O marketing geográfico, também conhecido como geomarketing, apresenta muitas funções que podem ajudar uma empresa ao usar algo muito importante: a localização das pessoas! A partir de um estudo sobre mapeamento, é possível conseguir diversos benefícios do geomarketing.
Essa estratégia de marketing é usada há décadas. Porém, é com as tecnologias do mundo digital que possibilita usar de forma inteligente para melhorar resultados.
Se você quer saber sobre quais as vantagens e benefícios do geomarketing para o seu negócio, continue lendo!
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O que é geomarketing?
De forma geral, essa estratégia é baseada na localização das pessoas e busca entender o local e mobilidade delas. Assim, usa essas informações de forma vantajosa para os negócios.
Dessa forma, usar o geomarketing de forma inteligente proporciona melhores resultados das campanhas das marcas. Assim, ajuda também na vantagem competitiva.
A campanha, por exemplo, segmenta suas ações para se adequar melhor ao cliente. Portanto, atinge as pessoas certas, na hora certa e no momento certo.
Técnicas mais populares
Existem diversas técnicas de geomarketing para usar em ações de uma empresa. As mais populares são, por exemplo, geotargeting, geofencing, site personalizado, geotagging e check-in.
Assim, com elas, você pode:
- Aumentar engajamento das suas redes sociais;
- Conhecer melhor o seu cliente;
- Atrair mais pessoas para sua empresa;
- Fidelizar clientes;
- Melhorar a autoridade da sua marca.
Quer saber quais as vantagens de um estudo de geomarketing? Então, confira a seguir!
Benefícios do geomarketing
A empresa pode receber muitas vantagens através dessa inteligência de mercado sobre localização, que é obtida através de big data.
1. Buscar novos locais para a expansão do seu negócio
Se for o caso de alguém que busca abrir uma franquia ou filial para expandir o seu negócio, pode contar com o geomarketing para escolher seu ponto comercial perfeito.
Nesse sentido, como mapeia e estuda o comportamento das pessoas, por exemplo, pode ajudar a definir onde abrir uma loja. Assim, avalia um local para entender se é a escolha ideal para a abrir uma unidade.
2. Conhecer o perfil da região
Cada região, zona da cidade ou bairro tem suas características: quem mora ali perto, quem trabalha ali perto, quem passa por ali de carro ou de ônibus e assim vai.
Assim, esses detalhes fazem parte do que forma o perfil da região, e é muito importante saber dele na hora de abrir um negócio. Nesse sentido, o geomarketing pode ser muito útil.
3. Direcionar ações de divulgação e marketing
Com o estudo do perfil da região e dos consumidores, é possível segmentar as ações da empresa e suas campanhas de marketing. Assim, a comunicação é melhorada e tem menor margem de erro. Dessa forma, a marca atinge as pessoas certas da forma certa.
4. Delimitar territórios e evitar o conflito
Ao abrir um negócio ou até comprar uma franquia, existem regras sobre o local da unidade para evitar conflitos ou concorrência entre outras unidades. Para isso, o estudo de geomarketing é importante.
De forma parecida, outros modelos de negócio podem usar estudo de geomarketing para evitar conflitos comerciais com outras lojas da região. Afinal, por exemplo, se você quer abrir um restaurante, não é uma boa ideia perto de outro local que vende a mesma coisa, pois a concorrência será muito forte e pode prejudicar seu negócio.
5. Analisar o potencial de unidades em cada cidade
Vamos supor que você queira expandir seu negócio. Ou seja, quer abrir uma filial, ou expandir sua franquia.
Se você deseja fazer isso e não tem muitas ressalvas quanto ao local, terá em suas mãos a 5.570 cidades para escolher. Com o estudo do geomarketing, você pode escolher a cidade perfeita entre as melhores cidades para investir!
Afinal, cada região, cada estado e cidade pode ter sua cultura e preferências dos cidadãos locais. Portanto, nesse caso é necessário contar com a melhor inteligência de mercado para fazer qualquer decisão!
Use os benefícios de geomarketing a favor da sua empresa
Como vimos, empresários podem usar estudo de geomarketing para diversos fins. Cada um deles tem sua própria complexidade e processo, portanto contar com ajuda profissional pode ser uma boa escolha para quem quer evitar qualquer tipo de erro.
Se quiser saber ainda mais dicas para não errar seu ponto comercial, ouça o podcast a seguir:
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