O mundo está mudando de forma muito rápida. Com isso, as necessidades, desejos e gostos das pessoas também mudaram. Assim, os comportamento de compras dos clientes também estão diferentes, e os mais diversos setores precisam se adaptar a isso. Por isso, hoje o mercado sempre busca responder: quem é o consumidor do futuro?
A cultura, tecnologia e acontecimentos sociais impactam de forma muito grande as tendências de mercado. Dessa forma, o efeito pode acontecer de forma lenta, durante anos, ou muito rápido. Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19 vimos muitas coisas mudarem em questão de meses.
Por isso, trouxemos aqui informações sobre o consumidor do futuro, quais suas necessidades e gostos para você saber melhor no que investir em 2022. Continue lendo para saber mais detalhes!
Impactos da crise no consumidor do futuro
A pandemia surgiu de forma rápida e todos nós fomos obrigados a lidar com ela. Além disso, em meio aos maiores cuidados de saúde, a crise surgiu.
Nossa sociedade, então, mudou de forma dupla. As consequências disso no comportamento e consumo foram grandes.
Por exemplo, segundo a pesquisa global da IWSR, especializada na indústria de bebidas, o consumo de bebidas sem álcool cresceu 4,5% no ano passado. Porém, o de bebidas com álcool caiu 5,5%.
Ainda, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), o setor de e-commerce cresceu cerca de 68% em 2021. A compra de comida por delivery cresceu de 30,4% em 2019 para 54,8% em 2021. Além disso, em 2020, 73% das franquias de alimentação adotaram o sistema de entrega, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Esses são apenas alguns exemplos de grandes mudanças no consumo de clientes. A partir disso, consultorias de tendências estão realizando estudos para entender as transformações nos perfis dos clientes. A seguir, vamos falar de alguns.
Perfis do consumidor do futuro
Entender os novos hábitos pode nos ajudar a saber os perfis dos consumidores e, assim, descobrir o que buscam. Assim, as empresas ativas no mercado podem correr atrás de atender às necessidades deles. Em consequência, pode melhorar o desempenho do próprio negócio.
A WGSN, especialista em tendências, realizou uma pesquisa sobre o consumidor do futuro, considerando os sentimentos das pessoas que mudam os hábitos delas.
Consumidores estabilizadores
Esse perfil de novos consumidores é composto por Millennials e Geração X.
São as pessoas que buscam estabilidade nos aspectos da vida. Isso acontece em consequência à falta de sincronia na vida cotidiana, bem como na incerteza sobre si.
Dessa forma, ao buscar estabilidade, começam a deixar de lado o sentimento sobre produtividade. Por terem nascido e crescido sempre conectadas, sofrem com maior índice de ansiedade, depressão e exaustão.
Por viverem no online, estiveram sempre buscando otimizar o próprio tempo e atividades. Buscaram sempre melhorar. Porém, o resultado disso foi o efeito oposto, na verdade: a autoestima deles diminuiu e o sentimento de inadequação aumentou.
Por isso, hoje, focam em voltarem à estabilidade. Eles querem simplicidade, comércio calmo, comunicações unificadas.
Consumidores comunitários
Os comunitários também sofrem as consequências da alta conectividade. Porém, para eles, os sentimentos são diferentes. Por isso, eles buscam limite entre vida pessoal e profissional. Com menos trabalho, há menos uso de recursos de forma sustentável, e isso os inclina à busca de consumo relacionado à melhor sustentabilidade. Portanto, para eles, o localismo passa a importar mais.
“Os comunitários estão desesperados para redefinir o ciclo global de agendas cheias e compromissos profissionais frenéticos. Composto principalmente de Millennials e pessoas da Geração X, esse grupo quer fincar raízes em suas comunidades, mas não em suas carreiras, inaugurando uma nova era do localismo.” – WGSN
Então, comércios locais, familiares, caseiros e empresas que auxiliam o meio ambiente são os que eles vão preferir consumir.
Consumidores novos otimistas
De forma totalmenta oposta aos anteriores estão os novos otimistas. Como o nome mesmo já explica,
“são o grupo mais variado de todos, formado por diversos grupos etários, da Geração Z aos Baby Boomers. Porém, apesar da ampla abrangência demográfica, eles têm diversos elementos em comum – o apetite voraz pela felicidade é o mais importante deles.” – WGSN
Essas pessoas querem a busca pela velocidade. São confiantes, aventureiros, sociáveis e práticos. Para eles, conexões online importam menos e o tempo com amigos e família importa mais. Por isso, locais que possa servir de lazer para grupos é uma preferência. Também, comércio em livestream, por exemplo.
Empreenda com redes que atendam ao consumidor do futuro
O mercado já começou a se recuperar da crise e pandemia. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising, o faturamento de franquias aumentou 7% do 3º trimestre de 2020 ao de 2021. Portanto, essa é a hora certa para empreender visando o consumidor do futuro, e o sistema de franquias pode ser uma ótima escolha, já que vem crescendo.
Porém, não se esqueça que o investimento é grande, então o ideal é contar com ajuda de especialistas. Afinal, você terá que lidar com questões complicadas como a Lei das Franquias e a COF (Circular de Oferta de Franquia), por exemplo.
Dessa forma, entre em contato com uma consultoria de franquias. Assim, o trabalho será feito da melhor forma e problemas serão evitados.
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