Black out de mão de obra

2 minutos para ler

Definitivamente, um dos maiores desafios das redes de franquias brasileiras é a falta de mão de obra.

Se por um lado faltam profissionais dos mais diversos segmentos para suprir o crescimento destas redes. Por outro lado, temos sérios problemas de capacitação e isso exige um investimento mais agressivo no desenvolvimento e treinamento destes profissionais.

ebook sobre a importância dos colaboradores

Este cenário é decorrente do crescimento nos últimos anos do mercado brasileiro, o qual impactou diretamente na redução da taxa de desemprego. Atualmente, o país possui uma taxa menor do que muitos países desenvolvidos, 5,5% a.a.

Outro ponto importante a ressaltar é o custo desta mão de obra. Além dos altos e abusivos encargos trabalhistas, o empresário brasileiro vem sendo obrigado a aumentar os gastos com pessoal. Logo, se não pagar mais, está fora do jogo.

Mas a pergunta que fica no ar é “o que fazer diante desta situação?”.

Dicas para você utilizar em sua empresa:

  • Engaje sua equipe em uma CAUSA. Mais do que altos salários, a maioria dos colaboradores querem uma causa, um motivo de ser, um motivo para fazer. Por que fazemos isso? Quais são os valores que estão por trás de tudo isso?
  • DESENVOLVA sua equipe. Se não tem profissional pronto no mercado, então, prepare-o! Uma equipe bem treinada pode lhe ajudar a ter um quadro mais enxuto.
  • Crie um plano de carreiras e um sistema de remuneração que estimule a sua equipe. Afinal, quem gosta de ficar estagnado?
Posts relacionados

Deixe um comentário