Consultoria de franquias: conheça a importância para o seu negócio

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Uma consultoria especializada em franquias ajuda empresas e redes de franquias a terem melhores resultados. Isso acontece porque a abertura de um negócio no franchising tem critérios muito rigorosos. Por isso, o apoio de uma empresa experiente no assunto faz toda a diferença. Só assim é possível conquistar o sucesso.

Mas, afinal, como é o trabalho de uma consultoria de franquias? De que forma ela ajuda a melhorar o seu negócio? Ficou interessado em conhecer esse e outros pontos envolvidos nessa atividade? Então, este texto é para você.

Continue a leitura e confira!

Consultoria de confiança

Como está o mercado de franquias?

Nos últimos anos, o setor de franquias cresce a passos largos no Brasil. em 2023, por exemplo, o mercado de franquias no nosso país faturou mais de R$ 240 milhões, um crescimento de 13,8%.

Os bons números, divulgados pela ABF, mostram que os brasileiros reconhecem as franquias como uma das melhores oportunidades de negócio do mercado e que o período difícil da pandemia já ficou para trás.

O que é uma consultoria de franquias e quais são suas características?

Uma consultoria de franquias é uma empresa que presta serviço a redes de franchising. Sua principal atividade é diagnosticar a situação da franquia. O intuito é sugerir estratégias, métodos e estruturas ao negócio a partir das informações obtidas.

Em outras palavras, o grande objetivo de uma consultoria de franquias é desenvolver a empresa de forma sustentável. Isso é viável porque essas empresas têm experiência e conhecimentos que os franqueados e até mesmo os franqueadores não detêm.

Contar com uma consultoria de franquias é importante para a gestão das empresas. Os profissionais usam inteligência de mercado da área para orientar escolhas. Além de fazer estratégias e ajudar em desenvolver processos.

Sendo assim, uma consultoria qualifica os gestores e os colaboradores. Além de apresentar a eles qual é o melhor caminho a seguir para fortalecer o seu negócio no mercado.

Contar com uma é, então, uma forma de buscar ainda mais resultados para a empresa, ao melhorar processos e boas práticas nesse sentido.

Uma consultoria de franquias completa costuma ter três frentes de atuação:

Formatação de Franquias

A formatação de franquias é uma etapa essencial para quem deseja expandir seu negócio por meio do franchising. Nesse processo, a consultoria de franquias auxilia o empreendedor na estruturação e padronização do modelo de negócio, criando o manual de franquia, desenvolvendo o plano de negócios para franqueados, estabelecendo os padrões de qualidade, entre outras atividades. A formatação adequada contribui para a replicação eficiente do conceito de negócio em diferentes localidades, garantindo consistência e uniformidade em todas as unidades franqueadas.

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Expansão de Rede

A expansão de rede é responsável por identificar novas oportunidades de negócio e viabilizar a abertura de novas unidades franqueadas. Nessa frente de atuação, a consultoria de franquias trabalha na prospecção de novos franqueados, realizando estudos de mercado para identificar regiões estratégicas de atuação, negociando pontos comerciais, e prestando suporte na elaboração e negociação de contratos de franquia. O objetivo é promover o crescimento sustentável da rede, ampliando sua presença geográfica e fortalecendo a marca no mercado.

Consultoria de Campo

A consultoria de campo é voltada para o acompanhamento e suporte contínuo aos franqueados, visando garantir o sucesso operacional e financeiro das unidades franqueadas. Nesse sentido, os consultores de campo realizam visitas periódicas às unidades, oferecendo treinamentos, orientações e avaliações da operação, identificando oportunidades de melhoria e solucionando eventuais desafios enfrentados pelos franqueados. Essa proximidade e assistência constante contribuem para manter a excelência operacional em toda a rede de franquias e fortalecer o relacionamento entre franqueador e franqueado.

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Quais os diferenciais de uma consultoria de franquia?

Uma consultoria em franquias é útil pelo conhecimento sobre os critérios e práticas a adotar. Também, pela sua experiência em guiar a relação entre franqueado e franqueador.

Existem muitas vantagens em contratar uma consultoria empresarial com foco em franquias que são capazes de garantir o sucesso da empresa. Veja, a seguir, algumas delas. Continue lendo!

Redução de riscos

Investir em um novo negócio sempre traz consigo uma dose de incerteza e risco. No entanto, uma maneira eficaz de reduzir esses riscos é adotar práticas já testadas e comprovadas.

Nesse contexto, contar com o apoio de profissionais que possuem experiência na implementação de franquias pode fazer toda a diferença. Ao aprender com os erros e acertos documentados por esses especialistas, sua empresa estará melhor preparada para evitar falhas e maximizar suas chances de sucesso.

Experiência no processo

Ao implementar franquias anteriores, uma consultoria de franquias acumula um vasto conhecimento e expertise em relação aos processos e práticas que funcionam melhor. Essa expertise não apenas se traduz em uma compreensão mais profunda do que é necessário para o sucesso de uma franquia, mas também permite que a consultoria desenvolva e refine métodos e estratégias que podem ser adaptados e reutilizados em novos empreendimentos.

Essa capacidade de aproveitar os processos e práticas já testados e comprovados é um dos principais benefícios de se trabalhar com uma empresa de consultoria de franquias. Ao invés de começar do zero e reinventar a roda, os clientes da consultoria podem se beneficiar da vasta experiência e do conhecimento acumulado ao longo do tempo.

Essa abordagem permite que a consultoria otimize o trabalho e gere resultados significativos em menos tempo. Em vez de enfrentar tentativa e erro, os clientes podem se beneficiar de um conjunto de processos refinados e estratégias eficazes, economizando tempo, recursos e minimizando os riscos associados ao lançamento de uma nova franquia.

Portanto, ao escolher trabalhar com uma empresa de consultoria de franquias, os empreendedores podem se beneficiar não apenas da orientação especializada e do suporte contínuo, mas também da capacidade de aproveitar os processos comprovados para alcançar o sucesso mais rapidamente e de forma mais eficiente.

Redução de custos

A otimização gerada pelo apoio de uma consultoria evita retrabalhos, reduz prazos, evita desperdício de recursos, além de reduzir os riscos da perda de dinheiro. A consequência disso é bem óbvia: a diminui gastos com a implantação e operação do novo negócio.

Suporte jurídico com consultoria de franquias

O relacionamento entre franqueado e franqueador é baseado em uma série de regras pautadas por obrigações que, na maioria dos casos, exige um profissional. São diversas regras e contratos que devem ser muito bem feitos e aceitos por ambas as partes, para que não haja o risco de quebra.

Contar com uma consultoria jurídica que viva isso em seu dia a dia garante que nada seja deixado de fora e ninguém saia com problemas.

Estratégia de marketing

As marcas por trás das redes de franquias já oferecem uma estratégia de marketing bem elaborada. Porém, esse recurso nem sempre é aproveitado bem, muitas vezes, por inexperiência do franqueado.

Uma consultoria sabe quais serviços são contemplados pelo fundo de publicidade pago. Desse modo, saberá como aproveitar tudo o que ele oferece.

Qual é a importância da consultoria de franchising para o sucesso dos negócios?

A estruturação, a expansão do negócio e a gestão — contábil, fiscal, de processos, de pessoas etc. — estão entre os principais serviços que são oferecidos pela consultoria de franquias. Seu trabalho é fundamentalmente necessário para a estruturação adequada da franquia, já que faz parte dele a análise do segmento no qual a franquia está inserida, sua viabilidade e como ela poderá se estabelecer de modo estratégico no mercado de franchising.

Dentre os benefícios que uma consultoria de franquias pode trazer ao seu negócio, podemos ressaltar:

  • melhora na imagem do empreendimento;
  • soluções encontradas de maneira mais rápida;
  • mais segurança na tomada de decisões;
  • delimitação de estratégias eficientes voltadas ao sucesso.

Ou seja, uma consultoria de franquias prestará suporte em todos os processos que o negócio julgar necessário. Além disso, desenvolverá uma análise aprofundada, que será capaz de propor melhorias e ajustes precisos e estratégicos, facilitando a atuação da empresa no mercado.

Como funciona a consultoria de franquias?

É preciso saber que existem diversas áreas a explorar nesse segmento. Isso é importante para entender como funciona uma consultoria de franquias. Por exemplo, se você é um franqueador, pode contratar uma consultoria para expandir seu negócio. Ou até mesmo para ajudar na gestão da sua rede de franquias.

Por outro lado, se você quer adquirir uma franquia, pode contratar uma consultoria para acertar a direção, reduzir os riscos e promover a confiança e o equilíbrio para buscar pela melhor oportunidade.

Existem, ainda, consultorias para estruturar os processos financeiros, contábeis, fiscais etc. Como são muitas opções, o que vai determinar a melhor escolha para o seu caso é a sua situação em que você ou sua empresa se encontram no momento e os objetivos desejados.

O que esperar de uma consultoria de franquias?

Tomar a decisão de contratar uma consultoria de franquias nem sempre é uma tarefa fácil. Essa dificuldade se impõe, na maioria das vezes, graças à falta de conhecimento sobre quais são os benefícios e o que se deve esperar do serviço.

Contudo, contratar uma consultoria de franquias pode trazer para a sua rede algumas práticas, experiências e conhecimentos que ajudam no alcance dos objetivos. Confira.

Mais praticidade na implementação de inovações

De acordo com a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, elaborada pela ABF em conjunto com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), mesmo durante a crise, as franquias do Brasil investiram nos seus negócios. A adotar técnicas de gestão e de organização do trabalho foi o mais procurado.

Dessa forma, ao contratar uma consultoria de franquias, as empresas dispõem de mais facilidade e praticidade em efetuar inovações, o que é crucial para seu crescimento no mercado.

Amplo conhecimento de mercado

O gestor não sabe tudo sobre todas as áreas da gestão administrativa. Mesmo que ele conheça o segmento de mercado em que a sua empresa atua. Isso, porque os setores são diferentes, como gestão de pessoas, marketing, vendas, contabilidade e vários outros.

A partir do momento em que o empresário contrata uma empresa de consultoria de franquias boa, ele faz com que seu negócio melhore em todos os sentidos.

A razão disso é que uma consultoria eficaz conta com experiência em todas as pontas desse mercado, tendo atuado como franqueados, franqueadores, colaboradores de redes de franquias e empresas que presta serviços para o segmento. Assim, isso permite uma visão ampla, o que oferece mais rapidez para fazer com que a franquia cresça.

Suporte na tomada de decisões

O processo de tomar decisões deve ser estruturado. Afinal de contas, qualquer passo na direção errada pode resultar em problemas para o negócio. Entretanto, não basta ter informações para embasar as suas decisões. Na maioria das vezes, a visão externa é importante.

A consultoria em franquias pode ser crucial. Afinal, ela também analisa o ambiente externo do negócio. Isso torna tomar decisão mais eficaz. Com isso, ela consegue ajudar não só em estratégias, mas, também, em suas táticas de mercado.

Como escolher uma consultoria de franquias?

Agora que entendemos a importância do trabalho da consultoria de franchising e como ela faz para que a empresa tenha sucesso no mercado, vamos ver que pontos analisar para acertar na escolha de uma consultoria de franquias.

Essa análise deve ser feita de forma detalhada, para garantir o sucesso da escolha e contar com uma parceira que seja referência na área de franquias. Veja a seguir os pontos importantes.

Experiência no mercado

Quem entra no ramo de franquias não vai querer um consultor sem experiência. Afinal, em um mercado tão competitivo e com tantas chances, contar com pessoas experientes pode determinar o sucesso do negócio.

Uma consultoria de franquias com maior tempo de operação pode identificar melhores oportunidades e estratégias a serem adotadas. Além disso, os profissionais contarão com maior expertise para trabalhar com questões atinentes à marca e aos clientes. Bem como terão mais contatos importantes na área.

Filiações com instituições do setor

Considere se a empresa que faz o serviço de consultoria de franquias tem filiação com instituições relevantes para a sua empresa. Podem ser do ramo de franquia ou do seu negócio.

Você pode observar se a sua parceira em potencial envia representantes para participar de feiras ou eventos da área. Isso diversifica o networking e demonstra compromisso com seus clientes na busca por atualizações e novos conhecimentos.

Cases de sucesso

Outro ponto a analisar na hora de escolher uma consultoria de franquias são os cases de sucesso de outras empresas que contaram com esse parceiro. Esses relatos são bons para entender como eles lidam com as situações.

Pergunte a franqueados e franqueadores que já usaram os serviços de consultoria. Dessa forma, as chances de acerto são maiores.

Para isso, é bom ter uma consultoria que preza pela proximidade com o cliente. O Ecossistema Goakira se define pelo bom serviço, mas vai além. Um dos objetivos da empresa é ser reconhecida pelo cliente como uma amiga.

Faça uma análise de empresas que fazem esse serviço. Só depois escolha a maior experiência, credibilidade e casos de sucesso no mercado. Assim, você tem a segurança de fazer a escolha certa.

Por isso, se você está em busca de uma boa consultoria em franquias, não deixe de conhecer as práticas inovadoras e de excelência da Goakira.

Gostou de saber o que é uma consultoria de franquias e a importância para o seu negócio? Então, aproveite para saber também como deve ser feito o estudo de expansão de franquias.

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