhões de reais.
O Burger King é a segunda maior empresa de hambúrgueres do mundo, ficando atrás apenas do Mc Donald’s, e é a terceira maior rede de franquias mundial. Dessa forma, é previsível que o custo de investimento de capital seja bem alto, não sendo uma oportunidade para quem queira investir tendo pouco orçamento.
Em segundo lugar, o processo seletivo é rigoroso. É claro, nenhuma empresa pode passar a licença da marca sem antes analisar o perfil do franqueado interessado, por isso, ao se decidir em investir na ideia de abrir um Burger King, o empreendedor precisa ter em mente que passará por um processo de avaliação bastante crítico, em que determinadas experiências podem ser requisitadas.
Avaliação, suporte e treinamento
Além disso, todo o perfil do franqueado é avaliado, por exemplo: saber lidar com pessoas e conhecimento de gestão.
Após passar por todo o processo de avaliação de perfil, econômica e jurídica, e ser selecionado, o franqueado ganha total suporte da rede para alavancar o negócio. A empresa disponibiliza treinamento de administração e contabilidade, além de cursos para toda a equipe. Afinal, não é apenas saber grelhar os hambúrgueres, o Burger King tem a missão de prestar um excelente e diferenciado atendimento ao cliente.
Por fim, o retorno financeiro é excelente. O retorno da uma unidade franqueada acontece entre 36 a 60 meses de operações.
Vantagens de uma franquia Burger King
Plano de crescimento e expansão
O Burger King já está em todos os continentes, e também tem a missão de estar em várias cidades, sendo um diferencial ao se comparar com seus principais concorrentes. No Brasil, a região sudeste lidera com o número de unidades de restaurantes, porém, a tendência é que esse número se equilibre, criando oportunidade de negócio para franqueados em todas as partes do país.
Flexível: diferentes modelos de negócios
Existem pelo menos quatro modelos de negócios disponíveis para a abertura de uma franquia Burger King, alguns já bem conhecidos, são:
Free Standing
São aqueles restaurantes de rua com pista drive thru e estacionamento. Nesse modelo de negócio, é necessário a construção da unidade, não sendo possível a adaptação de uma estrutura já construída em um terreno.
In line de rua
São os restaurantes com salão, sem um drive thru. Costumam ficar localizados em ruas comerciais movimentadas.
In line de shopping
São restaurantes também com salão dentro do shopping, mas que não se localizam na praça de alimentação. Costumam ocupar áreas mais exclusivas nos shoppings.
Food Court
Os mais comuns: os restaurantes de shopping localizados na praça de alimentação.
Concluindo: o que podemos aprender com a história do Burger King?
Diferente do que muitos possam pensar, o Burger King não pegou o bonde andando do Mc Donald’s. Na verdade, a partir de um método de muito sucesso da empresa dos arcos dourados, o BK teve que encontrar o seu próprio espaço, inovando e criando um novo tipo de mercado fast-food, tanto de produtos como na relação com o consumidor.
A tecnologia está incorporada nas ações da empresa, fora e dentro da realidade. Hoje, uma das principais metas do Burger King é ser a empresa mais conectada com o cliente. Por isso, está sempre antenada nas tendências das redes sociais, buscando na internet não apenas suporte publicitário, mas para suas próprias operações. Existem unidades do Burger King que já estão aceitando criptomoedas!
E não para por ai!
Se tem uma palavra que descreve bem o Burger King é criatividade. A empresa agora está investindo em novo modelo de negócio chamado “Ghost Kitchen” (Cozinha fantasma, em português), inspirado no conceito “Dark Kitchen” (Cozinha escura). A proposta é de uma operação que só atenda por delivery. Ou seja, não existe balcão e nem tolken de vendas: o pedido do cliente é feito totalmente por um aplicativo.
Ou seja: é muito mais do que hambúrgueres. A proposta do Burger King é ser uma marca com tradição no mercado que continua acompanhando todas as mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor.
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