Franchise: saiba como funciona

33 minutos para ler

Você já ouviu falar no franchise?

Quando o assunto é abrir um novo negócio, essa expressão logo vem à tona. Isso ocorre devido ao crescimento do mercado de franquias no Brasil e no mundo, o que leva pessoas que se interessam em obter maior independência financeira a olhar com cuidado para este modelo de negócio.

Neste post, nosso objetivo é explicar o que é o franchise, trazer informações sobre como ele funciona na prática, bem como apresentar as vantagens e desvantagens mais comuns dessa modalidade de empreendimento.

Se interessou? Então continue conosco e boa leitura!

Franchise
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O que é o franchise?

O franchise, também conhecido como franchising, é um modelo de negócio onde uma empresa proprietária de uma marca licencia a um investidor o direito de uso desta marca, cedendo a ele o formato do negócio. Dessa forma, este investidor replica um modelo de negócio que deu certo em outra localidade.

Nesse modelo, uma empresa — conhecida como franqueadora — cede a terceiros — os franqueados — o direito de uso da marca, podendo explorar comercialmente não só os produtos e serviços, mas também todos os processos e métodos de trabalho desenvolvidos pela franqueadora ao longo dos anos.

Assim, com o franchise, os franqueados utilizam estratégias como o geomarketing para replicar um formato de negócio já testado e aprovado no mercado em novas unidades em diferentes localidades.

O franchise é um modelo diferente do licenciamento de marca pois conta com uma legislação própria: a Lei de franquias, que já teve algumas atualizações nos últimos tempos. O processo de formatação da franquia deve ser padronizado de acordo com a lei, sendo estritamente necessária a criação de documentos como a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, que servem como um alicerce para a garantia dos direitos e dos deveres da franqueadora e do franqueado.

A lei de franquias, promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, impõe, por exemplo, que o franqueado pague uma taxa mensal para o franqueador, além de esmiuçar os detalhes da elaboração da Circular de Oferta de Franquia, documento que os franqueadores possuem e devem entregar para os investidores que desejam se tornar franqueados daquela marca, sendo transparentes sobre a situação da franquia e especificando as características do negócio.



Por isso, o investidor que quer se aventurar no mercado do franchise deve ficar atento se as informações a seguir constam na Circular de Oferta de Franquia oferecida pelo franqueador:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.

Os direitos e obrigações de um franqueado

Além disso, aquele que deseja empreender no sistema de franchise também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.

Transforme o seu negócio em uma franquia

O investidor deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que o franchise oferece.

Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:

Uso da tecnologia do franqueador

É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.

Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.

Comercialização de produtos e serviços

O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.

Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.

Exclusividade na área de atuação

É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.

Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.

Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.

Recebimento de segurança e suprimentos

O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.

Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.

Já quanto às obrigações do franqueado, podemos destacar as seguintes:

Pagamento de remunerações

No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.

Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.

Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.

A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.

Compromisso com o padrão de qualidade

Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.

A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.

Sigilo acerca de informações estratégicas

Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.

Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.

Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.

Os direitos e obrigações de um franqueador

O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:

Treinamento dos franqueados e funcionários

É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.

Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.

Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.

Fornecimento de tecnologia

Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.

Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.

Criação de publicidade

Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.

Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.

Condução de pesquisas

O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.

Outras obrigações do franqueado

Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.

Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.

Taxas e royalties

O empreendedor que deseja investir no franchise deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.

Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.

A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.

A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.

A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.

Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é o franchise, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!

O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi reproduzido pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja Católica.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2022 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

Os tipos de franquias

Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer o franchise, afinal, é um número muito grande de empresas, em que é impossível não surgir diversidade.

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.

Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.

Confira abaixo os segmentos de franquias existentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising:

  • Alimentação;
  • Saúde, beleza e bem estar;
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda;
  • Limpeza e conservação;
  • Segmento de serviços automotivos;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços e outros negócios.
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O desempenho do franchise brasileiro

Apesar de toda a dificuldade atravessada nos últimos anos, devido às seguidas crises e a pandemia da COVID-19, o franchise continua em franco crescimento no Brasil. Esse mercado vem aumentando seu faturamento nos últimos anos, principalmente por causa da segurança que esse modelo oferece, possibilitando uma maior estabilidade mesmo durante a crise econômica.

O faturamento do setor do franchise antes da pandemia chegava a R$ 186,7 bilhões anuais. Mesmo em 2021, já durante a emergência sanitária, com todos os impactos, a perda não foi tão grave: o franchise faturou R$ 185 bilhões neste período, se mantendo estável.

O segmento do franchise que mais faturou em 2021, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi o de alimentação, somando mais de R$ 43 bilhões. Em seguida, aparecem Saúde, Beleza e Bem Estar, com R$ 38,9 bi, Serviços e Outros Negócios (R$ 29,6 bi), Moda, com R$ 22 bi, Casa e Construção, com R$ 14,8 bi, Serviços Educacionais, faturando R$ 11,4 bi, Hotelaria e Turismo, que faturou R$ 7,9 bi, Serviços Automotivos, cujo faturamento foi de R$ 6,5 bi, Comunicação, Informática e Eletrônicos   (R$ 6,2 bi), Entretenimento e Lazer, cujo faturamento foi de R$ 2,2 bi e, por fim, Limpeza e Conservação, com R$ 1,5 bilhão.

Grande parte desses setores teve um aumento em relação ao ano de 2020, primeiro ano da pandemia da COVID-19. A rápida recuperação mostra como o franchise consegue atravessar momentos de grande dificuldade e se recuperar bem das adversidades.

Com o objetivo de superar as dificuldades trazidas pela pandemia, empresas do setor de franchise formularam estratégias para atenuar as perdas. Muitas dessas adaptações foram de grande necessidade quando era difícil que os clientes se fizessem presentes nas unidades físicas das lojas, como os sistemas de retirada em lojas e delivery, que se mantiveram depois das flexibilizações do fluxo de pessoas, principalmente em setores como o de alimentação.

Principais formatos utilizados no franchise

A possibilidade de expansão em diversos modelos e locais é um dos maiores diferenciais do setor de franchise. As oportunidades de inserção de novas unidades sempre mudam em relação ao que estava previsto no plano de expansão. Por isso, o investidor deve ficar atento. Acompanhe os formatos mais comuns de ver nesse modelo de negócio a seguir.

Franchise: lojas físicas

É o modelo mais popular de unidades do franchise, mesmo com o crescimento de opções como o e-commerce, o drive-thru e o delivery. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), quase 88% das unidades de franquia no Brasil funcionam através das lojas físicas, com aproximadamente 70% das vendas ocorrendo de forma presencial.

As principais vantagens das lojas físicas estão na flexibilidade do formato, na sua capilaridade — por contemplar grande maioria dos setores do franchise — além de permitir uma maior atração dos consumidores e estabelecer melhor a identidade visual da marca, através das vitrines, por exemplo.

Mas nem tudo são vantagens. Existem alguns pontos negativos das lojas físicas, como, por exemplo, o alto custo de investimento na instalação e no funcionamento de uma unidade. Nesse valor, estão embutidos a manutenção do ponto, possíveis reformas que podem ser feitas, o pagamento de aluguel e todos os outros gastos necessários para padronizar o local para que tenha uma identidade similar às outras lojas da franqueadora, sem contar o trabalho de franqueadores e franqueados para encontrar o ponto comercial certo para operar o negócio.

Franchise: quiosques

Quiosques são espaços menores, normalmente montados dentro de locais onde há grande circulação de pessoas, como galerias, shopping centers e aeroportos. É comum imaginar que, como são pontos pequenos, ficam restritos a microfranquias e franquias mais baratas. Mas esse é um pensamento equivocado, visto que diversas marcas conceituadas e de sucesso apostam nesse modelo de negócio, como, por exemplo, líderes do mercado de alimentação como o McDonald’s e Burger King.

Entre as vantagens desse modelo, estão os custos de aluguel, instalação, manutenção e reformas, que são consideravelmente menores em relação às lojas físicas. Outro ponto importante para o balanço financeiro da unidade franqueada é a menor necessidade de contratação de funcionários. Ou seja, os quiosques são uma opção interessante para investidores que estão começando no mercado do franchise.

Como pontos negativos, podemos citar a falta de flexibilidade do modelo de quiosques, por só funcionar em ambientes com grande circulação, o que dificulta a busca por locais apropriados para que eles sejam instalados e deem certo. Além disso, esse formato do franchise pode não ser o melhor para muitos segmentos justamente por ter uma área de produção enxuta e um espaço restrito, bem menor se comparado a outros pontos comerciais.

Franchise: food trucks

Populares já há algum tempo, os food trucks são opção de diversos empreendedores de franquias de alimentação. Sua estrutura é bem mais fácil de instalar e locomover, mais barata que uma loja física e conta com o diferencial de se deslocar para locais onde os consumidores se fazem mais presentes.

No entanto, nem tudo são flores. Os food trucks podem ter custos maiores de manutenção, já que a estrutura é a de um veículo automotivo. Além disso, são necessários ajustes à unidade, de modo que seja possível suportar a carga e a locomoção sem riscos à segurança. Dessa forma, o franqueador e o franqueado devem sempre avaliar se há viabilidade financeira no negócio.

Franchise: containers

Outra opção de espaço comercial que traz menos custos de manutenção e instalação é o container. É comum ver esse tipo de estabelecimento funcionando em rodovias, shopping centers e outros locais, com empreendimentos como restaurantes e lanchonetes fast food, que atendem à necessidade de infraestrutura que o franqueado necessita e oferecem a praticidade que os consumidores desejam.

Os containers são bastante práticos também para o investidor que empreende com franchise e o escolhe como formato de negócio: além de ser fácil de instalar e colocar para funcionar, também é facilmente desmontável, sendo bastante funcional.

Como desvantagens, podemos citar que, embora os containers sejam de fácil instalação e manutenção, nem todos que empreendem no franchise conseguem se adaptar ao formato e operar o negócio no tamanho oferecido pelo modelo. Isso ocorre porque a limitação de metros quadrados impossibilita uma maior capacidade de estoque e produção.

Franchise: Home based

Entre todas as mudanças trazidas para o mundo dos negócios nos últimos anos, tanto com a era digital quanto com as dificuldades da pandemia, está a oportunidade de operar seu próprio negócio sem sair de casa, com valores de investimento muito mais baixos que em formatos tradicionais, como as lojas físicas e quiosques.

Esse modelo, conhecido como franquia home based (em português, costuma ser chamada de “franquia doméstica” ou “franquia digital”) mantém algumas características do franchise mais tradicional, como a assinatura de contrato, pagamento de algumas taxas, investimento em materiais específicos das marcas e a padronização dos serviços. Mas o diferencial dos negócios que se encaixam nesse perfil é, na maioria das vezes, necessitar de apenas um computador e acesso à internet para funcionar de forma satisfatória.

Esse formato do franchise inclui diversos segmentos, como o e-commerce, que possibilita vários submodelos de negócio que podem virar tanto complemento da renda do franqueado quanto sua principal fonte de renda. Alguns exemplos são marketplaces, dropshipping, bem como vendas em plataformas digitais, como redes sociais.

O modelo home based, portanto, vem chamando cada vez mais atenção dos investidores, principalmente pelo baixo custo e pela falta de necessidade de aluguel de pontos comerciais. No entanto, é sempre bom lembrar que esse formato de franchise não abarca todos os tipos de segmentos.

Ou seja, alguns negócios não funcionarão de forma adequada se operados direto da casa do franqueado. Além disso, diversos métodos do franchise tradicional são utilizados nas franquias home based, como, por exemplo, a transferência de know how. Por isso, se você é um empreendedor que quer investir em franquias home based, fique atento aos seus objetivos de investimento.

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Conheça algumas opções de investimento de franchise

Invista em franchise: Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes nasceu em 2017 quando os dois sócios-fundadores decidiram abrir um negócio voltado para o mercado de cachorro-quente. No ano seguinte iniciaram as vendas via delivery, antecipando a tendência que criaria força nos anos seguintes. Sendo assim, a pandemia foi um marco fundamental para que a Dogueria começasse a se expandir e a ganhar ainda mais consolidação.

Não demorou para que a marca optasse pelo modelo de expansão por franquias e a meta é chegar a 30 unidades até o fim de 2024. É possível escolher entre o modelo de delivery e também de loja de rua e a franqueadora oferece suporte na escolha do ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

Saiba mais sobre esse investimento de franchise agora mesmo, clique no botão abaixo:

Franquia UaiRango

O UaiRango é um sistema de entregas rápidas (delivery) criado em Minas Gerais e voltado especificamente para cidades pequenas, que tenham até 120 mil habitantes. Busca proporcionar uma experiência simples ao cliente que deseja fazer pedidos a estabelecimentos pelo celular ou computador.

Essa franquia de delivery oferece um modelo de franquia que não demanda grandes investimentos. Nele, o franqueado recebe um kit com materiais de propaganda físicos como cartazes e panfletos, bem como auxílio para impulsionamento em redes sociais e campanhas de marketing. É possível operar em casa e receber como MEI e a empresa oferece suporte direcionado.

  • Investimento inicial: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Invista em franchise: Franquia EcoBike Courier

Essa franquia tem como intuito trazer uma opção sustentável ao setor de entregas. Fundada há 10 anos em Curitiba, a EcoBike Courier realiza entregas apenas por bicicletas, numa tentativa de aliar o discurso de sustentabilidade e defesa do meio ambiente com agilidade em entregas e preços acessíveis ao consumidor.

Os clientes podem receber entregas de comida, de encomendas e até enviar documentos a bancos e cartórios. O franqueado pode operar a franquia de casa, trabalhando pelo computador ou pelo celular, com suporte e treinamentos garantidos.

  • Investimento inicial: R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 a 2 meses

Invista em franchise: Franquia Dank Idiomas

A Dank Idiomas é uma franquia para investir no setor de educação que segue uma metodologia de ensino diferente de outras escolas de idiomas, valorizando a personalização dos estudos e a individualidade de cada aluno.

São três modelos de franquia à escolha do investidor: o modelo home office, com custos menores, o modelo Flex, que oferece uma espécie de escola móvel, com a opção de levar o ensino para a casa do aluno, e o modelo School, mais parecido com uma escola de idiomas tradicional. A empresa promete suporte para os três modelos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,5 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 18 meses

Invista em franchise: Franquia Distrito Digital

A Distrito Digital é uma franquia cujo propósito é desenvolver estratégias de marketing digital para pequenos empreendedores que precisam aparecer mais nas redes sociais.

São disponibilizadas três opções de negócios para o franqueado escolher, desde o modelo home office até formatos presenciais, que demandam um ponto comercial. A empresa oferece suporte por telefone, WhatsApp e internet e treinamento remoto ou presencial.

  • Investimento inicial: R$ 5,9 mil a R$ 36,4 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 18 meses

Invista em franchise: Franquia Pede.ai

O Pede.ai é uma opção de negócio com pouco investimento e retorno rápido feita especialmente para cidades pequenas. O negócio consiste em um aplicativo de delivery feito especialmente para cidades com menos de 50 mil habitantes, inspirado em serviços que fazem sucesso no Brasil, como iFood e Rappi.

O franqueado poderá trabalhar de casa, no regime de home office e será responsável pelo desenvolvimento da marca na cidade em que ela será estabelecida. Ou seja, toda a gestão de clientes, estratégias de marketing e divulgação e a ponte entre o cliente e o estabelecimento será feita por quem investiu na franquia.

  • Investimento inicial: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Invista em franchise: Franquia PostEX Express

A PostEX Express é uma empresa especializada em logística e transporte. Com experiência de mais de 17 anos no segmento de transporte de pequenas e médias cargas, essa franquia barata tem como compromisso oferecer soluções customizadas em logística, transporte, armazenagem e manuseio de cargas, disponibilizando uma estrutura compatível com as demandas de seus clientes.

Além disso, a empresa dispõe de uma rede de representantes criteriosamente homologada, possibilitando o atendimento em âmbito regional, sendo totalmente informatizada com os mais avançados recursos de tecnologia disponíveis, minimizando qualquer possibilidade de falhas e agilizando o gerenciamento de informações como pedido de coleta e entrega.

Com um serviço de alto valor agregado (serviços de transporte expresso) e baixo custo de implantação, a franquia PostEX Express vem ganhando mercado como opção de investimento com pouco dinheiro e se fortalecendo no setor.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 3,5 mil
  • Retorno do investimento: 6 a 10 meses

Invista em franchise: Franquia Information Planet

Agência de turismo focada em intercâmbios, a Information Planet é uma franquia barata voltada a estudantes que querem obter experiência de vida e educação em países estrangeiros.

Há mais de 25 anos no mercado, a rede já está presente em 13 países e já atendeu mais de 50 mil estudantes desde o início de suas operações.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 5 mil
  • Retorno do investimento: 12 a 36 meses

Invista em franchise: Franquia RD Commerce

A RD Commerce é uma agência de marketing cujo foco principal é a criação de canais de comunicação como sites, blogs, e-commerce e marketplaces para micro e pequenas empresas. Além disso, essa franquia barata desenvolve hotsites e plataformas com ferramentas exclusivas e uma metodologia diferenciada.

A franquia RD Commerce oferece um baixíssimo valor de investimento, operação home office e um pouco dinheiro dos montantes investidos pelo franqueado.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 2 mil
  • Retorno do investimento: 3 a 6 meses

Invista em franchise: Franquia Otris Soluções Financeiras

A Ótris é uma rede de franquias com foco na recuperação de crédito para empresas. Foi fundada no ano de 2010, partindo para a expansão por meio de franquias em 2017. Conta com mais de 50 unidades franqueadas e permite que o franqueado opere o negócio por meio do home office.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 5 mil
  • Retorno do investimento: até 6 meses

Invista em franchise: Franquia Tutores

A Tutores é uma franquia que nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que necessitavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro esse tipo de serviço.

Dessa forma, o empresário Artur Hipólito trabalhou como diretor-geral de uma franquia educacional. Assim, conseguiu transformar a rede em líder nacional em sua área de atuação com mais de 1.200 franqueados e mais de 500.000 alunos no Brasil e no exterior.

Assim, em 2008 nasceu a Tutores, primeira franquia do Brasil focada exclusivamente em aulas particulares, reforço escolar e tutorias presenciais e on-line, destinada a atender alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ou pontuais.

Um grande avanço da Tutores ocorreu em 2019 com o lançamento e a implantação em toda rede do novo material didático-pedagógico composto de cursos livres, para alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ou pontuais. A Tutores é pioneira no Brasil na área de franquias para alunos com dificuldades de aprendizagem, sempre recriando e se renovando em tempos de comportamento diferenciado e de novas tecnologias.

Além disso, foi eleita a melhor microfranquia do Brasil em 2013 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: n/i
  • Retorno do investimento: de 12 a 18 meses

Invista em franchise: Franquia Solmat

A Solmat é uma franqueadora que está de olho no futuro: é especializada no mercado de energias limpas, com foco na energia solar fotovoltaica.

A empresa trabalha com tecnologias de ponta, garantindo eficiência e rapidez nos processos de venda, oferece um treinamento completo ao franqueado, com ferramentas e abordagens eficazes para que o negócio tenha sucesso e tem processos de reciclagem, ou seja, continua acompanhando o franqueado e sua trajetória no negócio.

É uma opção interessante de investimento com pouco dinheiro, que ainda beneficia o franqueado com a isenção de impostos, pois é lei a não-cobrança do ICMS em operações envolvidas com energias renováveis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Retorno do investimento: de 2 a 20 meses

Invista em franchise: Franquia Ylaii

A Ylaii é uma franquia barata e lucrativa do segmento de jóias e acessórios criada pela estilista Gabriela Readi, que tem experiência de designer e diretora de criação em grifes famosas, como HStern e Vivara. Ela optou por entrar no mercado de franquias por acreditar que a expansão do negócio por todo o país seria mais fácil, ofereceria maior rentabilidade e traria mais divulgação do produto.

O franqueado da Ylaii recebe um modelo de negócios especial e de grande atratividade comercial. A empresa criou a infraestrutura para que seus franqueados possam se dedicar exclusivamente aos seus clientes finais. O objetivo da franquia é transmitir ao investidor a experiência de 20 anos de uma equipe multidisciplinar, para que juntos, cheguem ao sucesso.

Se o empreendedor se sentiu atraído pelo negócio de jóias e acessórios produzido pela franquia barata Ylaii, pode optar por três modelos: a microfranquia, que permite um investimento consideravelmente menor; a loja, que traz mais espaço e demanda valores mais altos de investimento (R$ 22 mil) e, por fim, o quiosque, que tem o valor mais elevado entre os modelos, com investimento inicial próximo a R$ 72 mil.

Embora haja diferenças entre os modelos, a franquia barata Ylaii garante que o retorno do investimento é rápido, seja qual opção você tenha escolhido. Além disso, o investidor tem direito a consultoria em todas as etapas do negócio, kits completos como bandejas, aneleiras e embalagens, treinamentos e manuais completos, além de estratégias de marketing digital e planos de crescimento e expansão.

É uma opção de investimento com pouco dinheiro para o empreendedor que quer investir no mercado de franquias, além de ser uma ótima opção para os consumidores, que podem optar por acessórios de qualidade, com valores 20% a 40% mais baixos que os concorrentes do mesmo setor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2 mil a R$ 45 mil
  • Retorno do investimento: de 2 a 15 meses
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