Franquias 2022: saiba o que bombou neste ano

32 minutos para ler

As franquias 2022 tiveram um crescimento significativo nesse período. O ano está acabando, e com ele refletimos sobre tudo que aconteceu nesse período. Muitas coisas impactaram na vida dos brasileiros em 2022, e o franchising também teve suas mudanças. Afinal, a volta de casos de covid, as eleições presidenciais, a polarização política e a copa do mundo foram só algumas das coisas que aconteceram esse ano.

O franchising é uma parte significativa do mercado brasileiro, e ele tem um impacto muito grande na geração de empregos, na movimentação financeira e nos investimentos no país. Além disso, grande parte das multinacionais que estão em território nacional vêm por meio do franchising.


Transforme o seu negócio em uma franquia

Assim, é necessário fazer um balanço das coisas que mais marcaram o franchising e as franquias 22 nesse ano, pensando sobre qual é o saldo que carregamos para 2023, e quais as principais tendências para o próximo ano. Houve franquias que se destacaram por ser lucrativas, por ser baratas e o mercado se movimentou de diferentes maneiras esse ano. Saiba tudo o que rolou nas franquias 2022 nesse texto!

Números das franquias 2022

De acordo com o último estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising – ABF franchising, existem um total de 179.356 operações de franquias no Brasil. Além disso, o setor emprega, de forma direta, 1,58 milhão de pessoas no país.

Depois da pandemia da covid-19, que foi abrandada em 2022 por mérito da vacinação, o franchising conseguiu se superar completamente da crise, e chegou a crescer mais que em 2019 (ano anterior à crise sanitária). Só no terceiro trimestre deste ano, o faturamento do franchising foi de 56 bilhões, em comparação ao mesmo período de 2019, que faturou 47.203.

O segmento que mais cresceu no último trimestre de 2022 foi o de franquias de Casa e Construção. O maior segmento do franchising continua sendo o de franquias de alimentação. A ABF franchising estima que o crescimento do franchising no Brasil em 2022 foi de +12% de faturamento, +7% nas operações, +5% nas redes e +5% de geração de emprego. Ou seja, o ano só registrou altas.

franquias 2022

Melhores setores de franquias 2022

Durante o ano de 2022, houve franquias que se destacaram mais e outras menos, de acordo com as tendências de consumo da população. Assim, os segmentos também acompanham essa movimentação. 

Alguns setores tiveram crescimentos grandes, como o de casa e construção, que foi o que mais se destacou.

Casa e Construção

O segmento de casa e construção envolve o setor de reparos, reformas, prestação de serviços, construtoras, imobiliárias, empresas de arquitetura e engenharia etc. As franquias 2022 do ramo tiveram um aumento de 8,3% no seu faturamento, o que é um número muito expressivo.

Food Service

O ramo de food-service tem crescido muito como herança da pandemia. Com o isolamento social, as pessoas começaram a pedir comida em casa com mais frequência, o que colaborou para que os serviços de delivery e restaurantes que não servem no ambiente presencial se popularizaram.

Com isso, surgiu no franchising o segmento específico de alimentação food-service, que trabalha com o modelo de entregas em casa. Ele tem crescido cada vez mais, com empreendedores que decidem trabalhar de casa, entregando uma comida gostosa para seus clientes.

Um exemplo é a Dogueria Perdizes, umas das melhores franquias 2022, que conta com o modelo delivery e também de loja de rua. A marca já conta com 7 unidades, sendo a meta finalizar 2024 com 30 franquias.

franquias 2022

Saúde, Beleza e Bem-Estar

O ramo de saúde, beleza e bem-estar é um dos mais amplos do franchising, indo desde franquias de saúde, como de odontologia, clínicas estéticas, e de tratamentos de saúde diversos, até franquias de yoga, exercícios físicos, e franquias de beleza, que trabalham com prestação de serviços e com venda de produtos de beleza. Ela é bem flexível, e atende a todos os gostos, tipos e bolsos.

Os tratamentos de beleza e procedimentos têm se tornado cada vez mais populares, inclusive entre os homens, o que faz com que o mercado se fortaleça cada vez mais. Por isso, o setor de saúde, beleza e bem-estar é também um dos que mais se destacaram em 2022 no franchising no Brasil. 

Franquias 2022: as mais lucrativas

Conheça marcas que se destacaram nesse ano de 2022, oferecendo lucratividade, oportunidades, gerando emprego e apresentando propostas inovadoras. Aproveite as dicas para escolher uma marca para investir em 2023.

Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma franquia de hot dog fundada na capital São Paulo e até o final de 2023 tem, tem como meta, inaugurar 30 unidades. A Dogueria Perdizes, atualmente, é uma franquia de alimentação com 6 unidades e 3 estados brasileiros.

A franquia conta com uma ideia inovadora de elaborar hot dogs diferenciados, com ingredientes especiais que superam a expectativa dos clientes.


Além disso o cliente pode montar seu próprio lanche na Dogueria Perdizes, dessa forma contando com uma experiência personalizada e única. São lanches que vão muito além do pão com salsicha, com possibilidades como crosta de queijo, muito recheio, tamanho grande e até hot dog doce.

A Dogueria é conhecida como uma opção de franquia barata, também conhecida como microfranquia. Conta com uma operação simples e lucrativa, sendo possível lucrar até 1 milhão de reais ao ano, sistema que fez a marca evoluir de uma só loja para uma franquia de sucesso. São mais de 2 mil pedidos por mês, e uma média de R$ 43 por pedido. 

Delivery
  • Investimento inicial: R$ 93 mil
Loja de Rua:
  • Investimento inicial: R$ 156 mil
  • Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 18 meses
franquias 2022

Franquias 2022: Point S

A franquia Point S é referência mundial em vendas de pneus e serviços automotivos em geral, e agora a marca está chegando ao Brasil.

Conhecida como a maior franquia multimarcas do mundo, a franquia Point S possui mais de 5700 pontos de venda distribuídos por 49 países.

Há alguns meses, essa marca chegou ao Brasil através de um acordo de franquia master com uma empresa comandada por dois grandes grupos do setor automotivo nacional: a ADTSA e o grupo Orletti.

  • O investimento na franquia Point S é a partir de R$ 460 mil.
  • A rentabilidade média mensal gira em torno de 10% a 15%
  • Faturamento de aproximadamente R$ 300 mil por mês.
  • Prazo de retorno do valor do investimento é de, no máximo, 30 meses.
franquias 2022

Franquias 2022: Consultare

A franquia Consultare é um centro médico completo com 10 possibilidades de negócios em 1. Fundada em 2015, a Consultare, rede atua com conceitos tanto de fintech e de uma healthtech. Por isso, alcançou rapidamente uma consolidação no mercado e se tornou referência na região do interior de São Paulo.

Desde a sua fundação, a rede já atendeu mais de 200 mil pessoas e adotou o formato de franquia para gerar um crescimento exponencial do seu modelo de negócio por todo o Brasil. Hoje, a marca conta com a chancela da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

As franquias da Consultare são núcleos de saúde que oferecem mais de 25 especialidades médicas, reunindo desde cardiologistas, urologistas, ginecologistas, até nutricionistas, psicólogos, dentistas, vacinas e esteticistas, além de mais de 3 mil opções de exames laboratoriais, serviços de home care e telemedicina.

Na prática, o franqueado realiza a gestão da unidade com todo o apoio da franqueadora tanto na administração quanto em áreas específicas, como RH, marketing, contabilidade, entre outras.


Franquias 2022: Nova Medtec

Fundada em 1990, a Nova Medtec nasceu da necessidade de atender clientes que exigiam bom atendimento, variedade de produtos e o melhor preço na cidade de São Paulo.

A franquia se mantém com foco na área Cirúrgica e Hospitalar atendendo a médicos, clinicas e hospitais com produtos novos no mercado e da mais alta tecnologia.

Construindo caminhos para se tornar a mais bem conhecida no ramo, oferecemos um atendimento de qualidade e uma excelente prestação de serviços.

A Nova Medtec possui uma grande variedade de produtos sendo mais de 7 mil opções entre as linhas Médico Hospitalar, Ortopédica, Fisioterapia, Vascular, Dermatologia, Cirúrgica, Esportiva, entre outras.

Todos os produtos são originais e armazenados com a máxima segurança para manter sempre a melhor qualidade.

franquias 2022

Franquias 2022: Pet10

O segmento de pet shops, como da Franquia Pet 10, é constantemente reconhecido como um dos mais estáveis do mercado. Isso se dá porque, mesmo com as diversas crises que o Brasil vem passando nos últimos anos, esse setor só cresce, com desempenho próximo a áreas tradicionalmente fortes, como alimentação.

Além disso, o Brasil tem um dos maiores mercados pet do mundo quando se fala em faturamento, a segunda maior população de cães e gatos do planeta, é o país que mais forma médicos veterinários e já contabiliza mais animais de estimação que crianças.

A franquia Pet 10 aparece como uma opção promissora de investimento no mercado de franquias de pet shop, com mais de 100 pets tosados e/ou banhados por dia, um mix de produtos com mais de 600 opções, 4 unidades franqueadas ativas, um crescimento de 68% ao ano e a previsão de abertura de 22 franquias em 2023.

  • Investimento: R$ 120 mil.
  • Rentabilidade deste negócio varia em torno de 25% a 40%
  • Taxa de royalties é de 5% em cima do faturamento bruto
  • Prazo de retorno do investimento gira entre 10 e 18 meses.

Franquias 2022: Only Mule

A Only Mule é uma microfranquia que fabrica e comercializa bebidas feitas com receitas exclusivas. O time foi criado em 2020 por dois brasileiros e tem feito muito sucesso. Coquetéis exclusivos em diversos sabores, com frutas naturais e especiarias.

Existem muitas formas de investir na Only Mule. A forma mais barata é de bicicleta, em que o franqueado entrega bebidas em bicicletas de marcas comerciais; há também um quiosque e uma loja física.

Os franqueados recebem treinamento super fácil e rápido da marca, completo em dois dias, e recebem suporte contínuo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Retorno: entre 10 e 18 meses. 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil

Franquias 2022: Mc Donald’s

Para quem quer investir em uma franquia, o ramo de Franquias de alimentação é um dos melhores, pois é um dos ramos mais antigos do Brasil. Destes, a franquia do McDonald’s é provavelmente a maior. 

O McDonald’s surgiu em 1930 quando os irmãos Dic Donalds e Mac Donalds resolveram abrir uma loja na Rota 66 com um cardápio menor que serviria sanduíches bem rápido.

O negócio começou vendendo cachorros-quentes, mas depois acrescentaram hambúrgueres ao cardápio e fizeram muito sucesso. 

Desde então, a marca cresceu rapidamente e hoje está presente em quase todos os países do mundo. A franquia McDonald’s é uma das franquias mais lucrativas, gerando lucros de até 10%.

Para entender o enorme sucesso da rede, a marca faturou R$ 1,54 bilhão no primeiro semestre de 2021.

  • Investimento inicial: entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões
  • Retorno: 60 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
franquia McDonald's; franquias 2022

Franquias 2022: Sorridents

A Sorridents é uma das mais renomadas redes de consultórios odontológicos do mundo, e também a franquia mais premiada do setor no país, atendendo quase 5 milhões de pacientes.

Hoje, são 435 unidades da franquia.

Fundada em 1995, a franquia de saúde, beleza e bem-estar já conquistou o Prêmio de Melhor Franquia do Brasil nove vezes, incluindo a última em 2021.

A marca também conquistou 11 vezes o Selo de Excelência da ABF franchising, sendo a última em 2022.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Retorno: entre 2 e 3 anos
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Franquias 2022: RE/MAX Brasil

Maior rede imobiliária do mundo, a Remax foi eleita a melhor franqueada do Brasil para 2021. A marca foi fundada em Denver, Colorado, EUA e atua no Brasil desde 2009.

Com mais de 8 mil unidades e 142 mil corretores em 110 países. No Brasil, a marca possui 550 franquias e tem como slogan “Ninguém no mundo vende mais que a Remax”.

Visando ser a melhor do mundo, a marca busca atuar em três eixos: o melhor atendimento, as maiores comissões para os franqueados e a maior rentabilidade para os franqueados.

Como resultado, todos ficam felizes no final, criando um impulso para a marca ganhar amplo reconhecimento.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 120 mil
  • Retorno: 18-24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil

Franquias 2022: O Boticário

Todo mundo conhece a franquia de cosméticos O Boticário. A marca surgiu há 40 anos e marcou o Brasil sendo uma das maiores franquias do país.

Ela surgiu em Curitiba, no Paraná. Tudo começou com um biofarmacêutico que trabalhava com a produção de medicamentos. Até que um dia, ele resolveu se aventurar na criação de fragrâncias e criou a Acqua Fresca, primeiro perfume da marca.

O produto fez tanto sucesso que houve demanda para continuar com a fabricação de novas fragrâncias.

A franquia O Boticário trabalha com lojas físicas e vendas pela revista, e também é dona da Quem disse Berenice, marca de maquiagem voltada para meninas mais jovens e com produtos mais baratos.

O Boticário é uma marca especializada em perfumaria, maquiagem e cuidados de beleza em geral. A marca oferece perfumes de qualidade por um preço acessível em seus mais de 850 produtos em catálogo.

Hoje em dia a empresa conta com 3 mil lojas franqueadas, e um dos seus diferenciais, que colaboraram para que ela se tornasse o sucesso que é hoje, foi a aposta no sistema de franchising.

A marca foi uma das pioneiras a adotá-lo aqui no Brasil, e isso fez com que os perfumes se espalhassem e se tornassem um sucesso.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 110 mil
  • Retorno: 18-36 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$80 mil a R$560 mil

Franquias 2022: Editora Mulher

A Editora Mulher é uma marca perfeita para mulheres que querem investir em um ambiente afirmativo e voltado para as causas de igualdade de gênero no mercado de trabalho. A editora só aceita investidoras do sexo feminino. 

As franqueadas podem oferecer serviços como coautoria, impressão de livros, preparação editorial, etc. 

A Editora Mulher é uma minifranquia, em que as franqueadas cuidam do acompanhamento do trabalho e tentam expandir a marca. 

  • Investimento inicial: R$ 10 mil
  • Faturamento Médio Mensal: de R$ 3 mil a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

Franquias 2022: Love Gifts

A franquia Love Gifts é especializada em presentes criativos. A marca possui presentes, em sua maioria, exclusivos e originais, que você só encontra na marca. São mais de 2 mil itens no catálogo.

  • Investimento inicial: R$ 25,5 mil
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Franquias 2022: Maria Brasileira

Fundada em 2013, a franquia Maria Brasileira é especializada em limpeza e cuidados domésticos. Vencedora 4 vezes do Selo de Excelência da ABF franchising consecutivos e é a maior franquia empresarial de limpeza residencial da América Latina. 

A empresa já conta com 450 lojas em todos os estados brasileiros. Esta franquia de sucesso conta com mais de 60.000 serviços prestados por mês, 37.000 vendas online e mais de 1 milhão de clientes.

Limpeza, Limpeza Pós Obra, Limpeza Comercial e muito mais são alguns dos serviços prestados pela Maria Brasileira. Os franqueados podem escolher entre um modelo de loja física e um modelo de franquia online.

O franqueado apenas administra a empresa, contratando pessoas para prestar serviços de limpeza.

  • Investimento inicial: entre R$ 42,9 mil e R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses

Franquias 2022: Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma marca com foco em oferecer diversos serviços de seguros, além de serviços financeiros. Possui autorização do Banco Central do Brasil e possui parcerias com diversas seguradoras de renome, como Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro e Bradesco.

Se você gosta da área de economia, a Quisto é para você. Porém, não pense que é necessário ter conhecimento prévio na área de seguros, pois a Quisto oferece treinamento completo para os interessados ​​em investir na marca. Além disso, dá suporte para a abertura de novas franquias.

Alguns serviços oferecidos pela Quisto são seguro de propriedade, seguro de automóvel, rastreamento de veículos, seguro de saúde e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 e 18 meses
Franquias 2022

Franquias 2022: Odontocompany

A Odontocompany é uma franquia de Saúde, Beleza e Bem-estar, especializada em rede de clínicas de odontologia. Ela se destaca com mais de 1,6 mil clínicas espalhadas pelo Brasil, e aparecendo no último ranking de maiores franquias do país, da ABF franchising, em 12º lugar. 

Para os franqueados, a marca oferece um bom faturamento, para os clientes, oferece planos diferenciados, e promove um ambiente acessível para profissionais.

  • Investimento inicial: R$190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses

Óticas Diniz

A franquia Óticas Diniz é uma marca brasileira que surgiu em 1992, no Maranhão, com a iniciativa de fazer o melhor atendimento humanizado para os clientes. O slogan da marca é “atendimento do coração”, buscando oferecer o melhor tratamento, opções e preços para os clientes. 

Assim, a franquia de sucesso conseguiu se destacar a ponto de estar no ranking de maiores franquias do Brasil de 2021, em 20º lugar, com mais de mil unidades. A marca trabalha com lentes e armações de marcas internacionais, mas também produz as suas próprias. É com a ideia de ajudar a quem precisa que eles crescem cada dia mais.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 470 mil
  • Faturamento: R$ 115.000
  • Tempo de retorno: entre 15 e 24 meses

Cacau Show

As franquias de alimentação são as que mais fazem sucesso no mercado, já que o setor é um dos que mais crescem e faturam no Brasil. A franquia Cacau Show é uma marca muito famosa no país, que é especializada em chocolates especiais. A marca, fundada em 1988, tem chocolates próprios que fazem muito sucesso entre os brasileiros, e está presente na maior parte das cidades do Brasil.

A marca resolveu abrir um modelo de franquia online, ou microfranquia de distribuição. Nele, os franqueados trabalham com a distribuição dos produtos da marca em casas e empresas, atuando sem precisar de um negócio físico.

INFORPORAR AQUI

Também são possíveis as versões quiosque, ideal para áreas com fluxo de pessoas em áreas fechadas, como shoppings, universidades, rodoviárias ou centros comerciais, e ainda a loja Smart, pensada para ser um ponto de encontro de clientes, em bairros ou ruas de maior movimento. 

  • Valor do investimento: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil

Subway

A franquia Subway é uma das redes de fast food mais famosas do mundo. Em quase qualquer shopping ou cidade do mundo, você encontrará uma unidade Subway. A marca tem mais de 44.000 unidades em 111 países ao redor do mundo. 

Surgiu em 1965, quando os cientistas Fred deLuca e Dr. Peter Buck se uniram para criar um sanduíche em uma baguete. Grande cuidado é colocado na seleção dos produtos, assim como na montagem do produto final.

Os principais diferenciais da marca são serviço rápido, sanduíches escolhidos pelo cliente e  mais saudáveis ​​do que os vendidos em outras cadeias de fast-food.

No Brasil, a franquia Subway é uma das maiores presentes no país, em sétimo lugar no ranking da ABF franchising. Já são 1862 operações em terras brasileiras.

  • Valor do investimento: R$ 400 mil
  • Prazo para retorno: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: 80 mil reais

Burger King

Com mais de 15.000 locais em mais de 100 países, o Burger King é uma das franquias mais abrangentes da indústria de fast food. No Brasil, o rei do hamburguer possui 1242 unidades funcionando nas mais diversas cidades, shoppings centers etc. É a 15ª maior franquia do Brasil.

A marca foi criada na Califórnia, EUA, em 1953, na mesma época em que o McDonald’s começava a fazer sucesso. Assim, começou um dos maiores duelos e concorrências da história.

A marca teve a ideia de entregar sanduíches aos clientes rapidamente, e logo se tornou um grande sucesso quando criou o sanduíche Whopper em 1957. Em 1961, o Burger King tornou-se uma franquia com distribuição em todo o mundo.

  • Investimento inicial: R$1,7 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$400 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Bob’s

Fundada em 1952 no Rio de Janeiro, em Copacabana, a franquia de alimentação Bob’s é uma rede de fast food da qual você com certeza já ouviu falar e já deve ter consumido dos produtos. A marca oferece um cardápio de sanduíches prontos e famosos milk-shakes que a diferenciam. 

  • Investimento inicial: R$830 mil
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
  • Prazo de retorno: a partir 36 meses

Kopenhagen

A Kopenhagen é uma marca de chocolates finos, importada do exterior. Ela apresenta ótima qualidade nos produtos, e possibilidades para o franqueado, que pode escolher entre loja e quiosque. Ela tem quase 500 unidades no Brasil, e está também entre as maiores.

  • Investimento inicial: R$150 mil a R$290 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Prazo de retorno: a partir 36 meses

Casa de Bolos

Bolos são uma das paixões do brasileiro. Inspirado na cultura familiar de preservar os bons momentos e a simplicidade, a franquia de alimentação Casa de Bolos é uma das maiores franquias do Brasil.

Criada por dois irmãos desempregados com base nas receitas de sua avó, a Vó Alzira, a marca faz sucesso absoluto em todos os lugares por onde passa. Com possibilidades de negócio para cidades pequenas, a franquia Casa de Bolos tem crescido em massa desde seu surgimento em 2010. Hoje, são 400 unidades no Brasil.

Além de bolos convencionais caseiros, a marca também oferece opções de bolos de aniversário, bolos baby, bolos de pote, cucas, bolos diet, bolo funcional, bolo mini, sobremesas geladas e tortas.

  • Investimento total: a partir de R$ 75 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: entre R$ 20 mil e R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Havaianas

A Havaianas é uma das maiores e mais famosas franquias brasileiras, e hoje tem público e reconhecimento internacional. A empresa tem 55 anos e tem como principal produto os mundialmente famosos chinelos, ou sandálias, como muitos chamam. Várias empresas têm feito tentativas frustradas de replicar a borracha fabricada pela Havaianas para confeccionar os chinelos. 

A marca é a maior referência no mercado de chinelos, sendo responsável por 80% das transações do setor. O patrimônio líquido da marca foi de US$ 3,9 bilhões em 2018, tornando-a uma empresa multibilionária.

O que diferencia Havaianas é que ela espalha para o mundo a cultura brasileira de usar chinelos. Esse hábito não existe nem nos países europeus devido ao frio nem em outros lugares. Porém, é uma prática que traz muito conforto e tranquilidade para quem está usando.

  • Investimento inicial: R$245 mil
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Chilli Beans

A franquia Chilli Beans foi fundada em 1990 e é a maior marca de óculos da América Latina, especializada em óculos de sol. Hoje, a empresa possui mais de 800 unidades franqueadas no Brasil e no mundo. 

A Chilli Beans é uma marca que está presente na maioria dos shoppings e cidades do país e inova com conceitos de modernidade, versatilidade e criatividade.

Em 2021, ela foi eleita como a melhor franquia brasileira no quesito desenvolvimento financeiro. Além disso, em 2018 a Chilli Beans ganhou o troféu de bronze da ABF franchising por alcançar o marco de dez chancelas no selo de excelência da organização.

Na loja Chilli Beans, você pode criar seus próprios óculos em modo “self-service” em uma máquina personalizada. Além disso, a marca está constantemente apresentando novos modelos, acompanhando as tendências e lançando novas campanhas. 

BR Mania

A BR Maria é uma franquia de padaria presente em todos os postos da Petrobrás do país. Ela é uma das franquias de sucesso do Brasil, com mais de 1180 filiais espalhadas pelo território nacional. Nas unidades da marca, os clientes e viajantes conseguem consumir produtos de padaria, de mercearia, e também fazer refeições no restaurante. 

  • Investimento inicial: R$90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$45 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Kumon

A franquia de educação Kumon surgiu em 1954 no Japão, quando o professor de matemática, Toru Kumon começou a desenvolver um método de ensino próprio. Ela é a maior franquia de educação do mundo, com mais de 1500 unidades só no Brasil, nos seus 30 anos de presença aqui no país. 

Seu método de ensino é baseado em desenvolver a capacidade de aprendizado independente do aluno, ou seja, torná-lo autodidata. Além disso, o método é baseado na repetição como forma de absorção do conhecimento. A franquia já ajudou milhares de alunos no Brasil a aprimorar seus estudos.

A Kumon já conquistou mais de 155 mil alunos no país que evoluíram tanto no desempenho da escola quanto nas disciplinas oferecidas. Há aulas de inglês, japonês, português e matemática.

  • Investimento inicial: R$ 40 mil a R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses

CVC

A CVC é o maior grupo de viagens da América Latina. A rede de Agências de Viagens atua com pacotes de viagens de agências de turismo. Ela está no mercado brasileiro há 50 anos, com mais de 1200 unidades de lojas franqueadas em todos os estados do Brasil. A marca se destaca por seu serviço voltado para cuidar das pessoas com compromisso, sustentabilidade e transparência. Até 2021, foram 24 milhões de clientes.

O investimento na franquia é baixo, não há cobrança de royalties e nem de taxa de franquia, o que deixa o valor inicial mais baixo. Existem alguns modelos de loja: compacta, convencional, VIP e conceito.

  • Investimento inicial: R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$150 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

Chiquinho sorvetes

A franquia de sucesso Chiquinho Sorvetes foi criada na cidade de Frutal, no interior de Minas Gerais em 1980. O nome da marca vem de seu dono, Francisco de Oliveira, que levou a marca para Guaíra, e em 2010 tornou a marca uma franqueadora. Hoje, já acumula 665 unidades franqueadas em 25 estados brasileiros.

A Chiquinho Sorvetes é especializada em sorvetes de fabricação própria, com receitas soft e sabor único. São 80 produtos em catálogo, incluindo casquinhas, sundaes, milk-shakes, petit gateau, etc. Você certamente pode encontrar uma unidade bem perto de você, pois a marca está presente também em muitas cidades pequenas, além de marcar presença nos shoppings centers das cidades grandes.

  • Investimento inicial: R$250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$65 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Wizard by Pearson

A Wizard by Pearson é a maior franquia de idiomas do mundo, e a primeira franquia a vir para o Brasil, no início do franchising no país. A rede é especializada no ensino de diferentes idiomas, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, chinês e português. A franquia também promete lucratividade entre 20% e 25%, o que é uma das lucratividades mais altas do mercado. São mais de 1200 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: R$120 mil a R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: 18 a 30 meses

CCAA

A CCAA é uma franquia de sucesso de educação é uma escola de idiomas de renome mundial que se estabeleceu na indústria como uma das melhores escolas para aprender inglês e espanhol. A franquia de educação é brasileira e foi criada em 1961 no Rio de Janeiro. A marca já foi chancelada com o Selo de excelência da ABF franchising 14 vezes consecutivas. 

O CCAA se diferencia pela qualidade de ensino oferecida aliada a um forte marketing de marca. Possui métodos e materiais didáticos próprios, sendo responsável pelo maior índice de aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira. A marca já conta com 800 lojas em todo o Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Taxa de franquia: a partir de R$ 2 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil

Piticas

A Piticas Moda Criativa é uma franquia de moda que já tem quase 500 unidades franqueadas no Brasil. É uma marca de roupas especializada em camisetas com temática geek, além de estampas de heróis, mangás, vilões, personagens, animes, bandas, videogames e memes. É muito comum esbarrar com unidades divertidas da marca nos shoppings centers das cidades. Você já deve ter contatado um dos franqueados de um dos shoppings centers espalhados por aí.

A marca visa atender um público mais jovem, principalmente aqueles que curtem temas geeks, inteligentes e divertidos. Surgiu em 2010, a partir da ideia dos irmãos Vinicius e Felipe Rossetti. Atualmente, possui parcerias com as maiores marcas, como Disney, Warner Bros, etc. 

Além disso, a Piticas é uma das 50 maiores franquias do Brasil segundo a ABF franchising e uma das cinco preferidas dos brasileiros segundo a revista Exame. É inegavelmente uma das melhores franquias para investir, especialmente se você também gosta de música geek ou pop. 

  • Investimento total: R$ 100 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Franquia KFC

A franquia de alimentação Kentucky Fried Chicken foi criada em 1993 nos Estados Unidos pelo Coronel Sanders e é uma franquia de sucesso. Ela é a 64ª mais valiosa franquia do mundo e uma franquia de muito destaque no Brasil, com 126 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2 milhões
  • Faturamento médio: R$ 380 mil
  • Prazo de retorno: 42 a 48 meses

Outback

A franquia de alimentação Outback é uma das mais famosas do mundo. Você certamente já quis comer no Outback, pela ambientação do local, pela comida australiana e pelo atendimento diferenciado. Certamente, é uma experiência diferente que a marca oferece ao cliente e que atrai tantas pessoas, ao ponto de formar filas para entrar no restaurante. 

O Outback foi criado em 1988 na Flórida, nos Estados Unidos. Hoje em dia são mais de mil unidades espalhadas por 22 países. No Brasil, a primeira unidade foi aberta em 1997 no Rio de Janeiro.

  • Investimento total: R$ 60 mil
  • Faturamento médio: R$ 10 mil + 8% sobre os lucros
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Spoleto

A franquia de alimentação Spoleto é uma das franquias de maior sucesso em praças de alimentação de shopping centers. A marca é brasileira e surgiu em 1999 no Rio de Janeiro, na região do Leblon.

O Spoleto se destaca por oferecer especialidades gastronômicas típicas da Itália, como massas, risotos, nhoques, lasanhas e outros pratos. Além disso, as refeições são preparadas tão rapidamente que os clientes nem precisam se sentar à mesa e esperar. Assim que você fizer seu pedido, seu prato estará pronto. Possui 335 lojas franqueadas no país.

  • Investimento total: R$ 555 mil
  • Faturamento médio: R$ 104 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 40 meses

China in Box

A China in Box é a maior rede de comida chinesa para viagem da América Latina, com mais de 150 unidades no Brasil. Surgiu no bairro de Moema, em São Paulo, em 1992, mas já estava na cabeça do proprietário muito antes disso.

A ideia nasceu em 1987, quando Robinson Shiba viajou para os Estados Unidos e percebeu que havia uma demanda interna muito grande pela famosa comida chinesa em caixinhas de papelão. Como sabia que esse modelo não existia no Brasil, viu ali uma oportunidade de negócio.

Foi assim que criou uma das maiores franquias de sucesso do Brasil, que ingressou na ABF franchising nos anos 2000 e conquistou 22 vezes o selo de excelência.

  • Valor do investimento: R$ 720 mil
  • Prazo para retorno: entre 3 e 4 anos
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 220 mil

Como escolher uma franquia?

Se você entendeu que o franchising, em 2022, apenas se fortaleceu e mostrou ainda mais ser um campo de segurança e prospecção para investir, talvez você esteja pensando em se tornar um investidor franqueado em 2023. Por isso, separamos algumas dicas para você escolher uma franquia para investir. Descubra como:

1. Conheça o seu perfil

Começar um negócio não é uma tarefa fácil. Requer uma vida inteira de dedicação. Você deve planejar o futuro do seu negócio quando não estiver trabalhando e deve trabalhar muito mais horas do que as convencionais 8 horas de trabalho em um emprego formal.

Além disso, você deve estar disposto a dar mais de si do que pensa para o sucesso de sua empresa. Isso significa fazer algo de que você goste para se divertir enquanto trabalha duro. Concentre-se nos lucros financeiros de uma escolha de negócios ao escolher um novo empreendimento. No entanto, considere investir em um negócio que você entenda, se sinta bem e que gere dinheiro em sua área de especialização preferida.

Então, invista numa área que você gosta. Se você gosta de moda, considere abrir uma loja. Se gosta de trabalhar sozinho no computador, quem sabe uma empresa de tecnologia? Se gosta de culinária, pense em um restaurante. E assim por diante. O importante é se levar em consideração o gosto pessoal na hora de escolher, porque ele vai impactar.

2. Estude sobre o setor

É importante realizar uma boa análise de viabilidade ao planejar um negócio. Isso ajuda a determinar o potencial de mercado para os produtos ou serviços de uma empresa. Depois disso, é necessário se formar em fundamentos de negócios, como finanças, liderança, gerenciamento e responsabilidades administrativas. Também ajuda a envolver pessoas com conhecimentos diversos que podem apoiar a tomada de decisões, auxiliar nos processos internos, auxiliar na gestão de pessoas e financeira e proporcionar uma visão mais ampla do negócio.

Para ter sucesso em um empreendimento comercial, é importante adquirir conhecimento especializado. Entender o setor em que sua empresa atua é fundamental para isso.

A maioria das marcas de franquia oferece aos seus novos franqueados treinamento contínuo e outros recursos. Isso permite que eles se diferenciem da concorrência, encontrando maneiras de melhorar seu produto ou serviço.

3. Leia atentamente a COF

Você sabe o que é a Circular de Oferta de Franquia?  Esse é um documento fundamental e obrigatório para cada franquia em que você investe. Esse documento, chamado COF, contém todas as informações sobre a marca da franquia.

Antes de assinar qualquer contrato de franquia, os futuros franqueados devem receber a COF, segundo a Lei de Franquias. Este documento descreve todos os aspectos de uma franquia – desde os números de investimento e prazos até contatos e histórico da marca. Deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.

Conclusão

O ano de 2022 foi intenso em muitos níveis, politicamente, economicamente, na saúde pública e até em questões culturais. E as franquias 2022 não ficaram de fora disso.

Em uma recuperação frente a pandemia, as franquias cresceram mais que em 2019. Além disso, foi um ano de geração de emprego, de aumento no faturamento e de ampliação do número de marcas e operações.

As franquias continuam sendo um ótimo negócio para investir, porque elas significam mais segurança e assertividade na hora de fazer uma empresa dar certo. Algumas das marcas mostradas no texto são exemplo disso, com sucesso de anos no ramo no Brasil e no mundo.

Se você quer se juntar ao franchising, e fazer parte desse time de sucesso que são os franqueados brasileiros, é preciso investir com prudência e aprender mais sobre esse tipo de negócio.

Vale também contratar profissionais experientes nesse ramo, para orientar a abertura e formatação de franquia.

O Goakira Consultoria é uma empresa especializada em franchising, com anos de experiência em tudo que você precisa para abrir uma franquia de sucesso. Se você precisa de orientação e ajuda nesse momento, entre em contato, e teremos o prazer de ajudar você.


Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin

Posts relacionados

Um comentário em “Franquias 2022: saiba o que bombou neste ano

Deixe um comentário